Arquitetura e Urbanismo: como é a graduação e o mercado de trabalho
O curso combina disciplinas das áreas de exatas e humanas para formar o profissional que planeja e executa projetos arquitetônicos e atua com paisagismo, restauração e urbanismo. Habilidade para desenhar, criatividade e senso estético são fundamentais nessa área
Acessibilidade
Arquitetura e Urbanismo é um curso para quem quer trabalhar com planejamento e organização de espaços internos e externos. Além de executar projetos arquitetônicos -- como residências, empresas, shoppings, etc -- o arquiteto pode atuar com reformas, paisagismo e restauração, e também planejar parques, bairros e até mesmo uma cidade.
Você vai prestar vestibular ou realizar o Enem e quer saber mais sobre como funciona o curso de Arquitetura e Urbanismo? Continue a leitura e entenda mais sobre a graduação, perfil dos alunos e profissionais da área.
Conheça as disciplinas que são ofertadas, faixa salarial e confira dicas para se preparar antes de iniciar sua jornada acadêmica!
NAVEGUE PELOS CONTEÚDOS
O que você precisa saber sobre o curso de Arquitetura e Urbanismo
O curso de Arquitetura e Urbanismo é indicado para quem gosta de design, artes e urbanismo. Esse curso forma profissionais que são responsáveis por projetar, planejar e supervisionar construções, espaços urbanos e ambientes internos.
É importante ressaltar que a prática profissional em Arquitetura e Urbanismo é regulamentada pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo, que exige a realização de um estágio profissional supervisionado e a aprovação em um exame de qualificação para obter o registro profissional.
Dicas e sugestões para quem pensa em cursar Arquitetura e Urbanismo
Antes de optar por esse curso, é importante se preparar para fazer uma escolha profissional consciente. A seguir, você confere algumas dicas e sugestões que ajudam a refletir sobre a decisão de cursar Arquitetura e Urbanismo:
- pesquise sobre quais são as particularidades do curso, como disciplinas, atividades e metodologia, oportunidades de estágio e as áreas de atuação para ter uma visão mais ampla do curso;
- conheça softwares de desenho e modelagem 3D, pois são essenciais para a realização do curso de Arquitetura e Urbanismo;
- mantenha-se atualizado sobre as tendências e as novidades. Assista a vídeos, leia artigos e revistas e visite exposições para ampliar seu conhecimento e aprimorar sua visão crítica.
Como são, em geral, os alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo?
O perfil dos alunos de Arquitetura e Urbanismo é marcado por uma série de características. Entre as principais estão:
- criatividade;
- senso estético;
- curiosidade;
- capacidade de observação;
- disposição para o trabalho em equipe;
- visão espacial;
- habilidade para desenhar;
- aptidão para o trabalho com números.
Além disso, a capacidade de criar soluções inovadoras e originais é uma das principais características dos estudantes de Arquitetura e Urbanismo. Interesse por edificações, construções e cidades antigas e modernas, além de temas ligados ao urbanismo também costumam interessar os futuros arquitetos.
Como saber se tenho o perfil para ser arquiteto?
Se você está no Ensino Médio ou fazendo cursinho e está considerando prestar vestibular ou Enem para Arquitetura e Urbanismo, é importante avaliar se seu perfil tem afinidade com alguns aspectos da área.
Para isso, você pode se fazer os seguintes questionamentos:
- Você presta atenção na estética e organização das cidades que visita?
- Tem um lado artístico e, às vezes, desenha ou cria esboços?
- É uma pessoa detalhista, observadora e gosta de planejar as coisas?
- Possui habilidades tanto nas áreas de exatas quanto em humanas?
- Se interessa por artes e design e se imagina trabalhando com criatividade?
Se você respondeu afirmativamente a uma ou mais perguntas, é possível que a profissão de arquiteto seja adequada para o seu perfil!
Como é a graduação de Arquitetura e Urbanismo na prática?
O curso de Arquitetura e Urbanismo é uma graduação que tem duração média de 5 anos e forma profissionais aptos a projetar, construir e planejar espaços urbanos internos e externos.
Durante o curso, os estudantes aprendem uma série de habilidades técnicas e artísticas, além de adquirir conhecimentos em história da arte, história da arquitetura, urbanismo, paisagismo e outras áreas afins.
Matérias e disciplinas do curso de Arquitetura e Urbanismo
Conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo (DCNs), os conteúdos do curso dividem-se em dois núcleos:
- Núcleo de Conhecimentos de Fundamentação
- Núcleo de Conhecimentos Profissionais
A partir desses núcleos, as faculdades definem as disciplinas básicas e específicas com o intuito de trabalhar toda a base teórica e prezar pela formação de habilidades pertinentes ao exercício da profissão.
