Redação da Uece: guia completo com dicas
Saiba quais são os gêneros textuais exigidos pelo vestibular da Uece, os últimos temas cobrados e dicas para atingir a nota máxima
Acessibilidade
A redação da Uece é uma etapa fundamental para o ingresso na Universidade Estadual do Ceará (Uece). Ela é cobrada na segunda fase da prova e traz temas atuais, presentes no cotidiano da sociedade.
Para se sair bem, é preciso estar por dentro do que a banca exige no vestibular. Isso porque as propostas de redação cobram gêneros distintos, aos quais o candidato deve estar atento.
A seguir, confira as principais informações sobre esse modelo de redação e critérios de correção.
NAVEGUE PELOS CONTEÚDOS
Como funciona a redação da Uece?
A aplicação da redação da Uece ocorre no primeiro dia da segunda fase do vestibular.
A banca exige que o candidato elabore um texto com, no mínimo, 20 e, no máximo, 25 linhas. Na prova, há duas propostas (cada uma com um gênero), mas é necessário escolher apenas uma para fazer a produção.
Além disso, a redação é avaliada em uma escala de 0 a 60 pontos - caso o candidato atinja menos que 12 pontos, ele é desclassificado.
Isso significa que, além de se preocupar em atender ao tema e ao gênero solicitado, o candidato deve ter atenção à qualidade do texto, pois qualquer erro pode comprometer sua pontuação.
Critérios de avaliação da redação da Uece
Na correção da redação da Uece, o candidato começa com 60 pontos, e há descontos na nota de acordo com os erros cometidos. A banca avalia três aspectos principais:
- Textualidade (T) (cada erro vale 2,5 pontos): a textualidade avalia se o aluno entendeu a proposta, se atendeu ao gênero solicitado, se compreendeu os textos de apoio e se conseguiu estruturar o texto com coesão e coerência. Também é avaliada a adequação da linguagem ao gênero escolhido.
- Normas Gramaticais (NG) (cada erro vale 1 ponto): erros de flexão nominal e verbal, concordância nominal e verbal, regência, colocação pronominal e construção de períodos são penalizados nesse critério.
- Escrita (E) (cada erro vale 0,5 ponto): nesse critério, avalia-se erros de ortografia, pontuação, acentuação e translineação, além do uso de maiúsculas e a repetição desnecessária de palavras ou expressões.
📝 Para mais informações sobre o processo seletivo, acesse o guia completo do vestibular da Uece.
Gênero textual exigido na redação da Uece
A redação da Uece não segue um gênero textual fixo, como acontece em muitos vestibulares. A cada ano, a universidade trabalha com diferentes gêneros textuais, o que exige do aluno uma preparação mais ampla e flexível.
Ao longo das edições anteriores, já apareceram mais de 20 gêneros textuais distintos. Dentre eles, já apareceram contos, crônicas, parábolas, editoriais, resenhas, manifestos, relatos, etc.
Contudo, existem dois gêneros textuais que se destacam pela frequência com que aparecem: a narração e o artigo de opinião. Esses dois tipos de texto apareceram em 13 das últimas 16 edições do vestibular, o que indica que é uma boa estratégia estudar essas estruturas com mais atenção.
Dicas fundamentais para a redação da Uece
Agora que você já conhece o formato e os gêneros da redação da Uece, vamos às dicas para se sair bem na prova. Essas orientações vão ajudá-lo a organizar suas ideias e a evitar erros comuns que podem comprometer sua nota.
1. Estude as tipologias textuais
A primeira dica é estudar os diferentes tipos textuais, pois é a partir da tipologia que são definidas as estruturas dos gêneros.
Conhecer as características e a estrutura de cada tipo textual é fundamental para que você consiga atender à proposta. Isso também pode ajudar você a ter uma base para adaptar sua escrita aos gêneros mais específicos, como conto ou artigo de opinião, garantindo que siga as convenções necessárias.
2. Foque nas estruturas da narração e do artigo de opinião
Como esses dois gêneros são os que mais caem no vestibular da Uece, dedicar um tempo maior de estudo para entender a estrutura da narração e do artigo de opinião é uma ótima estratégia.
Para a narração, preste atenção na criação de personagens, na situação que se desenrola e no clímax. Já para o artigo de opinião, foque na argumentação, nas justificativas e em uma conclusão bem relacionada.
3. Não cite os textos de apoio
Diferente de alguns vestibulares, a Uece não permite que o candidato utilize os textos de apoio diretamente em sua redação. Portanto, leia os textos para entender o tema e se guiar na construção do seu argumento ou da narrativa, mas não faça citações diretas.
A ideia é que você demonstre capacidade de interpretação e criação a partir das propostas temáticas, sem depender dos textos fornecidos.
