Redação

Como começar a praticar redação?

Conhecer a prova que irá fazer, saber o gênero textual cobrado e aumentar o repertório sociocultuaral são algumas das dicas

Acessibilidade

A redação é uma das provas mais temidas do Enem e dos vestibulares. Não à toa que, todos os anos, antes da aplicação do Enem, chovem dicas e vídeos sobre qual será o possível tema de redação — como se, ao saber o tema previamente, o candidato pudesse atingir uma boa nota. Mas como começar a estudar redação?

Toda essa movimentação em torno da redação faz com que os alunos entrem em desespero, e tal angústia aumenta quando eles percebem que não se dedicaram o suficiente a esta prova.

Se você faz parte do grupo que, neste momento, não sabe nada sobre estudo de redação, nunca parou para escrever uma dissertação e não faz ideia de como começar, as dicas abaixo são para você. Leia tudo com calma e aplique as instruções em seus estudos!

Como fazer uma boa redação? Veja o passo a passo!

Fazer uma boa redação requer prática e habilidade em escrever com clareza, visualização e coordenação. Então se você está buscando aprimorar sua escrita, aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a escrever uma boa redação:

1º passo: conheça a sua prova

Antes de mais nada, você precisa decidir para qual prova irá se preparar, antes de começar a estudar redação. Enem? Vestibular? De qual instituição? Após tomar a decisão, é hora de saber mais sobre como a prova é organizada e os critérios de correção. No caso de provas mais conhecidas, como o Enem, há diversos materiais que explicam como a prova é estruturada.

Além disso, é importante ler os editais anteriores, para entender quais são os critérios de correção e também saber o que acarreta nota zero. Por fim, pesquise temas anteriores para saber se ela apresenta assuntos que têm um viés social (como o Enem) ou se ela utiliza temas mais abstratos e subjetivos (como alguns vestibulares).

via GIPHY

2º passo: prepare-se de acordo com o gênero textual cobrado

Toda produção escrita é organizada a partir de gêneros textuais — classificação criada para agrupar os textos de acordo com as suas características. Dessa forma, após saber qual é o gênero textual cobrado na sua prova, chegou a hora de conhecer as características dele.

Estude, com detalhes, essas características e o que não podem faltar na sua produção. O Enem, por exemplo, exige texto dissertativo-argumentativo. Mas outros vestibulares, como a da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), cobram gêneros variados, como conto, crônica, carta e até mesmo textão de internet!

3º passo: escreva uma redação de diagnóstico

Após estudar o gênero cobrado, chegou a hora de escrever a sua primeira redação! Então, para começar a estudar redação, escolha uma proposta que já tenha sido cobrada anteriormente pela banca responsável pela prova e escreva a sua redação.

Em seguida, revise a sua produção textual em busca de possíveis erros. Feito isso, é importante que você encaminhe o seu texto para um profissional da área, qualificado e que saiba corrigi-la e atribuir nota. Esse profissional será o responsável por lhe mostrar quais são os pontos fortes e fracos do seu texto, e assim você saberá como direcionar os seus estudos.

via GIPHY

4º passo: aprofunde seus conhecimentos

Agora que você já conhece a sua prova e já sabe as características do gênero textual cobrado e os pontos precisam ser melhorados na sua escrita, chegou a hora de aprofundar os estudos e focar em melhorar aquilo que interessa.

Se o plano é se sair bem na redação do Enem, foque nas competências nas quais você tem maiores dificuldades. Divida o seu estudo em semanas e escreva, pelo menos, uma redação inédita a cada semana, sempre sobre um tema diferente e que pode ser cobrado na sua prova.

Separe as propostas em eixos temáticos e procure abordar todos os eixos em seu estudo (meio ambiente, questões sociais, educação, tecnologia, etc). Sempre encaminhe a redação ao seu corretor e receba o feedback com as dicas de melhoria.

5º passo: adquira repertório sociocultural

Um ponto bastante avaliado em todas as redações é o repertório sociocultural utilizado pelo aluno para a construção de seus argumentos. Pensando nisso, é importante ir anotando, ao longo do ano, repertórios que você utiliza em seus textos. Para organizar isso, crie um “caderno de repertórios” e divida-os por eixos temáticos.

Assim, sempre que você ler um livro, um artigo ou assistir a um documentário, por exemplo, anote a informação e os temas nos quais ela pode ser utilizada. Ao organizar os repertórios dessa forma, você acabará internalizando-os e terá facilidade em utilizá-los no dia da prova.

via GIPHY

6º passo: reescreva suas redações

Além de escrever uma redação inédita semanalmente, é importante que você realize um estudo detalhado da correção do seu texto. É importante ver, com atenção, as marcações e dicas do corretor do seu texto e reescrever a redação buscando corrigir os erros.

Por exemplo: se o corretor, em todas as correções, informa que você erra a concordância de um verbo específico, significa que você não está realizando seus estudos como deveria - por exemplo, reescrevendo o texto e corrigindo os pontos levantados. A tarefa de reescrita é o que fará com que os erros deixem de ser cometidos futuramente.

Última dica, mas não menos importante: não desista!

É normal que, no começo de seus estudos, os retornos do seu professor demonstrem que você está “patinando” dentro de uma mesma margem de nota. Em um primeiro momento, isso pode assustar, mas com a prática, a evolução será clara e você se sentirá mais seguro para escrever sobre qualquer assunto. Escrever redação é como escovar os dentes: é preciso fazer disso uma rotina, para que, com o tempo, não haja ansiedade no momento da escrita.

Além disso, chegará a hora em que você terá avançado tanto nos estudos que conseguirá desenvolver um próprio estilo de escrita, um projeto de escrita que seja seu e que conseguirá aplicar no momento da prova oficial, mesmo sem saber o tema previamente.

Então, não desanime! O começo é trabalhoso, mas com dedicação e com a ajuda de
um profissional qualificado, o resultado virá.
E, claro, pode contar com a gente para ajudar você nessa
tarefa!

📝 Leia também em nosso blog:

- 6 meses para o Enem: "ainda dá tempo de melhorar a minha redação?"
- Aprova tem alunas nota mil na redação: veja como são as aulas

Quer saber mais sobre redação e técnicas de escrita? Na plataforma do Aprova Total você encontra esse e muitos outros conteúdos. Conheça nossas opções de cursos e todas as funcionalidades!

banner da plataforma Aprova Total

TEMAS:

avatar
Misraely Wolfart

Coordenadora Pedagógica no Aprova Total. Licenciada em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas pela UFSC. Especialista em Educação de Jovens e Adultos e em Gestão Educacional.

Ver mais artigos de Misraely Wolfart >

Coordenadora Pedagógica no Aprova Total. Licenciada em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas pela UFSC. Especialista em Educação de Jovens e Adultos e em Gestão Educacional.

Ver mais artigos de Misraely Wolfart >

Compartilhe essa publicação:
Aumente sua nota TRI estudando com provas anteriores do Enem!
Baixe já o aplicativo do

Veja Também

Assine a newsletter do Aprova Total

Você receberá apenas nossos conteúdos. Não enviaremos spam nem comercializaremos os seus dados.