ENEM Redação

Alunas do Aprova Total dão dicas para tirar 900+ na redação do Enem

Quantas vezes por semana praticar? Vale a pena usar a ferramenta de correção da plataforma? Como adquirir repertório? Veja por onde começar

Acessibilidade

Estudar ou treinar redação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é possível? A chuva de notas 900+ e as notas mil que os alunos do Aprova Total conquistaram no Enem 2023 mostram que sim. Na realidade, há várias maneiras de se preparar, e é sobre isso que conversamos com quem obteve ótimos resultados.

Vamos conhecer um pouco sobre a rotina de alguns dos nossos estudantes, quais vantagens eles viram em treinar redação com o Aprova e como fizeram isso.

Alunas nota mil na redação do Enem 2023

As alunas do Aprova Total que tiraram notas mil na redação foram a Yasmin Raiana (@yasminraiana_), que tem 20 anos e é de Santarém, no Pará; e a Marliany Lívia (@marlianyliv), de 21 anos, que vive em Natal (RN). Ambas concluíram o Ensino Médio em escolas públicas e, depois, estudaram por meio da plataforma.

Na prova do Enem 2023, o tema da redação foi "Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil". Os candidatos tiveram que escrever um texto dissertativo-argumentativo de até 30 linhas.

Confira o relato e as dicas da Yasmin sobre a sua preparação.

Yasmin Raiana, Santarém (PA)

A Yasmin conheceu o Aprova Total em meados de 2022, por indicação de uma amiga. Aliás, sua primeira dica para quem vai fazer a prova do Enem é escolher uma plataforma que ajude na organização do que estudar. "Foque naquilo que você tem mais dificuldade, principalmente em Matemática e redação, áreas que podem alavancar a sua nota, pois, quando há menos questões, é possível fazer mais pontos", explica.

Por outro lado, a Yas lembra que focar em certas disciplinas, não significa negligenciar outras totalmente. Além disso, "manter a constância e o manter o ritmo é importante. Eu sei que estudar é cansativo, mas conforme você traça suas metas e estabelece que precisa cumpri-las, fica mais fácil alcançar seu objetivo", completa Yasmin. Olha a nota mil dela aí embaixo 👇

Espelho redação nota mil - estudar redação para o Enem
Imagem: Reprodução

Quanto à rotina, nossa aluna conta que acordava cedo e escolhia alguns dias para ir até a biblioteca de um cursinho presencial voltado para Física, no qual fez uma espécie de reforço. "Eu levava o meu tablet e lá mesmo assistia às aulas do Aprova, fazia anotações e resolvia muitas questões. Na maioria das vezes, eu ia para casa na hora do almoço, retornava por volta das 15h para essa biblioteca e ficava até 21h, principalmente na reta final", detalha.

A consequência dessa dedicação da Yasmin veio: ela foi aprovada em Medicina na Universidade do Estado do Pará (UEPA).

Dicas da Yasmin para a redação do Enem

A Yasmin listou os diferenciais para conquistar a nota mil na redação:

  • praticar e identificar o que estava errando para não repetir esses erros;
  • dar mais atenção à competência 1, que é a de gramática, na qual ela tinha mais dificuldade;
  • "entender que não era possível fazer uma redação sem saber vírgula e ir colocando onde eu achava que deveria ter. Aprendi que não pode separar sujeito e predicado, que não há crase antes de palavra masculina e muito mais";
  • utilizar a ferramenta de correção de redação do Aprova Total para ter um feedback do texto.

👉 Leia também:

Quais temas de redação já caíram no Enem? Veja uma retrospectiva

Leitura crítica: como dominar as propostas de redação?

Conheça as 5 competências avaliadas na redação do Enem

Estudar redação para o Enem com o Aprova Total

Além da Yasmin e da Marliany, outros alunas do Aprova Total alcançaram resultados incríveis na redação do Enem 2023. Se você está começando agora sua jornada de estudos para o Enem 2024 e precisa de inspiração para estudar redação para o Enem, reunimos alguns depoimentos de quem se preparou com a gente e tirou 980, o famoso "mil quebrado"! 😍

Ana Luiza Nunes, @analuizasnunes

Ana Luiza Nunes, aluna do Aprova Total

"Durante o ano, eu tinha duas metas principais, que eram: aumentar a minha confiança na escrita e automatizar alguns processos pra fazer uma escrita rápida.

Então, eu tinha os eixos temáticos já no caderno, e repertórios e argumentos que faziam sentido para mim. Assistia aos Aprovadocs e às aulas temáticas e tirava deles os que eu gostava. Fui para a prova confiante e fiz uma prova leve."