Confira a seguir uma lista das disciplinas mais comuns entre instituições de ensino públicas e privadas:
- Ética e sociedade
- Estudos da cidade
- Estudos ambientais urbanos
- Matemática
- Desenho arquitetônico
- Desenho universal
- Projeto de arquitetura
- Projeto de paisagismo
- Topografia
- Teoria da arquitetura e urbanismo
- História da arquitetura e urbanismo
- Sistemas Estruturais
- Sistemas Urbanos
- Tecnologia da Construção
- Planejamento Urbano e Regional
- Técnicas Retrospectivas
- Tecnologia da construção
É importante entender que cada faculdade tem autonomia para organizar um currículo diferente, desde que siga os requisitos pré-estabelecidos pelo Ministério da Educação (MEC).
Dessa forma, as disciplinas poderão ser divididas em módulos I, II e III e assim por diante ou ter um nome semelhante aos apresentados.
Outras atividades que integram o curso de Arquitetura e Urbanismo
Além das aulas teóricas e práticas, os cursos de Arquitetura e Urbanismo costumam oferecer outras atividades que integram o currículo:
- visitas técnicas;
- seminários;
- palestras;
- workshops com profissionais da área;
- ateliê de arquitetura.
Essas atividades são importantes para ampliar os horizontes dos estudantes, oferecendo contato com a realidade do mercado de trabalho e incentivando a criatividade e a pesquisa.
Arquitetura e Urbanismo tem TCC?
No curso de Arquitetura e Urbanismo, é obrigatório realizar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) no último ano da graduação.
O TCC deve ser realizado individualmente. O aluno precisa escolher um tema de seu interesse, relacionado com as atribuições profissionais, e desenvolvê-lo sob a supervisão de um professor orientador.
O TCC tem como objetivo aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso em uma investigação técnico-científica.
É preciso fazer estágio para se formar em Arquitetura e Urbanismo?
A realização de estágio supervisionado é obrigatória no curso de Arquitetura e Urbanismo.
Os estágios são compostos por um conjunto de atividades de formação diretamente supervisionadas pelos professores da instituição.
O estágio tem o objetivo de garantir a consolidação das habilidades adquiridas e permitir que os alunos apliquem seus conhecimentos em situações reais, por isso é recomendado que as atividades sejam feitas ao longo do curso.
A regulamentação do estágio deve ser aprovada pelos colegiados acadêmicos de cada instituição.
O que um bom curso de Arquitetura e Urbanismo deve ter?
Um bom curso de Arquitetura e Urbanismo deve aliar teoria e prática e ter uma grade curricular atualizada e uma equipe docente qualificada, com profissionais atuantes no mercado de trabalho e com experiência na área de ensino.
Um currículo atualizado é importante porque essa área está em constante transformação, com novas tecnologias, materiais e técnicas surgindo regularmente.
Além disso, a instituição deve ter uma infraestrutura adequada para o desenvolvimento de projetos práticos, que exigem o uso de equipamentos, laboratórios, softwares e bibliotecas atualizadas.
Os melhores cursos costumam contar com centros experimentais de obras e ateliês para o desenho de plantas e projetos, e elaboração de maquetes.
👉 Leia também: Ranking elege as 10 melhores universidades brasileiras
Como é o mercado de trabalho na área de Arquitetura e Urbanismo?
Atualmente, Arquitetura e Urbanismo está em alta no mercado de trabalho, como uma profissão promissora e diversificada.
Além disso, a possibilidade de empreender é outro aspecto que impulsiona a carreira de Arquitetura. Muitos recém-formados optam por abrir seus próprios negócios como autônomos.
Quais as principais áreas de atuação do arquiteto?
O campo de atuação de um profissional de Arquitetura pode abranger diversas áreas, como:
- Urbanismo: área importante da arquitetura que envolve o planejamento de regiões, bairros e cidades, bem como a criação do layout de conjuntos habitacionais.
- Paisagismo e ambientes: o paisagista é responsável pela criação e concepção de espaços abertos, como jardins, parques e praças.
- Restauração de edifícios: envolve a recuperação de construções antigas ou deterioradas.
- Comunicação visual: o profissional atua na criação da identidade de uma empresa ou produto, podendo também lidar com desenho industrial, comunicação visual, cinema e cenografia.
- Luminotécnica: voltada para projetos de iluminação de ambientes, sejam eles de pequeno ou grande porte, interiores ou exteriores.
- Tecnologia da construção: pesquisa de materiais e técnicas para aplicação em obras.
- Acompanhamento e administração de obras: o arquiteto é responsável por executar o projeto, acompanhando e administrando toda a obra para que tudo saia conforme o planejado.
