Atualidades Ciências Humanas Geografia

Voçoroca: fenômeno pode fazer cidade brasileira desaparecer

Responsável por criar fendas - ou buracos - no solo, a voçoroca tem sido uma realidade desafiadora no município de Buriticupu (MA) há mais de 30 anos

Acessibilidade

Já pensou na possibilidade de uma cidade simplesmente desaparecer? Até parece estranho e soa como filme de ficção, mas isso é o que pode acontecer com Buriticupu, município localizado no estado do Maranhão, na região nordeste do Brasil. E a culpa é da voçoroca!

Vamos explicar: há cerca de três décadas, Buriticupu vem sofrendo com o desenvolvimento de voçorocas, um fenômeno geológico que cria enormes crateras no solo. No entanto, as chuvas que começaram a atingir o estado em março deste ano (e seguem acontecendo) estão intensificando esse fenômeno, colocando em risco toda a infraestrutura da cidade, conforme algumas notícias têm alertado.

Afinal, o que é voçoroca?

Voçoroca é um fenômeno geológico responsável por criar fendas - ou buracos - no solo. Quando o está em sua fase inicial, as fendas surgem aos poucos no terreno e parecem inofensivas. Contudo, por conta de uma combinação de fatores, elas se desenvolvem e se tornam enormes crateras, que podem atingir o lençol freático.

Causas da voçoroca

Vegetação escassa e erosão pluvial são os principais agentes responsáveis pelo aparecimento de voçorocas. Sem a vegetação, o solo fica exposto. Quando há a ocorrência de chuvas, a água se concentra e escoa com maior facilidade no solo, o deixando extremamente instável até colapsar. Assim, ocorrem os deslizamentos, principalmente em terrenos declivosos. 

É importante destacar que, apesar de ser um processo natural, causado principalmente pela ação da chuva, os desmatamentos praticados pelo homem contribuem para a ocorrência de voçorocas

Por que Buriticupu sofre com o avanço de voçorocas?

As voçorocas começaram a aparecer no município de Buriticupu cerca de 30 anos atrás. O desmatamento, a ocupação urbana desordenada, as características do solo e do relevo foram cruciais para o aparecimento desse fenômeno geológico na cidade.

Atualmente, o desenvolvimento dessas grandes fendas no solo é potencializado pelas chuvas intensas que assolam o estado maranhense. Há registros de, pelo menos, 26 enormes fendas avançando sobre Buriticupu, algumas delas com até 600 metros de comprimento e 70 metros de profundidade. 

Situação que merece atenção

O cenário é preocupante, principalmente porque os danos causados pelas voçorocas que atingem o município são irreparáveis. Além disso, se o fenômeno geológico não for contido, ele continuará avançando sobre Buriticupu, transformando permanentemente sua infraestrutura e afetando os moradores locais. 

A portaria publicada no Diário Oficial da União, no dia 28 de março de 2023, reconheceu o estado de calamidade pública no município maranhense. Infelizmente, o estágio de erosão das voçorocas no município é avançado, ou seja, para contê-lo, é necessário um alto investimento financeiro.

A voçoroca já apareceu nos vestibulares

Geologia e geomorfologia são duas subáreas da Geografia cada vez mais presentes nas provas de vestibulares e do Enem. Isso porque os processos e fenômenos geológicos/geomorfológicos são importantes para entender a dinâmica e estrutura do relevo. Confira dois exemplos de questões que abordaram o tema:

Exemplo 1

(Enem PPL 2016)  Ameaça real à segurança de mais de 500 pessoas de 120 casas de Planaltina de Goiás, a voçoroca, que levou à decretação de situação de emergência no município pelo Ministério da Integração Nacional, foi vistoriada pelo procurador-geral de Justiça de Goiás e por várias autoridades das três esferas de governo. Durante a vistoria da erosão, que já mede quase 3 quilômetros de extensão, foi confirmada a liberação de recursos visando paralisar o processo degradante.

Disponível em: http://mp-go.jusbrasil.com.br. Acesso em: 2 ago. 2012 (adaptado).

O fenômeno notificado, sobre a área urbana de Planaltina (GO), em sua origem explicada pela

a) fraca cobertura vegetal e composição do solo, resultado da ação erosiva natural das chuvas.   

b) relação entre o declive do terreno e da força erosiva da água, resultado da evolução do relevo.   

c) declividade do terreno e intensidade das chuvas, resultado do escoamento superficial das águas pluviais.   

d) degradação ambiental e deficiência na drenagem de águas pluviais, resultado da ocupação e uso inadequado do solo.   

e) decomposição e transporte de sedimentos por escoamento superficial, resultado de processos erosivos naturais às encostas.   

Resposta: [C]

A voçoroca resulta da combinação da declividade do terreno, intensidade das chuvas e pouca cobertura vegetal, o que resulta no escoamento superficial das águas pluviais, o que leva à erosão do solo.

[A] Incorreta: a fraca cobertura vegetal e composição do solo são fatores que podem contribuir para a erosão, mas não são a causa principal da voçoroca. 

[B] Incorreta: a relação entre o declive do terreno e a força erosiva da água é um fator que contribui para a erosão, mas não explica a origem da voçoroca em questão.

[D] Incorreta: a ocupação e uso inadequado do solo possam contribuir para a degradação ambiental e a deficiência na drenagem de águas pluviais, não são a causa principal da voçoroca.

[E] Incorreta: a decomposição e transporte de sedimentos por escoamento superficial é um processo erosivo natural, mas não explica a origem da voçoroca em questão.

Exemplo 2

(Upe-ssa 1 2018)  Por volta de 1990, práticas agropecuárias inadequadas contribuíram para a degradação de cerca de 562 milhões de hectares, ou seja, algo aproximadamente em torno de 38% dos 3,5 bilhões de hectares de terras agricultáveis de todo o mundo. Esse fato continua até os dias atuais, acarretando graves consequências ao meio ambiente.

A fotografia acima exibe uma das consequências dessa degradação ambiental promovida por um processo específico, denominado

a) Erosão laminar.   

b) Eolização.   

c) Voçorocamento.   

d) Assoreamento.   

e) Lixiviação.

Resposta: [C]

Voçorocamento o é processo de formação das voçorocas, causado pela escassez de cobertura vegetal e erosão pluvial.

[A] Incorreta: a erosão laminar consiste na retirada superficial dos sedimentos do solo.

[B] Incorreta: a eolização ocorre a partir da ação dos ventos, o que não é o caso do fenômeno indicado na imagem.

[D] Incorreta: assoreamento é um processo de sedimentação em rios.

[E] Incorreta: lixiviação é a retirada de nutrientes do solos.

Quer se preparar para o Enem e os vestibulares com os melhores professores e conteúdos? Então conheça a plataforma Aprova Total e o curso Extensivo Enem! E não deixe de se inscrever no curso gratuito com o professor Jubilut para aprender o método de estudo por questões.

TEMAS:

avatar
Luísa Ferreira Vieira

Licenciada em Geografia pela Udesc e colaboradora no blog do Aprova Total.

Ver mais artigos de Luísa Ferreira Vieira >

Licenciada em Geografia pela Udesc e colaboradora no blog do Aprova Total.

Ver mais artigos de Luísa Ferreira Vieira >

Compartilhe essa publicação:

Veja Também

Assine a newsletter do Aprova Total

Você receberá apenas nossos conteúdos. Não enviaremos spam nem comercializaremos os seus dados.