Vestibulares Vida de Estudante

5 cursos concentram um terço das matrículas no Ensino Superior

Medicina, Direito, Enfermagem, Administração e Psicologia são as graduações que reúnem mais inscritos, ingressantes e alunos no país. Conheça mais sobre elas

Acessibilidade

Entre as mais de 150 opções graduações do país - número que pode subir para 360, considerando as diferentes habilitações e titulações - quais são os cursos mais procurados pelos vestibulandos? A resposta é sinistra: apenas 5 graduações concentram cerca de um terço das matrículas (presenciais) nas instituições de Ensino Superior brasileiras. Os dados são do último Censo da Educação Superior, divulgado no final de 2022.

Além das matrículas, se considerarmos as inscrições nos processos seletivos ou apenas os ingressos (quem entrou na universidade no ano em questão), a lista não se altera. Os cursos oscilam apenas de posição (do 1º ao 5º), mas continuam na liderança das escolhas dos estudantes. Vem com a gente descobrir quem são esses TOP FIVE e porque eles estão no topo do gosto da galera!

Os 5 cursos mais procurados

Candidatos inscritosIngressantesMatrículas
Medicina1.000.77149.872224.148
Direito915.926195.952702.465
Enfermagem520.32593.320280.017
Administração508.95872.230270.451
Psicologia501.85999.638289.613
Total
(todas as graduações)
8.644.1561.4675.235.270.184
Fonte: Censo da Educação Superior 2021, MEC/Inep

Outros cursos mais procurados

Ainda seguindo esses critérios - inscritos, ingressantes e matrículas, entre a 6ª e a 10ª colocação, três graduações marcam presença nas três listas, evidenciando que são cursos também muito buscados: Odontologia, Pedagogia e Fisioterapia. Medicina Veterinária, por sua vez, também aparece em inscritos e ingressantes.

Cursos com mais inscritos no Sisu e Fies

As inscrições nos programas do governo federal que selecionam os candidatos pela nota do Enem, como Sisu (Sistema de Seleção Unificada), ProUni (Programa Universidade para Todos) e Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) também confirmam esses cursos entre os preferidos dos vestibulandos.

Medicina, Direito e Psicologia lideraram as inscrições na 1ª edição de 2023 do Sisu. E os cursos mais procurados no Fies, no mesmo período, foram Medicina, Direito, Enfermagem, Odontologia, Psicologia, Fisioterapia e Medicina Veterinária, nesta ordem.

Maiores notas de corte e concorrência

As notas de corte (quantidade de questões corretas que o candidato precisa atingir em determinada prova para um curso específico) e a concorrência (número de candidatos que disputam uma vaga em determinado curso) são outros indicadores da procura por graduações.

Considerando o Sisu e o vestibular da principal universidade do país - o da Universidade de São Paulo (USP), realizado pela Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) - novamente alguns desses cursos despontam com as maiores notas de corte e concorrência em 2023. Veja:

Sisu 2023/1 - Maiores nota de corte (ampla concorrência)

CursoNota de corteInstituição
Medicina923,9Universidade Federal do Amapá (Unifap)
Engenharia da computação888,22Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
Direito874,35 Universidade Federal do Amazonas (Ufam)
Odontologia869,81 Universidade Federal do Amazonas (Ufam)

Fuvest 2023 (ampla concorrência)

Maiores notas de cortePontos
(total de 90)
Maiores concorrênciasCandidato/vaga
Medicina (São Paulo)81Medicina (São Paulo)118,0
Medicina (Ribeirão Preto)79Medicina (Ribeirão Preto)95,9
Medicina (Bauru)78Medicina (Bauru)78,3
Eng. Aeronáutica (São Carlos)73Psicologia (São Paulo)70,6
Psicologia (São Paulo)68Relações Internacionais (São Paulo)54,7

Por que esses são os cursos mais procurados?

Fazendo uma síntese de todos os critérios, vimos que Medicina, Direito, Enfermagem, Administração e Psicologia são os cursos mais procurados pelos estudantes. Mas também são muito buscadas outras graduações da área da saúde, como Odontologia e Fisioterapia.

Têm destaque ainda Medicina Veterinária e cursos na área de TI, como Engenharia da Computação e Ciência da Computação - este último, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), por exemplo, passou de 1.951 inscritos para 3.034, alcançando 75,8 candidatos por vaga contra 48,8 no ano anterior.

Agora que você já conhece quais são os principais cursos buscados pelos vestibulandos, vamos entender melhor a importância e a demanda por esses profissionais no contexto atual.

Medicina

A tradição do curso, os bons salários (em geral), o status e a importância do médico - o profissional que cuida da saúde das pessoas - colocam a Medicina como a carreira mais desejada pelos estudantes. As mais de 50 áreas de especialização, que vão de pediatria à gerontologia, da oftalmologia à psiquiatria, oferecem uma ampla gama de atuação em consultórios, clínicas, laboratórios e hospitais das redes privadas e públicas de saúde.

Medicina preventiva, medicina da família, medicina do esporte, atendimento humanizado, mapeamento genético, cirurgia robótica e telemedicina são algumas das áreas que estão crescendo, alinhadas às tendências de envelhecimento da população e de uso das novas tecnologias na área médica.

