Português no Enem: confira questões resolvidas
Ter conhecimento dos gêneros textuais, das funções de linguagem e saber como interpretar textos e imagens são habilidades essenciais para gabaritar os exercícios do exame; veja alguns exemplos

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É preciso ter uma estratégia eficiente para resolver as questões de Português no Enem. Por ser uma prova extensa, ela exige concentração dos candidatos e uma leitura atenta, principalmente quando falamos sobre interpretação.
Nós sabemos que estudar Linguagens para o Enem pode ser um desafio para muitos estudantes. Mas existem algumas técnicas e dicas que podem ajudar a tornar esse processo mais rápido e menos doloroso.
Por isso, selecionamos algumas questões dos assuntos mais cobrados de Português para ajudar você a entender como eles caem na avaliação. Vem com a gente descobrir quais são esses temas e as melhores estratégias para você adotar na hora de resolver a prova! 📝
NAVEGUE PELOS CONTEÚDOS
Assuntos que mais caem de Português no Enem
Todos os anos, o time do Aprova Total faz uma análise dos temas mais frequentes de cada disciplina. Assim, considerando os dados das últimas edições, os assuntos mais cobrados de Português no Enem são:
- Gêneros textuais;
- Interpretação textual;
- Variação linguística;
- Estudo do contexto e interpretação de imagens;
- Funções da linguagem.
A seguir, vamos conferir exemplos de como são as perguntas que abordam esses conteúdos - e as resoluções com comentários.
Questões de gêneros textuais
Os gêneros textuais são o assunto Top 1 do Enem em Português, então você precisa estar preparado(a) e saber como a prova costuma cobrá-lo. Confira duas questões recentes sobre o assunto!
Exemplo 1
(Enem 2023)

Esse anúncio publicitário, veiculado durante o contexto da pandemia de covid-19, tem por finalidade
a) divulgar o canal telefônico de atendimento a casos de violência contra a mulher.
b) informar sobre a atuação de uma entidade defensora da mulher vítima de violência.
c) evidenciar o trabalho da Defensoria Pública em relação ao problema do abuso contra a mulher.
d) alertar a sociedade sobre o aumento da violência contra a mulher em decorrência do coronavírus.
e) incentivar o público feminino a denunciar crimes de violência contra a mulher durante o período de isolamento.
Resposta: [E]
Inicialmente, é importante lembrar que campanhas publicitárias sempre terão como objetivo a mudança de um comportamento. Sendo assim, essa campanha não se limita a divulgar apenas o número de telefone para casos de violência contra mulheres, informar sobre uma instituição que oferece assistência nesses casos, ou destacar a ação da Defensoria Pública.
Além disso, a opção [D] está errada, pois o aumento da violência não foi causado diretamente pelo coronavírus, mas sim pelo confinamento durante a pandemia.
Assim, a opção [E] é a correta, visto que a imagem mostrando apenas mulheres e a frase em primeira pessoa "Eu não me calo", junto com os verbos no imperativo no final - "Não se cale", "Denuncie!" -, evidenciam que a campanha busca encorajar as mulheres a denunciarem crimes de violência ocorridos durante o isolamento.
Exemplo 2
(Enem 2022) Ela era linda. Gostava de dançar, fazia teatro em São Paulo e sonhava ser atriz em Hollywood. Tinha 13 anos quando ganhou uma câmera de vídeo – e uma irmã. As duas se tornaram suas companheiras de experimentações. Adolescente, Elena vivia a criar filminhos e se empenhava em dirigir a pequena Petra nas cenas que inventava. Era exigente com a irmã. E acreditava no potencial da menina para satisfazer seus arroubos de diretora precoce.
