Medicina Vestibulares

Curso de Medicina na Unesp: tudo o que você precisa saber

Veja informações básicas como grade curricular, estrutura e número de vagas; descubra ainda como se preparar para o vestibular com dicas sobre o processo seletivo

Acessibilidade

A graduação de Medicina da Unesp é considerada uma das melhores do Brasil. Para se ter uma ideia, o curso ocupa a sexta colocação no Ranking Universitário Folha (RUF) do jornal Folha de S. Paulo, entre mais de 300 universidades brasileiras.

Afinal, não é para menos, pois a Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" também aparece no Ranking de Shanghai, ocupando a segunda colocação entre as instituições de Ensino Superior brasileiras em 2024.

Esse ranking mundial avalia critérios como quantidade de citações em plataformas científicas, número de artigos publicados em revistas científicas, entre outras características. Assim, mostra que a Unesp é uma das universidades em destaque no Brasil.

Apesar de ter vários campi espalhados pelo estado de São Paulo, o curso de Medicina na Unesp é oferecido apenas na cidade de Botucatu, no interior paulista. No entanto, conta com hospital universitário de referência, pesquisa de ponta e estrutura de ensino que atende às demandas dos estudantes.

Se você está considerando prestar o vestibular da Unesp para Medicina, então chegou ao lugar certo! Neste texto, reunimos tudo o que você precisa saber sobre o curso: estrutura curricular, formas de ingresso e até mesmo dicas valiosas para mandar bem nas provas!

E como inspiração, também contamos a história da Clarice da Silva Fernandes, ex-aluna do Aprova Total, aprovada em Medicina na Unesp. Ela contou todos os detalhes do curso e o que fez pra se preparar para o vestibular.👩‍⚕️

Como é o curso de Medicina da Unesp?

O curso de Medicina da Unesp tem duração de seis anos, sendo os três últimos dedicados ao internato, em que os estudantes começam a atender pacientes em hospitais e unidades de saúde de Botucatu sob supervisão de médicos formados.

Desde o início da graduação, além das aulas teóricas, os alunos já têm aulas práticas. Mas uma curiosidade é que o curso é segmentado em módulos. Por exemplo, dentro do Módulo Aparelho Locomotor, o aluno terá aulas de Anatomia, Histologia, Embriologia e Fisiologia - e o mesmo acontece para módulos do Sistema Nervoso, Circulatório, Digestório, entre outros.

Em demais universidades, é comum encontrar as disciplinas de Anatomia, Embriologia e Fisiologia de forma independente. Outra diferença é a divisão entre etapas pré-internato e internato. Usualmente, as universidades trabalham com três ciclos: básico, profissional e internato.

O objetivo da Unesp é promover a formação do raciocínio fisiopatológico dos futuros médicos, incentivando a criticidade e a curiosidade, além de aproximá-los da prática profissional desde o início do curso.

Além disso, a Faculdade de Medicina também conta com o Laboratório de Habilidades para treinamento dos alunos, com salas multimídia, manequins para simulação de consultas e procedimentos. E tem vínculo com o Centro de Saúde Escola, o Hospital das Clínicas e o Hospital Estadual de Bauru.

Estrutura curricular

Considerando todas as disciplinas obrigatórias e optativas, o estágio curricular e as atividades complementares, o curso de Medicina da Unesp possui carga horária de 9.310 horas, distribuídas entre seis séries.

Além dos módulos que explicamos acima, na primeira série, há disciplinas como Introdução à Medicina, Cuidados de Enfermagem, Saúde e Sociedade, Comunicação e Anamnese, Método e Raciocínio Científico, Fundamentos Filosóficos, Históricos e Socioantropológicos do Cuidado.

🏛️ A universidade disponibiliza o currículo completo do curso no site oficial, bem como a grade horária para cada ano da graduação. Confira aqui.

Formas de ingresso na Unesp

Existem quatro maneiras diferentes de ingressar na Unesp. São elas:

Processo seletivoComo funciona?
Vestibular tradicionalOcorre duas vezes ao ano, sendo oferecidas vagas para Medicina somente no processo com ingresso no primeiro semestre. Possui duas fases, a primeira com questões objetivas e a segunda com redação e questões discursivas.
Vagas olímpicasDestinadas aos participantes e medalhistas de olimpíadas do conhecimento.
Provão PaulistaPara estudantes das escolas públicas do estado de São Paulo, que realizam provas nos três anos do Ensino Médio.
Vagas remanescentes (Unesp-Enem)Candidatos podem utilizar as notas das duas edições mais recentes do Enem para concorrer às vagas não preenchidas de outros processos seletivos, como o vestibular tradicional.

Neste último caso, por Medicina ser um curso muito concorrido, é raro sobrarem vagas para esta opção.

Importante lembrar que todos os processos seletivos para ingresso na Unesp são organizados pela Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp). Assim, as inscrições, editais, manuais do candidatos, entre outros documentos são encontrados no site da Vunesp.

Há quantas vagas para Medicina na Unesp?

Atualmente, para o curso de Medicina, são:

É possível passar na Unesp pelo Enem?

