ENEM Sisu Vida de Estudante

Veja estratégias para escolher um curso no SiSU

Descubra táticas eficazes na hora de selecionar as suas opções de curso no SiSU e garantir sua vaga em uma universidade

Acessibilidade

Como escolher um curso no SiSU da melhor forma? O segredo é saber usar bem a sua pontuação. Afinal, a inscrição nesse programa permite que você concorra a vagas no Ensino Superior público com base na sua nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A edição do SiSU 2024 terá apenas uma fase de inscrição para vagas do primeiro e segundo semestre. Por isso, leia com cuidado as informações dos Termos de Adesão das universidades participantes para planejar sua inscrição, considerando as notas de corte dos cursos desejados e as vagas disponíveis.

Para saber mais sobre como funciona a escolha do curso no SiSU, confira algumas dicas para usar durante as inscrições.

Como funciona a escolha do curso no SiSU?

Os alunos devem escolher até duas opções de curso no SiSU, indicando qual é a sua prioridade (primeira opção). Você pode escolher graduações diferentes ou selecionar o mesmo curso, mas em instituições distintas.

O sistema seleciona os candidatos mais bem classificados em cada curso, de acordo com suas notas, e considera também políticas de cotas. Lembrando que essa classificação é atualizada diariamente e em ordem decrescente (do maior ao menor). Por isso, durante esse período de inscrição, é possível alterar as opções de curso.

Com a nova Lei de Cotas, a partir de 2024, todos os estudantes também disputarão inicialmente as vagas na ampla concorrência. Além disso, candidatos que se enquadram nas cotas também concorrerão simultaneamente em diferentes modalidades. Para compreender melhor as atualizações, confira nosso artigo Lei de Cotas: o que muda com a nova política?.

Quantas opções de curso posso escolher no SiSU?

No SiSU, você pode escolher até duas opções de curso. Ao se inscrever, indique a primeira e a segunda opção.

É permitido modificar essas escolhas durante o período de inscrição. Aliás, essa é uma estratégia para encontrar a melhor opção conforme a atualização das notas parciais.

Qual a diferença entre primeira e segunda opção no SiSU?

Você tem a opção de escolher dois cursos. A primeira opção deve ser o curso que você mais deseja ingressar. A segunda opção funciona como um plano alternativo, caso você não seja selecionado para a primeira.

Durante o processo de seleção, o sistema prioriza a colocação dos candidatos em sua primeira opção de curso. Só considerará a segunda se as vagas da primeira forem preenchidas e se a sua nota for compatível com as exigências do segundo curso escolhido.

É obrigatório colocar duas opções de curso no SiSU?

O candidato pode se inscrever em apenas uma opção de curso. No entanto, para aumentar suas chances de aprovação no SiSU, o ideal é selecionar a primeira e a segunda opção. Caso não seja selecionado para a primeira escolha, é bom ter um segundo plano, certo?

banner super med Aprova Total

Dicas para escolher o curso no SiSU

São várias as possibilidades durante as inscrições. Por isso, uma análise atenta pode ajudar você a escolher um curso no SiSU da melhor forma. Atenção às dicas!

1. Reflita sobre seus objetivos

O primeiro passo é tirar um tempo para refletir:

  • Qual é o seu objetivo?
  • Qual é o seu curso dos sonhos?
  • Quais são os cursos que você mais tem interesse em fazer?

Reflita profundamente sobre suas paixões e interesses. Avalie suas habilidades e considere as áreas de estudo que mais gosta. Escolher com base naquilo que você genuinamente quer garante um compromisso maior com a sua escolha e aumenta a probabilidade de satisfação.

Sugerimos que você comece por um plano principal, o plano A: o curso e a universidade que você mais quer! A partir daí, já dá para definir os planos B, C, D… você pode listar quantos planos quiser e alterar suas opções de curso no SiSU durante as inscrições.

Ainda não sabe qual carreira seguir? Veja como um teste vocacional pode ajudar você.

2. Pense nas suas condições de vida

Quais são as suas condições de vida, considerando dinheiro, saúde mental e física, e a possibilidade de mudar de cidade?

Leve em conta fatores como localização geográfica, possibilidade de deslocamento ou necessidade de moradia perto da universidade. Pense também sobre seus compromissos pessoais, como trabalho ou cuidados familiares, que podem influenciar na escolha do curso (até mesmo se noturno, vespertino ou diurno) e da instituição.

Você deve fazer o balanço entre objetivo e viabilidade. Ou seja, o quanto você deseja determinado curso e quais são as condições de realmente conseguir se matricular e cursar essa graduação.

3. Pesquise como é o mercado de trabalho do curso

Ao escolher um curso no SiSU, investigue o mercado de trabalho relacionado à área. Pesquise as tendências de emprego, as possíveis carreiras e a demanda por esses profissionais atualmente.