Por cinco anos, integrou algumas das melhores companhias paulistanas de teatro e participou de preleções para filmes e trabalhos na TV. Nunca foi chamada. No início de 1990, Elena tinha 20 anos quando se mudou para Nova York para cursar artes cênicas e batalhar uma chance no mercado americano. Deslocada, ansiosa, frustrada após alguns testes de elenco malsucedidos, decepcionada com a ausência de reconhecimento e vitimada por uma depressão que se agravava com a falta de perspectivas, Elena pôs fim à vida no segundo semestre. Petra tinha 7 anos. Vinte anos depois, é ela, a irmã caçula, que volta a Nova York para percorrer os últimos passos da irmã, vasculhar seus arquivos e transformar suas memórias em imagem e poesia.
Elena é um filme sobre a irmã que parte e sobre a irmã que fica. É um filme sobre a busca, a perda, a saudade, mas também sobre o encontro, o legado, a memória. Um filme sobre a Elena de Petra e sobre a Petra de Elena, sobre o que ficou de uma na outra e, essencialmente, um filme sobre a delicadeza.
VANUCHI, C. Época, 19 out. 2012. (Adaptado)
O texto é exemplar de um gênero discursivo que cumpre a função social de
a) narrar, por meio de imagem e poesia, cenas da vida das irmãs Petra e Elena.
b) descrever, por meio das memórias de Petra, a separação de duas irmãs.
c) sintetizar, por meio das principais cenas do filme, a história de Elena.
d) lançar, por meio da história de vida do autor, um filme autobiográfico.
e) avaliar, por meio de análise crítica, o filme em referência.
Resposta: [E]
O texto apresenta características de uma resenha, um gênero discursivo que avalia uma obra. Ela não apenas descreve o enredo do filme Elena, mas também faz uma avaliação crítica, destacando temas como busca, perda, saudade, legado e memória.
Questões de interpretação textual
É claro que a interpretação permeia quase todas as questões de Português no Enem, sempre aliada aos gêneros. Dê uma olhada nessas duas questões que utilizaram como base textos da esfera jornalística:
Exemplo 1
(Enem 2023) A petição on-line criada por um cidadão paulista surtiu efeito: casado há três anos com seu companheiro, ele pedia a alteração da definição de “casamento” no tradicional dicionário Michaelis em português. Na definição anterior, casamento aparecia como “união legítima entre homem e mulher” e “união legal entre homem e mulher, para constituir família”.
O novo verbete não traz em nenhum momento as palavras homem ou mulher – agora a definição de casamento se refere a “pessoas”.
Para o diretor de comunicação do site onde a petição foi publicada, a iniciativa mostra a “eficiência da mobilização”. “Em dois dias, mudou-se uma definição que permanecia a mesma há décadas”, afirma. E conclui: “A plataforma serve para todos os tipos de causas, para as mudanças que importam para as pessoas".
SENRA, R. Disponível em: www.bbc.com. Acesso em: 29 out. 2015.
A notícia trata da mudança ocorrida em um dicionário da língua portuguesa. Segundo o texto, essa mudança foi impulsionada pela
a) inclusão de informações no verbete.
b) relevância social da instituição casamento.
c) utilização pública da petição pelos cidadãos.
d) rapidez na disseminação digital do verbete.
e) divulgação de plataformas para a criação de petição.
Resposta: [C]
A mudança ocorrida no dicionário de Língua Portuguesa foi impulsionada pela utilização pública da petição pelos cidadãos.
O cidadão paulista mobilizou a comunidade por meio de uma petição on-line, solicitando a alteração da definição de "casamento". A rápida adesão e disseminação digital da petição demonstram a eficácia da mobilização popular para causas sociais, levando à substituição das palavras "homem e mulher" por "pessoas" na definição de casamento.
Exemplo 2
(Enem 2023) Na Idade Média, as notícias se propagavam com surpreendente eficácia. Segundo uma emérita professora de Sorbonne, um cavalo era capaz de percorrer 30 quilômetros por dia, mas o tempo podia se acelerar dependendo do interesse da notícia. As ordens mendicantes tinham um papel importante na disseminação de informações, assim como os jograis, os peregrinos e os vagabundos, porque todos eles percorriam grandes distâncias. As cidades também tinham correios organizados e selos para lacrar mensagens e tentar certificar a veracidade das correspondências. Graças a tudo isso, a circulação de boatos era intensa e politicamente relevante. Um exemplo clássico de fake news da era medieval é a história do rei que desaparece na batalha e reaparece muito depois, idoso e transformado.
