Como estudar online com mais qualidade?
Vai estudar online? Então você precisa ler este post que te dá algumas dicas sobre como construir uma boa rotina para aproveitar ao máximo os seus estudos.

Acessibilidade
A internet tem revolucionado a forma como nos relacionamos com diversas áreas da nossa vida e uma delas é a educação. Hoje, estudar online tornou-se não só uma realidade, mas também o desejo de muitos.
Há algum tempo era difícil imaginar que poderíamos conseguir uma graduação sem colocar os pés, fisicamente, em uma universidade, mas hoje isso é cada vez mais comum. Estudar online traz comodidade e economia para muitos, especialmente para aqueles que vivem em cidades com poucas ou nenhuma opção.
Isso não acontece apenas com cursos de nível superior ou cursos complementares. Cursos preparatórios para o vestibular, como o Aprova Total têm se tornado cada vez mais comuns nesse universo.
Entretanto, aqueles que decidem estudar online precisam criar uma rotina, criar costumes que os façam aproveitar ao máximo o conteúdo que lhes é repassado.
NAVEGUE PELOS CONTEÚDOS
Dicas para quem vai estudar online
Estabeleça uma rotina de estudos
É verdade, cada aluno possui uma lógica própria, no entanto, todos eles têm uma rotina de estudos. Talvez você trabalhe fora, talvez você tenha filhos ou outros afazeres e não consiga seguir horários fixos de estudo. Sem problemas.
O mais importante mesmo é que você deixe claro os dias e os momentos que você vai dedicar aos estudos. Você pode escutar um podcast sobre genética no caminho para o trabalho e, à noite, fazer exercícios relacionados ao tema.
Se você ainda está no colégio e não tem um horário fixo para o fim da aula, por exemplo, pode simplesmente estabelecer que vai estudar online por duas horas depois do lanche da tarde. Assim, você terá sempre seus momentos de estudo.
Prepare o ambiente
Talvez tão importante quanto o estabelecimento de uma rotina seja o preparo do ambiente. Ele precisa ser um local que te leve a ter foco, por isso tente mantê-lo sempre organizado e limpo. Leve para o seu local de estudo apenas aquilo que vai te dar os estímulos que você precisa.
Por exemplo, acessar às redes sociais enquanto estuda pode ser fatal. Foque sempre naquilo que é oferecido pelo curso. Assista às videoaulas, acesse os materiais complementares e apostilas. Não pegue no celular.
Se, como o BT, a plataforma utilizada tiver aplicativos para Android e iOS, você pode estudar pelo celular e simplesmente silenciar as redes sociais. Seja como for, construa um ambiente à prova de distrações.
Faça revisões constantemente
Mais do que ensinado, o seu cérebro precisa ser relembrado. Antes de tudo, tenha certeza de que você está fazendo um curso que segue o edital correto do vestibular preterido por você. Por exemplo, aqui no Aprova, os cursos voltados para o Enem seguem o edital do Exame Nacional do Ensino Médio.
Tendo dito isto, separe um dia ou dois na sua rotina de estudos para revisões. Esta talvez seja uma das grandes vantagens de estudar online: a possibilidade de fazer revisões e voltar no conteúdo com o professor sempre que precisar. Assista aos resumos, releia as anotações e deixe aquele conteúdo fresco em sua mente.
Por isso, estabeleça um cronograma de estudos que se adapte à sua rotina e que te leve a revisar o conteúdo de tempos em tempos. Nós, por exemplo, entendemos a importância da revisão e construímos um cronograma que inclui revisões.
Ensine alguém sobre o que você aprendeu
Há muito tempo, antes mesmo que a internet existisse, discutia-se o formato educacional mundial. Será que ter o aluno apenas como ouvinte confere a ele a possibilidade de apreender tudo que é necessário?
A Teoria da Pirâmide do Aprendizado mostra que 70% do conteúdo é aprendido quando discutimos, conversamos e debatemos um tema. Além disso, 95% do conhecimento é captado quando temos que ensinar alguém sobre aquele tema. Veja:

Alguns dizem que o responsável pela teoria foi o psiquiatra norte-americano William Glasser, outros a atribuem a Edgar Dale e até mesmo ao National Training Laboratories Institute. Seja quem for o autor, este é um método que pode ajudar muitos alunos a se reinventarem nos estudos e estabelecerem prioridades.
Estudar online: personalize seus estudos
Pessoas são diferentes e aprendem de maneiras diferentes. Talvez seu amigo encontre na música um elemento que o ajude a focar no que está sendo estudado, enquanto você precise de silêncio absoluto para entender qualquer coisa. Por isso, a sua rotina, o seu cronograma não podem ser os iguais aos de todo mundo.
Veja aquilo que mais funciona para o seu aprendizado e faça isso. Prefere ler 20 apostilas a escutar podcast? Então, coloque isso em prática. Como sua mãe vive dizendo: "Você não é todo mundo!".
Importante: ao contrário do que se pensa, o descanso nos estudos é extremamente necessário para todos. Não dá para estudar seis horas seguidas. Faça um cronograma que se encaixe com o seu ritmo de aprendizado, estabeleça metas diárias, tire pausas para descansar e coloca sangue nesse olho!