Como concluir uma redação no modelo Enem? Veja exemplos nota 1000
A conclusão é a parte do texto em que todos os argumentos se conectam e uma proposta de intervenção é feita; confira dicas para não perder pontos
Acessibilidade
Depois de apresentar o tema, o ponto de vista e os argumentos, fica a questão: como concluir uma redação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e garantir uma boa nota?
Diferentemente de outros vestibulares, a banca de correção do Enem exige uma especificidade na sua conclusão: a proposta de intervenção.
Essa proposta tem uma competência reservada apenas para a sua avaliação, a competência 5. Dessa forma, uma conclusão mal planejada pode comprometer a sua nota final.
Por isso, neste post, explicaremos tudo o o que você precisa saber, mostrando exemplos e modelos de conclusão para redações do Enem. Confira nossas dicas para concluir o seu texto de maneira eficiente!
NAVEGUE PELOS CONTEÚDOS
O que é uma conclusão de redação?
A conclusão é o fechamento do texto. Na redação dissertativa, ela é composta por um parágrafo final e deve concluir as ideias que foram apresentadas no decorrer da redação.
Em muitos vestibulares que exigem esse modelo — como a Fuvest —, a conclusão reúne uma síntese das ideias principais do texto. É nesse momento que o candidato se propõe a finalizar o que apresentou na tese.
No entanto, o Enem segue um modelo próprio de conclusão, em que apenas uma retomada não é suficiente. Ou seja, não se trata apenas de sintetizar os argumentos.
Essa retomada deve ser feita através de uma proposta de intervenção, que precisa trazer uma "espécie" de sugestão do que deve ser feito para minimizar os problemas apresentados no decorrer do texto.
Conclusão de redação para o Enem
Afinal, o que é essa proposta de intervenção? No Enem, as propostas temáticas sempre trazem situações cotidianas, as quais indicam um problema presente na sociedade. Caso a problematização não venha embutida na frase temática, é dever do candidato construí-la.
A partir dela, o candidato deve elaborar a sua tese, que é o ponto de vista principal do texto. O ideal é que aponte dois elementos relacionados ao problema e que defenda cada um desses elementos nos dois parágrafos de desenvolvimento.
Na conclusão, esses pontos principais devem ser abordados através da proposta de intervenção, em que o candidato deve sugerir um caminho para solucionar ou minimizar o problema.
Nessa proposta, ele deve apresentar ação, agente, modo, efeito e detalhamento de um dos elementos.
Um ponto importante sobre a conclusão do Enem é que ela deve respeitar os direitos humanos previstos na Constituição. Desse modo, caso essa proposta fira a integridade e os direitos de uma pessoa, a competência 5 receberá nota 0. Por isso, intervenções que tragam ofensas e incitações à violência sempre serão zeradas na prova de redação do Enem.
👉 Leia também: Estratégias argumentativas: como melhorar sua redação
Por que é importante ter uma boa conclusão na redação do Enem?
Ter uma boa conclusão no Enem é fundamental para a nota da sua redação. De 1.000 pontos totais da redação, 200 são reservados para a proposta de intervenção, a qual possui um critério exclusivo de avaliação.
Desse modo, se o candidato consegue apresentar uma proposta de intervenção completa, ele já garante essa pontuação.
Na avaliação do Enem, as competências 1 e 3 são mais difíceis de alcançar pontuação máxima, pois os corretores conseguem apontar problemas gramaticais e argumentativos com mais facilidade. Por isso, garantir as notas nas competências 2 e 5 é fundamental para que você conquiste uma nota final mais alta.
Além disso, uma boa conclusão mostra que o candidato conseguiu mobilizar bem o problema e relacionar de modo adequado o seu projeto de texto.
Passo a passo para concluir uma redação
Para ajudar você a escrever uma boa conclusão, sugerimos quatro passos que podem orientar a construção do parágrafo de encerramento. Confira!
Primeiro passo: ter uma tese clara
O primeiro passo é saber com clareza qual é a sua tese. No texto dissertativo, o ponto de vista é fundamental para desenvolver todas as partes do texto.