Leia também:

Medicina: 7 dados e curiosidades sobre o curso e a carreira

Como estudar para passar em Medicina: dicas do professor Paulo Jubilut

Direito

Cursos mais procurados: as primeiras faculdades de Direito do Brasil surgiram em 1987
As primeiras faculdades de Direito do Brasil surgiram em 1987, sendo as pioneiras a A Faculdade de Direito de Olinda e a Faculdade de São Paulo (Imagem: Adobe Stock)

O peso da tradição também é forte nesse curso, que apresenta duas grandes opções de carreira: a advocacia, em que o profissional vai defender os interesses de pessoas, empresas e instituições, e a carreira jurídica, em que vai atuar em órgãos públicos, como procurador, promotor e juiz.

O interesse pelo curso tem se renovado ultimamente com o protagonismo do Supremo Tribunal Federal (STF) e de juízes e advogados que aparecem com frequência na mídia. Entre as áreas de atuação mais aquecidas estão o direito ambiental, o direito digital, o direito societário (especialmente recuperação judicial) e compliance (adequação a determinadas normas e leis).

Enfermagem e outros cursos mais procurados da área da saúde

Além de Medicina, outros cursos mais procurados da área da saúde também atraem os vestibulandos pelos mesmos motivos: a nobre tarefa de cuidar ou contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. A maior conscientização sobre a importância dos cuidados com o corpo e o bem-estar e o aumento da expectativa de vida da população explicam o aumento da demanda por esses profissionais nos últimos anos. A atuação dos enfermeiros durante a pandemia da Covid-19 também contribuiu para a valorização dos profissionais da saúde.

Administração

O caráter generalista desse curso e o baixo custo (na comparação com outras graduações em instituições privadas) é um forte atrativo para os estudantes, que poderão atuar em todos os setores do mercado de trabalho. Isso porque empresas de todos os portes e segmentos, sejam públicas ou privadas, precisam de um administrador, assim como ONGs e outras entidades do terceiro setor.

Esse profissional é responsável por gerenciar uma organização em todos os seus aspectos, desde a estratégia até a operação diária. Isso envolve a coordenação de equipes, o estabelecimento de metas e a implementação de planos para alcançá-las. Para isso, ele deve ter uma compreensão sólida de finanças, marketing, recursos humanos e outras áreas do negócio em que atua para tomar as melhores decisões.

Psicologia

Cursos mais procurados: a Psicologia chegou ao Brasil, como ciência e profissão, apenas em 1962
A Psicologia chegou ao Brasil, como ciência e profissão, apenas em 1962, por meio da da Lei nº 4.119/62 (Imagem: Adobe Stock)

Na mesma linha do que ocorre com os cursos da área da saúde, Psicologia também se beneficia do interesse e da conscientização das pessoas sobre a importância dos cuidados com a saúde - neste caso, a saúde mental, um assunto que também ganhou destaque a partir da pandemia. Anteriormente vistas como problemas individuais, as questões de saúde mental passaram a ser vistas no âmbito social e consideradas fundamentais para a qualidade de vida das pessoas.

Mas, mesmo antes da crise da Covid-19, o curso já vinha ganhando o interesse dos jovens. Especialistas apontam que há cada vez mais pessoas em condição de sofrimento psicológico, causado pelo enfraquecimento dos laços afetivos e sociais e pelas pressões crescentes no ambiente de trabalho e nas redes sociais, por exemplo.

Medicina Veterinária

Nos últimos anos, os pets vêm ganhando um lugar central na vida das pessoas. Prova disso é o número crescente de tutores e a diversificação de produtos para atender a esse demanda, de acessórios e roupinhas a produtos de higiene, de escolinhas a planos de saúde. O Brasil já é o segundo maior mercado pet do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, segundo levantamento da Euromonitor International.

Assim, estudantes que gostam de animais vão encontrar um vasto campo de atuação, que inclui também animais silvestres e rebanhos, e o trabalho em clínicas, centros de pesquisa e até no agronegócio, entre outros.

Tecnologia da Informação (TI)

A revolução digital foi impulsionada pela pandemia, e hoje a tecnologia digital está presente em quase todos os aspectos das nossas vidas, no trabalho, na educação, no lazer, revolucionando a maneira como nos comunicamos e vivemos. Por trás de todas essas mudanças estão os profissionais de TI, como os engenheiros e os cientistas da computação.

Além do apelo de atuar nessa área inovadora, os bons salários são outro atrativo das profissões que envolvem a tecnologia da informação. Área deve gerar quase 420 mil vagas até 2025, mas faltam profissionais qualificados para preenchê-las, o que representa uma oportunidade para os futuros estudantes universitários.

Quer se preparar para o Enem e os vestibulares com os melhores professores e conteúdos? Então conheça a plataforma Aprova Total e o curso Extensivo Enem!

TEMAS:

avatar
Lisandra Matias

Jornalista pela PUC-SP e bacharel em Ciências Sociais pela USP, atua na área de educação há mais de 20 anos. Foi editora no Guia do Estudante, da Ed. Abril (2001-2018) e colaborou com Folha de S.Paulo e O Estado de S.Paulo (Blue Studio), entre outros veículos.

Ver mais artigos de Lisandra Matias >

Jornalista pela PUC-SP e bacharel em Ciências Sociais pela USP, atua na área de educação há mais de 20 anos. Foi editora no Guia do Estudante, da Ed. Abril (2001-2018) e colaborou com Folha de S.Paulo e O Estado de S.Paulo (Blue Studio), entre outros veículos.

Ver mais artigos de Lisandra Matias >

Compartilhe essa publicação:

Veja Também

Assine a newsletter do Aprova Total

Você receberá apenas nossos conteúdos. Não enviaremos spam nem comercializaremos os seus dados.