Destaque homepage Em alta Linguagens Português

Português no Enem 2024: assuntos que mais caem na prova

Pensando em ajudar você a selecionar o que é mais importante na sua rotina de estudos, vamos abordar neste post os temas de maior incidência de Português no Enem

Acessibilidade

A área de Linguagens no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é extensa, pois reúne Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação. Bastante coisa, né?

Por isso, pensando em ajudar você a selecionar o que é mais importante na sua rotina de estudos, preparamos esse post, que vai abordar os assuntos de Português que mais caem no Enem.

Os exercícios de Linguagens no Enem, especificamente de Português, são bastante interpretativos. Mas atenção, as questões não se resumem somente a isso! É preciso ter um bom conhecimento dos conteúdos da área.

Os assuntos mais cobrados de Português no Enem são:

  • Gêneros literários;
  • Interpretação textual;
  • Variação linguística
  • Estudo do contexto e interpretação de imagens;
  • Funções da linguagem.

Vamos conhecer a fundo como eles aparecem nas provas?

Assuntos de Português que mais caem no Enem

A equipe do Aprova Total analisou as provas do Enem dos últimos 8 anos (de 2016 a 2023) para descobrir quais assuntos de Português foram mais frequentes no exame. Como resultado, temos o gráfico abaixo:

Infográfico de temas de maior incidência no Enem em Português (Linguagens)
Gráfico elaborado pelo Aprova Total com assuntos de Português que mais caem no Enem

Como mostramos acima, gêneros textuais é um dos assuntos de Português que mais caem no Enem, com 39,8%; em seguida, está introdução à Língua Portuguesa, com 23,1%, especificamente ao trazer o estudo da interpretação textual.

Depois, temos linguagem culta x coloquial, com 9,3%, que busca abordar a questão da variação linguística, do preconceito linguístico e da língua como patrimônio; após, temos o tópico contexto e imagens, com 7,4%; e por fim, as diferentes funções da linguagem, com 6,5%.

E então, bora conferir com detalhes o Top 5?

📖 Confira uma versão resumida de todas as disciplinas que caem no Enem e faça o download do e-book.

1. Gêneros textuais

A prova de Linguagens é baseada nos gêneros textuais. Portanto, seja direta ou indiretamente, sempre haverá textos para identificar e/ou interpretar o tipo de gênero apresentado.

Para isso, atente-se às seguintes dicas:

  • sempre comece a leitura pelo comando, talvez ele mesmo já traga o nome do gênero;
  • analise a organização e estrutura do texto;
  • procure entender o propósito dele (para que/quem foi escrito?);
  • a referência pode dar pistas de qual gênero é.

Entre os gêneros textuais que mais aparecem estão: notícias e reportagens, campanhas publicitárias e artigos de opinião/textos argumentativos, nesta ordem.

Notícias e reportagens

As notícias e reportagens são trabalhadas no Enem a partir da interpretação. Mas, além disso, é importante reconhecer as características de cada gênero e o que os diferencia. 😉

Notícia:

  • texto curto que relata algum fato atual;
  • tem o objetivo principal de informar o leitor sobre algo que aconteceu há pouco tempo ou que está acontecendo;
  • exemplo clássico de texto informativo.

Reportagem:

  • mais extensa do que a notícia e não necessariamente aborda um fato atual;
  • tem como principal marca os comentários feitos pelo autor em relação ao fato relatado;
  • geralmente, a reportagem pressupõe um fato que já foi noticiado.

Campanhas publicitárias

As campanhas publicitárias são compostas por um conjunto de ações de marketing que, geralmente, foram planejadas e executadas para atingir um objetivo. Comumente, são utilizadas para informar o público sobre uma ideia, marca ou um produto.

Quase sempre, campanhas e anúncios publicitários têm a intenção de promover uma mudança comportamental, por isso, o imperativo é um modo verbal muito utilizado na tentativa de convencer determinado público.

Artigo de opinião

O artigo de opinião é um gênero textual que tem por finalidade a exposição do ponto de vista acerca de determinado assunto. Assim como a dissertação, ele tem título, parágrafo introdutório, desenvolvimento a partir dos argumentos apresentados, e, por fim, uma conclusão.

O texto argumentativo apresenta estratégias utilizadas pelo autor para tentar convencer o leitor do seu ponto de vista.