Caso o candidato não consiga delimitar bem a sua tese, ele terá dificuldade de desenvolver todas as partes do texto. É por isso que ela é importante para a avaliação de diferentes competências.
Se você consegue desenvolver um projeto de texto claro, você consegue delimitar um ponto de vista claro. Isso é fundamental para construir a proposta de intervenção na sua conclusão, já que essa proposta deve ser referente aos problemas apresentados na tese.
Segundo passo: apresentar uma proposta de intervenção
Após apresentar uma tese clara, você deve indicar uma proposta de intervenção para o problema. Caso você não indique essa proposta no Enem, a competência 5 receberá nota 0 (zero).
Essa proposta deve conter uma ação, que deve estar relacionada com um agente, um modo, um efeito e um detalhamento. Além disso, ela deve respeitar os direitos humanos.
Terceiro passo: indicar todos os elementos da proposta de intervenção
Para que a proposta de redação seja válida, você deve indicar os cinco elementos de maneira clara:
- a ação diz respeito ao que deve ser feito para minimizar o problema;
- o agente é o ator responsável por fazer a ação;
- o meio consiste nas ferramentas utilizadas para fazer a ação;
- o efeito se trata das consequências esperadas da ação;
- e por fim, o detalhamento é o aprofundamento de um desses elementos.
✔️ Um ponto importante é que esse detalhamento exige algumas regras na sua apresentação. Ele deve ser uma exemplificação, uma explicação, uma justificativa ou um desdobramento.
Quarto passo: garantir que a proposta esteja bem relacionada com a tese
A proposta de intervenção deve estar relacionada a todos os elementos da tese. Isso significa que apresentar uma proposta para apenas um dos problemas não é suficiente para garantir uma boa nota na competência 3, que avalia o projeto de texto.
É importante apontar que, mesmo que o candidato tenha que apresentar uma intervenção sobre os dois problemas principais da tese, apenas uma proposta de intervenção completa já é válida para a nota máxima na competência 5.
Portanto, você pode escolher entre apresentar apenas uma proposta, que englobe os dois problemas do texto, ou apresentar duas propostas diferentes, cada uma abordando um dos problemas — nesse segundo caso, o aluno não precisa apresentar duas propostas completas.
Exemplos práticos de conclusão de redação
A seguir, vamos observar dois exemplos de conclusões que receberam nota mil no Enem. Vamos observar a tese, a proposta e os elementos apresentados pelos candidatos.
Exemplo 1
O primeiro exemplo foi produzido na edição do Enem de 2019, cujo tema foi "Democratização do acesso ao cinema no Brasil".
O texto a seguir é do candidato Gabriel Merli, que possui a seguinte tese: "Esse problema advém da centralização das salas exibidoras em zonas metropolitanas e do alto custo das sessões para as classes de menor renda".
Desse modo, ele apresenta duas causas centrais para o problema de manipulação: a centralização das salas de cinema e o alto custo das sessões.
Cada um desses pontos foi defendido em cada um dos parágrafos de desenvolvimento. Sendo assim, após esse aprofundamento de informações, o aluno inseriu uma conclusão com duas propostas de intervenção, que englobou os dois pontos.
Na primeira proposta, ele traz a questão que intervém na centralização das salas de cinema. Vamos observar os elementos:
- Efeito: "a fim de levar os filmes a zonas periféricas";
- Ação: "as prefeituras dessas regiões devem promover a interiorização dos cinemas";
- Meio: "por meio de investimentos no lazer e incentivos fiscais".
Já na segunda ele traz uma intervenção na questão do alto custo dos cinemas. Vamos conferir:
- Agente: Ministério da Fazenda;
- Ação: ampliar a concorrência entre as empresas exibidoras;
- Meio: o que pode ser feito pela regulamentação e fiscalização das relações entre elas;
- Efeito: "Isso impediria a formação de oligopólios";
- Detalhamento: "aumentando a concorrência".
