ENEM Medicina

Quanto precisa tirar no Enem para passar em Medicina? Veja notas de corte

Pontuações necessárias para ingressar no curso - seja por meio do SiSU, ProUni, Fies ou processos próprios de universidades - variam a cada edição. Saiba como se preparar.

Acessibilidade

"Quanto precisa tirar no Enem para passar em Medicina?": esta é, com certeza, a pergunta que muitos estudantes brasileiros fazem depois da aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio. O objetivo é saber qual a pontuação necessária para garantir uma vaga na universidade, mas a resposta nem sempre é tão simples!

Especificamente no caso do Enem, existe a Teoria da Resposta ao Item, a famosa TRI. Além da quantidade de acertos, ela também considera o nível de dificuldade das perguntas e a consistência das respostas.

Ou seja, a nota final do candidato depende de sua capacidade de acertar as questões e de manter um padrão de respostas coerente. Assim, esse sistema busca reduzir a influência do "chute" e premiar o conhecimento do participante.

Neste caso, sua nota não é igual ao número de acertos do gabarito. E conferir o resultado do Enem pode ser uma surpresa!

Depois, é a hora de pensar em como usar a nota do Enem para conquistar uma vaga em Medicina. O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) é um dos processos seletivos mais procurados, mas existem outras formas de entrar na universidade com a nota da prova! Confira quais são elas a seguir.

Como utilizar a nota do Enem para entrar em Medicina?

Existem várias maneiras de como utilizar a nota do Enem para conquistar uma vaga em Medicina. Veja os principais processos seletivos e as diferenças entre eles.

  • Sistema de Seleção Unificada (SiSU): oferece vagas em universidades públicas e utiliza a nota do Enem como critério de seleção, permitindo que os candidatos se inscrevam nas instituições de sua escolha. O processo ocorre apenas no início do ano.

  • Programa Universidade para Todos (ProUni): processo seletivo de bolsas de estudo (integrais ou parciais) em instituições privadas de Ensino Superior. Para participar, o candidato deve ter feito o Enem e atender aos critérios de renda e escolaridade. Acontece duas vezes ao ano.

  • Fundo de Financiamento Estudantil (Fies): programa que oferece crédito (com juros zero) para financiar a graduação em instituições privadas de Ensino Superior. Para participar, é preciso ter feito o Enem e atender aos critérios de renda. Durante a graduação, os candidatos podem pagar parte da mensalidade (a depender da modalidade escolhida), mas o saldo devedor do financiamento somente é pago após a conclusão do curso. As inscrições abrem no início de cada semestre.

  • Universidades com ingresso via Enem: universidades públicas e particulares também usam a nota do Enem como processo seletivo. Os mais conhecidos são o Enem-USP e o Enem-Unicamp, mas existem diversos outros.

💡 Uma dica é acessar os sites oficiais das universidades e buscar por métodos de ingresso via Enem. Depois, consultar a lista de cursos e vagas para checar as oportunidades.

Como funciona a nota de corte de Medicina?

A nota de corte é a menor nota necessária para o candidato ficar entre os selecionados para um curso. Mas vamos explicar melhor - com exemplos!

Imagine que o curso de Medicina em uma instituição possui 50 vagas de ampla concorrência, 25 para alunos de escolas públicas e 25 para autodeclarados pretos, pardos e indígenas.

Milhares de participantes - com diferentes notas - se inscrevem, cada um em sua modalidade de concorrência. Então, são classificados em ordem decrescente.

Assim, a nota de corte é, para cada modalidade, a nota de quem ocupa a 50ª colocação em ampla concorrência, a 25ª colocação em escolas públicas e a 25ª colocação para autodeclarados pretos, partos e indígenas. Ou seja, cada modalidade tem sua nota de corte.

E aqui vai um aviso: no SiSU, durante as inscrições, as notas de corte variam a cada dia, conforme os candidatos se inscrevem. Por isso, é considerada apenas uma referência. O ideal é tirar uma nota bem acima para garantir a sua vaga!

No caso do curso de Medicina, a procura é alta. Logo, as notas de corte costumam ser elevadas. Algumas opções ultrapassam os 800 pontos de média. Por isso, antes de escolher a universidade, faça uma pesquisa sobre o número de vagas e as notas das edições anteriores.

