Vestibulares

Ranking elege as 10 melhores universidades brasileiras

O Times Higher Education divulgou os resultados por região, que traz 65 instituições do Brasil entre as 197 latino-americanas listadas

Acessibilidade

Na última semana, o Times Higher Education divulgou os resultados de seu ranking regional da América Latina. O THE é responsável por umas das principais avaliações educacionais do mundo, conduzida a partir de critérios como ensino, citações, pesquisa, perspectiva internacional e renda da indústria. Com base nessas áreas, a Pontificia Universidad Católica de Chile foi eleita a melhor universidade da América Latina pelo quinto ano consecutivo.

Como é feito o ranking Times Higher Education?

Segundo o THE, o ranking que determina a melhor universidade da América Latina utiliza os mesmos indicadores de desempenho do ranking mundial, pensando em "fornecer comparações mais abrangentes e equilibradas, com o apoio de estudantes, acadêmicos, líderes universitários, indústria e até mesmo governos".

Além disso, existe uma preocupação em observar características específicas do ensino superior nas economias emergentes, como as latino-americanas.

Esses indicadores de desempenho estão agrupados nas seguintes áreas: ensino (ambiente de aprendizagem); pesquisa (volume, receita e reputação); citações (influência da pesquisa); perspectiva internacional (pessoal, estudantes e pesquisa); e renda da indústria (transferência de conhecimento).

As próprias universidades oferecem seus dados institucionais para uso no ranking. São excluídas aquelas que não lecionarem para alunos de graduação, tiverem produção científica inferior a 200 publicações entre 2018 e 2022 ou 80% delas em apenas uma área.

Melhores universidades da América Latina

No ranking de 2023, estão presentes 197 universidades de 15 países - no ano anterior foram 13. O Brasil é o país mais representado, com 65 instituições. Na sequência estão Colômbia, com 36 universidades classificadas, Chile, com 32, México com 24, Equador com 14, e Peru, com nove. 

Veja a lista com a classificação geral das 10 universidades brasileiras mais bem ranqueadas:

As 10 melhores instituições universitárias brasileiras

1. Universidade de São Paulo (USP)
2. Universidade de Campinas (Unicamp)
3. Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
4. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
5. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
6. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ)
7. Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp)
8. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
9. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
10. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RJ)

É importante destacar que o Times Higher Education permite ainda visualizar o ranking das instituições segundo as áreas de agrupamento (ensino, citações, pesquisa, perspectiva internacional e renda da indústria), o que pode colocar outras universidades em destaque.

Jovens universidades

Entre as instituições com menos de 50 anos, a Universidade Estadual Paulista (Unesp) foi a brasileira que mais se destacou, seguida da Universidade de Fortaleza (Unifor) e da Universidade Federal do ABC (UFABC). Das 605 instituições avaliadas, a Unesp ficou colocada na faixa das 301ª e 350ª posição.

Segundo a universidade, a área na qual ela obteve melhor avaliação foi Recurso da Indústria, com uma nota final de 41,6. As áreas de Ensino e Pesquisa foram a segunda e terceira melhores, com 40,8 e 38,3, respectivamente.

Novos critérios do THE

No evento de Monterrey (México), que apresentou a melhor universidade da América Latina e os resultados de 2023, o THE anunciou alguns ajustes para as próximas edições. Com essas mudanças, a avaliação:

  • passará a valorizar mais instituições que equilibrem as áreas do conhecimento, considerando os critérios e indicadores;
  • atribuirá pontuação específica para a citação de patentes em trabalhos científicos;
  • e normalizará o indicador de internacionalização por país – assim, a nota nesse quesito fará um comparativo entre as universidades do mesmo país, diminuindo o peso da localização das instituições, aspecto que beneficia as que estão na Europa, por exemplo.

USP entre as 100 melhores do mundo

Em outro ranking, o QS World University Rankings, a Universidade de São Paulo (USP) aparece na 85ª posição. Essa é a primeira vez na história que uma universidade brasileira está entre as 100 melhores do mundo.

O levantamento é elaborado anualmente, desde 2011, pela agência Quacquarelli Symonds (QS), do Reino Unido, uma das mais respeitadas medições da qualidade universitária.

Ranking América Latina - Vista aérea da cidade universitária em São Paulo
Vista aérea da cidade universitária na USP, em São Paulo (Imagem: Adobe Stock)

Na edição de 2023, o ranking avaliou quase 3 mil universidades de 104 países. As líderes são: o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), na 1ª posição; a Universidade de Cambridge, na 2ª posição; e a Universidade de Oxford, na 3ª.

Outras instituições brasileiras se classificaram entre as 500 melhores do mundo. São elas: a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), na 220ª posição; a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na 371ª; e a Universidade Estadual Paulista (Unesp), na 419ª colocação.

banner jubilut

TEMAS:

avatar
Carol Firmino

Jornalista, mestra e doutora em Comunicação pela Unesp. É editora no blog do Aprova Total e está sempre antenada ao universo da educação, com foco no Enem e na preparação para os grandes vestibulares do país. Tem passagens por veículos como Nova Escola, B9, UOL e Época Negócios.

Ver mais artigos de Carol Firmino >

Jornalista, mestra e doutora em Comunicação pela Unesp. É editora no blog do Aprova Total e está sempre antenada ao universo da educação, com foco no Enem e na preparação para os grandes vestibulares do país. Tem passagens por veículos como Nova Escola, B9, UOL e Época Negócios.

Ver mais artigos de Carol Firmino >

Compartilhe essa publicação:

Veja Também

Assine a newsletter do Aprova Total

Você receberá apenas nossos conteúdos. Não enviaremos spam nem comercializaremos os seus dados.