Sisu

SiSU 2024: inscrições terminam nesta quinta-feira (25/01)

Saiba quais são as etapas para realizar a sua inscrição no SiSU e concorra a vagas em universidades e institutos federais e estaduais

Acessibilidade

E aí, vestibulando? Já sabe como se inscrever no SiSU e está preparado para garantir a sua vaga em uma universidade pública?

Com apenas uma edição neste ano, as inscrições do SiSU 2024 começaram no dia 22 de janeiro e irão até o dia 25, com os resultados sendo divulgados no dia 30. Para não ter dúvidas sobre como fazer a inscrição no SiSU, preparamos um passo a passo fácil e explicativo. Então, bora conferir?

Como fazer a inscrição no SiSU?

O primeiro passo é acessar a página de inscrição pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Ao selecionar "Fazer inscrição", você é direcionado à tela de login.

Realize seu cadastro no "Login Único" do Governo Federal, criando uma conta gov.br. Caso já tenha uma conta gov.br, basta informar o CPF e a senha cadastrada. Ela é a mesma da inscrição do Enem.

O próximo passo é escolher até duas opções de curso, em ordem de preferência. E lembre-se: durante o período de inscrição, é possível alterar essas opções quantas vezes desejar. Contudo, a última inscrição confirmada será a válida para a classificação.

Está em dúvida sobre as vagas disponíveis? O Aprova pode ajudar você!
Veja como escolher um curso no SiSU da melhor forma.

Quem pode fazer a inscrição no SiSU?

Candidatos que participaram da edição mais recente do Enem podem se inscrever no SiSU 2024. Ou seja, aqueles que realizaram o Enem 2023.

Também é necessário ter obtido nota maior do que zero na redação. Além desse pré-requisito, alguns cursos podem exigir uma nota mínima. Caso sua nota esteja abaixo dessa exigência, o sistema enviará uma notificação, permitindo a escolha de outro curso para concorrer às vagas.

E um aviso importante: candidatos treineiros não podem participar do processo seletivo do SiSU. Ah, e caso você já esteja matriculado em uma universidade pública e seja aprovado em outro curso pelo SiSU, será necessário optar por uma única instituição. Ou seja, abandonar ou manter-se no curso atual.

Como se inscrever no SiSU?

O processo de inscrição acontece no site oficial do programa. Veja o passo a passo para selecionar os cursos desejados​:

  1. Acesse a página inicial do portal do SiSU;
Página inicial de inscrição do site do SiSU indicando que, para acessar o sistema, é preciso utilizar a conta gov.br. Clique no botão entrar com gov.br
  1. Faça login com as informações da sua conta gov.br. Se necessário, recupere essas informações na página do participante do Enem;
Tela de login da conta gov.br para preencher com CPF e clicar no botão Continuar

  1. Assim que você realizar o login, o site vai solicitar a confirmação dos dados. Depois da atualização, você poderá começar sua inscrição;
Página de confirmação de dados do SiSU, com campos para preencher o número do celular com DDD e email, e caixa de seleção para confirmar se está ciente caso precisem entrar em contato

  1. Na tela "Minha inscrição", você deve escolher suas opções de curso. Para começar, é só clicar em "Fazer inscrição na 1ª opção";
Print screen mostra tela com primeira e segunda opção de curso e como se inscrever no SiSU

  1. Clique no buscador "Pesquisar vagas". É possível pesquisar as vagas pelo município, nome do curso ou da instituição;
Print da tela de pesquisa de vagas no SiSU com campo de busca por municípios, instituições ou cursos

  1. Selecione o curso desejado conferindo todos os detalhes e as modalidades disponíveis;
Tela mostrando três exemplos de curso de Engenharia Civil em Santa Catarina. A primeira opção é IFSC, a segunda opção mostrada é Udesc matutino, e a terceira opção é Udesc Integral

  1. Leia atentamente as modalidades disponíveis para o curso desejado. Nessa etapa, fique atento às informações das vagas afirmativas, pois o SiSU implementou mudanças após a revisão da Lei de Cotas;
Print como é a escolha de modalidade e como se inscrever no SiSU. O nome do curso aparece no cabeçalho. Nesse caso, engenharia civil. Dentro do retângulo branco aparece a instituição, o campus, a quantidade de vagas, o grau, o turno, o total de vagas e se aceita ações afirmativas.