Disponível em: www.elpais.com.br. Acesso em: 18 jun. 2018 (adaptado).
A propagação sistemática de informações é um fenômeno recorrente na história e no desenvolvimento das sociedades. No texto, a eficácia dessa propagação está diretamente relacionada ao(à)
a) velocidade de circulação das notícias.
b) nível de letramento da população marginalizada.
c) poder de censura por parte dos serviços públicos.
d) legitimidade da voz dos representantes da nobreza.
e) diversidade dos meios disponíveis em uma época histórica.
Resposta: [E]
No texto, a eficácia da propagação sistemática de informações na Idade Média está diretamente relacionada à diversidade dos meios disponíveis em uma época histórica.
Diversos agentes desempenhavam papéis importantes na disseminação de notícias, como ordens mendicantes, jograis, peregrinos, vagabundos e correios organizados nas cidades. Essa variedade de meios contribuía para a intensa circulação de boatos, tornando a propagação de informações politicamente relevante.
👉 Leia também: Interpretação de poemas: 5 dicas para melhorar suas análises
Questões de linguagem culta e coloquial
A relação entre a linguagem culta e coloquial também é muito cobrada na prova, sempre a partir de um viés de adequação ao contexto, e também contrário a qualquer tipo de preconceito linguístico e defendendo as variações da língua. As questões a seguir ilustram essas três abordagens:
Exemplo 1
(Enem 2022) Papos
– Me disseram...
– Disseram-me.
– Hein?
– O correto é “disseram-me”. Não “me disseram”.
– Eu falo como quero. E te digo mais... Ou é “digo-te”?
– O quê?
– Digo-te que você...
– O “te” e o “você” não combinam.
– Lhe digo?
– Também não. O que você ia me dizer?
– Que você está sendo grosseiro, pedante e chato. [...]
– Dispenso as suas correções. Vê se esquece-me. Falo como bem entender. Mais uma correção e eu...
– O quê?
– O mato.
– Que mato?
– Mato-o. Mato-lhe. Mato você. Matar-lhe-ei-te. Ouviu bem? Pois esqueça-o e para-te. Pronome no lugar certo é elitismo!
– Se você prefere falar errado...
– Falo como todo mundo fala. O importante é me entenderem. Ou entenderem-me?
VERISSIMO, L. F. Comédias para se ler na escola. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001 (adaptado).
Nesse texto, o uso da norma-padrão defendido por um dos personagens torna-se inadequado em razão do(a)
a) falta de compreensão causada pelo choque entre gerações.
b) contexto de comunicação em que a conversa se dá.
c) grau de polidez distinto entre os interlocutores.
d) diferença de escolaridade entre os falantes.
e) nível social dos participantes da situação.
Resposta: [B]
A divergência entre os personagens acontece devido à utilização da norma-padrão da língua em uma situação de comunicação informal. O personagem que defende o uso correto da norma-padrão é visto como pedante e chato pelo outro, o que evidencia a inadequação do uso da norma-padrão nesse contexto de comunicação.
Exemplo 2
(Enem 2023) De quem é esta língua?
Uma pequena editora brasileira, a Urutau, acaba de lançar em Lisboa uma "antologia antirracista de poetas estrangeiros em Portugal", com o título Volta para a tua terra.
O livro denuncia as diversas formas de racismo a que os imigrantes estão sujeitos. Alguns dos poetas brasileiros antologiados queixam-se do desdém com que um grande número de portugueses acolhe o português brasileiro. É uma queixa frequente.
"Aqui em Portugal eles dizem /– eles dizem – / que nosso português é errado, que nós não falamos português", escreve a poetisa paulista Maria Giulia Pinheiro, para concluir: "Se a sua linguagem, a lusitana, / ainda conserva a palavra da opressão / ela não é a mais bonita do mundo./ Ela é uma das mais violentas".
