Engenharia de Produção: saiba tudo sobre a faculdade e a carreira
Com conhecimentos de engenharia, administração e tecnologia, esse profissional pode atuar em todas as etapas do desenvolvimento de um produto ou serviço, aprimorando processos e implementando estratégias de gestão para aumentar a produtividade e a rentabilidade
Acessibilidade
Está com dúvidas se o curso de Engenharia de Produção é o que você busca para o seu futuro profissional? Então, você veio ao lugar certo!
No decorrer deste artigo, vamos explorar tudo o que você precisa saber sobre o curso de Engenharia de Produção. Desde o perfil dos alunos que optam por essa carreira, passando pelo curso e áreas de atuação profissional, até as notas de corte no Enem e dicas essenciais de estudo para passar no vestibular.
Prepare-se para mergulhar no universo da Engenharia de Produção e descobrir se essa é a opção ideal para você. Então, vamos lá! Continue a leitura e acompanhe os detalhes sobre esse curso.
NAVEGUE PELOS CONTEÚDOS
O que você precisa saber sobre o curso de Engenharia de Produção
A graduação em Engenharia de Produção une conhecimentos de engenharia, gestão e tecnologia para formar profissionais que vão atuar em todas as etapas do desenvolvimento de um produto ou serviço, como pesquisa de mercado, produção, qualidade, controle, logística e transporte.
O engenheiro de produção possui um perfil multifacetado, sendo capaz de analisar e aprimorar processos produtivos, implementar estratégias de gestão eficientes, tomar decisões embasadas em dados e promover a inovação nas organizações para aumentar a produtividade e a rentabilidade. Ele é o elo entre a engenharia e os negócios, buscando sempre a eficiência e a melhoria contínua.
A estrutura curricular do curso abrange disciplinas que englobam desde as bases da engenharia até as áreas de gestão, economia, logística, qualidade e inovação.
Se você busca uma carreira dinâmica, com possibilidade de atuar em diversos setores, como indústria, serviços, consultoria e empreendedorismo, a Engenharia de Produção pode ser uma boa escolha.
Dicas e sugestões para quem pensa em cursar Engenharia de Produção
Se você é um estudante do ensino médio, ou está se preparando para o vestibular, e tem interesse em seguir carreira na área de Engenharia de Produção, as dicas a seguir são para você.
- A Engenharia de Produção é uma área multidisciplinar voltada para a otimização dos processos produtivos, gestão de recursos e melhoria contínua das operações em diferentes setores.
- Cada instituição de ensino pode ter variações no currículo do curso de Engenharia de Produção. Por isso, é fundamental pesquisar sobre as disciplinas oferecidas e os projetos práticos envolvidos.
- Antes de tomar uma decisão, é importante conhecer as perspectivas de carreira e o mercado de trabalho para os engenheiros de produção -- não deixe de ler o item "Como é o mercado de trabalho a área de Engenharia de Produção" ao longo deste artigo.
Lembre-se de que a escolha profissional é pessoal e deve ser baseada em seus interesses, aptidões e perspectivas de realização pessoal.
Como são, em geral, os alunos do curso de Engenharia de Produção?
Os estudantes que cursam Engenharia de Produção têm um determinado perfil, com habilidades e características específicas. Conhecer esses traços pode ajudar você a avaliar se essa carreira é o que você espera.
A seguir, destacamos algumas características comuns dos alunos que fazem Engenharia de Produção:
- Os estudantes de Engenharia de Produção geralmente possuem uma aptidão para lidar com problemas complexos, utilizando o pensamento analítico e o raciocínio lógico para encontrar soluções eficientes.
- Os alunos dessa área têm curiosidade e interesse em compreender os processos de produção, desde a gestão até a melhoria da eficiência e qualidade dos produtos e serviços.
- É comum entre os alunos do curso a afinidade com números e a aptidão por planejamento estratégico.
- Muitos alunos que optam pela Engenharia de Produção possuem um espírito empreendedor e estão interessados em explorar oportunidades de negócios, desenvolver projetos inovadores e buscar soluções que tragam impacto positivo para as organizações.