4. Faça um projeto de texto
Planejar o que você vai escrever pode ser a chave para evitar desorganização e falta de coerência. Antes de começar a redação, anote os pontos principais que precisam ser abordados.
Se a proposta for uma carta, por exemplo, pense no interlocutor e no que precisa ser direcionado a ele. Se for um texto dissertativo, defina a sua tese e os seus principais argumentos.
Esse planejamento vai ajudar você a manter o foco e a não se perder no meio do texto.
👉 Leia também: Como planejar e executar um bom projeto de texto?
5. Faça um rascunho e revise com atenção
Por fim, o rascunho também permite que você organize melhor as ideias antes de finalizá-las no texto definitivo. Além disso, pode ajudar a evitar erros na escrita. Por isso, nunca deixe de fazer uma revisão antes de passar o texto a limpo!
Erros de ortografia, concordância ou até mesmo de coesão podem comprometer sua nota. A revisão é uma etapa fundamental para evitar falhas que poderiam ser facilmente corrigidas e garantir que sua redação esteja clara e bem escrita.
5 últimos temas da redação da Uece
Nos últimos anos, a Uece trouxe temas que abordam questões sociais, políticas e culturais. Aqui estão os temas e os gêneros cobrados de 2020 a 2024, nos processos seletivos com ingresso no início do ano.
2024
Neste ano, o tema trouxe uma reflexão importante sobre o papel dos psicólogos no ambiente escolar. As opções de gênero textual foram:
- Carta de solicitação: o candidato deveria escrever uma carta pedindo a implementação ou ampliação dos serviços de psicologia em uma escola.
- Narração: a outra alternativa propunha a criação de uma narrativa ficcional que ilustrasse a história de um estudante cuja vida foi positivamente impactada pelo trabalho de um psicólogo na escola.
2023
O tema de 2023 foi o abandono e os maus-tratos de animais. As duas opções de gênero textual foram:
- Artigo de opinião: o candidato deveria discutir o papel das políticas públicas na prevenção de maus-tratos e abandono, sugerindo soluções viáveis para o problema.
- Relato: a segunda proposta exigia que o candidato escrevesse um diário do ponto de vista de um animal abandonado, detalhando as condições em que vive.
2022
No vestibular de 2022, a banca colocou em pauta o papel das mulheres no exercício da cidadania. As opções de gênero textual foram:
- Editorial: a candidato deveria produzir um texto de caráter opinativo que refletisse sobre a importância das mulheres na ciência.
- Biografia: a outra opção era construir a biografia de uma mulher da comunidade do candidato, em terceira pessoa.
2021
A adoção de crianças e adolescentes foi o foco da prova em 2021. As opções de gênero textual foram:
- Artigo de opinião: o candidato deveria discutir os principais desafios que envolvem o processo de adoção no Brasil.
- Depoimento: a outra opção propunha um depoimento que fosse possível de utilizar em uma cartilha de incentivo à adoção.
2020
Em 2020, o vestibular abordou o desemprego e os seus efeitos na economia. As opções de gênero textual foram:
- Relato: o candidato deveria escrever um relato pessoal fictício sobre como o desemprego afetou a vida de um trabalhador.
- Discurso de orador de turma: a outra proposta pedia um discurso de formatura, no qual o candidato deveria refletir sobre as perspectivas profissionais em um cenário de crise econômica.
👉 Leia também: Estratégias argumentativas: como melhorar sua redação
Atenção ao que pode zerar sua nota
Fique atento aos motivos que podem anular sua redação no vestibular da Uece:
- Fuga ao tema: não abordar o recorte temático proposto zera a redação;
- Não atendimento ao gênero: o gênero textual deve ser respeitado. Se a proposta pede um conto, escrever um artigo pode zerar a prova;
- Redação ilegível ou em branco: reserve um tempo para escrever a sua redação. Não corra riscos!
- Escrita a lápis: é necessário escrever a redação com caneta.
Principais diferenças entre a redação da Uece e do Enem
Para quem está acostumado com a redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), pode perceber algumas diferenças ao se deparar com o modelo do vestibular da Uece.
A principal delas é em relação ao gênero: o Enem cobra exclusivamente a dissertação argumentativa, enquanto a Uece pode pedir uma variedade de gêneros textuais. Além disso, em relação ao tamanho do texto, o Enem permite até 30 linhas, já a Uece exige um texto com, no máximo, 25 linhas.
Outra diferença está na citação dos textos motivadores. No Enem, o candidato pode usar os textos da coletânea, desde que complementados por outros repertórios. No vestibular da Uece, no entanto, não se deve citar diretamente os textos de apoio.
Por último, no Enem, não é possível pedir recurso para a nota da redação. Já na Uece, o candidato pode solicitar a revisão da correção em até dois dias úteis, mas a nota pode ter ajustes para mais ou para menos.
👉 Leia também: Confira o calendário dos principais vestibulares