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Modelo pronto de redação do Enem: vale a pena usar?

Entenda a importância de desenvolver um projeto de texto estratégico e trazer fundamentações que tenham relação direta com o tema abordado

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Modelo pronto de redação do Enem: o tema é polêmico, você sabe! Então, antes de começar, é importante lembrar que o uso desse recurso é altamente problemático e merece uma crítica contundente. Ao recorrer a esses modelos, os estudantes estão se limitando a reproduzir um padrão estabelecido, sem desenvolver sua própria capacidade de reflexão e de expressão.

Isso resulta em redações padronizadas e desprovidas de originalidade, comprometendo a avaliação da habilidade individual de cada participante. 

Além disso, o Enem tem como objetivo principal aferir o conhecimento e as competências do estudante. E o uso de modelos prontos vai contra esse propósito, transformando a prova em um exercício mecânico de reprodução de conteúdo.

É fundamental incentivar os candidatos para que desenvolvam suas próprias ideias e as expressem de forma autêntica, de modo que sejam verdadeiramente avaliados em suas habilidades e potenciais.

Se você já é aluno do Aprova Total, deve ter assistido a algumas aulas de redação nas quais nossos professores comentam sobre a importância de desenvolver um projeto de texto estratégico e trazer sempre fundamentações que tenham relação direta com o tema em questão.

Para pensarmos um pouco mais sobre isso, falaremos, a seguir, sobre como pode ser a estrutura da sua redação. E traremos exemplos – sem uso de modelos prontos – que podem ser úteis para o seu estudo.

Modelo de redação do Enem: introdução

Vamos entender sobre a introdução, ou seja, as maneiras de começar o seu texto.

Elementos necessários

  • Repertório sociocultural legitimado, pertinente ao tema e com uso produtivo 
  • Tema contextualizado
  • Tese explícita, ou seja, dividida em dois argumentos evidentes

Há diversas formas de iniciar o seu texto e várias maneiras de fazer a contextualização do tema solicitado. Para fazer isso, você pode utilizar alusões históricas que retomem o tema, exemplificações, citações ou trazer a definição de algum conceito

. Essa abordagem inicial do tema é extremamente importante na introdução, pois demonstra que você conseguiu interpretar a proposta de forma clara. Além disso, ao trazer repertórios legitimados para fazer essa contextualização, você já garante uma boa nota na competência 2.

Além disso, é importante que a sua introdução apresente uma tese clara, ou seja, um posicionamento específico a respeito do tema. Você também pode inserir sub-teses, que são os argumentos trabalhados nos parágrafos de desenvolvimento (geralmente é possível trabalhar dois argumentos no decorrer do texto).

Exemplo de introdução

A seguir, veja um exemplo de introdução sobre o tema “Baixa nas taxas de vacinação e o risco do reaparecimento de doenças erradicadas no Brasil” com um ótimo uso dos recursos listados acima:

Em um episódio da série televisiva "Dr. House", o médico protagonista depara-se com um paciente não vacinado, que acaba morrendo devido a uma complicação de uma doença já erradicada [repertório legitimado, pertinente e produtivo]. Paralelamente a isso, percebe-se, no Brasil, um aumento no pensamento antivacina, que vem se mostrando extremamente prejudicial [posicionamento claro a respeito do tema], uma vez que algumas doenças erradicadas, como o sarampo e a poliomielite, ressurgiram nos últimos anos. As principais causas desse posicionamento antivacina são a disseminação de notícias falsas [primeiro argumento] e a falta de conhecimento da população sobre o tema [segundo argumento].

Tenha cuidado com os riscos de usar um modelo pronto!

Voltando ao que falamos inicialmente, sobre os perigos no uso de modelo pronto, trouxemos a você um exemplo de introdução desenvolvida com modelo pronto. Veja:

“No meio do caminho tinha uma pedra” [repertório não pertinente ao tema]. A famosa frase do poeta Carlos Drummond de Andrade trata-se de uma metáfora sobre desafios. De forma análoga, enxerga-se que o cenário brasileiro atual é marcado por uma crescente de violência, no qual os indivíduos enfrentam um quadro diário de insegurança no convívio social. Dessa forma, é evidente que a violência urbana e a crise de segurança pública no Brasil representam um desafio a ser enfrentado por nossa sociedade [tese]. Sendo assim, cabe discutir sobre os principais entraves que contribuem para a perpetuação dessa problemática em nosso meio social, como a ineficiência do sistema educacional [primeiro argumento] e a falta de investimentos do poder público [segundo argumento].


O tema a ser abordado, no exemplo acima, é a violência urbana e a crise na segurança pública. Ao trazer a citação de Drummond (disponibilizada em modelos prontos), o aluno não consegue mobilizar um repertório que seja minimamente pertinente ao tema. Ele ainda tenta relacionar a citação com a discussão, ao falar que ela é uma “metáfora sobre desafios”.

Mas, nesse caso, qualquer tema cobrado pelo Enem é, à sua maneira, um desafio. Isso porque essa prova sempre procura abordar questões sociais para que o candidato proponha soluções e problematize o tema. 

Vimos, então, que é possível, e muito mais produtivo, desenvolver uma introdução com todos os elementos principais. E que isso pode ser feito sem o uso de modelo pronto. Agora vamos ver como isso poderia ser feito nas demais partes da redação.