Além disso, procure analisar as taxas de empregabilidade e converse com profissionais experientes na área antes de qualquer escolha. Dessa maneira, esse processo de pesquisa ajudará você a tomar uma decisão mais informada, assegurando que a escolha do curso esteja alinhada com suas aspirações profissionais.

4. Compare a descrição do curso em cada instituição

Cada universidade pode ter uma abordagem única para os cursos, variando em currículo, metodologia e especializações oferecidas. Veja a grade curricular, as oportunidades de pesquisa e os projetos práticos nos sites das instituições de ensino

Analisar essas diferenças ajuda a entender qual instituição se alinha melhor com seus interesses e objetivos de carreira. Além disso, lembre-se de que a escolha ideal é aquela que não apenas se encaixa no seu perfil acadêmico, mas também impulsiona suas aspirações futuras.

👉 Leia também:

Ranking elege as 10 melhores universidades brasileiras

Entenda como funciona o SiSU e o processo de inscrição

5. Analise notas de corte, pesos e listas de anos anteriores

É preciso avaliar como funciona a dinâmica de aprovação para o curso e instituição que você definiu. Alguns pontos para se atentar são:

  • Buscar as notas de corte dos anos anteriores dos cursos que você escolheu;
  • Avaliar o peso de cada prova do Enem na média da nota e verificar se esses pesos favorecem suas melhores notas;
  • Procurar quantas vezes as listas de chamada do curso selecionado rodaram nos últimos anos. Em geral, as vagas são preenchidas rapidamente ou há várias listas de convocação para matrícula?

Com essa apuração, é hora de ser honesto e avaliar: com base nas notas do Enem, em quais cursos realmente tenho chances de conseguir uma aprovação? Leve em conta os resultados da primeira chamada e das listas de espera.

6. Acompanhe as notas de corte parciais

Ao longo dos dias de inscrição, o SiSU divulga uma vez por dia as notas de corte parciais, isto é, a nota do último candidato inscrito que, naquele momento, ocupa o último lugar de aprovação.

Uma vez feita a sua inscrição no SiSU, considerando as duas opções de curso, verifique todos os dias como está a nota de corte parcial de cada uma. Fazer isso pode ajudar você a alterar sua escolha, se necessário.

Exemplo de como escolher um curso no SiSU

Para ajudar você na melhor escolha, vamos exemplificar um caso. Em uma situação hipotética, você deseja cursar Medicina e pretende se inscrever para a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) na primeira opção, e na Universidade Federal do Paraná (UFPR), como segunda.

Vamos analisar as notas de corte da edição do SiSU 2023/1:

UNIVERSIDADECAMPUSMODALIDADENOTA DE CORTE
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)FlorianópolisAmpla concorrência814,89
Universidade Federal do Paraná (UFPR)CuritibaAmpla concorrência807,2
Dados do relatório da edição SiSU 2023/1 com informações das inscrições e notas de corte da Chamada Regular (Fonte: Ministério da Educação)

Caso sua pontuação seja superior a nota de corte, parabéns! Mantenha a inscrição nessas opções. Mas se você estiver muito distante da nota de corte, talvez seja melhor partir para outro plano. Dessa maneira, você pode alterar a instituição ou o curso escolhido. Veja abaixo:

  • Mudança de instituição: a nota de corte para o curso de Medicina na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) é 784,12. Portanto, menor do que a UFSC e a UFPR.
  • Mudança de curso: a nota de corte para o curso de Enfermagem na UFSC é 750,62. Assim, menor do que as opções de Medicina.

Agora que você entendeu como escolher um curso no SiSU, prepare-se para as inscrições! E se não for aprovado na chamada regular, não se desespere, pois ainda há a lista de espera.

Lembre-se de que pode consultar este guia sempre que precisar, ok? Mantenha-se determinado, tenha calma e boa sorte para alcançar sua tão sonhada aprovação!

🥇 Quer preparação máxima para ter alto rendimento no Enem e ingressar no curso dos seus sonhos?

banner perpétua

TEMAS:

avatar
Gabriel Brito de Souza

Colaborador no Aprova Total e jornalista em formação pela Unesp-Bauru, Gabriel traz um olhar mais próximo de quem está vivenciando a primeira graduação. Com sua linguagem típica da geração Z, aproveita suas vivências como estudante para mostrar a importância da preparação para o Enem e vestibulares.

Ver mais artigos de Gabriel Brito de Souza >

Colaborador no Aprova Total e jornalista em formação pela Unesp-Bauru, Gabriel traz um olhar mais próximo de quem está vivenciando a primeira graduação. Com sua linguagem típica da geração Z, aproveita suas vivências como estudante para mostrar a importância da preparação para o Enem e vestibulares.

Ver mais artigos de Gabriel Brito de Souza >

Compartilhe essa publicação:
Aumente sua nota TRI estudando com provas anteriores do Enem!
Baixe já o aplicativo do

Veja Também

Assine a newsletter do Aprova Total

Você receberá apenas nossos conteúdos. Não enviaremos spam nem comercializaremos os seus dados.