Quanto precisa tirar no Enem para passar em Medicina no SiSU?

Como falamos, as notas de corte do SiSU para Medicina variam a cada edição. A depender da instituição de ensino escolhida e da região, a pontuação costuma ser bem alta.

A seguir, listamos as maiores e menores notas de corte do SiSU 2024 para Medicina, na modalidade de ampla concorrência.

5 menores notas de corte para Medicina no SiSU 2024 - Ampla concorrência

UniversidadeLocalNota de corte
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)Mossoró (RN)775,96
Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reyes Maldonado (UNEMAT)Cáceres (MT)781,68
Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)Montes Claros (MG)786,78
Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)Feira de Santana (BA)786,8
Universidade Federal do Piauí (UFPI)Picos (PI)788,93

5 maiores notas de corte para Medicina no SiSU 2024 - Ampla concorrência

UniversidadeLocalNota de corte
Universidade Federal da Bahia (UFBA)Vitória da Conquista (BA)938,25
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)Caicó (RN)927,63
Universidade Federal do Amazonas (UFAM)Manaus (AM)926,63
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)Cuiabá (MT)900,66
Universidade Federal do Maranhão (UFMA)Pinheiro (MA)898,51

✅ Considerando todas as opções em ampla concorrência do SiSU 2024, a média de nota de corte para o curso de Medicina foi de 819,73 pontos. Para as demais modalidades, a nota pode variar para cima ou para baixo.

Quanto preciso tirar no Enem para passar em Medicina no ProUni?

Diferentemente do SiSU, no ProUni, as vagas são limitadas. Algumas instituições oferecem apenas uma ou duas vagas de Medicina a cada edição, tornando o acesso mais difícil.

Além disso, as notas de corte costumam ser maiores para as bolsas integrais (de 100%). E às vezes, sobram vagas, pois os candidatos da região não atendem aos critérios de renda e escolaridade necessários - o que faz com que a nota de corte seja o mínimo de 450 pontos.

Veja, a seguir, algumas das notas de corte do ProUni para Medicina na edição de 2023/1:

5 menores notas de corte para Medicina no ProUni 2023/1 - Ampla concorrência

UniversidadeLocalBolsaNota de corte
ITPAC ItacoatiaraItacoatiara (AM)Integral450
Centro Universitário FG - UNIFGBrumado (BA)Integral450
Centro Universitário FG - UNIFGGuanambi (BA)Integral450
Faculdade AtenasPorto Seguro (BA)Integral450
Universidade Salvador (UNIFACS)Salvador (BA)Integral450

5 maiores notas de corte para Medicina no ProUni 2023/1 - Ampla concorrência

UniversidadeLocalBolsaNota de corte
Universidade de Araraquara (UNIARA)Araraquara (SP)Parcial797,16
Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS)Recife (PE)Integral794,08
Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS)Fortaleza (CE)Integral784,26
Centro Universitário Governador Ozanam Coelho (UNIFAGOC)Ubá (MG)Integral781,36
Centro Universitário Barão de Mauá (CBM)Ribeirão Preto (SP)Parcial781,02

Para consultar todas as notas de corte do ProUni, acesse a Busca Avançada do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. No site, é possível conferir as bolsas disponíveis, filtrando por município, estado, edição e tipo de cota.

Além disso, não deixe de conferir as regras antes de se inscrever! Isso porque, para garantir a vaga, é preciso cumprir todos os requisitos.

👉 Leia também:

Como se inscrever no ProUni para conseguir uma bolsa de estudo

ProUni: 45 dúvidas respondidas sobre o programa de bolsas

Quanto precisa tirar no Enem para passar em Medicina no Fies?

Tentar uma vaga em Medicina pelo Fies é uma alternativa para os estudantes que não têm condições financeiras de pagar a mensalidade do curso - que costuma girar em torno de R$ 10 mil mensais.

Neste programa do Governo Federal, também há regras que envolvem uma pontuação mínima no Enem e renda familiar por pessoa. Se você não sabe como funciona esse processo seletivo, reunimos as dúvidas mais comuns em uma publicação especial - vale a pena ler!