- A Engenharia de Produção envolve frequentemente trabalhar em equipes multidisciplinares, situações em que é necessário se comunicar efetivamente, compartilhar ideias, liderar projetos e colaborar com outros profissionais. Por esses motivos, essa é também é uma característica encontrada entre os acadêmicos do curso.
Lembrando que essas características são apenas indicativas e não são requisitos absolutos para ingressar na Engenharia de Produção.
Como saber se tenho o perfil para ser engenheiro de produção?
Se você é um aluno do Ensino Médio ou cursinho pré-vestibular e está considerando cursar Engenharia de Produção, vamos te ajudar a entender se seu perfil possui afinidade com o curso a partir das informações a seguir:
- Analise suas próprias habilidades, interesses e características. Pense em como você se encaixa nas características mencionadas anteriormente, como pensamento analítico, habilidade com números, interesse por processos produtivos, visão sistêmica e busca por aprendizado constante.
- Existem testes e questionários vocacionais que podem ajudar a identificar áreas de interesse e aptidões. Embora não sejam definitivos, esses testes podem oferecer insights adicionais para avaliar seu perfil e afinidade com a Engenharia de Produção.
- Reflita sobre seus objetivos e aspirações profissionais. Considere se a Engenharia de Produção pode fornecer o caminho para alcançar suas metas. Pense nas oportunidades de carreira que essa área oferece e se elas estão alinhadas com seus interesses e ambições futuras.
Lembre-se de que a escolha de um curso superior é pessoal e deve levar em consideração seus interesses, aptidões e valores. Essas orientações são apenas uma referência para ajudar você a refletir sobre sua decisão, que deve ser baseada em sua própria análise e autoconhecimento.
Como é o curso de Engenharia de Produção na prática
No curso de Engenharia de Produção, os alunos têm a oportunidade de adquirir conhecimentos e habilidades essenciais para atuar na área de produção industrial e gerenciamento de processos.
A seguir, apresentaremos informações relevantes sobre o curso, suas disciplinas, atividades complementares, trabalho de conclusão de curso e estágio obrigatório.
Matérias e disciplinas do curso de Engenharia de Produção
O curso de Engenharia de Produção combina conteúdos das Ciências Exatas, como Matemática e Estatística, com conhecimentos em Administração, Economia e Tecnologia. Ao longo da graduação, você terá disciplinas como:
- Programação para Engenharia de Produção
- Probabilidade e Modelos estocásticos
- Introdução à Engenharia de Produção
- Representação Gráfica Espacial
- Física
- Cálculo
- Química
- Estatística e modelos de previsão
- Introdução a Sistemas de Produção
- Álgebra Linear
- Desenho e Modelagem Geométrica
- Introdução à Economia para Engenharia
- Fundamentos da Termodinâmica
- Fenômenos de Transportes
- Estática para Engenharia
- Cálculo numérico em computadores
- Modelagem e Análise de Decisão
- Planejamento e Controle da Produção
- Gestão da Segurança e saúde no Trabalho
- Materiais de Engenharia
- Equações diferenciais e ordinárias
- Introdução a Finanças para Engenharia
- Pesquisa Operacional
- Gerenciamento de Projetos
- Métodos Quantitativos na Gestão da Produção Industrial
- Análise de Custos para Engenharia
- Engenharia da Qualidade
- Engenharia de Métodos
- Gestão da qualidade
- Automação industrial
- Manutenção industrial
- Engenharia da sustentabilidade
Outras atividades que integram o curso de Engenharia de Produção
Além das disciplinas teóricas, o curso de Engenharia de Produção costuma incluir atividades práticas, como:
- visitas técnicas a empresas;
- laboratórios de simulação;
- projetos de melhoria de processos produtivos.
Essas atividades proporcionam aos alunos uma experiência mais próxima da realidade profissional, permitindo a aplicação dos conceitos aprendidos em sala de aula.
Engenharia de produção tem TCC?
O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é obrigatório na área de Engenharia de Produção e desempenha um papel fundamental como um trabalho de síntese do processo de aprendizagem realizado ao longo da graduação.
