Vida de Estudante

Teste vocacional: vale a pena fazer? Saiba como funciona

A ferramenta é utilizada para descobrir qual carreira ou profissão um estudante deveria seguir, mas não é a única forma de encontrar seu propósito

Acessibilidade

O que você quer ser quando crescer? Durante a infância, nos fazem essa pergunta diversas vezes. E a resposta, geralmente, é o que norteia nossa escolha de carreira no futuro. Mas definir qual caminho profissional seguir nem sempre é uma tarefa fácil. Então, para ajudar nesse processo, existe o teste vocacional.

Ele é aplicado em escolas durante o Ensino Médio ou em cursos pré-vestibulares para auxiliar os alunos a escolherem uma profissão, mas os testes vocacionais também são encontrados facilmente na internet, e de forma gratuita.

O que é um teste vocacional? Para que serve?

O teste vocacional é uma ferramenta que ajuda estudantes a identificarem quais carreiras profissionais querem seguir. Ele é composto por perguntas que avaliam as habilidades e as preferências de cada indivíduo, associando-as aos cursos de Ensino Superior.

O questionário é indicado para jovens que concluíram ou estão concluindo o Ensino Médio e querem uma ajudinha para decidir sobre suas futuras escolhas. No entanto, também pode auxiliar adultos em busca de transição de carreira ou que pretendem ingressar em uma faculdade em breve.

Como funciona o teste vocacional?

O teste vocacional pode envolver questionários, testes de raciocínio lógico e linguagens, dinâmicas e entrevistas. As perguntas costumam abordar:

  • o que a pessoa prefere estudar?
  • em quais disciplinas apresenta mais dificuldade?
  • gosta de interagir com animais?
  • lida bem com outros indivíduos?
  • o que faz nos momentos de lazer, entre outros aspectos.

Além disso, a ferramenta, quando aplicada por um psicólogo, ajuda a identificar as expectativas e vontades da pessoa, ou se há uma grande influência da família para essa decisão.

Os resultados podem apresentar profissões até então desconhecidas pelo estudante e oferecer uma base para iniciar a busca sobre qual carreira seguir.

👉 Leia também:

5 novas profissões que estão em alta no mercado de trabalho

6 passos para escolher o curso que mais combina com você

Curiosidade: sabia que teste vocacional é um termo em desuso?

O teste vocacional foi desenvolvido para ajudar as pessoas a escolherem uma profissão. No caso, um curso ou especialidade a ser estudado na universidade. Mas, por indicar áreas de atuação profissional específicas, pode ser um pouco limitante. E a gente explica por quê.

A graduação, sem sombra de dúvidas, é importante para alcançar uma trajetória de sucesso, mas essa é apenas uma parte de toda a sua jornada. Ou seja, ela pode se desenrolar no espaço acadêmico, dentro de uma organização pública, em empresas privadas ou mesmo abrindo o próprio negócio.

O teste vocacional, então, é uma forma de diminuir a ansiedade e estimular o aluno a se conhecer melhor. Sendo assim, o autoconhecimento -- em evidência nos últimos anos -- é o principal caminho para entender o que você gosta e também o que não gosta.

Dessa forma, o termo "teste vocacional" está em desuso, e cada vez mais se fala sobre a orientação profissional ou vocacional.

pessoas conversando teste vocacional

O que é a orientação profissional?

A orientação profissional vai além de fazer um teste rápido. Ela é acompanhada por um psicólogo ou profissional de recursos humanos, e serve tanto para jovens indecisos quanto adultos insatisfeitos com o trabalho ou que desejam progredir na carreira.

Seu intuito é ajudar a entender os valores, habilidades e interesses. A diferença está na criação de estratégias para alcançar o objetivo, com foco em construir o autoconhecimento.

O teste vocacional e a orientação, combinados, podem ajudar o jovem a visualizar melhor suas perspectivas de carreira.

Orientação profissional: como saber qual profissão combina comigo?

Escolher a profissão certa é um desafio e uma decisão muito importante. Afinal, o curso escolhido é o que orienta a busca por universidades renomadas e até mesmo a opção de inscrição no Sisu. Mas existem algumas estratégias que podem ajudar a descobrir qual profissão dá match com você! ❤️

  1. Fazer uma lista com suas habilidades, interesses, valores e traços de personalidade;
  2. Realizar um teste vocacional para ter uma visão geral de profissões que combinam com você;
  3. Pesquisar sobre diferentes profissões, mercado de trabalho e remuneração;
  4. Consultar profissionais da área que já atuam no mercado;
  5. Ter experiências práticas, como estágios ou acompanhar o dia a dia de uma empresa.

Embora não seja uma resposta definitiva, o resultado do teste vocacional pode abrir um leque de possibilidades e ajudar a encontrar o curso que mais combina com você.

Teste vocacional online: como saber qual escolher?

Existem diversos testes vocacionais online e gratuitos. Uma dica é procurar aqueles que também avaliam traços da personalidade, valores e habilidades. O número de perguntas pode variar. Alguns testes são mais curtos, enquanto outros podem ser mais longos e abrangentes.

Uma dica é verificar se foram validados por profissionais de Psicologia ou Pedagogia, o que garante mais autenticidade aos resultados.

Alguns pontos a levar em conta são:

Fonte confiável: verifique a credibilidade do site ou da plataforma que oferece o teste. Procure por fontes confiáveis, como instituições educacionais, organizações de carreira reconhecidas ou sites especializados em orientação vocacional.

Avalie a metodologia: entenda a estrutura e a metodologia por trás das perguntas. Testes vocacionais confiáveis geralmente utilizam uma variedade de perguntas para analisar interesses, habilidades, valores e personalidade, além de oferecerem uma visão abrangente sobre as escolhas vocacionais.

Feedback e resultados personalizados: verifique se o teste oferece resultados personalizados e específicos para suas respostas, com informações detalhadas sobre as carreiras.

Reputação e avaliações: procure as opiniões dos usuários sobre o teste vocacional que pretende fazer. Comentários de outras pessoas podem ajudar a entender a qualidade, a precisão e a utilidade da ferramenta.

Conheça o guia de carreiras do Aprova Total

O Aprova Total tem um Guia de Cursos e Profissões com informações dos cursos mais buscados pelos estudantes. Descubra como é a graduação, quais são as disciplinas da faculdade, atividades acadêmicas, áreas de atuação profissional, média salarial e muito mais.

banner perpétua

TEMAS:

avatar
Érica Travain

Jornalista e colaboradora do Aprova Total, com 10 anos de experiência na redação de textos para revistas, sites e blogs.

Ver mais artigos de Érica Travain >

Jornalista e colaboradora do Aprova Total, com 10 anos de experiência na redação de textos para revistas, sites e blogs.

Ver mais artigos de Érica Travain >

Compartilhe essa publicação:

Veja Também

Assine a newsletter do Aprova Total

Você receberá apenas nossos conteúdos. Não enviaremos spam nem comercializaremos os seus dados.