Em geral, para conseguir a aprovação no Fies, é necessário alcançar uma pontuação significativa, especialmente nas provas de Ciências da Natureza, Matemática e Redação. Para ter um parâmetro, confira as menores e maiores notas de corte.

5 menores notas de corte para Medicina no Fies 2023/1

UniversidadeLocalNota de corte
Centro Universitário de Mineiros (UNIFIMES)Mineiros (GO)718,14
ITPAC Cruzeiro do SulCruzeiro do Sul (AC)719,14
Centro Universitário UninorteRio Branco (AC)723,24
Centro Universitário Maurício de Nassau de Cacoal (UNINASSAU)Cacoal (RO)723,60
Faculdade de Educação de Jaru (UNICENTRO)Jaru (RO)723,60

5 maiores notas de corte para Medicina no Fies 2023/1

UniversidadeLocalNota de corte
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP)Sorocaba (SP)787,08
Centro Universitário Facid Wyden (UNIFACID WYDEN)Teresina (PI)785,90
Centro Universitário de Anápolis (UNIEVANGÉLICA)Anápolis (GO)785,28
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC GOIÁS)Goiânia (GO)785,28
Centro Universitário Municipal de Franca (UNI-FACEF)Franca (SP)784,78

👉 Leia também: Como funciona o Fies para Medicina? Veja detalhes do programa

Como tirar uma boa nota no Enem para passar em Medicina?

Para quem deseja ser aprovado em Medicina, é necessário mandar bem nas quatro áreas do conhecimento avaliadas pelo Enem. Além disso, a nota de Redação costuma ser decisiva para a classificação dos candidatos.

Assim, o desempenho em todas as provas precisa ser consistente, com notas acima da média, especialmente em Ciências da Natureza e Matemática, áreas cujos pesos costumam dobrar ou triplicar nos processos seletivos.

Para muitos, a pergunta de ouro é: quanto é preciso tirar no Enem para passar em Medicina? Mas a resposta varia! Isso porque são processos seletivos com notas de corte que mudam ano a ano.

Por isso, a melhor saída é se preparar em busca do melhor resultado. Algumas dicas são:

  • estudar os conteúdos mais cobrados no Enem, com foco nas áreas de Ciências da Natureza (Biologia, Química e Física) e Matemática;
  • resolver provas de anos anteriores para entender o estilo e formato das questões;
  • gerenciar o tempo que você demora para responder cada pergunta - afinal, o Enem é uma corrida contra o relógio;
  • ler as questões com atenção, pois muitas respostas já aparecem nos enunciados;
  • treinar a redação, praticando temas atuais conforme as competências avaliadas;
  • fazer revisões frequentes com resumos, mapas mentais, flashcards ou outros recursos;
  • incluir simulados na rotina, para avaliar seu desempenho e identificar áreas de melhoria;
  • controlar a ansiedade com ajuda profissional, alimentar-se bem e fazer atividades físicas com regularidade.

Seguir essas dicas pode ajudar a aumentar suas chances de conquistar uma vaga de Medicina. Mas se precisar de ajuda extra, conte com o Aprova Total!

A plataforma oferece videoaulas com os melhores professores, banco com mais de 40 mil exercícios, redações com feedback, mentora inteligente para solucionar dúvidas e muito mais! Inscreva-se já!

TEMAS:

avatar
Érica Travain

Jornalista e colaboradora do Aprova Total, com 10 anos de experiência na redação de textos para revistas, sites e blogs sobre educação, saúde, comportamento e tecnologia.

Ver mais artigos de Érica Travain >

Jornalista e colaboradora do Aprova Total, com 10 anos de experiência na redação de textos para revistas, sites e blogs sobre educação, saúde, comportamento e tecnologia.

Ver mais artigos de Érica Travain >

Compartilhe essa publicação:
Aumente sua nota TRI estudando com provas anteriores do Enem!
Baixe já o aplicativo do

Veja Também

Assine a newsletter do Aprova Total

Você receberá apenas nossos conteúdos. Não enviaremos spam nem comercializaremos os seus dados.