AGUALUSA, J. E. Disponível em: https://oglobo.globo.com. Acesso em: 22 nov. 2021 (adaptado).
O texto de Águalusa tematiza o preconceito em relação ao português brasileiro. Com base no trecho citado pelo autor, infere-se que esse preconceito se deve
a) à dificuldade de consolidação da literatura brasileira em outros países.
b) aos diferentes graus de instrução formal entre os falantes de língua portuguesa.
c) à existência de uma língua ideal que alguns falantes lusitanos creem ser a falada em Portugal.
d) ao intercâmbio cultural que ocorre entre os povos dos diferentes países de língua portuguesa.
e) à distância territorial entre os falantes do português que vivem em Portugal e no Brasil.
Resposta: [C]
O segundo parágrafo expressa a perspectiva do autor de que o preconceito origina-se da existência de uma língua ideal que alguns falantes lusitanos acreditam ser aquela falada em Portugal.
Dessa forma, a opção [C] é a correta, pois alguns falantes lusitanos têm uma visão generalizada sobre a norma-padrão da língua, recusando-se a reconhecer diferenças quando utilizada em outros países.
Exemplo 3
(Enem 2023) Mandioca, macaxeira, aipim e castelinha são nomes diferentes da mesma planta. Semáforo, sinaleiro e farol também significam a mesma coisa. O que muda é só o hábito cultural de cada região. A mesma coisa acontece com a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Embora ela seja a comunicação oficial da comunidade surda no Brasil, existem sinais que variam em relação à região, à idade e até ao gênero de quem se comunica. A cor verde, por exemplo, possui sinais diferentes no Rio de Janeiro, Paraná e São Paulo. São os regionalismos na língua de sinais.
Essas variações são um dos temas da disciplina Linguística na língua de sinais, oferecida pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) ao longo do segundo semestre. “Muitas pessoas pensam que a língua de sinais é universal, o que não é verdade”, explica a professora e chefe do Departamento de Linguística, Literatura e Letras Clássicas da Unesp. “Mesmo dentro de um mesmo país, ela sofre variação em relação à localização geográfica, à faixa etária e até ao gênero dos usuários” completa a especialista.
Os surdos podem criar sinais diferentes para identificar lugares, objetos e conceitos. Em São Paulo, o sinal de “cerveja” é feito com um giro do punho como uma meia-volta. Em Minas, a bebida é citada quando os dedos indicador e médio batem no lado do rosto. Também ocorrem mudanças históricas. Um sinal pode sofrer alterações decorrentes dos costumes da geração que o utiliza.
Disponível em: www.educacao.sp.gov.br. Acesso em 1 nov. 2021 (adaptado)
Nesse texto, a Língua Brasileira de Sinais (Libras)
a) passa por fenômenos de variação linguística como qualquer outra língua.
b) apresenta variações regionais, assumindo novo sentido para algumas palavras.
c) sofre mudança estrutural motivada pelo uso de sinais diferentes para algumas palavras.
d) diferencia-se em todo o Brasil, desenvolvendo cada região a sua própria língua de sinais.
e) é ininteligível para parte dos usuários em razão das mudanças de sinais motivadas geograficamente.
Resposta: [A]
Segundo o texto, a Língua Brasileira de Sinais (Libras) passa por fenômenos de variação linguística como qualquer outra língua. O texto destaca as variações na Libras, comparando-as aos regionalismos encontrados em nomes de plantas e objetos em diferentes regiões do Brasil.
As mudanças na língua de sinais são apontadas como fenômenos normais, influenciados por fatores como localização geográfica, faixa etária e gênero dos usuários, sem que isso represente a criação de línguas distintas.
👉 Leia também: Variação linguística: conheça os tipos e exemplos

Questões de contexto e imagem
A correta associação entre linguagem verbal e não verbal também é muito importante para o Enem. Lembre-se: a imagem nunca é meramente ilustrativa!
