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Dia do vestibulando: Jana Rabelo dá dicas para a redação do Enem

Batemos um papo com a professora sobre competências, repertório sociocultural, correções, modelo pronto, estratégias que fazem diferença e mais

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Alô, vestibulanders! Nesta quarta-feira, dia 24 de maio, comemoramos o Dia do vestibulando. O objetivo dessa data é homenagear você, que está em busca de uma vaga na universidade e tem se dedicado manhãs, tardes (e muitas vezes noites) para chegar lá.

A palavra vestibular vem do latim vestibulum, que significa "entrada", processo instituído no Brasil em 1915, por meio do Decreto 11.530. Ele teve como finalidade reestabelecer a responsabilidade do Estado e do governo federal como reguladores de projetos educacionais no país. Então, os primeiros vestibulandos surgiram nessa mesma época.

Criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a principal porta de ingresso para as universidades públicas no Brasil, e ser aprovado exige disciplina, paciência e, o principal, estudo. Muito estudo.

A professora Jana Rabelo, que leciona Redação, Atualidades e Linguagens há 15 anos, é uma grande aliada nessa missão. Por isso, no próximo sábado (27/05), ela estará à frente do workshop Milzão na prática: mandando bem na redação com Jana Rabelo, exclusivo para os alunos do Aprova Total - presentão de Dia do vestibulando, hein?

Dia do vestibulando: dicas de Redação com Jana Rabelo

Auxiliando alunos que buscam vagas nas universidades mais disputadas do país, Jana é apaixonada por arte, cultura, política e outros temas que permeiam o nosso cotidiano. Sua primeira experiência como educadora aconteceu com o programa EJA (Educação de Jovens e Adultos), mas, nos últimos anos, sua especialidade se tornou ensinar redação para Enem e outros vestibulares.

Ela propõe uma metodologia própria, que se baseia principalmente no desenvolvimento do senso crítico dos alunos, ajudando-os a construir uma visão de mundo que seja autônoma, embasada e engajada.

Entrevista com Jana Rabelo

Para entender melhor esses métodos e homenagear você pelo Dia do vestibulando, batemos um papo com a professora sobre competências, repertório sociocultural, correções, modelo pronto, armadilhas e estratégias que fazem diferença ao escrever uma redação. Confira:

Repertório sociocultural

Como professora de Atualidades, você deve conversar bastante com seus alunos sobre repertório sociocultural. Qual a dica para usar as próprias vivências de maneira inteligente nas redações?

A primeira coisa que eu falo para os alunos é que repertório sociocultural também é chamado de "outra área do conhecimento". O cinema e a música são áreas do conhecimento, então é possível usar filmes, animações, podcasts e mais. Os cuidados que a gente tem que tomar é fazer com que esse repertório seja pertinente (faça sentido com o tema ou uma parte dele) e seja produtivo. Ou seja, que você consiga explicar como aquela informação se encaixa na sua discussão e no seu argumento.

No ano passado, uma das minhas alunas que tirou mil na redação do Enem [cujo tema foi "Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil"] usou Pocahontas, desenho da Disney, como repertório. A personagem é uma nativa americana que entra em contato com seu colonizador, e a aluna usou isso para fazer uma analogia com a história do Brasil, mostrando que existe um apagamento das vozes tradicionais - e, assim, tirou 200 na competência 2.

Competências da redação

Falando nas competências, é possível pontuar as ações mais tiram pontos em cada uma das cinco competências da redação do Enem?

Vamos lá, vou explicar cada uma delas. Na competência número 1, um pecado mortal é a falha sintática, ou seja, na estrutura da frase. Um exemplo é o caso de justaposição na oração, quando ela está sem sujeito ou a oração subordinada fica sem a principal.

Na competência 2, a não abordagem completa do tema é muito ruim. A gente avalia várias coisas, mas o principal é abordar todos os elementos que fazem parte da frase temática ou comando de redação. Na proposta do Enem 2018, que foi "Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet", era preciso falar dos três eixos, pois, se um fosse esquecido, a pontuação caía automaticamente.

