Atualidades Biologia Ciências da Natureza

Nós podemos consertar o aquecimento global?

Entenda a importância do Tratado de Paris nesse contexto e quais alternativas poderiam funcionar no Brasil (e no mundo)

Acessibilidade

As previsões sobre a crise climática são bem claras: ou a gente se prepara, ou as consequências vão ser devastadoras. Mas será que há soluções para o aquecimento global?

Por mais que isso pareça assustador, a notícia boa é que já sabemos o que fazer para evitar que as futuras gerações sejam drasticamente afetadas pelas mudanças climáticas

Um dos maiores feitos da sociedade global foi o Tratado de Paris, um documento com 29 artigos produzidos em Paris em 2015. O Tratado é uma tentativa de diminuir o impacto das mudanças climáticas causadas pelos humanos. 

O acordo foi assinado por 195 países e a União Europeia, dentre esses o Brasil, que é superimportante no contexto das mudanças climáticas. Não só por ter um território gigante, mas também por ter nesse território uma reserva gigantesca de carbono na forma de florestas. 

O Brasil definiu propostas ambiciosas como:

  • reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 43% até 2030, em comparação a 2005;
  • zerar o desmatamento ilegal até 2030, com a adição de reflorestamento de 12 milhões de hectares de florestas, e restauração de 15 milhões de hectares de pastagens degradadas.

Soluções para o aquecimento global

Mas será que os países vão conseguir cumprir os acordos do Tratado de Paris? Vai dar tempo?

Essas são perguntas difíceis, porque vários governos diferentes têm que manter o que foi prometido, e investir na aplicação das políticas e obras que vão permitir o cumprimento desse acordo. 

Existem casos como o dos Estados Unidos, em que o ex-presidente dos EUA, Donald Trump, decidiu que iria se desvincular do acordo em 2017, e não cumpriria suas metas. Somente em 2021, sob a presidência de Joe Biden, os norte-americanos retornaram ao acordo.

Ainda com correntes negacionistas, que afirmam que o aquecimento global não existe, ou que não tem participação do homem, temos como agir para encontrar solução para o aquecimento do planeta e pressionar as autoridades para que cumpram o seu papel.

👉 Leia também:

Altas temperaturas: o que o calor excessivo pode causar?

Desmatamento no Brasil: o que revelam os dados?

A crise climática e o aumento do nível do mar

Contexto brasileiro

No Brasil, por exemplo, podemos visualizar algumas soluções e cenários para o aquecimento global:

  1. O investimento na melhoria da agricultura e em outras fontes de energia pode ajudar a reduzir as emissões de gases do efeito estufa;
  2. Existem ainda usinas eólicas e solares em construção e que devem entrar em operação nos próximos anos. Quando elas estiverem funcionando, vai ser possível gerar energia para 38 milhões de casas por mês;
  3. Outras soluções para o aquecimento global se baseiam somente na manutenção da natureza, como a preservação de áreas naturais, o que é uma vantagem por ser de baixo custo e manutenção. Os manguezais, por exemplo, fornecem barreiras naturais eficazes contra inundações e erosão costeira;
  4. Assim como temos as “áreas verdes”, uma opção é criar “áreas azuis” como rios e lagos, que podem resfriar e fornecer alívio durante ondas de calor, principalmente nas cidades, que possuem maiores áreas cobertas de concreto;
  5. Os parques e lagos podem ajudar a gente a lidar com as chuvas torrenciais mais frequentes, absorvendo essa água;
  6. É possível pressionar empresas para divulgar e agir sobre o clima, reduzir o desperdício de alimentos, fazer escolhas mais sustentáveis e cobrar que os governos façam o seu trabalho;
  7. Outra alternativa, que mexe diretamente no bolso dos empresários, é o imposto de carbono. Caso uma empresa queime combustível fóssil, ela teria que pagar caro, e o dinheiro iria para o combate às mudanças climáticas;
  8. Por fim, uma solução muito controversa, mas com um potencial muito grande, é a geoengenharia, baseada em uma grande intervenção no planeta e que mudaria o cenário climático. 

Entenda o conceito de geoengenharia

A geoengenharia é um mecanismo de engenharia climática que propõe o cultivo de nuvens em uma das camadas da atmosfera, a estratosfera. Isso seria feito com milhares de voos que liberariam partículas de poeira e facilitariam a formação de nuvens por lá. Com mais nuvens, mais luz seria refletida, e menos calor chegaria na superfície da Terra. 

Mas, existem preocupações reais em conduzir, pesquisar ou mesmo discutir a geoengenharia.

Falar abertamente sobre essa possibilidade poderia tirar a pressão da raiz do problema, que são as emissões de gases de efeito estufa. E apesar da geoengenharia ser uma alternativa, ela deveria ser usada sempre junto dos métodos para redução das emissões de gases de efeito estufa.  

TEMAS:

avatar
Paulo Jubilut

CEO do Aprova Total. É conhecido como "Professor Jubilut” por seu canal no YouTube, que conta com mais de 3 milhões de inscritos, o que faz dele o maior influenciador de Biologia do Brasil.

Ver mais artigos de Paulo Jubilut >

CEO do Aprova Total. É conhecido como "Professor Jubilut” por seu canal no YouTube, que conta com mais de 3 milhões de inscritos, o que faz dele o maior influenciador de Biologia do Brasil.

Ver mais artigos de Paulo Jubilut >

Compartilhe essa publicação:

Veja Também

Assine a newsletter do Aprova Total

Você receberá apenas nossos conteúdos. Não enviaremos spam nem comercializaremos os seus dados.