O que são impactos ambientais e por que é importante estudá-los?
Este é um dos temas preferidos do Enem e está presente em diferentes contextos. Na maior parte dos casos, um impacto ambiental é reflexo da poluição e dos mais variados poluentes
Acessibilidade
Os meios de comunicação reportam casos de impactos ambientais diariamente, afinal, eles estão 100% ligados às nossas vidas. Mas você sabe o que é impacto ambiental?
Impactos ambientais são uma série de acontecimentos, provocados pela atividade humana, que resultam na alteração da qualidade de vida naquele ambiente. Essas alterações podem ser, então, positivas - quando acontecem melhorias - ou negativas - em caso de riscos para os seres vivos e recursos naturais.
No entanto, tenha em mente que notícias, análises, questões de vestibular, vídeos e outros, costumam reforçar o aspecto mais problemático do impacto ambiental.
Esse, aliás, é um dos temas preferidos do Enem e aparece como assunto #1 de Ecologia, que tem 27% de incidência nas provas.
NAVEGUE PELOS CONTEÚDOS
O que é impacto ambiental e o que a poluição tem a ver com isso?
Impactos ambientais podem aparecer em diferentes contextos, mas, na maior parte dos casos, eles são um reflexo de ação dos mais variados poluentes. Poluição significa a introdução de qualquer matéria ou energia que altere as propriedades físicas, químicas ou biológicas do meio ambiente. Como consequência, muitos processos naturais são comprometidos, resultando em prejuízos para o planeta.
Poluição atmosférica
Quando a poluição muda a composição do ar, estamos falando da poluição atmosférica. Esse evento tem ocorrido ao longo de toda a história da humanidade, porém, desde a Revolução Industrial, ele se intensificou, conforme indica uma revisão publicada pela Scielo e pelo Jornal Brasileiro de Pneumologia. O texto ainda reforça que 50% da população do planeta vivem em cidades e aglomerados urbanos, expostas a níveis progressivamente maiores de poluentes do ar.
Gases poluentes
A queima de combustíveis fósseis e a degradação de resíduos são duas das principais causas da emissão de gases poluentes na atmosfera. O uso desses combustíveis é comumente relacionado aos meios de transporte, como carros, ônibus, caminhões etc. No entanto, outros processos resultam em gases tóxicos, como a fabricação de smartphones - pois é, o celular, que a gente não vive sem, também precisa ser lembrado quando o assunto é impacto ambiental.
A produção de smartphones só aumenta no mundo, pois, apesar de serem feitos para durar de 5 a 10 anos, a busca por versões cada vez mais modernas provoca a substituição de outros que estão em pleno funcionamento.
Percebe como, mesmo em algumas situações nas quais nem imaginamos haver poluição do ar, é bem provável que ela exista?
Composição do ar e impactos ambientais
Quais problemas tais mudanças na composição do ar podem acarretar? Aqui, entramos em ponto-chave, pois tudo depende de quais compostos acumulados estamos falando.
Veja bem, o acúmulo de gases como o dióxido de carbono e o metano gera um efeito potencializador no processo de aquecimento global. Já a emissão de dióxido de enxofre faz com que esse composto reaja com o vapor de água presente na atmosfera, formando ácido nítrico e sulfúrico. Então, ao chover, a água carrega esses ácidos e forma as famosas chuvas ácidas.
Seres vivos podem morrer em decorrência da mudança de pH do solo ou da água. Em 2015, inclusive, esse fenômeno aconteceu em Cubatão, cidade brasileira que, na década de 80, ficou conhecida como a mais poluída do mundo.
Poluição das águas
Todos os seres vivos do planeta dependem da água para sobreviver, isso não é nenhuma novidade, certo, vestibulando? No entanto, tamanha importância não é proporcional à sua disponibilidade. Da água presente no planeta, cerca de 97,5% é salgada; da água doce disponível, a maior parte está localizada nas geleiras. Assim, estima-se que somente 0,007% seja utilizada por nós.
Entre esses números, considere ainda a ocorrência de acidificação dos oceanos, branqueamento dos corais e eutrofização, todos exemplos de impactos ambientais resultantes da poluição da água, assunto muito lembrado nas provas de vestibulares e do Enem.