É preciso fazer estágio para se formar em Engenharia de Produção?
Sim, a realização do estágio é obrigatória para a conclusão do curso de Engenharia de produção.
No processo de formação do engenheiro de produção, é indispensável a participação em práticas reais do campo profissional, sendo o estágio curricular obrigatório uma etapa integrante da graduação.
Durante o estágio, os estudantes têm a oportunidade de vivenciar a rotina profissional, aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso e desenvolver habilidades práticas essenciais.
O que um bom curso de Engenharia de Produção deve ter?
Um bom curso de Engenharia de Produção deve oferecer uma infraestrutura adequada, laboratórios atualizados, corpo docente qualificado e uma matriz curricular alinhada com as necessidades do mercado de trabalho.
Também é importante que o curso proporcione oportunidades de estágio e atividades práticas, além de incentivar a participação em projetos de pesquisa e extensão.
A conexão com o mercado, por meio de parcerias com empresas e a oferta de programas de inserção profissional, também são diferenciais valorizados.
👉 Leia também: Ranking elege as 10 melhores universidades brasileiras
Como é o mercado de trabalho na área de Engenharia de Produção?
O mercado de trabalho na área de Engenharia de Produção oferece diversas oportunidades e perspectivas promissoras para os profissionais, que podem atuar nos mais diversos setores industriais, além das áreas financeira e administrativa. Ao considerar uma carreira nesse campo, é importante entender a situação atual e as tendências do mercado.
Aqui estão alguns tópicos relevantes para compreender melhor o mercado de trabalho na área de Engenharia de Produção.
Quais as principais áreas de atuação do engenheiro de produção?
Os profissionais formados em Engenharia de Produção têm um amplo leque de áreas de atuação profissional. Entre as principais estão:
- Gestão da Produção e Operações: planejamento e controle de processos produtivos, gestão de estoques, otimização de recursos, melhoria contínua e garantia de qualidade.
- Logística e Cadeia de Suprimentos: gerenciamento da cadeia de suprimentos, distribuição física, transporte, armazenagem e gestão de estoques.
- Gestão da Qualidade: implementação de sistemas de gestão da qualidade, controle estatístico de processos, inspeção e garantia da qualidade dos produtos e serviços.
- Engenharia de Processos: análise e otimização de processos produtivos, desenvolvimento de layout industrial e reengenharia de processos.
- Pesquisa Operacional: aplicação de métodos quantitativos para resolver problemas complexos de tomada de decisão.
- Consultoria e Gestão Empresarial: assessoria e consultoria em projetos de melhoria, reestruturação organizacional e desenvolvimento de estratégias empresariais.
Setores mais aquecidos em Engenharia de Produção
Atualmente, alguns setores têm apresentado maior demanda por profissionais de Engenharia de Produção. Entre eles estão:
- Setor industrial: continua sendo uma área-chave para engenheiros de produção, com destaque para segmentos como automobilístico, alimentos, químico, metalúrgico e de energia. A necessidade de otimização de processos, redução de custos e melhoria da eficiência impulsiona a busca por esses profissionais.
- Com o crescimento do comércio eletrônico e a necessidade de operações logísticas ágeis e eficientes, há uma demanda crescente por engenheiros de produção especializados em logística e gestão da cadeia de suprimentos.
- A área da saúde tem buscado cada vez mais a expertise dos engenheiros de produção para melhorar a gestão hospitalar, otimizar processos de atendimento, reduzir custos e garantir a qualidade dos serviços prestados.
A área de Engenharia de produção é muito buscada?
A área de Engenharia de Produção é muito procurada devido a diversos fatores. Conheça e entenda alguns deles:
- Os engenheiros de produção têm conhecimentos que podem ser aplicados em diferentes setores e áreas de atuação, o que amplia suas oportunidades profissionais.
- A formação em Engenharia de Produção oferece uma visão sistêmica e integrada dos processos produtivos, permitindo que os profissionais identifiquem oportunidades de melhoria e tomem decisões embasadas em dados, o que é muito valorizado pelas empresas.
