Como é o curso e a carreira em Letras?
Ao se aprofundar em estudos linguísticos e literários e lidar de forma crítica com as linguagens oral e escrita, o profissional pode atuar em diversos segmentos, como docência, tradução, produção de conteúdo, edição, revisão de textos e produção cultural
Acessibilidade
Você já pensou em cursar Letras? Se você gosta de ler e escrever, adora literatura ou tem facilidade para aprender novos idiomas, é bem provável que considere a graduação em Letras como uma das suas opções na hora de escolher o curso e a profissão que mais combinam com você.
Apesar de ser uma faculdade tradicional muito associada à licenciatura e à sala de aula, ela pode abrir portas para áreas como produção de roteiros e conteúdos para blogs e mídias sociais, edição de livros e revistas, tradução, revisão de textos e até mesmo produção cultural de eventos literários.
Quer saber de verdade se esse curso dá match com você? A seguir, confira dicas para saber se você tem o perfil do profissional da área, conheça as disciplinas básicas, o mercado de trabalho e as inovações no universo do curso de Letras.
NAVEGUE PELOS CONTEÚDOS
O que você precisa saber sobre o curso de Letras
Emma Watson, Sandy, Fernanda Montenegro, Jô Soares… diversos são os exemplos de artistas que se graduaram no curso de Letras. Isso porque a faculdade oferece uma formação ampla importante para quem vai atuar em áreas como teatro, cinema, música ou até mesmo televisão.
A maioria dos profissionais de Letras possui uma paixão pela leitura e escrita desde a infância. Eles adoram ler romances, crônicas, poesias e suspenses. E, além disso, sentem-se confortáveis produzindo os próprios textos ou corrigindo as produções de colegas.
Profissionais formados em Letras podem atuar na área da docência -- neste caso, é preciso cursar a licenciatura, ou seja, o curso de preparação de professores-- em escolas de Ensino Fundamental e/ou Médio, escolas de idiomas, cursos preparatórios para vestibulares ou universidades.
Além disso, também podem ingressar na área de tradução de textos literários, técnicos ou científicos.
Há ainda aqueles que trabalham na organização de eventos literários, na curadoria de exposições, no fornecimento de consultoria linguística para empresas, e também na área de produção de conteúdo, como redatores, editores ou revisores de textos.
Para isso, o curso de Letras aborda desde a estrutura da língua portuguesa até disciplinas de gêneros de literatura, teoria literária, língua estrangeira, linguística (fonética, fonologia, morfologia, sintaxe, semântica, etc), e didática e metodologia do ensino da língua.
Dicas e sugestões para se preparar antes de iniciar o curso
Antes de iniciar o curso, há algumas dicas que podem ajudar você a ter uma trajetória mais tranquila durante a graduação. Uma delas é ler livros e textos de diferentes gêneros, tanto literários quanto técnicos, para desenvolver habilidades de leitura e escrita. Outra opção é estudar gramática e ortografia, que são fundamentais para a produção textual.
Aprender uma língua estrangeira também é uma grande vantagem antes de iniciar o curso de Letras.
Qual o perfil, em geral, dos alunos que fazem Letras?
Os alunos costumam buscar esse curso por terem um grande interesse por escrita e literatura. Eles gostam de estudar diferentes períodos literários e autores e também se interessam por questões relacionadas à gramática ou à linguística.
Alguns universitários inclusive buscam o curso para aprimorar suas habilidades de escrita e interpretação textual, tanto para seu desenvolvimento pessoal como para melhorar suas chances no mercado de trabalho, atuando em áreas como tradução, revisão, ensino de línguas ou produção textual.
Como saber se tenho o perfil para cursar Letras?
Imaginar-se atuando no dia a dia do profissional, conversar com alguém do mercado de trabalho ou trocar uma ideia com um universitário.
Há algumas dicas básicas que ajudam a entender se você tem o perfil para o curso. Certos interesses podem demonstrar se a faculdade de Letras foi feita para você! Veja a seguir:
- Gosto pela leitura;
- Facilidade para a escrita;
- Facilidade para aprender novos idiomas;
- Curiosidade e criatividade para explorar novas ideias;
- Atração por temas como linguística e história da literatura.