- Arquitetura industrial: execução de projetos para instalação de indústrias em um determinado local ou região.
- Desenho de mobiliário: criação de objetos e mobiliários, além de atender às demandas dos compradores, criando novas tendências para a arquitetura de interiores.
- Pesquisa científica e tecnológica: o arquiteto fica envolvido em pesquisas que buscam entender o passado e o futuro da profissão.
Diferenças entre os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil e Design de Interiores
É comum surgir dúvidas em relação a cursos que têm algumas semelhanças, como esses três.
Em relação ao arquiteto e ao engenheiro civil, enquanto o primeiro tem foco maior no planejamento do uso do espaço e em apresentar soluções estéticas e de funcionalidade, o segundo implanta o projeto e executa as obras estruturais, elétricas e hidráulicas, lidando mais com questões técnicas, como cálculos estruturais e resistência dos materiais.
Já entre o arquiteto e o designer de interiores, a maior diferença é em relação à autorização para realizar mudanças estruturais em um espaço.
Um designer de interiores pode trabalhar na escolha de cores e mobília, mas não tem autorização para fazer mudanças que envolvam a construção ou derrubada de paredes, por exemplo. Já o arquiteto tem conhecimento técnico e legal para opinar e realizar esse tipo de mudança.
Setores mais aquecidos em Arquitetura em Urbanismo
Atualmente, os setores mais aquecidos na área de Arquitetura e Urbanismo são a construção civil e o planejamento urbano.
A construção civil está em constante crescimento, impulsionada pelo aumento da demanda por imóveis residenciais e comerciais, bem como pela expansão do setor imobiliário.
O planejamento urbano, por sua vez, é fundamental para o desenvolvimento de cidades mais sustentáveis, que ofereçam qualidade de vida para seus habitantes.
A área de Arquitetura e Urbanismo é muito buscada?
Sim, a profissão de Arquitetura e Urbanismo é bastante procurada pelos vestibulandos. Isso se deve, em parte, ao fato de as pessoas estarem cada vez mais preocupadas com a qualidade de vida e o ambiente em que vivem.
Então, espaços confortáveis e esteticamente agradáveis são altamente valorizados, especialmente com a tendência do home office e aproveitamento do lazer em casa.
👉 Leia também: Os 5 cursos superiores mais buscados pelos estudantes
Quais as principais mudanças na área de Arquitetura e Urbanismo?
Uma das principais mudanças na área é o uso cada vez mais frequente de softwares de modelagem 3D e Building Information Modeling (BIM). Essas ferramentas permitem que os arquitetos criem projetos mais precisos e detalhados, facilitando a visualização do resultado final e tornando o processo de construção mais eficiente.
Outra tendência que tem ganhado espaço é a arquitetura modular. Essa técnica consiste na construção de módulos pré-fabricados em fábrica e que são montados no local da obra.
Essa abordagem permite uma construção mais rápida e econômica, além de ser uma opção interessante para projetos de habitação social.
Podemos destacar também as construções sustentáveis, que respeitam o meio ambiente e integram as características naturais de cada localidade.
Quanto ganha um arquiteto?
No que diz respeito aos ganhos na área de Arquitetura e Urbanismo, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) aponta que o salário médio de um arquiteto no Brasil é de cerca de R$ 6.000,00.
No entanto, os valores podem variar bastante de acordo com a região do país, a especialização do profissional e a demanda pelo seu trabalho. Segundo o site Glassdoor, a média salarial para um arquiteto no Brasil é de R$ 5.360,00, dependendo da empresa e do nível de experiência do profissional.
Tire as principais dúvidas sobre o curso de Arquitetura e Urbanismo
Vimos que o curso de Arquitetura e Urbanismo é uma graduação que tem como objetivo formar profissionais capazes de projetar e planejar espaços urbanos e construções, mas ela vai muito além disso. A seguir respondemos as principais dúvidas sobre esse curso. Confira:
Qual a duração do curso de Arquitetura e Urbanismo?
O curso tem duração média de 5 anos, podendo variar de acordo com a instituição de ensino.
Qual a titulação do curso de Arquitetura e Urbanismo?
O curso de Arquitetura e Urbanismo é uma graduação de nível superior que confere o título de bacharel em Arquitetura e Urbanismo.
O bacharelado é o tipo de curso de graduação mais tradicional e oferece uma formação abrangente, que permite atuar em todos os setores do mercado de trabalho.
Quais instituições oferecem o curso de Arquitetura e Urbanismo?
Cerca de 500 instituições de Ensino Superior públicas e privadas, em todo o país, oferecem o curso de Arquitetura e Urbanismo. A lista completa pode ser acessada no Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC).
