Ciências da Natureza Física

Física no Enem 2024: 5 assuntos que mais caem na prova

A gente ajuda você a entender os temas que mais aparecem nas 15 questões da disciplina no Enem. Dá pra gabaritar, einh?

Acessibilidade

Todo ano, a Física marca presença no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, junto com Química e Biologia. A prova conta com 45 questões, sendo um terço dedicado para cada uma das disciplinas. Assim, você encontrará, aproximadamente, 15 questões de Física no Enem.

E para ajudar você no desafio de estudar o que realmente importa (e sem perder tempo), apresentamos os assuntos mais frequentes dessa disciplina. Confira!

Física no Enem: quais assuntos mais aparecem?

A equipe de professores do Aprova Total analisou as provas de aplicação regular do Enem dos últimos 8 anos (de 2016 a 2023) para descobrir quais assuntos de Física têm mais chance de dar as caras no exame.

Em síntese, os 5 assuntos que mais aparecem nas questões de Física no Enem:

  1. Eletrodinâmica.
  2. Termologia.
  3. Ondulatória.
  4. Cinemática
  5. Óptica.

Abaixo, você pode conferir um gráfico com informações gerais dos assuntos de Física no Enem.

Gráfico de pizza mostrando a incidência de tópicos de física referente ao Enem
Gráfico elaborado pelo Aprova Total com assuntos de Física que mais caem no Enem

A prova do Enem, na disciplina de Física, costuma ser bem diversificada, abordando conteúdos introdutórios e mais aprofundados. Entre os top 5 assuntos, a eletrodinâmica é o primeiro, com 20,3% de incidência. Depois, estão a termologia e a ondulatória, com 15,5% e 13,5% de presença, respectivamente. 

Vale ressaltar que eletrodinâmica, termologia e ondulatória compõem quase 50% da prova de Física do Enem. Depois, temos a cinemática, com 11,5%, e a óptica, com 8,8%.

O Enem adora cobrar situações cotidianas em suas questões e, sem dúvidas, os três assuntos de maior incidência permitem fazer isso com mais facilidade. Afinal, todos os dias utilizamos energia elétrica, realizamos trocas de calor e entramos em contato com ondas sonoras ou eletromagnéticas.

👉 Leia também:

Fórmulas de Física que você precisa saber para o Enem

Top 5 assuntos de Física no Enem

Agora que você já sabe quais são os assuntos de Física mais aparecem no Enem, vamos detalhar qual deve ser o foco da sua revisão!

1. Eletrodinâmica

No Enem, as questões de eletrodinâmica costumam perguntar sobre equipamentos elétricos (em que talvez seja necessário analisar manuais de funcionamento) e circuitos domésticos.

Para se dar bem, é importante entender o significado e como calcular as seguintes grandezas do assunto: tensão, resistência, corrente, potência elétrica e, principalmente, resistência equivalente a partir de uma associação de resistores - esse último tópico é o mais cobrado!

Além disso, não deixe de revisar as Leis de Ohm para responder a perguntas simples como: "Por que o disjuntor cai durante um banho muito quente?", "As lâmpadas de uma casa são associadas em série ou em paralelo?", "O que gera um curto circuito?" e "O que é potência elétrica e como ela aparece na conta de luz?".

Ah, nos últimos anos, o Enem também deu certa atenção a geradores elétricos!

Exemplo de questão de eletrodinâmica

(Enem 2022) O quadro mostra valores de corrente elétrica e seus efeitos sobre o corpo humano.

Corrente elétrica Dano físico
Até 10 mADor e contração muscular
De 10 mA até 20 mAAumento das contrações
musculares
De 20 mA até 100 mAParada respiratória
De 100 mA até 3 AFibrilação ventricular
Acima de 3 AParada cardíaca e queimaduras

A corrente elétrica que percorrerá o corpo de um indivíduo depende da tensão aplicada e da resistência elétrica média do corpo humano. Esse último fator está intimamente relacionado com a umidade da pele, que seca apresenta resistência elétrica da ordem de   mas, se molhada, pode chegar a apenas   Apesar de incomum, é possível sofrer um acidente utilizando baterias de 12V. Considere que um indivíduo com a pele molhada sofreu uma parada respiratória ao tocar simultaneamente nos pontos A e B de uma associação de duas dessas baterias.

DURAN, J. E. R. Biofísica: fundamentos e aplicações. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2003 (adaptado).

Qual associação de baterias foi responsável pelo acidente?