  1. Selecione uma modalidade e clique em "Escolher esta modalidade" para continuar. Na opção “Como comprovar?”, você terá acesso aos documentos necessários para comprovar sua matrícula nas ações afirmativas, caso seja selecionado;
Tela das ações afirmativas, mostrando a quantidades de vagas disponíveis para pretos, pardos e indígenas, e demais vagas da lei. É possível visualizar sua nota nesta modalidade e clicar em como comprovar para checar os documentos exigidos

  1. Confira os dados do curso e modalidade que você escolheu, a documentação que será exigida pela instituição na matrícula e clique em “Confirmar minha inscrição nesta opção”;
O print mostra a tela de confirmação da inscrição do SiSU. O candidato pode ver o nome do curso, nome da instituição, campus, semestre de ingresso, grau, turno, total de vagas, quantas vagas existem na modalidade escolhida, documentação exigida para matrícula e deve selecionar o campo dizendo que está ciente de todas as informações. Por último, deve clicar no botão Confirmar minha inscrição nesta opção

  1. Repita os mesmos passos para escolher a 2ª opção, ou caso deseje trocar uma delas. No final, após inscrever-se nas duas opções, a aba "Minhas inscrições" deverá aparecer como no exemplo abaixo.
A tela mostra as duas opções de curso selecionadas no SiSU

Acompanhe as notas de corte e chamadas regulares

Durante os últimos dias de inscrição, na aba "Classificação parcial", acompanhe sua posição e as mudanças na nota de corte dos cursos escolhidos​​. A partir do dia 30 de janeiro, fique atento à divulgação das listas de chamadas regulares ou primeira chamada para checar sua aprovação.

Porém, caso não seja aprovado, você terá que manifestar o interesse na lista de espera e acompanhar as próximas etapas ou chamadas direto nos sites das universidades em que fez a inscrição.

Tire todas as suas dúvidas sobre as notas de corte no SiSU no nosso artigo especial.

👉 Leia também:

Confira instituições participantes e vagas do SiSU 2024

Entenda como funciona o SiSU e o processo de inscrição

Como é a lista de espera do SiSU?

Caso não seja selecionado na chamada regular, você pode manifestar interesse na lista de espera. No site do SiSU, acesse o boletim e escolha uma das opções de curso. A inscrição na lista é finalizada após a confirmação do sistema​​.

Lembre-se de que, após escolher a opção de curso para a lista de espera, você não poderá mais trocar a inscrição. Por isso, pense bem! O período para manifestar interesse vai do dia 30 de janeiro até 7 de fevereiro.

20 cursos com mais vagas no SiSU 204

Segundo dados do Ministério da Educação, esses são os 20 cursos com mais vagas no SiSU 2024:

Curso Vagas ofertadas 
Pedagogia 9.952 
Administração 9.385 
Matemática 8.585 
Ciências Biológicas  8.523 
Direito 7.871 
Química 6.793 
Física 6.648 
Engenharia Civil 6.057 
Medicina 5.733 
10 Ciências Contábeis 5.512 
11 História 5.446 
12 Agronomia 5.396 
13 Geografia 5.387 
14 Ciência da Computação 4.599 
15 Enfermagem 4.565 
16 Ciências Econômicas 4.527 
17 Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia 4.473 
18 Engenharia Elétrica 4.208 
19 Engenharia Mecânica 4.208 
20 Educação Física 4.088 

Quantas chamadas o SiSU realiza?

O SiSU divulga apenas o resultado da chamada regular ou primeira chamada.

A quantidade de chamadas varia conforme o curso e a modalidade escolhidos. Há cursos com vagas preenchidas na segunda chamada e outros que vão até a sexta. Por isso, uma dica é procurar informações sobre as notas de corte da edição anterior e quantas vezes as listas rodaram no último ano nos sites das universidades escolhidas.

Calendário do SiSU 2024

Pronto! Agora que você já sabe como se inscrever no SiSU, é só manter a atenção no cronograma para não perder o prazo. Veja as datas:

  • 22 de janeiro: início das inscrições
  • 25 de janeiro: término das inscrições
  • 30 de janeiro: divulgação dos resultados
  • 30 de janeiro: início da manifestação de interesse na lista de espera
  • 01 de fevereiro: início do período de matrícula
  • 07 de fevereiro: término do período de matrícula
  • 07 de fevereiro: término da manifestação de interesse na lista de espera

🥇 Quer preparação máxima para ter alto rendimento no Enem e ingressar no curso dos seus sonhos?

Banner perpétua

TEMAS:

avatar
Gabriel Brito de Souza

Colaborador no Aprova Total e jornalista em formação pela Unesp-Bauru, Gabriel traz um olhar mais próximo de quem está vivenciando a primeira graduação. Com sua linguagem típica da geração Z, aproveita suas vivências como estudante para mostrar a importância da preparação para o Enem e vestibulares.

Ver mais artigos de Gabriel Brito de Souza >

Colaborador no Aprova Total e jornalista em formação pela Unesp-Bauru, Gabriel traz um olhar mais próximo de quem está vivenciando a primeira graduação. Com sua linguagem típica da geração Z, aproveita suas vivências como estudante para mostrar a importância da preparação para o Enem e vestibulares.

Ver mais artigos de Gabriel Brito de Souza >

Compartilhe essa publicação:
Aumente sua nota TRI estudando com provas anteriores do Enem!
Baixe já o aplicativo do

Veja Também

Assine a newsletter do Aprova Total

Você receberá apenas nossos conteúdos. Não enviaremos spam nem comercializaremos os seus dados.