O caminho é a aba "consulta avançada" e buscar por "curso de graduação". No campo "curso", digite o nome do curso e, em "situação", coloque "em atividade". Você também pode selecionar outros filtros, como modalidade ou UF. Por fim, digite o código de verificação e clique em "pesquisar".
Qual o valor do curso de Arquitetura e Urbanismo nas universidades privadas?
O preço da mensalidade em uma faculdade particular pode variar entre R$ 1.000 e R$ 6.000, de acordo com a instituição de Ensino Superior e a localização. Confira alguns exemplos (valores apurados em 2024):
- Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (período matutino) - R$ 5.943,02
- Universidade Presbiteriana Mackenzie (SP) - R$ 4.721,00
- CEUB, em Brasília/DF (campus Asa Norte, período matutino, valor bruto) - R$ 2.501,76
- Centro Universitário Uningá - R$ 1.144,00
- Universidade Paulista (Unip) - A partir de R$ 600,00
Qual a nota de corte do Sisu para o curso de Arquitetura e Urbanismo?
No Sistema de Seleção Unificada (SiSU), a nota no Enem para conseguir uma vaga no curso de Arquitetura e Urbanismo pode variar conforme a instituição escolhida, período do curso e modalidade (ampla concorrência ou cotas).
As notas de corte no Sisu também sofrem variações a cada ano, devido à concorrência e ao desempenho dos candidatos.
Confira as maiores notas de corte na categoria de ampla concorrência do SiSU 2024/1 para Arquitetura e Urbanismo:
Instituição | UF | Nota de corte |
---|---|---|
UFAM - Universidade Federal do Amazonas | AM | 848,32 |
UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso | MT | 787,34 |
UFT - Universidade Federal do Tocantins | TO | 778,2 |
UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul | MS | 771,7 |
UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina | SC | 771,45 |
E veja também as menores notas de corte na categoria de ampla concorrência do SiSU 2024/1 para Arquitetura e Urbanismo:
Instituição | UF | Nota de corte |
---|---|---|
UFAL - Universidade Federal de Alagoas | AL | 682,62 |
UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reyes Maldonado | MT | 682,62 |
IFBA - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia | BA | 681,74 |
UFSJ - Universidade de São João Del Rei | MG | 677,73 |
IFS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe | SE | 670,42 |
Como é a concorrência para o curso de Arquitetura e Urbanismo?
A concorrência para o curso de Arquitetura e Urbanismo, ou seja, o número de candidatos que disputam cada vaga varia de acordo com a instituição de ensino, o tipo de vaga (ampla concorrência ou ação afirmativa) e o ano ou edição do processo seletivo.
Confira a concorrência (geral) em algumas universidades para o ingresso no ano de 2024 em Arquitetura e Urbanismo:
Instituição | UF | Candidato/vaga |
---|---|---|
Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (Campinas) | SP | 88 |
USP - Universidade de São Paulo (São Paulo) | SP | 23,1 |
Unesp - Universidade Estadual Paulista (Bauru) | SP | 22,8 |
Como passar no Enem e vestibular no curso de Arquitetura e Urbanismo?
Passar no Enem e no vestibular para o curso de Arquitetura e Urbanismo exige organização, bom planejamento e preparação. Uma das principais dicas é equilibrar os estudos entre matérias das áreas de Ciências Humanas e Exatas (Matemática).
Outra orientação importante é praticar redação. No Enem, a redação tem um peso significativo na nota final. Portanto, é essencial estar bem preparado para essa parte da prova.
Além disso, é recomendado fazer simulados e provas anteriores para se familiarizar com o estilo e a estrutura das provas. Isso ajuda a controlar a ansiedade e aumenta a confiança na hora da prova.
👉 Leia também:
Confira o calendário dos principais vestibulares
Conclusão
A carreira em Arquitetura e Urbanismo é ampla e diversificada. Ela oferece diversas possibilidades de atuação, desde a elaboração de projetos residenciais, passando por grandes empreendimentos comerciais e públicos, reformas, paisagismo e restauração, até o planejamento de parques, bairros e até mesmo uma cidade.
É importante destacar também a diferença entre o papel do arquiteto, do engenheiro civil e do designer de interiores, uma vez que a formação e as atribuições são distintas, embora as áreas possam colaborar em projetos integrados.
A área de arquitetura continua em constante evolução, acompanhando as mudanças sociais e tecnológicas e apresentando novas oportunidades de atuação para aqueles que se dedicam a essa profissão. Assim, pode ser uma boa escolha para você!
Quer conquistar sua vaga no curso de Arquitetura e Urbanismo? Então comece já a se preparar com quem mais entende de vestibular! Conheça a plataforma Aprova Total e garanta a sua aprovação!