Notas de corte no SiSU: o que você precisa saber
Como é possível mudar as opções de cursos até o último dia de inscrição, as notas de corte parciais oscilam. Por isso, é preciso ficar de olho para calcular as suas chances!

Acessibilidade
O SiSU reúne as vagas ofertadas por instituições públicas de Ensino Superior de todo o Brasil. Para concorrer a elas, os candidatos utilizam a nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Mas como os estudantes podem mudar as opções de cursos até às 23h59 do último dia de inscrição, as notas de corte no SiSU oscilam. Por isso, é preciso ficar de olho às notas parciais, divulgadas uma vez por dia, ao longo do período de inscrição.
NAVEGUE PELOS CONTEÚDOS
Notas de corte no SiSU: como funcionam
Para chegar na nota de corte parcial, o SiSU considera as notas dos candidatos inscritos por curso, turno e modalidade de concorrência. A nota de corte é a menor nota para que o candidato se classifique dentro do número de vagas ofertadas em cada opção de curso, turno e modalidade de concorrência no período de inscrição.
Lembrando que a nota de corte parcial não constitui qualquer garantia de seleção para as vagas ofertadas. Essa é somente uma referência para monitoramento da inscrição, na medida em que mostra as suas chances de conseguir ou não aquela vaga.
Segundo o Ministério da Educação (MEC), ao perceber que tem pouca chance de conseguir a vaga desejada, o candidato pode alterar a escolha do curso, mas deve fazer isso apenas se tiver real interesse na outra vaga. Pois, caso contrário, poderá impedir a disputa por quem de fato deseja ingressar no curso.
Como se inscrever no SiSU
As inscrições devem ser feita na página acessounico.mec.gov.br/sisu.
Ao acessar o site do SiSU, é preciso selecionar a opção "Fazer inscrição" para ser redirecionado à página de login no sistema. Quem já tem uma conta no "login único" do governo federal, basta inserir o número do CPF e a senha. Caso contrário, é necessário criar uma conta gov.br.
É possível se inscrever em até duas opções de cursos. Mas é proibida a inscrição em mais de uma modalidade de concorrência para o mesmo curso e turno, na mesma instituição de ensino e local.
Quem não for selecionado na chamada regular, em nenhuma das duas opções escolhidas, pode manifestar interesse em participar da lista de espera do SiSU e indicar um dos cursos apontados anteriormente.
🥇 Quer preparação máxima para ter alto rendimento no Enem e ingressar no curso dos seus sonhos?
