Vida de Estudante

Como melhorar a memória para estudar?

Para potencializar os estudos é possível adotar algumas estratégias, como a revisão ativa. Veja como colocar em prática essa técnica

Acessibilidade

Você passa horas estudando e esquece tudo alguns dias depois? Então vou te ensinar uma técnica para melhorar a sua memória para estudar!

A gente já sabe que o processo de aprendizado é complexo e demorado. É preciso dedicar muitas horas de estudo para entender um assunto e, principalmente, guardá-lo dentro do seu cérebro.

No entanto, conhecemos algumas técnicas que podem facilitar e melhorar o aprendizado. Elas têm a ver com a formação e consolidação da memória. Vem comigo, que eu vou te explicar.

Como melhorar a memória para estudar

Para potencializar o processo de aprendizado, é possível adotar estratégias como alternar períodos de foco atencional com pausas, para que seu cérebro não fique sobrecarregado e consiga processar todas as informações. 

Além disso, o sono é uma das principais etapas para a construção da memória. Durante o sono, o cérebro faz uma seleção das informações adquiridas ao longo do dia, armazenando o que considera importante e descartando o que não é relevante. 

Como o cérebro sabe que algo é relevante? 

Quando estamos focados, motivados e alertas, liberamos alguns sinais químicos, como a noradrenalina, a acetilcolina e a dopamina. 

Esses sinais funcionam como etiquetas, que marcam aquela memória como importante. Por isso, é muito mais fácil estudar e lembrar de algo que nos deixa mais motivados.

Ainda assim, é comum que com o passar dos dias, algumas memórias se apaguem. Afinal, não tem como o cérebro guardar tudo o que fazemos e aprendemos durante o dia. 

Memória e curva do esquecimento

Eu não sei se você conhece a curva do esquecimento, criada pelo psicólogo Hermann Ebbinghaus, pioneiro no estudo científico da memória. 

Hermann propôs que em apenas um dia, depois de aprender um conteúdo novo, você provavelmente vai esquecer cerca de 70% daquilo (o que pode variar de acordo com a sua motivação e engajamento durante os estudos).

A boa notícia é que é possível contornar a curva do esquecimento por meio de revisões periódicas daquele assunto.

Como melhorar a memória a partir da revisão ativa

É aí que entram as revisões. Para que uma memória seja consolidada, é fundamental revisitar as informações que você aprendeu. E uma das formas mais eficazes de se fazer isso é por meio da revisão ativa. 

Esse tipo de revisão consiste em tentar lembrar do conteúdo estudado sem olhar o material. Isso força o cérebro a entender que aquela informação é importante e deve ser lembrada. 

Realizar exercícios e provas também funcionam como revisão ativa, porque você está obrigando o cérebro a lembrar do assunto enquanto resolve o exercício.

A revisão sem consulta ao material é um esforço a mais que ajuda na consolidação de memória, mesmo em assuntos que são mais complicados e que não temos tanta motivação para estudar.

Adotar estratégias de aprendizado eficazes e entender como a memória é formada e consolidada pode ajudar a potencializar seu rendimento nos estudos e otimizar o seu tempo! Experimente esse método, eu tenho certeza que você terá resultados melhores em poucos dias.

Quer se preparar para o Enem e vestibulares com que mais entende desse assunto? Então conheça a plataforma Aprova Total, que oferece os melhores conteúdos e videoaulas e está cheia de novidades!

TEMAS:

avatar
Paulo Jubilut

CEO do Aprova Total. É conhecido como "Professor Jubilut” por seu canal no YouTube, que conta com mais de 3 milhões de inscritos, o que faz dele o maior influenciador de Biologia do Brasil.

Ver mais artigos de Paulo Jubilut >

CEO do Aprova Total. É conhecido como "Professor Jubilut” por seu canal no YouTube, que conta com mais de 3 milhões de inscritos, o que faz dele o maior influenciador de Biologia do Brasil.

Ver mais artigos de Paulo Jubilut >

Compartilhe essa publicação:

Veja Também

Assine a newsletter do Aprova Total

Você receberá apenas nossos conteúdos. Não enviaremos spam nem comercializaremos os seus dados.