Destaque homepage Em alta Vestibulares Vida de Estudante

Cursinho intensivo ou extensivo? Saiba qual formato escolher

Quer se preparar para o Enem e outros vestibulares, mas não sabe qual cursinho preparatório escolher? Confira nossas dicas para selecionar a melhor opção para você

Acessibilidade

Você está em busca de um cursinho pré-vestibular? Então, provavelmente, já se deparou com os termos intensivo e extensivo entre as suas pesquisas. Afinal, essas são algumas das classificações dos cursos preparatórios para o Enem e outros vestibulares.

E para ajudar você a escolher o que mais combina com o seu objetivo e ritmo de estudo, a gente preparou esse conteúdo especial. #partiu conhecer mais sobre o universo pré-vestibular?

Introdução ao mundo dos cursinhos preparatórios

Um curso pré-vestibular preparatório pode auxiliar estudantes que estão concluindo ou já concluíram o Ensino Médio. Em ambos os casos, os alunos podem revisar ou reforçar os conteúdos estudados ao longo do três anos e se preparem para as provas com exercícios e simulados.

E no caso de quem conclui essa etapa, mas não passou na primeira tentativa, os cursinhos são excelentes opções para aperfeiçoar os conhecimentos, identificar os pontos fracos e melhorá-los.

Seja online ou presencial, os cursinhos preparatórios para o Enem ou outros vestibulares são valiosos para estudantes em diferentes momentos da vida e podem oferecer recursos que auxiliam na aprendizagem mais rápida e eficiente. Isso porque são focados na aprovação.

Cursinho online ou presencial: qual escolher?

Cursinhos presenciais acontecem em instituições de ensino físicas, onde os alunos assistem aulas regularmente no mesmo período. É o modelo mais tradicional e indicado para quem precisa de uma rotina estrutura de estudos ou interação com colegas.

Já os cursinhos online, como o Aprova Total, oferecem aulas pela internet e permitem flexibilidade de horário. Ou seja, você pode estudar no seu ritmo e quando quiser. Isso torna a plataforma ideal para quem prefere ou necessita criar o próprio cronograma de estudo, como é o caso de quem precisa conciliar trabalho e estudo.

Além disso, os cursinhos online também contam com monitoria, simulados e correção de redações. Dessa forma, você pode tirar dúvidas como se estivesse em uma sala de aula e testar seus conhecimentos com frequência.

👉 Leia também:

Teste vocacional: vale a pena fazer? Saiba como funciona

Estudar para Medicina do zero é possível? Veja por onde começar

Intensivo e extensivo: quais as semelhanças e diferenças?

Agora chegou a hora de falar sobre o tema que comentamos lá no início: cursos intensivo e extensivo (e o meio-irmão semi extensivo).

Curso intensivo

Como o nome indica, um curso intensivo - ou intensivão, para os mais íntimos - é aquele com menor duração (ou menor carga horária), mas que possui o mesmo conteúdo de um tradicional. Esse tipo de curso costuma ser focado em assuntos com mais peso ou incidência em determinados vestibulares.

Normalmente, é indicado para quem deseja revisar conteúdos de forma objetiva e tirar algumas dúvidas que restaram no processo de aprendizagem.

Um curso intensivo de Medicina para o Enem, por exemplo, dará foco em disciplinas como Biologia, Física e Química, as chamadas Ciências da Natureza. Isso porque universidades costumam dobrar a nota dessa prova em processos seletivos como o Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Ou seja, quanto mais elevada a sua pontuação nessa prova, mais chances de aprovação.

Curso extensivo

O curso extensivo já é mais amplo e possui maior carga horária e aulas com explicações detalhadas. Geralmente, dura entre 28 e 36 semanas ou um ano letivo completo.

Esse modelo é indicado para quem está aprendendo as matérias pela primeira vez ou para quem terminou o Ensino Médio há algum tempo e precisa estudar do zero. No curso extensivo, a revisão também é completa e com foco no que mais aparece nos vestibulares e no Enem.

📖 O curso semi extensivo é um meio termo, com duração entre quatro e seis meses, em que os alunos revisam todo o conteúdo em um tempo maior do que o intensivo.

Enem x pré-vestibular: tem diferença?

Sim, existem diferenças entre cursos preparatórios para o Enem e cursos pré-vestibular.