No caso da competência 3, a falha mais grave é derramar argumentos sem se preocupar com a fundamentação deles. Então, se você afirma, por exemplo, que os povos tradicionais são historicamente silenciados, é necessário provar que esse é um problema histórico, seja por meio de dados numéricos, argumento de autoridade, exemplos etc.

A estrutura coesiva e as estratégias de ligação entre as partes do texto são avaliadas na competência 4. Nesse caso, a falha mais comum é o aluno decorar uma lista de coesivos e usá-los para qualquer redação. Se você está acostumado a uma estrutura que propõe a relação de adição, mas for necessário estabelecer um contraste, esse único erro significa cair de 200 para 160 pontos.

Por fim, na competência 5, que é a proposta de intervenção para o problema, o principal erro é fazer um detalhamento pouco explícito ou nulo. Nos últimos anos, usar adjuntos adverbiais de lugar para indicar onde realizar palestras educativas, por exemplo, não tem contado como detalhamento.

Modelo pronto de redação

Na sua opinião, existem vantagens em usar modelos prontos? Eles podem, pelo menos, auxiliar na prática?

Costumo dizer que não gosto de modelo pronto, eu gosto de modelo próprio. O modelo pronto é uma fórmula textual, né? Como se fosse um formulário, você só preenche algumas palavras do tema. Um aluno que não domina a estrutura textual consegue escrever um texto relativamente bom, mas tem um momento que ele deixa de funcionar. Quando o Enem surpreende com um tema para o qual aluno não tinha o modelo pronto, ele se desorganiza, fica confuso e inseguro. Por isso eu sugiro o modelo próprio, mas como fazer isso?

Um exercício é analisar redações nota 1000 para observar as estratégia argumentativas e estudar estruturas textuais. A partir disso, é possível construir a sua própria estrutura: naquela redação o aluno fez um contraste muito legal, na outra uma proposta de intervenção boa, então você pode reaproveitar argumentos e repertórios para construir o seu roteiro, pegar coisas boas de outros textos vendo e ver o que funciona. Esse texto será um modelo próprio criado por você mesmo.

Correção das redações

A gente imagina que os corretores leiam centenas de redações todos os dias. Por mais que haja um método de correção, é possível escrever um texto que se destaque entre tantos?

Sempre falo para os alunos que originalidade não faz parte da grade de correção, já que não existe essa palavra ali. Entretanto, pense o seguinte: você corrigiu 100 redações e 90 delas usam a mesma frase decorada [como repertório]. Pode ser que funcione, mas, suponha que o tema da redação seja o aumento da violência nas escolas brasileiras e o aluno mencione uma música? E aí fale dessa música na perspectiva de "a violência nas escolas está tão normalizada, que a indústria cultural, a música de massa já absorveu esse discurso". Não é que a frase perdeu o valor, mas, ao ler a redação, e ver que o candidato conseguiu misturar música pop e Filosofia, a gente não esquece.

E ao mesmo tempo, com o que o aluno não precisa se preocupar, dá pra falar em preciosismos? 

Uma palavra chique não vai dar pontos a mais e pode ser uma armadilha. Sabe aquela coisa de criança que aprende uma palavra nova e quer usar essa palavra nova, só que usa errado? Esse é o grande perigo: se você nunca utilizou a palavra outrossim, a chance de usar errado é enorme. Se você nunca usou a palavra ínterim e colocar na redação apenas para deixar chique, pode escrever errado. A maioria das redações nota 1000 usam um vocabulário cotidiano, sem grandes sofisticações e complexidades.

Preparação para a nota 1000

No estudo das disciplinas, o aluno tende a se preparar um pouquinho por dia. Com a redação dá pra dizer que é assim também?