Roberta Leone, @betinha_leone

Roberta Leone, Aluna do Aprova Total

"Estudar com o Aprova Total foi crucial para tirar essa nota da redação e aumentar a quantidade de acerto nas outras áreas. Consegui treinar redação toda semana e usava o AprovaDocs, que são webdocumentários com repertórios para os temas de redação.

As correções são muito detalhadas e mostram o que está errado, seja no sentido gramatical, no próprio repertório, na coesão etc. Só tenho a agradecer à plataforma e aos professores!"

Lavínia Pessoa, @laviniaellenn

Lavínia Pessoa, aluna do Aprova Total - 980 redação do enem

"As correções, os temas que são lançados semanalmente na plataforma, as aulas que explicam bem as competências e como você tem que aproveitar os textos motivadores, me ajudaram não apenas a evoluir minha nota, mas também a escrever sobre qualquer tipo de tema!"

Hyasmin Lima, @hyasminlimaa

Hyasmin Lima, aluna do Aprova Total - 980 redação do enem

"Eu tenho 17 anos, sempre fui de escola pública e assinei a plataforma em 2022, no 2º ano do Ensino Médio. O Aprova Total foi fundamental pra minha aprendizagem. Eu amava as aulas de Linguagem com o professor Lauro!

E as correção das redações eram sempre detalhadas, o que me fez evoluir muito, pois cada erro ajudou a alcançar essa nota. Eu fazia as redações e corrigia duas, três, quatro vezes, se necessário!"

Gabrielly de Andrade, @gabriellydandrade

Gabrielly de Andrade, aluna do Aprova Total - 980 redação do enem

"Sem dúvidas, as correções da plataforma foram essenciais pra me ajudar a alcançar essa nota. Elas me ajudavam ver onde eu estava errando e corrigir esses erros para progredir. Os professores também são maravilhosos e as aulas contribuíram muito."

Entenda a redação do Enem

Segundo a Cartilha do Participante, que o Enem divulga anualmente com informações sobre o formato de redação do exame, a prova exige "a produção de um texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo, sobre um tema de ordem social, científica, cultural ou política".

Nessa dissertação, é necessário "defender um ponto de vista — uma opinião a respeito do tema proposto —, apoiado em argumentos consistentes, estruturados com coerência e coesão, formando uma unidade textual".

Além de redigir o texto de acordo com a modalidade escrita formal da língua portuguesa, o candidato deve "elaborar uma proposta de intervenção social para o problema apresentado no desenvolvimento do texto", que precisa respeitar os direitos humanos.

Em 2023, entre os candidatos que participaram do Enem, 60 conseguiram tirar nota mil na redação. Desses, apenas quatro eram da rede pública. Mas esse número aumentou em relação a 2022, quando somente 18 alunos alcançaram a nota máxima

Aqui no Aprova tivemos as notas mil de Juliana Moreau, baiana de Itamaraju (BA), e Maria Eduarda Graciano, de Itanhandu, cidade do sul de Minas Gerais.

Pontos de atenção

Além das dicas de como estudar redação para o Enem, existem alguns pontos de atenção muito importantes que você deve levar em conta no decorrer da prova:

  • Escreva com letra legível, para evitar dúvidas no momento da avaliação, já que uma redação incompreensível poderá receber nota zero;
  • Não faça destaques no título ou marcas de finalização do texto que possam ser considerados desenhos ou formas de identificação;
  • Assine apenas no local destinado a isso na folha da redação, ou seja, não se identifique no texto de forma alguma.

Curtiu conhecer a rotina de estudo das nossas alunas 900+ na redação do Enem 2023 e algumas particularidades da prova? Lá no Insta do Aprova você pode acompanhar outros depoimentos!

Banner perpétua

TEMAS:

avatar
Carol Firmino

Editora no blog do Aprova Total. Jornalista e doutora em Comunicação pela Unesp, escreve de tudo um pouco, mas hoje se dedica à área da educação. Tem passagens por UOL, B9, Nova Escola e Época Negócios.

Ver mais artigos de Carol Firmino >

Editora no blog do Aprova Total. Jornalista e doutora em Comunicação pela Unesp, escreve de tudo um pouco, mas hoje se dedica à área da educação. Tem passagens por UOL, B9, Nova Escola e Época Negócios.

Ver mais artigos de Carol Firmino >

Compartilhe essa publicação:

Veja Também

Assine a newsletter do Aprova Total

Você receberá apenas nossos conteúdos. Não enviaremos spam nem comercializaremos os seus dados.