Redação do Enem 2024: análise do tema, sugestões de repertórios e mais
Confira ainda modelos de parágrafos nota mil para introdução e desenvolvimento, além de possíveis argumento para trabalhar no seu texto
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No 1º dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2024, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) escolheu um tema atual e muito pertinente como proposta de redação: "Desafios para a valorização da herança africana no Brasil".
Para nos aprofundarmos no assunto e refletirmos sobre os possíveis caminhos para se construir um bom texto, faremos uma análise dessa proposta temática, discutindo ainda sugestões de repertórios e argumentos.
NAVEGUE PELOS CONTEÚDOS
Qual foi o tema da redação do Enem em 2024?
Na edição do Enem de 2024, o tema da redação foi "Desafios para a valorização da herança africana no Brasil", que é de grande relevância para a realidade da população brasileira.
Conforme diz a professora de redação do Aprova Total, Daniela Garcia, essa proposta "trabalha com questões sociais importantes, mas que, ao mesmo tempo, são invisibilizadas”, algo comum para o que o Enem pede nas redações.
O tema é invisibilizado, porque, muitas vezes, a cultura africana é desvalorizada no Brasil, inclusive por desconhecimento. Contudo, diversos elementos presentes em nosso cotidiano vieram dessa cultura, que fez parte da construção social e cultural do país.
Como lembra a professora, durante o ano, na plataforma do Aprova Total, nós trabalhamos com duas temáticas alinhadas à proposta do Enem 2024. Ambas poderiam ser usadas para discutir a questão da herança africana no Brasil:
- "A importância de uma educação antirracista nas escolas brasileiras"
- "Caminhos para avançar a reparação histórica no Brasil"
Na visão de Daniela, tanto nesta edição como nas passadas, a prova serviu como estopim para um debate explícito sobre temas que a sociedade não se aprofunda - como aconteceu no Enem 2023, que destacou o trabalho de cuidado realizado pela mulher brasileira.
O comando e os textos motivadores
Vamos falar sobre o comando presente na proposta e sobre os textos motivadores?
Na frase temática, temos um núcleo muito comum nas propostas do Enem: os desafios. Diferentemente do ano passado, em que houve um tema com mais núcleos, neste ano, o candidato deveria estar atento a três pontos: “desafios”, “valorização” e “herança africana”.
A professora Dani afirma que a banca deixou bastante clara a temática exigida nesta edição do exame. A dificuldade, para ela, estava na compreensão do que é “herança” e na falta de exemplos, o que talvez tenha ficado um pouco obscuro para os candidatos. Os textos motivadores ajudaram na compreensão, mas era preciso "não só lidar com os desafios, como também entender quais seriam essas heranças”, completa.
Na coletânea, foram elencados seis textos. O Texto 1 traz a definição de “herança” pelo dicionário Houaiss, que afirma que ela é o legado de crenças, conhecimentos, técnicas, costumes e tradições transmitido por um grupo social. Enquanto isso, o Texto 2 é um texto científico sobre estereótipos da cultura africana.
O Texto 3, por sua vez, é uma ilustração do livro Um defeito de cor (2006), de Ana Maria Gonçalves, que contém o provérbio africano “Quando não souberes para onde ir, olhe para trás e saiba pelo menos de onde vens”. Ele retoma a ideia de ancestralidade.
Os textos 4 e 6 apresentam abordagens voltadas à educação. O primeiro é uma reportagem do Jornal Unesp, que destaca os avanços no estudo sobre o continente africano nas escolas. Já o segundo é uma imagem, publicada pela Globo, que mostra alunos observando um grafite de Zumbi dos Palmares, no Rio de Janeiro.
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Análise do eixo temático e das competências avaliadas na redação do Enem 2024
O eixo temático principal deste tema é o de questões sociais, que engloba as problemáticas referentes à organização da sociedade, como racismo, machismo, lgbtfobia, xenofobia, desigualdades de gênero etc.
Nesta edição do Enem, houve um recorte ainda mais específico: a questão racial. Recentemente, o Inep trouxe um tema relacionado aos povos originários brasileiros, no entanto, ainda não tinha abordado diretamente as vivências da população negra.
Quanto aos critérios de avaliação, para se sair bem na Competência 1, o candidato deve apresentar um bom domínio da gramática e da estrutura sintática.