É um preparo diário, mas não precisa ser tão massacrante quanto os alunos pensam. Vou dar um exemplo: o YouTube pode ser uma ferramenta de preparação, assim como os canais de streaming, com os filmes e documentários que compõem o repertório sociocultural.

Uma dica é estar sempre com diversos bloquinhos (ou usar o bloco de notas do celular) e aí, a próxima vez que você assistir algo, se pergunte ao final: isso que acabei de assistir eu poderia usar em uma redação sobre qual o tema? Eu ligaria a qual argumento? Fazendo isso, você já tá treina para as competências 2 e 3,

Outra coisa que acho interessante é corrigir redações dos colegas. Se você está meio sem energia e não que escrever, use o que aprendeu e faça uma correção. Ah, e quando estiver no Instagram, veja conteúdos sobre educação.

Próximos temas

Talvez ainda seja cedo para apostar em um tema para a proposta de redação do Enem 2023, mas você tem alguma expectativa?

Não vou chutar um tema, mas posso falar o que que não vai aparecer. Acho que nada ligado ao que eu chamo de eixo temático das identidades e diversidade cultural brasileira, porque no ano passado já tivemos a questão da necessidade de valorização dos povos e culturas tradicionais. O Enem não tem um histórico de repetir o tema de um ano para o outro. Também acredito que há poucas chances de cair algo sobre saúde mental, pois recentemente tivemos proposta associada a doenças mentais.

Dica da Jana

Pensando no estudante que está com dificuldades e não conseguiu boas notas nos últimos anos, o que você diria para ajudá-lo em 2023?

A primeira coisa que eu falaria é que ainda dá tempo. Não desanima! Você vai acabar de ler essa nossa conversa e procurar um documento que se chama Cartilha de Redação do Enem 2022. Todos os anos, pertinho da prova, o Inep lança um arquivo em que explica as cinco competências do Enem, como elas são avaliadas, tira as principais dúvidas e traz redações mil daquele ano, com comentários de por que o candidato tirou essa nota. E, obviamente, assistir às aulas do Aprova Total e participar do meu workshop!

Workshop Milzão na prática

O workshop Milzão na prática: mandando bem na redação com Jana Rabelo é uma oportunidade incrível de estudar com uma especialista no assunto.

A Jana aceitou o convite do Aprova para participar desse encontro com os alunos da plataforma e orientar seus estudos rumo à nota 1000 na redação do Enem. Na ocasião, ela falará, resumidamente, sobre as competências e corrigirá textos selecionados previamente pela Equipe Pedagógica de Redação do Aprova, além de compartilhar dicas preciosas para conseguir um bom desempenho.

Quando vai rolar?

Data: 27/05 (sábado), às 10h, na área de lives da plataforma do Aprova

Ei, ainda não acabou. A gente preparou um vídeo lindão, de homenagem ao Dia do vestibulando, para você, que chegou até aqui fazendo a leitura de todas as dicas da Jana. Sabemos que a jornada no vestibulando não é fácil, mas, além de tudo que proporcionamos aos aprovers na prática, temos uma mensagem importante: CONFIA, VAI DAR CERTO! 🤞

Quer saber mais sobre esse e outros conteúdos, além de ter acesso às melhores videoaulas para se preparar para os vestibulares e Enem? A plataforma Aprova Total tem tudo isso e muito mais!

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Carol Firmino

Jornalista, mestra e doutora em Comunicação pela Unesp. É editora no blog do Aprova Total e está sempre antenada ao universo da educação, com foco no Enem e na preparação para os grandes vestibulares do país. Tem passagens por veículos como Nova Escola, B9, UOL e Época Negócios.

Ver mais artigos de Carol Firmino >

Jornalista, mestra e doutora em Comunicação pela Unesp. É editora no blog do Aprova Total e está sempre antenada ao universo da educação, com foco no Enem e na preparação para os grandes vestibulares do país. Tem passagens por veículos como Nova Escola, B9, UOL e Época Negócios.

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