Linguagens Português

Assuntos de Português que mais caem no Enem: veja o top 5

Pensando em ajudar você a selecionar o que é mais importante na sua rotina de estudos, vamos abordar neste post os temas de maior incidência no Enem

Acessibilidade

A área de Linguagens no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é extensa, pois reúne Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação. Bastante coisa, né? Pensando em ajudar você a selecionar o que é mais importante na sua rotina de estudos, preparamos alguns posts, começando por este, que vai abordar assuntos de Português que mais caem no Enem.

Vamos começar com uma dica: as questões na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias costumam trazer textos, imagens e comandos de interpretação.

De fato, os exercícios de Linguagens no Enem, especificamente de Português, são bastante interpretativos. Mas ter conhecimento dos gêneros textuais, das figuras e funções de linguagem e de análise das imagens é o que fará você garantir uma boa nota.

Assuntos de Português que mais caem no Enem

A equipe de professores do Aprova Total analisou as provas do Enem dos últimos 7 anos (de 2016 a 2022) para descobrir quais assuntos de Linguagens ou Português certamente estarão no exame. Como resultado, temos o gráfico abaixo:

Gráfico de incidência - Assuntos de Português que mais caem no Enem
Imagem: Reprodução Aprova Total

Oferecemos um relatório exclusivo para assinantes da plataforma, com todas as disciplinas, mas, é possível acessar uma versão resumida dessas informações.

Como mostramos acima, gêneros textuais é um dos assuntos de Português que mais caem no Enem, com 42,2%; em seguida, está gramática e interpretação, com 17,6%; ENEM (que reúne tecnologias da informação, interpretação de poemas, mecanismos de coesão e progressão textual) com 14,4%; o tópico contexto e imagem, com 12,3%; por fim, com uma incidência menor, as diferenças entre linguagem culta e coloquial, com 3,7%.

E então, vamos a eles?

1. Gêneros textuais

A prova de linguagens é formada por gêneros textuais, portanto, seja direta ou indiretamente, sempre haverá textos para identificar e interpretar o tipo de gênero apresentado.

Para isso, atente-se às seguintes dicas:

  1. Interpretar não é responder o que você acha;
  2. A imagem nunca é meramente ilustrativa;
  3. O enunciado é mais importante do que o texto;
  4. Não perca tempo em questões difíceis - pule;
  5. Alternativas absurdas precisam ser eliminadas.

Entre os gêneros textuais que mais aparecem estão: notícias e reportagens, campanhas publicitárias e artigos de opinião e crônicas, nesta ordem.

Notícias e reportagens

As notícias e reportagens são trabalhadas no Enem a partir da interpretação. Quase sempre é necessário ler primeiro o texto e, depois, as alternativas. Mas uma dica é ler o enunciado da questão antes, pois, às vezes, não é preciso ler tudo para responder. 😉

Notícia

  • Texto curto que relata algum fato atual;
  • Tem o objetivo principal de informar o leitor sobre algo que aconteceu há pouco tempo ou que está acontecendo;
  • Exemplo clássico de texto informativo.

Reportagem

  • Mais extensa que a notícia e não necessariamente aborda um fato atual;
  • Tem como principal marca os comentários feitos pelo autor em relação ao fato relatado;
  • Geralmente, a reportagem pressupõe um fato que já foi noticiado.

Campanhas publicitárias

As campanhas publicitárias são compostas por um conjunto de ações de marketing, que, geralmente, foram planejadas e executadas para atingir um objetivo.

Comumente, é utilizada para informar o público sobre uma ideia, marca ou um produto. Quase sempre, campanhas e anúncios publicitários têm a intenção de promover uma mudança comportamental, por isso, o imperativo é um tempo verbal muito utilizado, na tentativa de convencer determinado público.

Artigo de opinião e crônica 

O artigo de opinião é um gênero textual que tem por finalidade a exposição do ponto de vista acerca de determinado assunto. Assim como a dissertação, ele tem título, parágrafo introdutório, desenvolvimento a partir dos argumentos apresentados, e, por fim, uma conclusão.

Esse é um texto argumentativo, que apresenta estratégias argumentativas utilizadas pelo autor para tentar convencer o leitor do seu ponto de vista.

Crônica

A crônica se caracteriza pela manifestação da opinião crítica do autor. Ela pode apresentar (ou não) aspectos da linguagem coloquial, na tentativa de aproximar o leitor do texto. Com o mesmo objetivo, há também referências ao próprio leitor, além do uso de recursos literários, como figuras de linguagem.

Crônicas são textos geralmente curtos, com apenas uma temática, embora possam conter aparentes “divagações do autor” a fim de comprovar a sua tese.

2. Gramática e interpretação

Aqui, a estrutura das questões do Enem segue um padrão com os seguintes elementos:

Texto de apoio: é somente apoio, então é possível resolver as questões sem ler o texto por completo.

👉 Texto de apoio ≠ Texto base
Texto base é fundamental para fazer a prova do vestibular
Texto de apoio é usado somente se necessário (Enem)

Enunciado: nada que está no enunciado pode ser desprezado.

Comando: é a pergunta propriamente dita, parte mais importante da questão.

Alternativas absurdas: pelo contexto, não têm a possibilidade de serem consideradas pelos candidatos. É importante eliminar essas alternativas já no início da leitura.

Alternativa correta: indicada no gabarito da questão.

Alternativas erradas: não é indicada no gabarito da questão.

Para otimizar o seu tempo durante a prova, use esse esquema:
1. Faça a leitura do enunciado;
2. Identifique o conteúdo abordado;
3. Elimine alternativas absurdas;
4. Leia o texto (se necessário).