Exemplo de questão com gêneros textuais

(Enem 2023) Um grupo de pesquisadores da Universidade Federal do Ceará desenvolveu um dicionário para traduzir sintomas de doenças da linguagem popular para os termos médicos. Defruço, chanha e piloura, por exemplo, podem ser termos conhecidos para muitos, mas, durante uma consulta médica, o desconhecimento pode significar um diagnóstico errado.

“Isso é um registro histórico e pode ser muito útil para estudos dessas comunidades, na abordagem médica delas. É de certa forma pioneiro no Brasil e, sem dúvida, um instrumento de trabalho importante, porque a comunicação é fundamental na relação médico-paciente”, avalia o reitor da instituição.

Disponível em: https://g1.globo.com. Acesso em: 1 nov. 2021 (adaptado).

Ao registrarem usos regionais de termos da área médica, pesquisadores:

a) apontaram erros motivados pelo desconhecimento da variedade linguística local.
b) explicaram problemas provocados pela incapacidade de comunicação.
c) descobriram novos sintomas de doenças existentes na comunidade.
d) propiciaram melhor compreensão dos sintomas dos pacientes.
e) divulgaram um novo rol de doenças características da localidade.

Resposta: [D]
O desenvolvimento do dicionário permite uma comunicação mais eficaz entre médicos e pacientes, evitando diagnósticos equivocados que poderiam surgir devido à variação linguística local.
A iniciativa não apenas ressalta a importância da comunicação na relação médico-paciente, mas também destaca o valor histórico desse registro, contribuindo para estudos mais aprofundados nas comunidades atendidas.

👉 Leia também:

Como estudar Literatura para o Enem? Veja dicas

Questões de Literatura no Enem: confira exemplos resolvidos

2. Introdução à Língua Portuguesa

Aqui, a interpretação textual está em foco e é uma das principais ferramentas para resolver as questões. Além disso, ela anda de mãos dadas com o estudo dos gêneros: além de reconhecer as características estruturais, é preciso saber interpretá-los!

Entretanto, a interpretação não se restringe aos textos de apoio, é preciso saber interpretar os enunciados e as alternativas! Mas, antes disso, você precisa entender a estrutura da questão do Enem:

Estrutura da questão do Enem

Texto de apoio: é somente apoio, então é possível resolver algumas questões sem ler o texto completo;

⚠️ Texto de apoio ≠ Texto base. O texto base é fundamental para fazer a prova do vestibular. Já o texto de apoio é usado somente se necessário (Enem).

  • Enunciado: no Enem, o enunciado é soberano, e nada do que está nele pode ser ignorado. Portanto, sempre inicie a resolução da questão por ele;
  • Comando: é a pergunta propriamente dita, parte mais importante da questão. Lembre-se: se a alternativa não responde à pergunta, ela não é correta;
  • Alternativas absurdas: pelo contexto, não têm a possibilidade de serem consideradas pelos candidatos. É importante eliminar essas alternativas já no início da leitura;
  • Alternativa correta: verdadeiras de acordo com o texto e respondem à pergunta do comando;
  • Alternativas erradas: apresentam alguma incorreção de acordo com o texto e/ou com o que foi perguntado;
  • Alternativas verdadeiras “mas”: muito comuns no Enem! Tratam-se de alternativas que, apesar de verdadeiras de acordo com o texto, não respondem à pergunta que está sendo feita!

Estratégias de interpretação no Enem

Para otimizar o seu tempo durante a prova, use esse esquema:

  1. Faça a leitura do enunciado;
  2. Identifique o conteúdo abordado;
  3. Elimine alternativas absurdas;
  4. Leia o texto (se necessário).

Tem mais dicas para você:

  • se não responde o que foi perguntado, não é a resposta certa;
  • não comece lendo o texto de apoio, mas o enunciado;
  • quanto mais conteúdo, menos necessário ler todo o texto;
  • quanto menos conteúdo, mais necessário ler todo o texto.

Por fim, para saber se um texto precisa ou não ser lido, siga esta ordem: observe o título do texto e vá diretamente para o enunciado. Após identificar a que gênero pertence o texto ou de qual conteúdo se trata a questão, verifique a possibilidade de respondê-la sem ler o texto ou de, pelo menos, eliminar alternativas absurdas.