- Com o foco na otimização de processos e redução de desperdícios, os engenheiros de produção podem ajudar as empresas a se tornarem mais eficientes e competitivas em um mercado globalizado.
- Os salários dos engenheiros, de modo geral, costumam ser atrativos.
Quais as principais mudanças na área de Engenharia de Produção?
A área de Engenharia de Produção está em constante evolução, acompanhando as mudanças tecnológicas e as demandas do mercado. Alguns pontos de destaque incluem:
- Automação e Indústria 4.0: a crescente adoção de tecnologias de automação, inteligência artificial, internet das coisas (IoT) e big data tem impactado a forma como os processos produtivos são concebidos e gerenciados, além do modo como as pessoas adquirem produtos e serviços.
- Sustentabilidade e Responsabilidade Social: os profissionais de Engenharia de Produção são desafiados a considerar aspectos socioambientais em suas atividades, buscando soluções mais sustentáveis e responsáveis.
- Gestão de Riscos e Resiliência: os engenheiros de produção devem estar preparados para lidar com eventos disruptivos, como crises econômicas, pandemias e desastres naturais, desenvolvendo estratégias para garantir a resiliência das operações.
Quanto ganha um engenheiro de produção?
O salário mínimo profissional estabelecido pelo Sistema do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea)/Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) é de 6 salários mínimos por mês (R$ 7.920,00) para uma jornada de 6 horas diárias e de 8,5 salários mínimos por mês (R$ 11.220,00) para uma jornada de 8 horas diárias.
No mercado de trabalho brasileiro em 2023, um engenheiro de produção tem um salário médio de R$ 9.478,57 para uma jornada de trabalho de 42 horas semanais, de acordo com uma pesquisa realizada pelo site Salário com base em dados oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web.
A pesquisa analisou um total de 8.067 salários de profissionais admitidos e desligados pelas empresas no período de abril de 2022 a abril de 2023.
A faixa salarial do engenheiro de produção variou entre R$ 9.219,70 (média do piso salarial 2023 de acordos coletivos), R$ 9.582,00 (salário mediano da pesquisa) e um teto salarial de R$ 18.542,59. Esses valores levam em consideração o salário base de profissionais em regime CLT de todo o Brasil.
Tire as suas principais dúvidas sobre o curso de Engenharia de Produção
Se você está interessado em seguir a carreira de Engenharia de Produção, é natural que ainda tenha dúvidas em relação ao curso.
Aqui, você confere informações sobre a duração da graduação, a titulação obtida, as instituições que oferecem essa formação e o valor do curso em universidades privadas.
Qual a duração do curso de Engenharia de Produção?
A duração do curso de Engenharia de Produção pode variar de acordo com a instituição de ensino e o sistema de créditos adotado.
Em geral, a graduação em Engenharia de Produção tem uma duração mínima de 5 anos, divididos em 10 semestres.
Qual a titulação do curso de Engenharia de Produção?
O curso de Engenharia de Produção confere o título de bacharel em Engenharia de Produção.
Quais instituições oferecem o curso de Engenharia de Produção?
Há cerca de 700 cursos de Engenharia de Produção no país, oferecidos por instituições públicas e privadas. A lista completa pode ser acessada no Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC): https://emec.mec.gov.br/
O caminho é a aba "consulta avançada" e buscar por "curso de graduação". No campo "curso", digite o nome do curso e, em "situação", coloque "em atividade". Você também pode selecionar outros filtros, como modalidade ou UF. Por fim, digite o código de verificação e clique em "pesquisar".
Qual o valor do curso de Engenharia de produção nas universidades privadas?
O valor do curso de Engenharia de Produção em universidades privadas pode variar amplamente, dependendo da instituição, da região em que ela está localizada e da modalidade de ensino escolhida.
Confira o valor da mensalidade para o curso de Engenharia de Produção em algumas faculdades privadas:
Ensino presencial:
- Instituto Mauá de Tecnologia - R$ 3.891,00
- PUCPR - R$ 2.315,20
- Anhanguera - R$ 328,99
- Unip - R$ 680,25
Educação a distância:
- Uninter - R$ 316,52
- Uniasselvi - R$ 442,79
Ensino híbrido:
- Unicesumar - R$ 481,38
Qual a nota de corte do Enem para o curso de Engenharia de Produção?
