Atualidades Ciências Humanas Geografia

Tragédia no Oriente Médio: como acontecem os terremotos e por que há regiões mais vulneráveis?

O terremoto que aconteceu hoje na Turquia foi o mais forte já registrado desde 1939. Entenda por que esses fenômenos podem ocorrer e de que maneira estudá-los

Acessibilidade

O mundo amanheceu com uma notícia trágica nesta segunda-feira (06/02): um terremoto de magnitude 7,8 atingiu a Turquia e a Síria, países do Oriente Médio, deixando milhares de desaparecidos, feridos e mortos. Os impactos do tremor de terra também foram sentidos em Israel, Iraque e Líbano. Mas você sabe como acontecem os terremotos e por que alguns lugares estão mais vulneráveis a eles?

A região afetada é suscetível à ocorrência de terremotos, no entanto, este foi um dos mais devastadores do último século. Segundo relatos de moradores e informações da imprensa local, a duração dos tremores superou 1 minuto e meio, e eles geraram inúmeras réplicas, o que potencializou seu teor de destruição. O número de vítimas fatais já ultrapassa os 22 mil.

Região afetada pelo terremoto no Oriente Médio
Região afetada pelo terremoto no Oriente Médio (Imagem: Reprodução ABC Sociedad)

Como acontecem os terremotos?

Os terremotos estão, em sua maioria, intimamente ligados à dinâmica das placas tectônicas, imensos blocos sólidos da litosfera que se movem a partir das correntes de convecção presentes no manto. Essa camada intermediária do interior da Terra é formada por magma em estado pastoso, e a ascensão e a descida desse material são responsáveis por movimentar as placas tectônicas, que flutuam como barcos. 

Eventualmente, tal movimentação pode desencadear três diferentes deslocamentos e choques entre as placas tectônicas, conhecidos como movimentos divergentes (quando as placas se afastam); transformantes (quando elas deslizam lateralmente uma sobre a outra); ou convergentes (quando se encontram de forma destrutiva).

E como acontecem os terremotos? Quando as placas se movem, fenômenos como esses, além de maremotos e vulcanismos, podem ocorrer, e os países localizados nas bordas das placas tectônicas ficam mais vulneráveis, pois são locais de atividades geológicas constantes. O sudeste da Turquia está sobre o encontro de duas enormes placas tectônicas, a Arábica e a Eurasiática, por isso a região é tão afetada por terremotos. 

Área atingida por terremoto na Turquia
Área atingida por terremoto na Turquia (Imagem: Reprodução RTVE/Serviço de rede pública de televisão da Espanha)

É possível prever um terremoto?

Infelizmente, a resposta é não. Por se tratar de um evento que tem origem no interior da Terra e que pode ocorrer em diferentes regiões do planeta, sem um padrão de tempo ou intensidade, os geólogos e especialistas da área não conseguem prevê-lo.

No mapa a seguir, porém, conseguimos ver a distribuição das placas tectônicas do globo. São 52 placas no total, mas apenas 14 delas estão entre as principais, as outras 38 são placas menores:

Para entender como os terremotos acontecem - mapa que mostra a distribuição das placas tectônicas
Mapa que mostra a distribuição das placas tectônicas (Reprodução Aprova Total)

👉 Você sabia que a plataforma Aprova Total disponibiliza aulas de Atualidades com análises aprofundadas? Nesta aqui, o professor Víctor aborda o pior terremoto que atingiu a Turquia e a Síria nos últimos 80 anos.

Se você quiser ter acesso a uma programação semanal com aulas de Atualidades, assine a plataforma!

As placas tectônicas nos vestibulares

As placas tectônicas fazem parte de uma subárea da Geografia chamada de geologia, que está presente em diversas provas de vestibulares. Inclusive, na mais recente análise de incidência do Enem feita pelo Aprova Total, a geologia conquistou o TOP 5 da disciplina.

Exemplo 1

No Enem, o assunto já se fez presente em algumas questões. No exemplo abaixo, o tremor de terra é o grande destaque. A questão traz um texto descritivo e pede para o estudante identificar em qual área esse fenômeno é mais suscetível de ocorrer.

(Enem 2012) De repente, sente-se uma vibração que aumenta rapidamente; lustres balançam, objetos se movem sozinhos e somos invadidos pela estranha sensação de medo do imprevisto. Segundos parecem horas, poucos minutos são uma eternidade. Estamos sentindo os efeitos de um terremoto, um tipo de abalo sísmico.

ASSAD, L. Os (não tão) imperceptíveis movimentos da Terra. ComCiência: Revista Eletrônica de Jornalismo Científico, no 117, abr. 2010. Disponível em: http://comciencia.br. Acesso em: 2 mar. 2012.

O fenômeno físico descrito no texto afeta intensamente as populações que ocupam espaços próximos às áreas de

a) alívio da tensão geológica.   

b) desgaste da erosão superficial.   

c) atuação do intemperismo químico.   

d) formação de aquíferos profundos.   

e) acúmulo de depósitos sedimentares. 

Resposta: [A]
O alívio da tensão geológica comumente se refere a um terremoto ou abalo sísmico, fenômeno capaz de gerar tremores de terra de alta magnitude e causar danos socioeconômicos. As alternativas B e C estão incorretas, pois tanto a erosão quanto o intemperismo são processos que ocorrem na superfície terrestre e possuem como agente principal a água, que é capaz de modificar as formas de relevo; a D também, pois a formação de aquíferos está ligada com a estrutura geológica de determinado ambiente e não é capaz de gerar terremotos; e E, pois o acúmulo de sedimentos ocorre na superfície terrestre.

Exemplo 2

Na questão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a Teoria das Placas Tectônicas é o assunto chave para chegar à resposta correta. Essa teoria pressupõe que a crosta terrestre é dividida em placas tectônicas e explica tudo que vimos até aqui, dos tipos de movimentos às suas consequências.

(Ufrgs 2017)  Considere as afirmações abaixo, sobre a Teoria da Tectônica de Placas.

I. A litosfera, de acordo com essa teoria, está fragmentada em placas rígidas que se movimentam.

II. As placas tectônicas são movidas pela convecção do manto, e a energia vem do calor interno da Terra.

III. Os limites das placas apresentam feições de grandes proporções, como estreitos cinturões de montanhas, cinturões de terremotos e cadeias de vulcões.

Quais estão corretas?

a) Apenas I.   

b) Apenas II.   

c) Apenas III.   

d) Apenas II e III.   

e) I, II e III.   

Resposta: [E]
Todas as afirmações estão de acordo com a Teoria da Tectônica de Placas, que explica a dinâmica e o funcionamento das placas tectônicas. A parte sólida (ou rochosa) da Terra é dividida em placas tectônicas e as áreas que se encontram nos seus limites são extremamente instáveis geologicamente.

TEMAS:

avatar
Luísa Ferreira Vieira

Licenciada em Geografia pela Udesc e colaboradora no blog do Aprova Total.

Ver mais artigos de Luísa Ferreira Vieira >

Licenciada em Geografia pela Udesc e colaboradora no blog do Aprova Total.

Ver mais artigos de Luísa Ferreira Vieira >

Compartilhe essa publicação:

Veja Também

Assine a newsletter do Aprova Total

Você receberá apenas nossos conteúdos. Não enviaremos spam nem comercializaremos os seus dados.