Exemplo de questão com interpretação textual

(Enem 2023) O acesso às Práticas Corporais/Atividades Físicas (PC/AF) é desigual no Brasil, à semelhança de outros indicadores sociais e de saúde. Em geral, PC/AF prazerosas, diversificadas, mais afeitas ao período de lazer estão concentradas nas populações mais abastadas. As atividades físicas de deslocamento, trajetos a pé ou de bicicleta para estudar ou trabalhar, por exemplo, são mais frequentes na classe social menos favorecida. Aqui, há uma relação inversa e perversa entre variáveis socioeconômicas de acesso às PC/AF. As maiores prevalências de inatividade física foram em mulheres, pessoas com 60 anos ou mais, negros, pessoas com autoavaliação de saúde ruim ou muito ruim, com renda familiar de até quatro salários mínimos por pessoa, pessoas que desconhecem programas públicos de PC/AF e residentes em áreas sem locais públicos para a prática.

KNUTH, A. G.; ANTUNES, P. C. Saúde e Sociedade, n. 2, 2021 (adaptado).

O fator central que impacta a realização de práticas corporais/atividades físicas no tempo de lazer no Brasil é a:

a) diferença entre homens e mulheres.
b) inexistência de políticas públicas.
c) diversidade de faixa etária.
d) variação de condição étnica.
e) desigualdade entre classes sociais.

Resposta: [E]
O texto destaca que as PC/AF mais prazerosas e voltadas para o lazer estão concentradas nas populações mais abastadas, enquanto as atividades físicas de deslocamento, mais comuns na classe menos favorecida, indicam uma relação inversa e perversa entre variáveis socioeconômicas. A desigualdade social é apontada como um fator determinante nas disparidades de acesso às práticas corporais no Brasil.

3. Linguagem culta e coloquial

Sabemos que, em um país de dimensões continentais como o Brasil, a língua certamente sofre variações de acordo com diversos fatores: sociais, regionais, estilísticos e históricos.

Para o Enem, você precisa reconhecer essas variações e entender o emprego da linguagem culta ou coloquial de acordo com o contexto adequado de uso para cada uma.

Além disso, é preciso se atentar às questões relativas ao preconceito linguístico e à visão da Língua Portuguesa como um patrimônio cultural do país.

Essa abordagem da variação linguística e da linguagem culta e coloquial já é prevista na própria Matriz de Referência do Enem com uma competência inteira destinada a ela, veja:

Competência 8 > Compreender e usar a língua portuguesa como língua materna, geradora de significação e integradora da organização do mundo e da própria identidade.

H25 - Identificar, em textos de diferentes gêneros, as marcas linguísticas que singularizam as variedades linguísticas sociais, regionais e de registro.
H26 - Relacionar as variedades linguísticas a situações específicas de uso social.
H27 - Reconhecer os usos da norma padrão da língua portuguesa nas diferentes situações de comunicação.

Exemplo de questão com variação linguística

(Enem 2023) De quem é esta língua?

Uma pequena editora brasileira, a Urutau, acaba de lançar em Lisboa uma "antologia antirracista de poetas estrangeiros em Portugal", com o título Volta para a tua terra. 

O livro denuncia as diversas formas de racismo a que os imigrantes estão sujeitos. Alguns dos poetas brasileiros antologiados queixam-se do desdém com que um grande número de portugueses acolhe o português brasileiro. É uma queixa frequente. 

"Aqui em Portugal eles dizem /– eles dizem – / que nosso português é errado, que nós não falamos português", escreve a poetisa paulista Maria Giulia Pinheiro, para concluir: "Se a sua linguagem, a lusitana, / ainda conserva a palavra da opressão / ela não é a mais bonita do mundo./ Ela é uma das mais violentas".

AGUALUSA, J. E. Disponível em: https://oglobo.globo.com. Acesso em: 22 nov. 2021 (adaptado).

O texto de Águalusa tematiza o preconceito em relação ao português brasileiro. Com base no trecho citado pelo autor, infere-se que esse preconceito se deve:

a) à dificuldade de consolidação da literatura brasileira em outros países. 
b) aos diferentes graus de instrução formal entre os falantes de língua portuguesa.
c) à existência de uma língua ideal que alguns falantes lusitanos creem ser a falada em Portugal.
d) ao intercâmbio cultural que ocorre entre os povos dos diferentes países de língua portuguesa.
e) à distância territorial entre os falantes do português que vivem em Portugal e no Brasil.

Resposta: [C]
O segundo parágrafo expressa a perspectiva do autor de que o preconceito origina-se da existência de uma língua ideal que alguns falantes lusitanos acreditam ser aquela falada em Portugal.
Dessa forma, a opção [C] é a correta, pois alguns falantes lusitanos têm uma visão generalizada sobre a norma padrão da língua, recusando-se a reconhecer diferenças quando utilizada em outros países.

