3 formas de usar a atividade física para estudar melhor
Os exercícios físicos podem ser bons aliados para potencializar o seu rendimento. Veja 3 dicas simples para colocar isso em prática!
Acessibilidade
Como estudar melhor é uma dúvida muito comum entre os vestibulandos. Neste post, vou contar para você como usar a atividade física para potencializar o seu rendimento nos estudos.
Isso porque pesquisas científicas já mostraram que o exercício físico melhora a performance mental, além de todo o funcionamento do corpo.
Então confira a seguir 3 dicas práticas de como usar a atividade física como aliada nos estudos.
NAVEGUE PELOS CONTEÚDOS
1) Como estudar melhor: aumente sua disposição logo ao acordar
Você demora para “acordar de verdade” pela manhã? Então, pare de perder esse tempo precioso que você poderia estar usando para os estudos e crie uma "rotina de cortisol".
Por mais que muita gente sempre relacione o cortisol com algo ruim e estressante, é justamente esse hormônio que te acorda pela manhã.
O cortisol faz o seu metabolismo aumentar para que você tenha energia durante o dia. Ele naturalmente tem um pico de liberação durante a manhã, mas você pode regular isso fazendo um exercício assim que acorda. A liberação é ainda maior se você se exercitar ao ar livre.
Você pode caminhar ou se alongar por 10 minutos enquanto pega um sol. Não precisa fazer uma atividade muito intensa, é só o necessário para o seu corpo acordar.
Isso vai fazer com que seu corpo libere mais cortisol logo cedo, e a sua disposição e energia vão disparar.
2) Como estudar melhor: experimente caminhar
Você é daquelas pessoas que passa o dia todo na cadeira?
O que eu vou falar agora pode fazer você se mexer mais! Já se sabe que, após uma caminhada, a atividade cerebral aumenta em áreas importantes para a atenção, a memória e o raciocínio.
E isso pode ser observado por meio de testes que avaliam compreensão de leitura, atenção e memória. Pessoas que passam por esses testes após realizar uma caminhada se saem bem melhor.
Além disso, ao avaliar a atividade cerebral das pessoas durante o repouso e durante uma caminhada por meio de exames de ressonância, é possível observar que a caminhada aumenta bastante os sinais elétricos entre os neurônios.
Então, se a sua mente está travada, uma caminhada pode ser a solução. Isso vai ajudar a oxigenar o cérebro e pode aumentar o rendimento nas suas tarefas.
3) Como estudar melhor: faça um exercício físico intenso
É possível fazer o seu cérebro trabalhar melhor após um exercício físico intenso. E para isso você só precisa fazer 6 minutos de uma atividade intensa!
Recentemente, cientistas descobriram que, com apenas 6 minutos, você aumenta a produção de uma proteína no cérebro, que é chamada de BDNF (Fator Neurotrófico Derivado do Cérebro).
Essa proteína é super importante para o crescimento de novos neurônios e também para a sobrevivência deles, o que significa que ela permite que os neurônios vivam por muito mais tempo.
Os pesquisadores ainda querem entender como ocorre o aumento na produção de BDNF. Só que o mais curioso é que a proteína aumenta mais quando a pessoa faz um exercício intenso por pouco tempo.
Se você fizer isso todos os dias, você vai descobrir como estudar melhor! Teste essas dicas e me conta depois o que achou!
Veja também:
- Bons hábitos de alimentação ajudam nos estudos? Confira dicas
- Como a revisão melhora seu desempenho nos estudos
- Dicas simples para melhorar o sono – e os seus estudos!
🥇 Quer preparação máxima para ter alto rendimento no Enem e vestibulares e ingressar no curso dos seus sonhos? Venha estudar com o Aprova Total e garanta a sua vaga!