Imagem mostrando alternativa da questão de eletrodinâmica no Enem

Resposta: [A]
De acordo com o quadro de valores, uma parada respiratória ocorre de 20 mA até 100 mA. Podemos usar a definição de resistência elétrica (U = R · i) para calcular o intervalo de tensões para que a pele molhada provoque parada respiratória.

Tome cuidado! mA = 10-3 A e kΩ = 103 Ω.

\(U_{mín} = 1.000 \cdot 20 \cdot 10^{-3} = 20\ V \\U_{máx} = 1.000 \cdot 100 \cdot 10^{-3} = 100\ V \)

Dentro desse intervalo, podemos obter uma tensão de 24 V se associarmos em série duas baterias de 12 V (a tensão equivalente em uma associação de geradores em série corresponde à soma das tensões).

👉 Leia também:

Corrente Contínua x Corrente Alternada

2. Termologia

A termologia é o estudo dos fenômenos físicos relacionados ao calor e à temperatura. É importante entender muito bem o conceito de calor, as suas formas de transmissão (condução, convecção e irradiação) e a diferença entre calor e temperatura.

Na termologia, existe ainda calorimetria, especialmente quando se fala em equilíbrio térmico. Nesse contexto, busque entender como usar a equação fundamental da calorimetria, chamada de calor sensível (é a fórmula do “que macete”, lembra? ➡️ Q = m . c  ΔT).

🧩 Dica: é comum o Enem cobrar questões descrevendo uma situação onde ocorrem transferências de calor e pedir para identificá-las.

Exemplo de questão de termologia

(Enem 2023) Uma cafeteria adotou copos fabricados a partir de uma composição de 50% de plástico reciclado biodegradável e 50% de casca de café. O copo é reutilizável e retornável, pois o material, semelhante a uma cerâmica, suporta a lavagem. Embora ele seja comercializado a um preço considerado alto quando comparado ao de um copo de plástico descartável, essa cafeteria possibilita aos clientes retornarem o copo sujo e levarem o café quente servido em outro copo já limpo e higienizado. O material desse copo oferece também o conforto de não esquentar na parte externa.

Cafeteria adota copo reutilizável feito com casca de café. Disponível em: www.gazetadopovo.com.br. Acesso em: 5 dez. 2019 (adaptado.)

Quais duas vantagens esse copo apresenta em comparação ao copo descartável?

a) Ter a durabilidade de uma cerâmica e ser totalmente biodegradável.

b) Ser tão durável quanto uma cerâmica e ter alta condutividade térmica.

c) Ser um mau condutor térmico e aumentar o resíduo biodegradável na natureza.

d) Ter baixa condutividade térmica e reduzir o resíduo não biodegradável na natureza.

e) Ter alta condutividade térmica e possibilitar a degradação do material no meio ambiente.

Resposta: [D]
O conforto do copo em não esquentar na parte externa se deve à sua baixa condutividade térmica, ou seja, à sua dificuldade em transmitir calor por condução. Caso o copo fosse feito de um material condutor, ele esquentaria facilmente na parte externa.

Além disso, outra vantagem do copo é reduzir o resíduo não biodegradável na natureza, já que é fabricado a partir de uma composição de 50% de plástico reciclado biodegradável e 50% de casca de café.

3. Ondulatória

É necessário saber como relacionar as principais características de uma onda: velocidade, frequência e comprimento de onda. Para isso, não se esqueça da equação fundamental da ondulatória: v = λ · f.

Em algumas questões, o vestibulando também precisa identificar fenômenos ondulatórios em situações cotidianas, principalmente difração, interferência, ressonância e efeito Doppler. Vale ressaltar, para isso, a importância de diferenciar uma onda eletromagnética de uma onda mecânica

Além disso, é importante estudar ondas estacionárias e suas aplicações.

banner

Exemplo de questão de ondulatória

(Enem 2020)  Os fones de ouvido tradicionais transmitem a música diretamente para os nossos ouvidos. Já os modelos dotados de tecnologia redutora de ruído – Cancelamento de Ruído (CR) – além de transmitirem música, também reduzem todo ruído inconsistente à nossa volta, como o barulho de turbinas de avião e aspiradores de pó. Os fones de ouvido CR não reduzem realmente barulhos irregulares como discursos e choros de bebês. Mesmo assim, a supressão do ronco das turbinas do avião contribui para reduzir a “fadiga de ruído”, um cansaço persistente provocado pela exposição a um barulho alto por horas a fio. Esses aparelhos também permitem que nós ouçamos músicas ou assistamos a vídeos no trem ou no avião a um volume muito menor (e mais seguro).

