ENEM Sisu

Sisu 2023.2: datas, notas de corte, lista de espera

Quer uma chance de entrar na universidade ainda em 2023? É importante se ligar nos prazos e resgatar a sua nota do Enem

Acessibilidade

O Ministério da Educação (MEC) divulgou, nesta segunda-feira, 10 de julho, o resultado da lista de espera do Sistema de Seleção Unificada deste 2º semestre. Confira as informações já disponíveis no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Entre 19 a 22 de junho, ocorreram as inscrições para a 2ª edição do SiSU 2023, que permitiu aos estudantes concorrer novamente á 51.277 vagas, de 1.666 cursos de graduação em 65 universidades públicas de todo o Brasil.

O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) é a principal forma de acesso às graduações oferecidas pelas universidades públicas brasileiras. No entanto, mesmo atraindo os candidatos, nem todas as instituições participam dessa etapa que acontece no 2º semestre. Ainda assim, alguns vestibulandos consideram maiores as chances de aprovação.

Então, se você está se preparando para ingressar no curso dos sonhos ainda neste ano, confira as atualizações do Ministério da Educação (MEC) sobre a 2º edição do SiSU 2023.

Como funciona o SiSU do 2º semestre?

O processo seletivo do SiSU é realizado duas vezes por ano, no 1º e no 2º semestre. Em ambas as edições, a seleção é feita com base nas notas obtidas pelos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), aplicado no final do ano anterior. Ou seja, para participar do SiSU do 2º semestre, é preciso ter feito o Enem 2022.

Aqui nesta live (que rolou no começo no ano), o professor Lauro deu algumas dicas de como usar a nota do Enem:

Sem complicações, o SiSU do 2º semestre funciona igual ao SiSU do 1º semestre. Mas para você não se perder no processo, aqui trouxemos um passo a passo de como se inscrever no SiSU.

As inscrições serão feitas exclusivamente pela internet no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. E durante esse período, os candidatos devem escolher até duas opções de curso, indicando a ordem de preferência no seu cadastro.

Quem participou do 1º semestre do SiSU pode se inscrever no 2º semestre?

Se você participou do SiSU no 1º semestre do ano, e está se perguntando se pode se inscrever novamente, a resposta é sim.

A 2ª edição do SiSU é uma ótima oportunidade para quem deseja ingressar em uma universidade pública ainda em 2023. Todos os estudantes que atendem aos requisitos podem se candidatar outra vez.

A abertura das inscrições para o SiSU do 2º semestre devem acontecer na segunda quinzena de junho, conforme previsão do MEC.

É mais fácil ser aprovado no SiSU no meio do ano?

Muitos estudantes acreditam que o processo é mais tranquilo, já que a quantidade de inscritos normalmente é menor em relação ao SiSU do 1º semestre. Por outro lado, o número limitado de vagas disponíveis é um fator determinante na concorrência durante a seleção.

Além do SiSU, existem outros dois programas de acesso às universidades (dessa vez as particulares) que também abrem no meio do ano: o ProUni e o Fies. Super vale a pena conferir todas as opções!

Veja o calendário previsto para o SiSU 2023/2

  • Inscrições: 19 a 22 de junho
  • Resultado da chamada regular: 27 de junho
  • Matrícula da chamada regular: 29 de junho a 4 de julho
  • Prazo para participar da lista de espera: 27 de junho a 4 de julho
  • Convocação da lista de espera: a partir de 10 de julho

🥇 Quer preparação máxima para ter alto rendimento no Enem e ingressar no curso dos seus sonhos?

Banner geral da plataforma

TEMAS:

avatar
Gabriel Brito de Souza

Colaborador no Aprova Total e jornalista em formação pela Unesp-Bauru, Gabriel traz um olhar mais próximo de quem está vivenciando a primeira graduação. Com sua linguagem típica da geração Z, aproveita suas vivências como estudante para mostrar a importância da preparação para o Enem e vestibulares.

Ver mais artigos de Gabriel Brito de Souza >

Colaborador no Aprova Total e jornalista em formação pela Unesp-Bauru, Gabriel traz um olhar mais próximo de quem está vivenciando a primeira graduação. Com sua linguagem típica da geração Z, aproveita suas vivências como estudante para mostrar a importância da preparação para o Enem e vestibulares.

Ver mais artigos de Gabriel Brito de Souza >

Compartilhe essa publicação:

Veja Também

Assine a newsletter do Aprova Total

Você receberá apenas nossos conteúdos. Não enviaremos spam nem comercializaremos os seus dados.