A nota de corte do Enem para ingresso no curso de Engenharia de Produção via Sistema de Seleção Unificada (Sisu) pode variar de acordo com a universidade e o ano ou edição do processo seletivo. As notas de corte no Sisu também oscilam conforme a concorrência e desempenho dos candidatos.
Confira as maiores notas de corte na categoria de ampla concorrência do SiSU 2024 para Engenharia de Produção:
Instituição | UF | Nota de corte |
---|---|---|
UFAM - Universidade Federal do Amazonas | AM | 834,75 |
IFCE - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará | CE | 824,5 |
UFRA- Universidade Federal do Amazonas | AM | 787,09 |
UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro | RJ | 786,61 |
UFMS - Universidade Federal do Mato Grosso do Sul | MS | 782,69 |
E veja também as menores notas de corte na categoria de ampla concorrência do SiSU 2024 para Engenharia de Produção:
Instituição | UF | Nota de corte |
---|---|---|
UEMG - Universidade do Estado de Minas Gerais | MG | 587,22 |
UFV - Universidade Federal de Viçosa | MG | 586,58 |
UFAL - Universidade Federal de Alagoas | AL | 571,72 |
Unipampa - Universidade Federal do Pampa | RS | 569,46 |
UFCG - Universidade Federal de Campina Grande | PB | 546,8 |
Como é a concorrência para o curso de Engenharia de Produção?
A concorrência para o curso de Engenharia de Produção, ou seja, o número de candidatos que disputam cada vaga varia de acordo com a instituição de ensino, o tipo de vaga (ampla concorrência ou ação afirmativa) e o ano ou edição do processo seletivo.
Confira a concorrência (geral) de alguns vestibulares para ingresso em Engenharia de Produção no ano de 2024:
Instituição | UF | Candidato/vaga |
---|---|---|
Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (Campinas) | SP | 17 |
USP - Universidade de São Paulo (São Carlos) | SP | 15,7 |
Unesp - Universidade Estadual Paulista (Bauru) | SP | 10,9 |
👉 Leia também:
Confira o calendário dos principais vestibulares
Como passar no Enem e vestibulares no curso de Engenharia de Produção?
Para se preparar adequadamente e aumentar suas chances de aprovação no Enem e nos vestibulares para o curso de Engenharia de Produção, é importante seguir algumas dicas de estudo e estratégias. Aqui estão algumas orientações para ajudá-lo nessa jornada:
- Conheça os processos seletivos: familiarize-se com o formato e o conteúdo das provas do Enem e dos vestibulares.
- Estude com materiais adequados: utilize materiais de estudo específicos para o vestibular e o Enem, como livros didáticos e apostilas. Busque por conteúdos online, videoaulas e plataformas de estudo direcionados para os exames.
- Resolva questões anteriores: a prática é essencial para aprimorar seu desempenho. Faça simulados do Enem e dos vestibulares, focando especialmente nas áreas prioritárias para Engenharia de Produção, como Ciências Exatas e Ciências da Natureza
- Busque auxílio de professores ou cursinhos: considere a possibilidade de buscar apoio adicional por meio de aulas particulares, cursos preparatórios ou cursinhos pré-vestibular.
Lembre-se de que a preparação para o Enem e os vestibulares exige dedicação, disciplina e persistência. Mantenha-se motivado, cuide da sua saúde mental e física, e mantenha o foco em seu objetivo.
Conclusão
Vimos até aqui algumas informações relevantes para auxiliar no preparo para o Enem e os vestibulares para quem deseja ingressar no curso de Engenharia de Produção.
Discutimos também o perfil dos alunos que optam por essa área de estudo, as disciplinas envolvidas no curso e exploramos o mercado de trabalho do engenheiro de produção. Além disso, respondemos dúvidas e curiosidades comuns sobre essa graduação.
Se você quer ter sucesso nos processos seletivos e uma preparação aprofundada, conheça o Aprova Total!