Como é o curso de Letras na prática
A maioria das graduações em Letras são licenciaturas, cursos que preparam o estudante para atuar como professor de Língua Portuguesa e Literatura em escolas de Ensino Fundamental e Médio. Mas também há bacharelados, que oferecem uma formação mais abrangente para o aluno atuar nos diversos setores do mercado de trabalho.
Em geral, além da Língua Portuguesa, o aluno escolhe também uma língua moderna, como inglês ou espanhol. Em algumas instituições, há a opção de estudar línguas clássicas, como grego e latim.
Algumas universidades oferecem cursos de letras com ênfase em áreas específicas, como libras (para formação em língua brasileira de sinais), literatura (para formação em crítica literária) e tradução (para formação em técnicas de tradução).
Matérias e disciplinas do curso de Letras
As disciplinas básicas do curso de Letras são língua portuguesa, linguística e estudos literários. Nessas aulas, o aluno desenvolve habilidades para compreender e analisar textos literários e produzir composições de diferentes gêneros.
Os cursos de licenciatura incluem formação pedagógica e didática para o ensino de línguas e literaturas.
Já os cursos com habilitação em línguas estrangeiras contam com aulas de gramática, conversação, compreensão oral e escrita e estudo da cultura de cada país. Entre as opções mais procuradas estão inglês, francês, espanhol, alemão e italiano.
De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais, os cursos de Letras devem incluir no seu projeto pedagógico os critérios para o estabelecimento das disciplinas obrigatórias e optativas das atividades acadêmicas do bacharelado e da licenciatura, bem como sua forma de organização: modular, por crédito ou seriado.
Ainda de acordo com o documento, os cursos de licenciatura deverão ser orientados também pelas Diretrizes para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica em cursos de nível superior.
Outras atividades que integram o curso
O curso de Letras conta com atividades práticas como laboratórios de línguas estrangeiras, grupos de estudos e pesquisas e oficinas de escrita, que têm o objetivo de desenvolver a habilidade de produção textual dos alunos.
Há ainda instituições que possuem projetos de extensão para o desenvolvimento de pesquisas na área de linguística ou análise literária.
Letras tem TCC?
Os alunos do curso de licenciatura em Letras precisam fazer o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) para garantir o diploma. Esta é uma exigência do MEC.
O TCC no curso de Letras geralmente é elaborado individualmente, mas também pode ser realizado em dupla ou grupo, a depender das normas estabelecidas pela instituição de ensino.
É preciso fazer estágio para se formar em Letras?
Sim, é obrigatório a realização do estágio supervisionado para conclusão da licenciatura em Letras.
O estágio tem duração máxima de dois anos, e a sua realização pode ocorrer em diferentes espaços educacionais, como escolas de Ensino Fundamental e Médio, escolas de idiomas, instituições de ensino superior, empresas, editoras, entre outros.
Vale lembrar que cada instituição de ensino pode ter suas próprias normas e procedimentos para a realização do estágio curricular, devendo estar de acordo com as diretrizes estabelecidas pelo MEC.
É importante, portanto, buscar informações junto à coordenação do curso sobre as exigências e procedimentos para a realização do estágio.
O que um bom curso de Letras deve ter?
Para escolher uma boa faculdade de Letras, é importante avaliar alguns critérios que podem indicar a qualidade do curso e da instituição de ensino. Aqui estão algumas dicas que você pode considerar:
- Reconhecimento do Ministério da Educação (MEC): Isso garante que o curso atende aos padrões estabelecidos pelo governo federal e que o diploma tenha validade em território nacional.
- Corpo docente qualificado: verifique se os professores possuem formação acadêmica adequada e experiência na área de atuação.
- Infraestrutura adequada: uma boa faculdade de Letras possui biblioteca atualizada, laboratórios de informática e equipamentos para aulas práticas.
- Disciplinas complementares: além das matérias tradicionais, atente-se à oferta de disciplinas optativas ou complementares que possam ampliar seus conhecimentos.
- Possibilidade de estágios e atividades práticas: essa pode ser uma oportunidade de vivenciar a prática profissional na área de Letras.
- Avaliações e indicadores de qualidade: o Índice Geral de Cursos (IGC), divulgado pelo MEC, indica a qualidade do ensino oferecido pelas instituições de ensino superior.
