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Como planejar e executar um bom projeto de texto?

A organização das informações nessa espécie de roteiro pré-escrita da redação é uma ferramenta importante na construção de um texto coerente e coeso

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Se você já teve dúvidas na hora de começar a escrever o seu texto, sentiu dificuldade em apresentar as informações, se perdeu na apresentação das ideias e acabou deixando algumas pontas soltas, saiba uma coisa: você não está sozinho, beleza? 👀 Muitos alunos demoram para deslanchar na sua produção textual, mas isso pode ser resolvido com um bom projeto de texto.

Nossa missão neste post é ajudar você a entender como funciona o projeto de texto, que é essencial para a escrita de uma boa redação.

O que é um projeto de texto?

Podemos compreender o projeto de texto como uma espécie de roteiro de tudo aquilo que será discutido na redação, ou seja, a organização das informações que estarão no texto que você vai escrever. Com um projeto bem estruturado, o aluno consegue identificar o que deve aparecer em cada parágrafo, algo que fortalece a coerência como um todo.

Quais as características de um bom projeto de texto para redação?

Um bom projeto de texto precisa reunir algumas informações cruciais do texto dissertativo. O primeiro elemento é a tese, isto é, o ponto de vista a respeito do tema da dissertação. Essa é a parte mais importante do texto dissertativo-argumentativo, já que ela guia todo o percurso da argumentação.

Outra etapa é a seleção dos repertórios que você vai utilizar em cada momento do texto. Na introdução, por exemplo, apresenta-se o tema por meio de um repertório. Além disso, você também deve deixar organizado no projeto de texto quais repertórios vão te auxiliar na argumentação dos outros parágrafos.

Por fim, a ordem das informações também é importante. No projeto de texto, então, é possível definir a maneira mais coerente de apresentar todos os elementos da sua redação.

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Projeto de texto para redação Enem: quais partes não devem faltar

O projeto de texto funciona bem para qualquer gênero argumentativo, no entanto, devemos adaptá-lo para cada prova de redação. Isso significa que, no modelo Enem, há algumas informações às quais precisamos estar atentos na hora de elaborar o nosso roteiro.

Desse modo, vamos analisar um exemplo de projeto de texto referente a cada etapa da dissertação: a introdução, o desenvolvimento e a conclusão. Para isso, utilizamos a redação nota 1000 de Luiz Henrique Moreira dos Santos, que está presente na Cartilha do Participante do Enem 2023.

O tema era: “Os desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”.

O que precisa ter na introdução?

No projeto de texto da introdução, introduzimos dois elementos: o repertório que apresentará o tema e a tese que será discutida:

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), a parceria para a garantia do desenvolvimento sustentável é uma das dezessete metas do programa “Agenda 2030”. Nesse viés, urge a problemática dos desafios para a valorização de comunidades tradicionais no Brasil, visto que estas são fundamentais para a manutenção benéfica dos ecossistemas e promovem a sua conservação e preservação. Desse modo, é válido afirmar que a fiscalização inadequada de práticas ambientais ilegais e a baixa efetividade de políticas públicas destinadas aos povos supracitados são responsáveis pela perpetuação do problema.

Como fica o projeto de texto

  • Repertório: Agenda 2030, da ONU
  • Tese: a fiscalização inadequada de práticas ambientais ilegais e a baixa efetividade de políticas públicas destinadas aos povos supracitados são responsáveis pela perpetuação do problema.

O que precisa ter no desenvolvimento?

A partir do momento em que se delimita a tese, é preciso definir o que abordaremos em cada parágrafo do desenvolvimento. No projeto de texto, indicamos o argumento principal do parágrafo (tópico frasal) e os repertórios que fortalecem a argumentação.

Então, quando apresentamos dois argumentos na tese, discutiremos cada um deles em um parágrafo de desenvolvimento.

Por exemplo, no texto do Luiz Henrique, foram apresentadas duas causas para o problema: 1) “a fiscalização inadequada de práticas ilegais” e 2) “a falta de efetividade de políticas públicas”. Para que o projeto fique coerente, ele deve argumentar sobre a primeira causa no Desenvolvimento 1 e sobre a segunda, no Desenvolvimento 2.

Vamos observar o exemplo de cada parágrafo.

Desenvolvimento 1

Convém ressaltar, mormente, que o monitoramento insuficiente de ações ilícitas prejudiciais ao meio ambiente, como o desmatamento e as queimadas, interfere negativamente no cotidiano de populações tradicionais. Nesse sentido, a série “Aruanas” aborda as dificuldades enfrentadas por mulheres que lutam contra esquemas criminosos na Amazônia e que tentam assegurar a segurança e a sobrevida das comunidades inseridas nesse meio. Fora da ficção, esse cenário retratado reflete uma realidade marcada pela impunidade e insegurança, reforçadas pela inércia estatal no combate e na punição dos criminosos. Logo, os diversos povos ligados à natureza ficam vulneráveis, o que reverbera o descaso governamental com as suas garantias individuais e coletivas.