4. Contexto e imagens

As imagens na prova do Enem podem ser grandes aliadas da interpretação, pois, através delas, conseguimos pistas da opinião do autor em diferentes gêneros textuais, como nas propagandas e nas tirinhas.

Para o Enem, é preciso ter clareza de dois tópicos na hora de interpretar contextos e imagens:

  • as imagens nunca são meramente ilustrativas, ou seja, sempre são inseridas com alguma intenção;
  • as imagens por si só já podem transmitir informações, uma vez que são simbólicas.

Exemplo de questão com texto publicitário

(Enem 2023)

Imagem de texto publicitário referenciando em questão de Português no Enem. No anúncio há quatro mulheres de diferentes etnias usando máscaras faciais e um texto em português sobre a violência contra a mulher e um número para disque-denúncia.

Disponível em: www.defensoriapublica.mt.gov.br. Acesso em: 29 out. 2021 (adaptado).

Esse anúncio publicitário, veiculado durante o contexto da pandemia de covid-19, tem por finalidade: 

a) divulgar o canal telefônico de atendimento a casos de violência contra a mulher. 
b) informar sobre a atuação de uma entidade defensora da mulher vítima de violência.
c) evidenciar o trabalho da Defensoria Pública em relação ao problema do abuso contra a mulher.
d) alertar a sociedade sobre o aumento da violência contra a mulher em decorrência do coronavírus.
e) incentivar o público feminino a denunciar crimes de violência contra a mulher durante o período de isolamento.

Resposta: [E]
A imagem composta apenas por mulheres, a frase em primeira pessoa "não me calo", assim como os verbos no imperativo na última, "Não se cale", "Denuncie!", demonstram que o objetivo da campanha é incentivar as mulheres a denunciarem crimes de violência aos quais estavam sujeitas durante o período de isolamento.

👉 Leia também:

Interpretação de poemas: 5 dicas para melhorar suas análises

5. Funções da linguagem

Reconhecer as diferentes funções da linguagem é essencial para se dar bem na prova, uma vez que é um assunto que cai TODO ano e também é previsto pela própria Matriz de Referência (competência 4).

Sobre esse conteúdo, você precisa saber de três tópicos: quais são as funções, as características de cada uma e a que elementos da comunicação estão associadas. Mas para aperfeiçoar os seus estudos, aqui vai um resumo básico:

  • Função emotiva: foco no emissor.
  • Função conativa: foco no receptor.
  • Função poética: foco na mensagem.
  • Função metalinguística: foco no código.
  • Função fática: foco no canal.
  • Função referencial: foco no contexto.

Exemplo de questão com funções da linguagem

(Enem 2023)

A garganta é a gruta que guarda o som
A garganta está entre a mente e o coração
Vem coisa de cima, vem coisa de baixo e de
[repente um nó (e o que eu quero dizer?)
Às vezes, acontece um negócio esquisito
Quando eu quero falar eu grito, quando eu quero
[gritar eu falo, o resultado
Calo.

ESTRELA D’ALVA, R. Disponível em: https://claudia.abril.com.br. Acesso em 23 nov. 2021 (fragmento).

A função emotiva presente no poema cumpre o propósito do eu lírico de:

a) revelar as desilusões amorosas.
b) refletir sobre a censura à sua voz.
c) expressar a dificuldade de comunicação.
d) ressaltar a existência de pressões externas.
e) manifestar as dores do processo de criação.

Resposta: [C]
O eu lírico descreve a garganta como um espaço onde razão e emoção se confrontam, resultando em um obstáculo, representado pelo "nó", que interfere na capacidade de comunicação.

👨‍💻 Quer se preparar para o Enem e vestibulares com os melhores professores e videoaulas?
Conheça a plataforma Aprova Total e realize o sonho da aprovação!

Banner

TEMAS:

avatar
Kimberli Sabino Ariotti

Analista Pedagógica de Linguagens do Aprova Total. Licenciada em Letras pela UFSC e Mestre em Linguística pela mesma instituição.

Ver mais artigos de Kimberli Sabino Ariotti >

Analista Pedagógica de Linguagens do Aprova Total. Licenciada em Letras pela UFSC e Mestre em Linguística pela mesma instituição.

Ver mais artigos de Kimberli Sabino Ariotti >

Compartilhe essa publicação:

Veja Também

Assine a newsletter do Aprova Total

Você receberá apenas nossos conteúdos. Não enviaremos spam nem comercializaremos os seus dados.