Na Competência 2, é preciso que o candidato compreenda bem o tema e escreva uma dissertação, além de trazer um repertório externo produtivo. Uma boa dica é citar todos os núcleos do tema e retomar essas palavras (ou sinônimos) durante o texto. Além disso, é preciso trazer repertórios que se relacionem claramente com a discussão que você está construindo.
Para se sair bem na Competência 3, o candidato deve estabelecer um bom projeto de texto e não deixar falhas e lacunas na argumentação. Na Competência 4, o candidato deve evitar repetir operadores argumentativos e não se esquecer também de indicar esses operadores no início de, pelo menos, dois parágrafos.
Por fim, na Competência 5, o candidato deve trazer uma proposta de intervenção bem relacionada ao tema e à tese, que contenha obrigatoriamente 5 elementos: ação, agente, meio, efeito e detalhamento.
Desafios para a valorização da herança africana no Brasil: repertórios e argumentos
Este tema trouxe uma perspectiva mais ampla, por isso há diferentes caminhos para a argumentação. A seguir, veja exemplos de argumentos e repertórios que poderíamos utilizar.
1. Argumentos
Vamos observar três estratégias distintas para organizar as teses e, consequentemente, o projeto de texto. A primeira será feita por meio da abordagem de dois desafios para a valorização. A segunda visa trabalhar com causas e consequências do problema. Por fim, a terceira trará um outro caminho: a discussão da importância dessa valorização.
Desafios para a valorização
Um caminho mais tranquilo para este tema é apresentar dois desafios, um em cada parágrafo de desenvolvimento. Nessa estratégia, o candidato deve pensar quais são esses desafios enfrentados para que haja a valorização da herança africana.
Seguem alguns exemplos de desafios:
- Racismo;
- Falta de tratamento da mídia;
- Ausência de ensino sobre o continente africano;
- Ausência de políticas públicas;
- Hegemonia cultural.
Causas e consequências da falta de valorização
Outro caminho possível para a construção da tese é indicar causas e consequências da falta de valorização da herança africana. O candidato pode tanto apresentar duas causas, duas consequências ou uma causa e uma consequência (abordando uma em cada parágrafo de desenvolvimento).
Seguem alguns exemplos de causas:
- Sequelas da escravidão;
- Estereótipos relacionados às pessoas negras;
- Falta de conscientização;
- Apagamento cultural;
- Projeto de miscigenação no Brasil.
Agora, veja alguns exemplos de consequências:
- Falta de autoestima das pessoas negras;
- Falta de conhecimento sobre a cultura brasileira;
- Falta de representatividade nas obras;
- Permanência do preconceito contra pessoas negras;
- Desigualdade racial.
Foco na valorização
Por fim, outro caminho é argumentar a favor da valorização da herança africana. Para isso, o candidato deve indicar dois motivos para que essa valorização seja indispensável na sociedade brasileira.
Assim, podemos dizer que a herança africana é importante porque:
- é uma ferramenta de reparação histórica;
- traz conhecimento para o povo brasileiro sobre as suas origens;
- minimiza o preconceito;
- traz retorno econômico para o país;
- possibilita a ascensão social de pessoas negras.
2. Repertórios
Depois de falar sobre os argumentos, vamos observar quais repertórios podem se encaixar neste tema. Como ele é amplo, há opções de diferentes naturezas:
Conceitos e suas definições
- Epistemicídio: esse conceito diz respeito ao apagamento das contribuições, dos saberes e da cultura de um povo.
- Hegemonia racial: esse conceito refere-se à supremacia de uma concepção das relações sociais, em que um grupo detém maior poder e influência.
Livro
Lugar de Negro (1982), de Lélia Gonzalez e Carlos Hasenbalg
A obra examina a resistência e a identidade da comunidade negra no Brasil, destacando a herança africana. Ela ainda revela como a cultura afro-brasileira, marginalizada historicamente, persiste e contribui para a luta por igualdade.
Fatos ou períodos históricos
- Ideologia do branqueamento: essa ideologia, muito presente entre os séculos 19 e 20, buscou apagar e assimilar todos os elementos advindos da cultura africana, tornando-os nacionais. Isso tirou toda a caracterização dos elementos de África que estão na nossa cultura e sociedade.