Desenvolvimento 2

Ademais, as políticas promovidas pelo poder público para sanar problemas que ameaçam a segurança e a permanência de saberes culturais tradicionais carecem de plena eficiência. Nesse contexto, a Constituição Federal de 1988 estabeleceu a demarcação de terras para os quilombolas, representando um marco institucional na consolidação dos seus direitos. No entanto, as ações previstas encontram barreiras na sua execução relacionadas aos interesses financeiros, à corrupção no sistema e aos métodos obsoletos de promoção da proteção social coletiva. Em suma, é imprescindível que as autoridades competentes tomem as medidas necessárias para solucionar a problemática.

Como fica o projeto de texto

  • Argumento 1: a falta de fiscalização de ações ilícitas prejudiciais ao meio ambiente interfere negativamente no cotidiano de populações tradicionais.
  • Repertório: Série Aruanas
  • Argumento 2: há carência de políticas públicas para sanar problemas que ameaçam a segurança e a permanência de saberes tradicionais.
  • Repertório: Constituição Federal de 1988

O que precisa ter na conclusão?

Na conclusão de redação do Enem, precisamos apresentar uma proposta de intervenção. Por isso, no projeto de texto, é necessário indicar o que fará parte dessa proposta.

Primeiramente, o aluno deve decidir se vai apresentar duas propostas de redação (referente a cada argumento apresentado na tese) ou apenas uma proposta (que englobará os dois argumentos). O mais importante é contemplar todos os elementos que fazem parte do ponto de vista.

Diante disso, delimitamos o agente, a ação, o meio, a finalidade e o detalhamento de cada proposta. Veja o exemplo:

Portanto, a valorização de populações tradicionais brasileiras é dificultada por fatores administrativos e sociais. Então, o Ministério do Meio Ambiente deve criar um programa de combate às práticas ilegais nos ecossistemas, mediante o enrijecimento de punições e o fortalecimento da fiscalização, visando reduzir a impunidade. Além disso, o Ministério da Cidadania deve realizar ações que promovam a segurança das comunidades, através de incentivo à demarcação dos territórios e à atualização da legislação vigente, com o objetivo de diminuir a violência e garantir a continuidade dos conhecimentos socioculturais. Assim, com essas atitudes, os povos tradicionais serão valorizados no Brasil.

Como fica o projeto de texto

Proposta 1

  • Agente: Ministério do Meio Ambiente
  • Ação: criar um programa de combate às práticas ilegais nos ecossistemas.
  • Meio: mediante o enrijecimento de punições e o fortalecimento da fiscalização.
  • Finalidade: visando reduzir a impunidade.
  • Detalhamento: com essas atitudes, os povos tradicionais serão valorizados no Brasil.

Proposta 2

  • Agente: Ministério da Cidadania
  • Ação: realizar ações que promovam a segurança das comunidades.
  • Meio: através de incentivo à demarcação dos territórios e à atualização da legislação vigente.
  • Finalidade: com o objetivo de diminuir a violência e garantir a continuidade dos conhecimentos socioculturais.
  • Detalhamento: com essas atitudes, os povos tradicionais serão valorizados no Brasil.

Benefícios de se fazer um bom projeto de texto

Você sabia que também se avalia o projeto de texto na redação? Isso porque o corretor consegue identificá-lo ao observar como os parágrafos do texto estão organizados.

Construir um projeto de texto ajuda a organizar as ideias e a estabelecer uma ordem lógica para os parágrafos. A ausência desse roteiro implica uma falta de planejamento prévio que pode prejudicar a sua nota final.

A competência 3 do Enem verifica justamente a organização do texto e os argumentos. Por isso, pensar com carinho na estrutura da redação faz toda a diferença.

Dicas fundamentais para construir o seu projeto de texto nota mil

Agora que sabemos a importância do projeto de texto, confira dicas essenciais para desenvolver o seu:

  1. Leia atentamente a proposta de redação. Antes de apresentar as informações, é preciso identificar com clareza o tema para não correr o risco de abordar o problema de maneira inadequada;
  2. Após identificar a proposta, delimite a sua tese, pois ela guiará a argumentação de todo o texto;
  3. Traga repertórios que se adequem à discussão. É preciso ter muito cuidado com os repertórios-coringa, pois eles podem não se encaixar às informações do texto e deixar algumas pontas soltas;
  4. Selecione argumentos que você domine. É uma armadilha pensar que o corretor avaliar melhor argumentos mais criativos ou difíceis de desenvolver. Opte pelo o que for mais confortável, ok?
  5. Revise e adapte o seu projeto de texto quantas vezes que precisar. Isso vai dar segurança para desenvolver a redação.

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Caroline Coltrin

Analista pedagógica de redação no Aprova Total. Graduada (Unicamp) e mestranda (UFSC) em Linguística. Possui experiência com o ensino de gramática e com os modelos de correção do Enem e de outros vestibulares.

Ver mais artigos de Caroline Coltrin >

Analista pedagógica de redação no Aprova Total. Graduada (Unicamp) e mestranda (UFSC) em Linguística. Possui experiência com o ensino de gramática e com os modelos de correção do Enem e de outros vestibulares.

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