Disponível em: http://tecnologia.uol.com.br. Acesso em: 21 abr. 2015 (adaptado).

A tecnologia redutora de ruído CR utilizada na produção de fones de ouvido baseia-se em qual fenômeno ondulatório?

a) Absorção

b) Interferência

c) Polarização

d) Reflexão

e) Difração

Resposta: [B]
Os fones com tecnologia redutora de ruído CR emitem sinais sonoros em oposição de fase às ondas sonoras dos ruídos externos, provocando interferência destrutiva.

4. Cinemática

Na cinemática, estude movimento circular, além de fundamentos da cinemática, movimento uniformemente variado e lançamentos.

As funções horárias também são essenciais para resolver as questões de cinemática, assim como os conceitos de velocidade, velocidade média e aceleração.

Exemplo de questão de cinemática

(Enem 2023) Um professor lança uma esfera verticalmente para cima, a qual retorna, depois de alguns segundos, ao ponto de lançamento. Em seguida, lista em um quadro todas as possibilidades para as grandezas cinemáticas.

Imagem mostrando alternativa da questão de cinemática no Enem

*Grandezas com módulo nulo não têm sentido definido.

Ele solicita aos alunos que analisem as grandezas cinemáticas no instante em que a esfera atinge a altura máxima, escolhendo uma combinação para os módulos e sentidos da velocidade e da aceleração.

A escolha que corresponde à combinação correta é

a) v = 0 e a ≠ 0 para cima.

b) v ≠ 0 para cima e a = 0.

c) v = 0 e a ≠ 0 para baixo.

d) v ≠ 0 para cima e a ≠ 0 para cima.

e) v ≠ 0 para baixo e a ≠ 0 para baixo.

Resposta: [C]
No ponto de altura máxima de um lançamento vertical, a velocidade é nula, pois é nesse ponto que há inversão no sentido do movimento. A aceleração, no entanto, é constante ao longo de todo o movimento, pois corresponde à aceleração gravitacional, que tem sempre direção vertical e sentido de cima para baixo.

👉 Leia também:

Movimentos retilíneos: o que são, fórmulas e gráficos

5. Óptica

A óptica é o campo da Física que estuda os fenômenos relacionados à luz. Essa área costuma ser dividida em óptica geométrica e a óptica ondulatória. A primeira estuda os fenômenos luminosos utilizando raios de luz, enquanto a segunda usa os fenômenos ondulatórios para explicar comportamentos da luz, como a polarização e a interferência.

É essencial compreender os fundamentos da óptica, além de tópicos como refração da luz, olho humano e problemas de visão. O Enem gosta de abordar dinâmicas do cotidiano e a óptica está 100% inserida nele.

Exemplo de questão de física óptica

(Enem 2023) Informações digitais – dados – são gravadas em discos ópticos, como CD e DVD, na forma de cavidades microscópicas. A gravação e a leitura óptica dessas informações são realizadas por um laser (fonte de luz monocromática). Quanto menores as dimensões dessas cavidades, mais dados são armazenados na mesma área do disco. O fator limitante para a leitura de dados é o espalhamento da luz pelo efeito de difração, fenômeno que ocorre quando a luz atravessa um obstáculo com dimensões da ordem de seu comprimento de onda. Essa limitação motivou o desenvolvimento de lasers com emissão em menores comprimentos de onda, possibilitando armazenar e ler dados em cavidades cada vez menores.

Em qual região espectral se situa o comprimento de onda do laser que otimiza o armazenamento e a leitura de dados em discos de uma mesma área?

a) Violeta.

b) Azul.

c) Verde.

d) Vermelho.

e) Infravermelho.

Resposta: [A]
De acordo com o enunciado, a otimização do armazenamento e a leitura de dados em discos de uma mesma área ocorre para menores comprimentos de onda. No espectro eletromagnético, para uma mesma velocidade, a região espectral com menor comprimento de onda (e, consequentemente, com maior frequência) é o violeta.

TEMAS:

avatar
Nicolas Castro Macuco

Analista pedagógico no Aprova Total. Licenciando em Física pela UFSC, trabalha com a disciplina para Enem e vestibulares desde 2018.

Ver mais artigos de Nicolas Castro Macuco >

Analista pedagógico no Aprova Total. Licenciando em Física pela UFSC, trabalha com a disciplina para Enem e vestibulares desde 2018.

Ver mais artigos de Nicolas Castro Macuco >

Compartilhe essa publicação:

Veja Também

Assine a newsletter do Aprova Total

Você receberá apenas nossos conteúdos. Não enviaremos spam nem comercializaremos os seus dados.