Veja que o candidato conseguiu abordar os dois pontos da tese na proposta, o que evitou o desconto na competência 3. Além disso, ele apresenta pelo menos uma proposta de intervenção completa, o que garante os 200 pontos na competência 5.
👉 Leia também:
Quantas linhas uma boa redação do Enem precisa ter?
Conheça as 5 competências avaliadas na redação do Enem
Dicas para melhorar sua introdução da Redação do Enem
Exemplo 2
No segundo exemplo, vamos visualizar uma redação nota 1000 no tema "Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil", da edição do Enem de 2021.
A redação é da candidata Alice Souza Moreira, que trouxe o seguinte ponto de vista: "Tal invisibilidade provoca inúmeras chagas, como a precarização do trabalho e a exclusão democrática".
Nesse caso, ela traz dois pontos principais que são consequências da invisibilidade: a precarização do trabalho e a exclusão democrática. Diferentemente do exemplo anterior, em vez de trazer duas propostas, a aluna optou por apenas uma proposta que englobou os dois problemas. Vamos observar:
A seguir, vamos listar os elementos:
- Agente: Governo Federal;
- Detalhamento: "órgão de maior importância no âmbito nacional";
- Ação: "implemente mais Varas da Infância e da Juventude em locais de alta procura por esses serviços";
- Meio: "Tal ação deve ser realizada por meio da criação de secretarias e/ou departamentos responsáveis por pesquisa e controle";
- Efeito: "a fim de haver um mapeamento de cidades e regiões metropolitanas onde há maiores índices de invisibilidade social".
Nessa proposta, a candidata conseguiu retomar os dois pontos da tese e cumpriu todos os requisitos da competência 5.
📝 É possível encontrar mais exemplos de conclusões na Cartilha do Participante. Anualmente, o Inep atualiza o documento com orientações sobre a redação e análises da edição anterior.
5 dicas para concluir a redação do Enem de forma eficaz
Reunimos cinco dicas para concluir a redação do Enem de maneira eficaz. Veja a seguir:
- Faça um projeto de texto claro e bem estabelecido: esse é o segredo para garantir uma boa nota. A partir desse projeto, antes mesmo de você iniciar o texto, já estarão delimitados o ponto de vista, os repertórios, os argumentos e os elementos da proposta de intervenção.
- Defina as teses de maneira clara: para que você tenha menos chances de se perder na apresentação das informações, defina uma tese clara, que aborde dois pontos relacionados ao tema.
- Apresente uma proposta de intervenção que contemple todos os pontos da tese: uma definição clara da tese vai ajudar você a saber o que a proposta de intervenção deve abordar para que não prejudique o projeto de texto. Lembre-se de apresentar uma intervenção para os dois problemas mencionados no texto.
- Insira todos os elementos na proposta de intervenção: uma proposta de intervenção deve contar com agente, ação, meio, efeito e detalhamento. A ausência de um dos elementos implica penalização.
- Deixe claro todos esses elementos: procure deixar evidente cada elemento da proposta de intervenção para que o corretor não possua ressalvas na hora de avaliar.
Assim,- primeiramente, indique agentes e ações concretos. Se não for possível identificar um agente claro e uma ação válida, haverá penalização na competência 5;
- na hora de apresentar o meio, utilize expressões como “por meio de” ou “através de”;
- quando for marcar o efeito, utilize expressões como “a fim de” e “com a finalidade de”;
- lembre-se de que uma boa estratégia é detalhar o agente, pois o corretor encontrará facilmente esse último elemento da proposta.
Resumo: como concluir uma redação
Para concluir a redação, você deve lembrar que:
- a banca examinadora do Enem exige uma proposta de intervenção na sua conclusão;
- os temas de redação do Enem sempre trazem uma problemática, a qual deve ser considerada na hora de construir a tese;
- após delimitar uma tese clara, você precisa desenvolvê-la em cada um dos parágrafos de desenvolvimento;
- ao fim do texto, você deve apresentar a proposta de intervenção, responsável por sugerir uma interferência no problema, através de uma ação que deve ser executada para minimizar os seus efeitos.