Exemplo 1
(Enem 2021)

Disponível em: www.deskgram.org. Acesso em: 12 dez. 2018 (adaptado).
A associação entre o texto verbal e as imagens da garrafa e do cão configura recurso expressivo que busca
a) estimular denúncias de maus-tratos contra animais.
b) desvincular o conceito de descarte da ideia de negligência.
c) incentivar campanhas de adoção de animais em situação de rua.
d) sensibilizar o público em relação ao abandono de animais domésticos.
e) alertar a população sobre as sanções legais acerca de uma prática criminosa.
Resposta: [D]
A associação entre o texto verbal e as imagens da garrafa e do cão configura um recurso expressivo que busca sensibilizar o público em relação ao abandono de animais domésticos.
A utilização da palavra "pet", que pode se referir tanto a um animal de estimação quanto a um objeto feito de resina sintética, associada à mensagem final "Abandono é crime", juntamente com a representação visual do cão e da garrafa plástica, permite deduzir que a propaganda visa alertar para as consequências do abandono de animais.
Exemplo 2
(Enem 2022)

Disponível em: : www.portaldapropaganda.com.br. Acesso em: 29 out. 2013 (adaptado).
Para convencer o público-alvo sobre a necessidade de um trânsito mais seguro, essa peça publicitária apela para o(a)
a) sentimento de culpa provocado no condutor causador de acidentes.
b) dano psicológico causado nas vítimas da violência nas estradas.
c) importância do monitoramento do trânsito pelas autoridades competentes.
d) necessidade de punição a motoristas alcoolizados envolvidos em acidentes.
e) sofrimento decorrente da perda de entes queridos em acidentes automobilísticos.
Resposta: [A]
A imagem de uma mulher cobrindo o rosto com as mãos e a palavra "arrependimento" que a acompanha expressam o sentimento de culpa, o qual é reforçado na segunda metade da peça publicitária ao alertar sobre as consequências emocionais decorrentes do ato de causar um acidente sob efeito do álcool.
Questões de funções da linguagem
As funções da linguagem são conteúdo garantido em todos os anos da prova! Mas fique ligado(a), algumas costumam cair mais do que as outras. A função emotiva, por exemplo, é soberana!
Exemplo 1
(Enem 2023) A garganta é a gruta que guarda o som
A garganta está entre a mente e o coração
Vem coisa de cima, vem coisa de baixo e de
[repente um nó (e o que eu quero dizer?)
Às vezes, acontece um negócio esquisito
Quando eu quero falar eu grito, quando eu quero
[gritar eu falo, o resultado
Calo.
ESTRELA D’ALVA, R. Disponível em: https://claudia.abril.com.br. Acesso em 23 nov. 2021 (fragmento).
A função emotiva presente no poema cumpre o propósito do eu lírico de
a) revelar as desilusões amorosas.
b) refletir sobre a censura à sua voz.
c) expressar a dificuldade de comunicação.
d) ressaltar a existência de pressões externas.
e) manifestar as dores do processo de criação.
Resposta: [C]
No poema A garganta é a gruta que guarda o som de Estrela D'Alva, a função emotiva presente cumpre o propósito do eu lírico de expressar a dificuldade de comunicação. Em contraste com as opções incorretas, o poema não trata de desilusões amorosas, não reflete sobre censura à voz, não ressalta pressões externas e não manifesta as dores do processo de criação.
A opção correta é a letra [C] por expressar a dificuldade de comunicação, uma vez que o eu lírico descreve a garganta como um espaço onde razão e emoção se confrontam, resultando em um obstáculo, representado pelo "nó", que interfere na capacidade de comunicação.
Exemplo 2
(Enem 2019) O Instituto de Arte de Chicago disponibilizou para visualização on-line, compartilhamento ou download (sob licença Creative Commons), 44 mil imagens de obras de arte em altíssima resolução, além de livros, estudos e pesquisas sobre a história da arte.