No caso do Enem, os cursos são preparados com o objetivo de obter a maior média possível, a fim de facilitar o ingresso em uma universidade pública pelo SiSU ou em uma universidade particular pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) ou pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que usam a nota da prova como critério de classificação.

Os conteúdos didáticos seguem a Matriz de Referência e os assuntos mais cobrados no Enem nos últimos anos. Já as redações são avaliadas a partir das cinco competências da prova.

Por outro lado, o curso pré-vestibular é para quem deseja ingressar em grandes universidades por meio de vestibulares próprios, como é o caso da Fuvest, da Unicamp, entre outros. Nesse caso, o conteúdo didático se baseia nas edições anteriores das provas e no que é previsto nos editais.

Os formatos de redação também podem mudar, visto que as universidades exploram outros gêneros textuais, como cartas, discursos e crônicas. Então, o estudante precisa treinar modelos diferentes do texto dissertativo-argumentativo cobrado pelo Enem.

Ah, e uma curiosidade: vestibulares próprios também podem cobrar temas regionais nas disciplinas de História e Geografia, como vegetação, hidrografia, política, conflitos passados, entre outros aspectos.

Como funciona o curso preparatório do Aprova Total?

O Aprova Total oferece cursos para diferentes objetivos. Entre os cursos regulares, estão o Super Med, o Enem Hard e o Treino de Elite. Em todos os casos, os assinantes da plataforma têm acesso a:

  • videoaulas dinâmicas e envolventes com professores;
  • incidência de temas e questões do Enem ou grandes vestibulares;
  • material didático supercompleto;
  • mapas mentais com os principais tópicos das aulas;
  • simulados com banco de exercícios com mais de 30 mil questões;
  • almanaque de atualidades;
  • correção de redações com indicação de aulas para melhorar o seu desempenho.

Bem completos, não é mesmo? Se ainda está em dúvida sobre qual curso escolher, separamos algumas dicas para ajudar você!

👉 Leia também:

Alunas do Aprova Total dão dicas para tirar 900+ na redação do Enem

Como escolher entre cursinho intensivo e extensivo?

Agora que você aprendeu as diferenças entre cursos intensivos e extensivos, chegou a hora de descobrir qual se encaixa melhor na sua rotina e irá ajudar você a realizar o sonho de ingressar em uma universidade. A dica é refletir e responder algumas perguntas antes de se matricular, como:

  • Qual foi o seu desempenho no último ano (caso já tenha feito vestibular)?
  • Você ficou muito próximo ou longe da aprovação?
  • Você tem dificuldade em muitas ou poucas disciplinas?

Se faltou só um "pouquinho" para ser aprovado, um intensivo já pode ajudar a aumentar a sua nota. Mas se está com dificuldade em diversas disciplinas, é melhor encarar um extensivo e pegar firme nos estudos!

Outra dica para escolher entre um curso intensivo ou extensivo é avaliar quanto tempo você tem disponível. Por exemplo, se faltam pouquíssimos meses para a prova, um intensivão pode salvar a sua pele. Mas se ainda há tempo disponível para se dedicar, que tal revisar o conteúdo por completo?

Antes de escolher um cursinho, avalie a sua rotina, tempo disponível para estudar e nível de conhecimento. Assim, é mais fácil decidir qual a melhor modalidade para você!

Acelere a sua preparação com o Aprova Total!

Seja intensivo ou extensivo, o Aprova Total tem o curso perfeito para ajudar você no caminho até o Ensino Superior. Já são milhares de alunos aprovados em universidades públicas em todo país e 6 notas 1000 na redação do Enem.

Com a plataforma, você aprende de verdade, sem enrolação! Tenha acesso a mais de 4 mil videoaulas - do básico ao avançado - e a duas mil apostilas e mapas mentais. E aí, vamos nessa? 🎓

Prepare-se para o último vestibular da sua vida! Matricule-se hoje mesmo e realize seu sonho de ser aprovado em uma universidade.

Banner

TEMAS:

avatar
Érica Travain

Jornalista e colaboradora do Aprova Total, com 10 anos de experiência na redação de textos para revistas, sites e blogs.

Ver mais artigos de Érica Travain >

Jornalista e colaboradora do Aprova Total, com 10 anos de experiência na redação de textos para revistas, sites e blogs.

Ver mais artigos de Érica Travain >

Compartilhe essa publicação:

Veja Também

Assine a newsletter do Aprova Total

Você receberá apenas nossos conteúdos. Não enviaremos spam nem comercializaremos os seus dados.