Eutrofização
Este é um impacto ambiental comum e que ocorre pelo aumento de nutrientes na água, principalmente nitratos e fosfatos. De forma recorrente, eles são despejados na água, por meio do manejo incorreto do esgoto, por exemplo, mas também podem vir de fertilizantes e agrotóxicos utilizados em plantações, e que são levados através das chuvas.
No primeiro momento, o acúmulo dessa matéria orgânica aumenta a quantidade de algas presentes na água, o que resulta em um bloqueio na superfície, impedindo a luz solar de entrar. Assim, as algas do fundo morrem e, para decompor essa matéria orgânica, bactérias aeróbicas se proliferam e começam a consumir o oxigênio.
Com a queda do nível de oxigênio, morrem também os animais, as plantas e outros organismos presentes no local. Isso faz com que as bactérias anaeróbicas se proliferem, liberando sulfetos que impedem a presença de seres vivos nessa água.
Em março deste ano, no Dia Mundial da Água, a Organização das Nações Unidas (ONU) lançou o seu relatório anual sobre desenvolvimento de recursos hídricos no mundo e emitiu sua preocupação com a iminente escassez de água.
O aumento da população mundial, assim como o crescimento da demanda por água, tanto de seres humanos quanto das indústrias e da produção de alimentos, podem fazer com que a escassez sazonal se torne mais frequente na América do Sul e em outras partes do mundo.
O que é impacto ambiental: questões sobre o tema
Selecionamos dois exemplos de questões que têm os impactos ambientais como tema central:
Exemplo 1
(ENEM PPL 2009) A seca extrema que atingiu a região amazônica em 2005 provocou problemas de saúde em 90% da população pobre de Rio Branco (AC). A principal causa foi a fumaça liberada, em grandes quantidades, pelas queimadas, que se intensificaram devido ao clima. A concentração de fumaça ficou três vezes maior que o limite crítico estabelecido pelo Ministério do Meio Ambiente, e a de fuligem, mais do que dobrou.
Ciência hoje, Rio de Janeiro, v. 42, n.°. 252, p.54, set./2008 (adaptado).
A fumaça liberada pelas queimadas
a) é responsável pelos altos índices pluviométricos na região amazônica.
b) possui gases do efeito estufa e pode influenciar a temperatura global.
c) pode tornar-se menor à medida que as fronteiras agrícolas do país aumentarem.
d) é útil para a formação de nuvens, na manutenção da umidade relativa característica da região.
e) é maior no período de cheias, pois possui mais matéria orgânica que no período de estiagem.
Resposta: [B]
O processo de queimadas liberam gases como o dióxido de carbono, que potencializa o efeito estufa.
Exemplo 2
(ENEM PPL 2021) Alunos de um curso de ciências biológicas, em uma aula de campo, avaliaram as características dos ecossistemas aquáticos. Dentre as anotações realizadas pelo grupo de alunos estavam as seguintes afirmações sobre um lago:
I. Grande quantidade de peixes mortos, com intensa decomposição da matéria orgânica.
II. Número elevado de algas impedindo a chegada da luz às camadas inferiores da coluna-d’água.
III. Esgoto doméstico sendo lançado no lago.
IV. Bolhas emergindo do fundo do lago.
V. O lago é isolado do oceano por um extenso cordão arenoso.
Com base nas afirmações dos alunos, conclui-se que esse lago está passando por um processo de
a) autodepuração.
b) potabilização.
c) eutrofização.
d) oxigenação.
e) salinização.
Resposta: [C]
O lago observado pelos alunos, com as características listadas de I a V, está eutrofizado, isto é, enriquecido com a matéria orgânica presente no esgoto doméstico. Por isso a mortandade generalizada dos peixes e de outros organismos aeróbios do meio aquático poluído.
A potabilização das coleções de águas continentais superficiais pode ser efetivada com o tratamento adequado dos esgotos domésticos, dos efluentes industriais e de uma agricultura intensiva, bem como a biorremediação por microrganismos como bactérias despoluidoras de ambientes aquáticos.
Quer se preparar para o Enem e os vestibulares com os melhores professores e conteúdos? Então conheça a plataforma Aprova Total e o Curso Intensivo Enem!