Como funciona o método de estudo por questões?
Objetivo é promover a autonomia dos alunos que já têm uma base mais sólida de conhecimento; às 20 horas, no YouTube, o professor Jubilut apresenta o curso Treino de Elite e se aprofunda nas técnicas desse método

Acessibilidade
Resolver exercícios é a base de uma preparação para o vestibular. Afinal, de nada adianta assistir a horas e horas de aula, se você não colocar o conhecimento adquirido em prática. No entanto, é comum que os estudantes deixem essa etapa para o final, pensando justamente na ideia de, primeiro, aprender, depois, executar. Mas saiba que existem outras possibilidades. Você já se perguntou como estudar por questões?

A gente explica como funciona o método, que é a base do Treino de Elite, curso por questões do Aprova Total. Nele, é possível praticar o estudo reverso - ou seja, a resolução dos exercícios se torna a atividade inicial. Continue lendo para se aprofundar no assunto!
NAVEGUE PELOS CONTEÚDOS
Como estudar por questões?
Para que o estudo por meio de questões funcione, é necessário saber o que ele envolve, quais hábitos devem ser seguidos e de que forma torná-lo assertivo, para não perder tempo. Veja essas dicas:
1. Saiba escolher as questões
Se as questões são o foco da sua preparação, é preciso escolhê-las com cuidado. De nada adianta você selecionar exercícios aleatoriamente e começar a resolver sem nenhuma estratégia.
2. Dê mais atenção ao seu ambiente de estudo
Você já ouviu os professores do Aprova Total falarem várias vezes sobre a importância de um local adequado para estudar. No caso do estudo reverso, que começa pela resolução de questões, isso também é necessário.
Quando a gente assiste a uma aula - ou só escuta - enquanto arruma o quarto, lava a louça e faz uma caminhada, até consegue absorver alguns conhecimentos. Mas sentar-se na cadeira e resolver exercícios por longos períodos requer conforto, silêncio e muita atenção.
3. Faça ciclos de estudo por questões comentadas
Esse tipo de questão oferece um pequeno resumo de como chegar à resposta certa, por isso é um recurso importante quando você está errando muito determinado assunto. Assim, é possível compreender melhor aquilo que tem gerado mais dúvidas.
4. Faça um diagnóstico das suas dificuldades
Sempre que for começar uma lista de questões, faça, pelo menos, dois ou três exercícios do assunto anterior.

Além de manter o conhecimento fresquinho na cabeça, você consegue perceber se realmente já pode partir para um novo conteúdo.
5. Não perca de vista o seu percentual de erros e acertos
Diferentemente de escrever um resumo, assistir a uma aula e fazer anotações, coisas que podem funcionar como exercício de fixação, estudar por questões requer atenção especial com o resultado do que você está fazendo. Ou seja, se você está errando demais determinado assunto, será que não precisa voltar alguns passos no conteúdo?
Uma dica é verificar quantos acertos o último colocado do vestibular que você deseja prestar tem. Dessa forma, o ideal é focar em um percentual acima disso.
6. Crie marcações inteligentes ao estudar por questões
Se você não estiver fazendo um simulado, no qual precisa calcular quanto tempo leva em cada exercício, é bacana adicionar marcações inteligentes enquanto vai resolvendo as questões. Por exemplo: foi fácil ou difícil? Por que você errou? De qual assunto se trata? Precisa retomar determinado assunto? E por aí vai.
7. Avalie qual conteúdo você precisa estudar da maneira tradicional
O curso por questões é para facilitar sua vida, não para dificultar. Então, se durante a resolução dos exercícios, você perceber que não está rolando mesmo, que não consegue se lembrar de alguns conceitos, é hora de voltar às aulas e aos livros didáticos.
8. Responda às questões objetivas como se fossem discursivas
Entenda que estudar por questões não é estudar por "chutômetro", viu? Inclusive, é legal resolver os exercícios objetivos como se fossem discursivos. Em vez de apenas assinalar a alternativa correta, escreva a explicação dela! Claro que você não precisa fazer isso durante um treino de simulado, mas em dias comuns de estudo, a técnica pode ajudar na memorização do conteúdo!
Estudando por questões com Paulo Jubilut
Se você chegou até aqui, mas ainda está com dúvidas, temos um presente muito legal: um treinamento 100% gratuito para compreender o método e saber se ele faz sentido na sua preparação para o vestibular.
São 4 módulos + uma masterclass com o professor Paulo Jubilut, que vai guiar você pelo autoconhecimento e acelerar o seu aprendizado com a técnica de estudo por questões.
Confira o tema de cada módulo:
- Módulo 1 - Estudar por Questões é pra você?
- Módulo 2 - Estudo por Questões para Faixa Branca
- Módulo 3 - Estudo por Questões para Faixa Azul
- Módulo 4 - Método de Estudo para aluno Faixa Roxa e Preta
Terminando os módulos, você está pronto para começar o Treino de Elite, curso que tem a ferramenta mais moderna de geração de simulados personalizados que vai acelerar seu estudo por questões.
O lançamento aconteceu na segunda-feira (17 de abril), às 20h, com uma masterclass no canal do Aprova e do Jubilut no YouTube!
Demais, né? Bom, tem mais novidade vindo aí. Então, não desgruda do Portal para acompanhar todas as atualizações!
Ficou interessado no curso Treino de Elite? Acesse a página com todas as informações e não deixe de conferir o lançamento oficial na masterclass de hoje, 17 de abril, às 20h, no canal do Aprova ou do Jubilut no Youtube!