- Escravidão: esse período foi marcado pelo tráfico de pessoas africanas para o Brasil, onde serviriam como mercadoria. Todas as ações que envolveram a manutenção desse sistema trouxeram consequências irreparáveis para a população negra brasileira.
Filme
Besouro (2009), disponível no Prime Video
O filme é inspirado na vida do capoeirista Besouro Mangangá e explora a capoeira como um símbolo de resistência da cultura afro-brasileira.
Citações de personalidades
“É impossível não ser racista tendo sido criado em uma sociedade racista” — Djamila Ribeiro (filósofa).
Documentário
AmarElo: É tudo pra ontem (2020) — Emicida, disponível na Netflix
O documentário conecta música, união e resistência a partir da apresentação de figuras negras brasileiras e suas lutas por igualdade. É uma reunião de elementos advindos da herança africana no Brasil.
Música
Sorriso Negro — Dona Ivone Lara e Jorge Ben Jor
Um sorriso negro
Um abraço negro
Traz felicidade
Negro sem emprego
Fica sem sossego
E negro é a raiz da liberdade
Negro é uma cor de respeito
Negro é inspiração
Negro é silêncio, é luto
Negro é a solidão
Série
Da Ponte Pra Lá (2024), na MAX
A protagonista Malu, jovem da periferia, participa de batalhas de rima, que fazem parte da resistência cultural dos negros no Brasil e, consequentemente, da herança africana. Por meio do rap, ela denuncia desigualdades sociais e reforça a ocupação de espaços públicos pela juventude negra.
Redação do Enem 2024: modelo de parágrafos nota mil
Para entender melhor todo esse funcionamento, vamos observar na íntegra exemplos de introdução e de desenvolvimento de uma redação nota mil com a proposta do Enem 2024. Vamos lá?
Introdução
Em 2023, após uma década de exibições, o programa “MasterChef Brasil” finalmente dedicou um episódio para abordar a culinária africana, que faz parte da história da gastronomia brasileira. Contudo, a demora em trazer esse tema para uma plataforma de grande alcance revela os desafios de valorizar a herança africana no país. Tal dificuldade reflete-se em diferentes esferas da sociedade, cuja causa está relacionada à ausência do ensino efetivo sobre o continente africano nas escolas brasileiras. Essa ausência culmina na perpetuação do racismo na sociedade, que deve ser combatido a fim de efetivar a valorização da herança africana no Brasil.
Nesse parágrafo, nós trouxemos um repertório sociocultural para a contextualização do tema, o programa de televisão MasterChef Brasil. Além disso, há a abordagem de todos os núcleos, por meio da relação entre o repertório e a apresentação da temática.
Por fim, são introduzidas as teses: uma causa do problema (ausência do ensino efetivo sobre o continente africano nas escolas brasileiras) e uma consequência dele (perpetuação do racismo na sociedade).
Desenvolvimento
Nesse cenário, um dos principais desafios para a valorização da herança africana no Brasil é a ausência de um ensino efetivo sobre o continente africano nas escolas. Segundo uma reportagem do Jornal da USP, existem lacunas na formação acadêmica dos professores, os quais não estão preparados para a transmissão dos conhecimentos sobre a herança africana em sala de aula. Tal cenário resulta do legado da escravidão, que consolidou uma perspectiva de ensino eurocêntrica, em detrimento da valorização das contribuições africanas. Como consequência dessa formação limitada dos educadores, os alunos também carecem de um conhecimento aprofundado sobre as formas como a herança africana está presente no cotidiano da população. Essa carência educativa impacta especialmente os estudantes negros, que, privados de contato com suas origens e de uma visão positiva de si mesmos, enfrentam dificuldades para desenvolver a autoestima relacionada à sua herança cultural.
Nesse parágrafo, é introduzido o tópico frasal, que indica que a ausência de um ensino efetivo sobre o continente africano é um dos desafios para o problema (o ponto principal do parágrafo). No decorrer dele, é indicado um texto jornalístico como repertório (Jornal da USP), que dá credibilidade a essa tese.
Durante o parágrafo, apresentamos por que o problema ocorre (pelo legado da escravidão), como ele ocorre (os professores não têm acesso a esses conhecimentos e, consequentemente, os alunos também não) e uma consequência dessa problemática (a falta de autoestima dos estudantes negros).