👉 Leia também: Ranking elege as 10 melhores universidades brasileiras
Como é o mercado de trabalho na área de Letras?
O mercado de trabalho para os profissionais formados em Letras é amplo e diversificado, com oportunidades em empresas, escolas, universidades, editoras, agências de tradução, entre outros.
Quais as principais áreas de atuação do profissional de Letras?
As principais áreas de atuação são:
- docência
- pesquisa
- tradução
- crítica literária
- revisão de textos
- produção de conteúdo, roteiro e edição
- assessoria e produção cultural
Se você pretende seguir carreira na docência, é importante lembrar que é preciso cursar uma licenciatura em Letras.
Para aqueles que desejam seguir carreira acadêmica, o curso de letras oferece opções de mestrado e doutorado nas áreas de literatura, linguística e tradução.
Quais os setores mais aquecidos? Por quê?
Os salários para profissionais formados em letras variam de acordo com a área de atuação, nível de experiência e região. Em geral, algumas áreas costumam pagar salários mais elevados do que outras, como é o caso da tradução e revisão de textos.
Na área de tradução, os profissionais podem trabalhar como freelancers ou em empresas especializadas, realizando traduções de documentos, websites, manuais técnicos e outros materiais. Já na área de revisão, podem trabalhar em editoras, agências de publicidade e empresas de comunicação.
A área de Letras é muito buscada?
Embora o curso de letras não seja um dos mais concorridos em termos de número de inscritos, nos últimos anos, tem se observado uma crescente valorização do ensino da língua portuguesa, o que tem aumentado a demanda por profissionais graduados na área.
Além disso, a área de tradução e interpretação de línguas estrangeiras tem se expandido bastante, abrindo novas oportunidades de trabalho para os profissionais formados em letras.
Quais as principais mudanças na área de Letras?
Entre as principais novidades relacionadas ao curso de letras, estão:
- Tecnologias aplicadas ao ensino de línguas: atualmente, é possível usar recursos como jogos, vídeos e aplicativos para tornar o ensino mais interativo e dinâmico.
- Inteligência artificial aplicada à linguística: os estudos estão sendo cada vez mais utilizados para analisar e compreender a linguagem humana.
- Tradução automática: a tecnologia pode ser útil para profissionais que atuam na área de tradução e interpretação, além de ampliar as possibilidades para a comunicação em diferentes idiomas.
- Estudos sobre línguas minoritárias: aumento de pesquisas visando preservar e valorizar a diversidade linguística presente em diferentes regiões do mundo.
- Produção literária digital: novas oportunidades para escritores independentes, que conseguem distribuir suas obras de forma mais ampla e acessível.
Quanto ganha um profissional de Letras?
A resposta para essa pergunta irá depender da área de atuação do profissional. Um professor de língua portuguesa, por exemplo, pode ganhar de R$ 1.795,00 até R$ 3.550,00 no Brasil. Já um tradutor pode faturar de R$ 1.690,00 a R$ 4.139,00.
Já o salário médio de um editor no Brasil é de R$ 4.866,00. No entanto, editoras consolidadas e tradicionais costumam pagar salários mais altos aos profissionais.
Tire as suas principais dúvidas sobre o curso de Letras
Quer saber a duração da faculdade de letras, quais as titulações possíveis, as principais instituições que oferecem o curso e o valor da mensalidade? Confira os tópicos a seguir!
Qual a duração do curso de Letras ?
A duração de um curso de letras pode variar de acordo com a modalidade escolhida, seja bacharelado ou licenciatura. Em geral, a licenciatura tem duração média de 4 anos, enquanto o bacharelado pode levar de 3 a 5 anos, dependendo da instituição de ensino e da carga horária do curso.
Qual a titulação do curso de Letras?
As duas principais titulações oferecidas para o curso de letras são a licenciatura e o bacharelado.
O bacharelado é voltado para a área de pesquisa e produção textual, enquanto a licenciatura prepara o estudante para atuar como professor de Língua Portuguesa e Literatura em escolas de Ensino Fundamental e Médio.
Além disso, a licenciatura também pode exigir a realização de estágio obrigatório e disciplinas específicas voltadas para a educação.
Quais instituições oferecem o curso de Letras?
