ENEM Vestibulares

Enem-USP: saiba como funciona o programa

Processo seletivo permite que candidatos sejam convocados sem ter que esperar pela chamada do SiSU

Acessibilidade

O processo seletivo Enem-USP é a modalidade que garante o ingresso na Universidade de São Paulo (USP) com as notas obtidas nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) diretamente pela Fuvest, sem aguardar a convocação pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada).

Em 2024, o Enem-USP oferece 1.500 vagas nos cursos de graduação da instituição para ingresso no primeiro semestre do ano e é mais uma oportunidade de acesso ao Ensino Superior. Saiba como participar!

Como funciona o Enem-USP?

A nota no Enem é utilizada para classificação, respeitando a ordem decrescente da pontuação obtida, com aproveitamento de candidatos até o limite das vagas estabelecido para cada curso, período e modalidade de concorrência.

A pontuação final do candidato irá variar de acordo com a ponderação dos pesos das notas das provas do Enem.

O curso de Medicina da Faculdade de Medicina (FM) de São Paulo, por exemplo, considera para cada prova os seguintes pesos, com nota mínima de 500 em cada:

  • Peso 4: Ciências da Natureza e suas Tecnologias
  • Peso 3: Matemática e suas Tecnologias
  • Peso 2: Ciências Humanas e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, e Redação

Enquanto o curso de Medicina da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) considera, com a mesma nota mínima:

  • Peso 2: Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, e Redação
  • Peso 1: Ciências Humanas e suas Tecnologias e Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Dessa maneira, caso tenha obtido uma nota maior em algumas dessas provas, vale a pena consultar os pesos de cada curso e campus na Resolução do processo seletivo Enem-USP 2024 e avaliar como aproveitar melhor os seus resultados antes da inscrição.

Inscrições para o Enem-USP

As inscrições para o Enem-USP 2024 iniciam no dia 4 de dezembro às 12h e vão até às 12h do dia 5 de janeiro. Por isso, anote no seu calendário e não perca o prazo! 📅

Como se inscrever no Enem-USP 2024

A inscrição será feita no site da Fuvest. Os candidatos deverão informar o número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e outros dados pessoais, selecionar se desejam a isenção da taxa de inscrição e se irão concorrer às vagas de Ações Afirmativas.

Além disso, devem selecionar a área de conhecimento – Ciências Biológicas e da Vida, Ciências Exatas e Tecnológicas ou Ciências Humanas e Sociais – e até três cursos dentro da mesma área.

Taxa de inscrição

A taxa de inscrição do Enem-Usp 2024 é de R$ 10, devendo ser paga até 8 de janeiro de 2024. Mas é possível solicitar a isenção!

São isentos do pagamento da taxa de inscrição os candidatos:

  • já inscritos no Vestibular Fuvest 2024;
  • com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas brasileiras;
  • autodeclarados pretos, pardos ou indígenas com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo, que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas brasileiras;
  • membros de família de baixa renda e que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), desde que informem o Número de Identificação Social (NIS) único e válido.

👉 Leia também:

Enem Unicamp 2024: inscrições vão até 30 de novembro

Quanto precisa tirar no Enem para passar em Medicina?

Quantas vagas tem o Enem-USP?

O Enem-USP 2024 irá oferecer 1.500 vagas nas modalidades:

  • Ampla Concorrência (AC) - 685 vagas: para todos os candidatos, sem pré-requisitos;
  • Escola Pública (EP) - 512 vagas: alunos que cursaram integralmente o Ensino Médio em escolas públicas brasileiras. Vagas são divididas entre EP-L3 (independente da renda) e EP-L1 (renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo);
  • Pretos, Pardos e Indígenas (PPI) - 303 vagas: candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas e que cursaram integralmente o Ensino Médio em escolas públicas brasileiras. Vagas são divididas em PPI-L4 (independente da renda) e PPI-L2 (renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo).

⚠️ Todos os inscritos concorrem às vagas de ampla concorrência. Caso o candidato também queira concorrer às vagas de EP e PPI, deve informar durante a inscrição.

É mais fácil entrar na USP pelo Enem ou pela Fuvest?

Atualmente, a USP oferece três formas de ingresso aos cursos de graduação: a Fuvest, o Enem-USP e o Provão Paulista (apenas para alunos de escolas públicas), com respectivamente 8.147, 1.500 e 1.500 vagas.

Apesar de o vestibular próprio ofertar mais vagas, isso não quer dizer que seja o caminho mais fácil! Afinal, é um dos mais concorridos do país. Por isso, o melhor caminho para aumentar suas chances é realizar as provas da Fuvest e do Enem e concorrer às vagas nas duas formas de ingresso.

Uma dica é analisar a relação candidato/vaga da Fuvest 2024 e a tabela de vagas por modalidade do Enem-USP 2024. Assim, seja ampla concorrência ou vagas de Ações Afirmativas, você poderá identificar onde existem mais oportunidades.

Mas atenção! 🚨 A vaga na USP é cancelada se houver matrícula concomitante em diferentes mecanismos de acesso - Fuvest, Enem-USP ou Provão Paulista. Ou seja, se o candidato for convocado em quaisquer desses processos, deve efetuar sua matrícula em apenas um deles.

Calendário Enem-USP 2024

Confira as principais datas e horários (segundo horário de Brasília):

  • Início das inscrições: 4 de dezembro às 12h
  • Fim das inscrições: 5 de janeiro às 12h
  • Pagamento da taxa de inscrição: até 8 de janeiro
  • Início do período para alteração das opções de curso (dentro da área de conhecimento escolhida): 18 de janeiro às 12h
  • Fim do período para alteração das opções de curso: 19 de janeiro às 12h
  • Divulgação da 1ª chamada: 24 de janeiro
  • Início da pré-matrícula virtual da 1ª chamada: 30 de janeiro às 8h
  • Fim da pré-matrícula virtual da 1ª chamada: 1 de fevereiro às 16h
  • Divulgação da 2ª chamada: 14 de fevereiro
  • Início da pré-matrícula virtual da 2ª chamada: 15 de fevereiro às 8h
  • Fim da pré-matrícula virtual da 2ª chamada: 16 de fevereiro às 16h
  • Início da efetivação da matrícula virtual: 26 de fevereiro às 8h
  • Fim da efetivação da matrícula virtual: 28 de fevereiro às 16h
  • Início da manifestação de interesse de lista de espera: 26 de fevereiro às 8h
  • Fim da manifestação de interesse de lista de espera: 27 de fevereiro às 17h

banner perpétua

TEMAS:

avatar
Carol Firmino

Editora no blog do Aprova Total. Jornalista e doutora em Comunicação pela Unesp, escreve de tudo um pouco, mas hoje se dedica à área da educação. Tem passagens por UOL, B9, Nova Escola e Época Negócios.

Ver mais artigos de Carol Firmino >

Editora no blog do Aprova Total. Jornalista e doutora em Comunicação pela Unesp, escreve de tudo um pouco, mas hoje se dedica à área da educação. Tem passagens por UOL, B9, Nova Escola e Época Negócios.

Ver mais artigos de Carol Firmino >

Compartilhe essa publicação:

Veja Também

Assine a newsletter do Aprova Total

Você receberá apenas nossos conteúdos. Não enviaremos spam nem comercializaremos os seus dados.