Modelo de redação do Enem: desenvolvimento

Vamos entender sobre o desenvolvimento do texto.

Elementos necessários

  • tópico frasal com retomada do argumento da tese
  • repertório sociocultural produtivo
  • desfecho

Para visualizar como seria cada um desses elementos, veja o exemplo seguinte (continuação da redação apresentada sobre o tema “Baixa nas taxas de vacinação e o risco do reaparecimento de doenças erradicadas no Brasil”):

Em primeiro lugar, é válido ressaltar que essa convicção antivacina, ocasionada pelas fake news, é a principal responsável pelo reaparecimento de doenças erradicadas no Brasil [tópico frasal]. De acordo com o IBOPE, pouco mais de 50% dos brasileiros acreditam que as vacinas são completamente seguras [repertório legitimado, pertinente e produtivo], e esse pensamento é devido, majoritariamente, à propagação de notícias falsas pela internet [aprofundamento do argumento que foi citado brevemente na introdução]. Logo, esses dados mostram que, no Brasil, a veiculação de informações não verdadeiras se mantém como um problema de enormes proporções [reflexão crítica sobre os dados trazidos], já que seria ela, de forma indireta, no mínimo, a causadora do retorno de diversas patologias [desfecho].

Repare, no exemplo, que o parágrafo tem início com um tópico frasal, que é a  ideia principal ou central de um parágrafo. O tópico frasal funciona como uma espécie de guia para o leitor, fornecendo uma visão geral do que será abordado no parágrafo. Ele também ajuda a manter a coerência e a organização do texto (assim, sabemos que o argumento irá girar em torno das notícias falsas como responsáveis pelo problema).

Modelo de redação do Enem: conclusão

Agora, é hora de entender sobre a conclusão da redação.

Elementos necessários

  • tópico frasal conclusivo 
  • pelo menos uma proposta de intervenção completa
  • desfecho circular

Novamente, observe o exemplo trazido, agora de um parágrafo conclusivo:

Portanto, demonstra-se que o problema das baixas nas taxas de vacinação e o risco do ressurgimento de doenças erradicadas no Brasil é real e deve ser combatido [tópico frasal conclusivo]. Para que as crianças brasileiras tenham acesso a seu direito à saúde e à vacinação [elemento da proposta de intervenção], urge que o Ministério da Saúde [elemento da proposta de intervenção], por meio de verbas governamentais  [elemento da proposta de intervenção], crie o projeto "Vacinar para salvar!"  [elemento da proposta de intervenção], o qual terá como objetivo conscientizar, através de campanhas publicitárias, os pais ou responsáveis de crianças a respeito das vacinas, mostrando sua segurança e efetividade [elemento da proposta de intervenção]. Assim, o problema visto na série de televisão "Doutor House" poderá ser evitado [desfecho circular]. E muitos brasileiros, que antes teriam o risco de infecção e possível morte por diversas doenças, estarão imunizados [elemento da proposta de intervenção].

Nesta conclusão, há a presença de tópico frasal conclusivo (o parágrafo inicia trazendo um apanhado geral de tudo que foi abordado anteriormente).

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Detalhamento da proposta de intervenção e desfecho

Em seguida, há uma proposta interventiva completa, a saber:

  • para que as crianças brasileiras tenham acesso a seu direito à saúde e à vacinação = efeito pretendido
  • urge que o Ministério da Saúde = agente
  • por meio de verbas governamentais = meio/modo
  • crie o projeto "Vacinar para salvar!" = ação
  • o qual terá como objetivo conscientizar, através de campanhas publicitárias, os pais ou responsáveis de crianças a respeito das vacinas, mostrando sua segurança e efetividade = segundo efeito pretendido
  • assim, o problema visto na série de televisão "Doutor House" poderá ser evitado. E muitos brasileiros, que antes teriam o risco de infecção e possível morte por diversas doenças, estarão imunizados = detalhamento do efeito.

Por fim, há desfecho circular, pois a redação retoma, nas linhas finais, a citação trazida na introdução (Dr. House).

A redação que analisamos neste artigo comprova que o sucesso da escrita está intrinsecamente ligado ao pensamento crítico, à pesquisa cuidadosa e à habilidade de articular ideias de forma clara e concisa. Ao desenvolver nossas próprias habilidades de escrita, devemos nos desafiar a criar conteúdo original, aprofundar nossa compreensão do tema e aprimorar nossas técnicas de redação. Portanto, em vez de confiar em modelos prontos, devemos valorizar o processo de criação. Ao fazer isso, estamos desenvolvendo uma habilidade valiosa que nos beneficiará ao longo da vida e nos ajudará a nos destacar em qualquer projeto que realizemos. 


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Lisandra Matias

Jornalista pela PUC-SP e bacharel em Ciências Sociais pela USP, atua na área de educação há mais de 20 anos. Foi editora no Guia do Estudante, da Ed. Abril (2001-2018) e colaborou com Folha de S.Paulo e O Estado de S.Paulo (Blue Studio), entre outros veículos.

Ver mais artigos de Lisandra Matias >

Jornalista pela PUC-SP e bacharel em Ciências Sociais pela USP, atua na área de educação há mais de 20 anos. Foi editora no Guia do Estudante, da Ed. Abril (2001-2018) e colaborou com Folha de S.Paulo e O Estado de S.Paulo (Blue Studio), entre outros veículos.

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