A lista completa das instituições de Ensino Superior, públicas e privadas, que oferecem o curso de Letras pode ser acessada no Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC).
O caminho é a aba "consulta avançada" e buscar por "curso de graduação". No campo "curso", digite o nome do curso e, em "situação", coloque "em atividade". Você também pode selecionar outros filtros, como modalidade ou UF. Por fim, digite o código de verificação e clique em "pesquisar".
Qual o valor do curso de Letras nas universidades privadas?
O valor das mensalidades para um curso de Letras em uma universidade privada depende de fatores como localização, renome da instituição, infraestrutura e corpo docente. Em geral, os preços variam de R$ 800,00 a R$ 3.000,00 por mês.
No entanto, instituições que oferecem cursos a distância geralmente têm mensalidades mais acessíveis do que as instituições que oferecem cursos presenciais.
Qual a nota de corte do Enem para o curso de Letras?
A nota de corte do Enem para ingresso no curso de Letras via Sistema de Seleção Unificada (SiSU) pode variar de acordo com a universidade e a modalidade escolhida. As notas de corte sofrem variações a cada ano, devido à concorrência e ao desempenho dos candidatos.
Confira as maiores notas de corte na categoria de ampla concorrência do SiSU 2024 para o curso de Letras:
Instituição | Curso | UF | Nota de corte |
---|---|---|---|
Universidade Federal do Amazonas - UFAM | Letras - Língua e Literatura Japonesa | AM | 829,71 |
Universidade Federal do Amazonas - UFAM | Letras - Língua e Literatura Inglesa | AM | 798,96 |
Universidade Federal do Amazonas - UFAM | Letras - Língua e Literatura Espanhola | AM | 788,43 |
Universidade Federal do Amazonas - UFAM | Letras - Língua e Literatura Portuguesa | AM | 783,44 |
Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ | Letras - Português e Japonês | RJ | 775,26 |
Veja também as menores notas de corte na categoria de ampla concorrência do SiSU 2024 para o curso de Letras:
Instituição | Curso | UF | Nota de corte |
---|---|---|---|
Universidade Federal de Pelotas - UFPEL | Letras - Português e Alemão | RS | 477,54 |
Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL | Letras - Inglês | AL | 474,42 |
Universidade Estadual do Paraná - Unespar | Letras - Espanhol | PR | 418,97 |
Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reyes Maldonado - UNEMAT | Letras | MT | 395,15 |
Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reyes Maldonado - UNEMAT | Letras - Português e Inglês | MT | 391,53 |
Como é a concorrência para o curso de Letras nos vestibulares?
A concorrência para o curso de Letras, ou seja, o número de candidatos que disputam cada vaga varia de acordo com a instituição de ensino, o tipo de vaga (ampla concorrência ou ação afirmativa) e o ano ou edição do processo seletivo.
Confira a concorrência geral em algumas universidades para o ingresso no ano de 2024 no curso de Letras:
Instituição | UF | Candidato/Vaga |
---|---|---|
USP - Universidade de São Paulo (São Paulo) | SP | 3,3 |
Unesp - Universidade Estadual Paulista (Araraquara) | SP | 3,2 |
Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (Campinas) | SP | 14 |
👉 Leia também:
Mapa dos processos seletivos: a ferramenta interativa do Aprova
Confira o calendário dos principais vestibulares
Como passar no Enem e Vestibular no curso de Letras?
Cada instituição de ensino tem a sua maneira de utilizar a pontuação do Enem no processo seletivo. As questões e disciplinas podem ter pesos diferentes, a depender da área escolhida pelo candidato.
No caso da faculdade de Letras, em geral, o foco está nas notas da redação, língua portuguesa e língua estrangeira.
Conclusão
A carreira na área de Letras, seja bacharelado ou licenciatura, é ampla e diversificada. Isso possibilita que o profissional seja capaz de atuar em diferentes áreas, como docência, editoração ou produção cultural.
Se você é um aluno apaixonado por literatura e escrita, vale considerar esta opção! Além de ser um curso tradicional, os novos estudos sobre tecnologia, inteligência artificial e língua brasileira de sinais também têm muito a contribuir para a profissão nos próximos anos.
Quer conquistar sua vaga no curso de Letras? Então comece já a sua preparação! Conheça o Aprova Total e garanta a aprovação dos seus sonhos!