Biologia

Osmose: o que é e como acontece

Osmose é o movimento da água através de uma membrana semipermeável. Esse movimento ocorre do meio com menor concentração de soluto para a região de maior concentração. Saiba mais sobre esse transporte através da membrana celular!

Acessibilidade

Osmose é a difusão da água através de uma membrana semipermeável. Assim, ela é classificada como transporte passivo por não demandar gasto de energia celular.

A movimentação das moléculas de água ocorre do local de menor concentração de soluto para o de maior concentração.

Pressão osmótica é o nome da pressão em que a água é forçada a atravessar a membrana.

Isotônico, hipertônico e hipotônico

Vamos, a seguir, entender a diferença entre esses termos! Primeiramente, quando duas soluções apresentam a mesma concentração, elas exercem a mesma pressão osmótica. Por isso, são ditas isotônicas. Caso uma membrana separe essas soluções, haverá fluxo de água nos dois sentidos de modo proporcional. 

Agora, quando comparamos soluções de concentrações diferentes, a que possui maior concentração e, portanto, maior pressão osmótica, é chamada hipertônica. Já a de menor concentração (menor pressão osmótica) é hipotônica. Além disso, separadas por uma membrana, há maior fluxo de água da solução hipotônica para a hipertônica, até que as duas soluções se tornem isotônicas.

Osmose nas células animal e vegetal

A osmose pode provocar alterações de volume celular. Veja a seguir como essas alterações se comportam nas células animal e vegetal:

Osmose na célula animal: vamos usar a hemácia como exemplo. Uma hemácia humana é isotônica em relação a uma solução de cloreto de sódio a 0,9% (que chamamos de “solução fisiológica”). Entretanto, caso ela seja colocada em um meio com maior concentração, ela perde água e murcha. Por outro lado, se estiver em um meio mais diluído (hipotônico), absorve água por osmose e aumenta de volume, podendo romper (hemólise). 

Osmose na célula vegetal: quando uma célula vegetal se encontra em um meio isotônico, a célula mantém-se flácida. Agora, quando uma célula vegetal está em meio hipotônico, absorve água, mas não se rompe, pois é revestida pela parede celular. Assim, a célula torna-se túrgida. Em contrapartida, quando a célula está em meio hipertônico, perde água e seu citoplasma se retrai, tornando-a plasmolisada.

Imagem mostrando exemplo do que acontece com a célula animal e vegetal em relação a diferentes concentrações de soluções a partir do processo de osmose.
Exemplo do que acontece com as células animal e vegetal em relação a diferentes concentrações de soluções.

Saiba mais sobre osmose nas células animal e vegetal nos vídeos a seguir do Prof. Jubilut:

Além disso, você pode também ler nossos posts sobre divisão celular, meiose e mitose.

📖 Quer saber mais sobre esse e outros conteúdos, além de ter acesso às melhores videoaulas para se preparar para os vestibulares e Enem? A plataforma Aprova Total tem tudo isso e muito mais!

banner da plataforma Aprova Total

TEMAS:

avatar

Ver mais artigos de Redação Aprova Total >

Compartilhe essa publicação:

Veja Também

Assine a newsletter do Aprova Total

Você receberá apenas nossos conteúdos. Não enviaremos spam nem comercializaremos os seus dados.