Para o historiador da arte, Bendor Grosvenor, o sucesso das coleções on-line de acesso aberto, além de democratizar a arte, vem ajudando a formar um novo público museológico. Grosvenor acredita que quanto mais pessoas forem expostas à arte on-line, mais visitas pessoais acontecerão aos museus.
A coleção está disponível em seis categorias: paisagens urbanas, impressionismo, essenciais, arte africana, moda e animais. Também é possível pesquisar pelo nome da obra, estilo, autor ou período. Para navegar pela imagem em alta definição, basta clicar sobre ela e utilizar a ferramenta de zoom. Para fazer o download, disponível para obras de domínio público, é preciso utilizar a seta localizada do lado inferior direito da imagem.
Disponível em: www.revistabula.com. Acesso em: 5 dez. 2018 (adaptado).
A função da linguagem que predomina nesse texto se caracteriza por
a) evidenciar a subjetividade da reportagem com base na fala do historiador de arte.
b) convencer o leitor a fazer o acesso on-line, levando-o a conhecer as obras de arte.
c) informar sobre o acesso às imagens por meio da descrição do modo como acessá-las.
d) estabelecer interlocução com o leitor, orientando-o a fazer o download das obras de arte.
e) enaltecer a arte, buscando popularizá-la por meio da possibilidade de visualização on-line.
Resposta: [C]
No texto, prevalece a função referencial da linguagem, que busca informar o leitor sobre a disponibilidade de acesso a uma vasta coleção de obras de arte do Instituto de Arte de Chicago.
Além disso, são fornecidas instruções claras sobre como visualizar, compartilhar e fazer download das imagens, destacando a facilidade de navegação e a variedade de categorias disponíveis. Não há um apelo persuasivo para o acesso online, mas sim uma apresentação objetiva das opções oferecidas pela instituição.
Como acertar as questões de Português do Enem?
Como você deve ter notado, para acertar as questões de Português no Enem, é importante não somente conhecer o conteúdo, como também a estrutura da questão.
Mas, antes de qualquer coisa, para a prova de Linguagens é essencial lembrar de duas coisas:
- O enunciado é soberano 👑
- Nem sempre os textos precisam ser lidos 👀
A estrutura das questões de Português no Enem
Além das dicas acima, é fundamental conhecer as partes que formam uma pergunta. São elas:
- Enunciado: parte mais importante da questão, pois é ele que rege o que precisará ser respondido. Por isso, sempre inicie a leitura da questão por ele;
- Comando: a pergunta propriamente dita dentro do enunciado;
- Alternativas absurdas: alternativas que devem ser eliminadas logo no início por estarem totalmente fora do contexto da pergunta;
- Alternativa correta: verdadeiras de acordo com o texto e respondem à pergunta do comando;
- Alternativas erradas: incorretas de acordo com o texto e/ou com o que foi perguntado;
- Alternativas verdadeiras “mas”: alternativas que, apesar de verdadeiras de acordo com o texto, não respondem à pergunta do comando!
💡 Outra dica para conhecer melhor o estilo das perguntas é resolver provas de anos anteriores. Assim, você é capaz de identificar padrões que se repetem.
Estratégias para a resolução de questões
No Enem, o tempo é sagrado! E otimizar a resolução de questões é o segredo para conseguir responder todas dentro do período estipulado. Se você quer melhorar sua habilidade de responder as questões de Português no Enem, use esse esquema:
- Leia o enunciado;
- Identifique qual é o conteúdo da questão;
- Elimine as alternativas absurdas;
- Faça a leitura do texto (se necessário).
Mas como saber se um texto precisa ou não ser lido? Para isso, as dicas são:
- observar o título do texto e ir diretamente para o enunciado;
- identificar a que gênero pertence o texto ou de qual conteúdo se trata a questão.
- verificar a possibilidade de responder sem ler o texto ou de, pelo menos, eliminar alternativas absurdas.