É importante saber como é a estrutura da questão do Enem para melhorar a compreensão do que se pede no enunciado.

Tem mais dicas para você:
1. Se não responde o que foi perguntado, não é a resposta certa;
2. Não comece lendo o texto de apoio, mas o enunciado;
3. Quanto mais conteúdo, menos necessário ler todo o texto;
4. Quanto menos conteúdo, mais necessário ler todo o texto.

3. Interpretação de poemas (ENEM)

A prova de Linguagens também inclui a Literatura e boa parte das questões consiste na interpretação de poemas. Em algumas delas, fazer essa classificação entre Português ou Literatura pode ser difícil, mas não se preocupe com isso. Então, quando um poema aparecer, use seus conhecimentos de ambas as matérias.

Para ajudar na interpretação de poemas, listamos algumas dicas, veja:

Como melhorar a minha interpretação?
1. Entenda os títulos;
2. Exercite a leitura de vários gêneros;
3. Leia mais de uma vez e anote o que entendeu;
4. Compare e elimine as alternativas absurdas;
5. Fique atento(a) aos detalhes, ou seja, as entrelinhas.

Dicas de como interpretar
1. Leia mais de uma vez os textos poéticos;
2. Tenha conhecimento das escolas literárias e dos autores(as);
3. Observe as figuras de linguagem;
4. Seja imparcial, sua opinião não pode interferir na interpretação.

Exemplo de questão de interpretação de poema

(Enem 2020) Vou-me embora p’ra Pasárgada foi o poema de mais longa gestação em toda a minha obra. Vi pela primeira vez esse nome Pasárgada quando tinha os meus dezesseis anos e foi num autor grego. [...]
Esse nome de Pasárgada, que significa “campo dos persas” ou “tesouro dos persas”, suscitou na minha imaginação uma paisagem fabulosa, um país de delícias, como o de L’invitation au Voyage, de Baudelaire. Mais de vinte anos depois, quando eu morava só na minha casa da Rua do Curvelo, num momento de fundo desânimo, da mais aguda sensação de tudo o que eu não tinha feito em minha vida por motivo da doença, saltou-me de súbito do subconsciente este grito estapafúrdio: “Vou-me embora p’ra Pasárgada!”.

BANDEIRA, M. Itinerário da Pasárgada. Rio de Janeiro: Nova Fronteira; Brasília: INL, 1984. (Adaptado)

Os processos de interação comunicativa preveem a presença ativa de múltiplos elementos da comunicação, entre os quais se destacam as funções da linguagem. Nesse fragmento, a função da linguagem predominante é

a) emotiva, porque o poeta expõe os sentimentos de angústia que o levaram à criação poética.

b) referencial, porque o texto informa sobre a origem do nome empregado em um famoso poema de Bandeira.

c) metalinguística, porque o poeta tece comentários sobre a gênese e o processo de escrita de um de seus poemas.

d) poética, porque o texto aborda os elementos estéticos de um dos poemas mais conhecidos de Bandeira.

e) apelativa, porque o poeta tenta convencer os leitores sobre sua dificuldade de compor um poema.

Resposta: [C]
Manuel Bandeira, ao relatar o processo que deu origem ao poema Itinerário de Pasárgada, tece comentários sobre o fazer poético, instaurando a função metalinguística da linguagem no texto. 

4. Contexto e imagens

As imagens na prova do Enem auxiliam no momento de interpretar a questão. Com elas, é possível eliminar alternativas que não se encaixam, principalmente quando no enunciado traz as frases "segundo a imagem", "a imagem e o texto" etc.

Lembre-se do que já dissemos anteriormente: a imagem nunca está ali de enfeite.

Observar as entrelinhas das imagens e interpretá-las junto com o texto, quando houver, vai ajudar a eliminar alternativas absurdas.

5. Linguagem culta e coloquial

Esses dois tipos de texto estão entre os assuntos de Português que mais caem no Enem. Todos em português, mas cada com variantes diferentes da nossa língua.

Além de estar entre os assuntos de Português que mais caem no Enem, essa abordagem da variação linguística e da linguagem culta e coloquial é uma das competências e habilidades do próprio Enem, veja:

Competência 8 > Compreender e usar a língua portuguesa como língua materna, geradora de significação e integradora da organização do mundo e da própria identidade.

H25 - Identificar, em textos de diferentes gêneros, as marcas linguísticas que singularizam as variedades linguísticas sociais, regionais e de registro.
H26 - Relacionar as variedades linguísticas a situações específicas de uso social.
H27 - Reconhecer os usos da norma padrão da língua portuguesa nas diferentes situações de comunicação.

Quer se preparar para o Enem e vestibulares com os melhores professores e videoaulas?
Conheça a plataforma Aprova Total e realize o sonho da aprovação!

banner da plataforma Aprova Total

TEMAS:

avatar
Isabela Bertolette Braga

Analista pedagógica de Linguagens no Aprova Total. Graduanda em Letras - Espanhol (bacharelado) pela UFSC e Letras - Português e Inglês (licenciatura) pela UNOPAR.

Ver mais artigos de Isabela Bertolette Braga >

Analista pedagógica de Linguagens no Aprova Total. Graduanda em Letras - Espanhol (bacharelado) pela UFSC e Letras - Português e Inglês (licenciatura) pela UNOPAR.

Ver mais artigos de Isabela Bertolette Braga >

Compartilhe essa publicação:

Veja Também

Assine a newsletter do Aprova Total

Você receberá apenas nossos conteúdos. Não enviaremos spam nem comercializaremos os seus dados.