Sim, mas não nos moldes do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), como muitos estudantes já estão acostumados. A Unesp utilizada a nota do Enem de duas formas diferentes, incorporando no resultado do vestibular tradicional ou para as vagas remanescentes.

No primeiro caso, no momento da inscrição, o candidato informa seu CPF, se irá fazer o Enem e se deseja que as notas sejam usadas. Assim, em vez de a nota da Prova de Conhecimentos Gerais ser dada por (nº de respostas certas x 100) ÷ 90, ela é dada por:

  • Se ENEM > CG: NF = [(4 x CG) + (1 X ENEM)] ÷ 5
  • Se ENEM ≤ CG: NF = CG

Onde:

  • CG: nota da Prova de Conhecimentos Gerais do vestibular da Unesp (de 0 a 100 pontos);
  • ENEM: a nota do Exame Nacional do Ensino Médio obtida pela nota bruta (sem a variação da Teoria da Resposta ao Item - TRI) e convertida na escala de 0 a 100;
  • NF: nota final da Prova de Conhecimentos Gerais (escala de 0 a 100 pontos).

No entanto, o aproveitamento da nota do Enem só é possível caso o Inep divulgue os resultados dez dias antes da classificação final do vestibular da Unesp.

Importante lembrar que, para efeito de convocação para a segunda fase, considera-se apenas a nota obtida na prova de Conhecimentos Gerais da Unesp, sem o aproveitamento da nota obtida no Enem.

📝 O outro método de ingresso são pelas vagas remanescentes, não ocupadas nas chamadas do vestibular tradicional. Assim, tem edital próprio, publicado posteriormente.

Como é a prova da Unesp para Medicina?

O vestibular tradicional da Unesp é o mesmo para todos os cursos. Ou seja, as questões e a redação são iguais para todos os candidatos. Há duas etapas, sendo a primeira eliminatória e a segunda, classificatória.

A primeira fase consiste em uma Prova de Conhecimentos Gerais com 90 questões objetivas, com 5 alternativas cada, abordando todas as áreas: Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática.

A prova também pode ter questões interdisciplinares e é aplicada em um único dia - geralmente, um domingo.

Já a segunda fase da Unesp consiste em uma Prova de Conhecimentos Específicos e uma Redação em gênero dissertativo. Ela acontece em dois dias consecutivos, sendo:

  • Primeiro dia: 24 questões discursivas das áreas de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Ciências da Natureza e Matemática;
  • Segundo dia: 12 questões discursivas da área de Linguagens + Redação.

É comum encontrar vestibulares de Medicina que, na segunda fase, cobram apenas Ciências da Natureza e Redação, mas isso não acontece com a Unesp. Para esse processo seletivo, é preciso se preparar para todas as áreas!

👉 Leia também: Redação da Unesp: tudo o que você precisa saber para o vestibular

Qual é a nota para passar em Medicina na Unesp?

Em todos as edições, a Fundação Vunesp publica informações sobre a quantidade de pessoas que prestaram Medicina na Unesp (número de inscritos) e as notas de corte para convocação para a segunda fase. Veja a relação:

NÚMERO DE INSCRITOS PARA O CURSO DE MEDICINA NA UNESP

EdiçãoNúmero de inscritosRelação candidato/vaga
Vestibular 202521.159261,2
Vestibular 202421.690267,8
Vestibular 202321.559239,5
Vestibular 202223.523261,4
Vestibular 202127.959310,7

NOTA DE CORTE DE MEDICINA NA UNESP

EdiçãoSRVEBP e SRVEBP + PPISU
Vestibular 20256681
Vestibular 20246680
Vestibular 20236077
Vestibular 20226278
Vestibular 20216175

Ter esses números em mente ajuda a entender a concorrência e qual é a nota necessária para seguir à etapa final. Mas lembre-se de que, no vestibular da Unesp, os resultados das duas fases são considerados na classificação final. Ou seja, não adianta ficar apenas no limite da nota de corte.

Como passar em Medicina na Unesp?

A Unesp é uma das grandes universidades paulistas - junto com a USP e a Unicamp. Por isso, também tem um dos vestibulares mais concorridos do país. No caso de Medicina, a concorrência é ainda maior! Por isso, é preciso estratégia na hora de se preparar.

O primeiro passo para entrar em Medicina na Unesp é organizar um cronograma de estudos com os assuntos mais cobrados na primeira e na segunda fase do vestibular. Assim, você não perde tempo com conteúdos do Ensino Médio que sequer aparecem nas provas.

Para o vestibular da Unesp, não há leituras obrigatórias, mas para quem é de fora do estado, vale uma preparação específica com conteúdos regionais de História e Geografia. É comum encontrar questões sobre as revoluções paulistas, o movimento dos Bandeirantes, clima, vegetação, hidrografia e problemas urbanos de São Paulo.

Outro ponto importante é se atentar ao estilo das questões discursivas da segunda fase. As respostas precisam ser completas e os enunciados costumam exigir interpretação, aplicação prática e domínio teórico.

Lembre também que o vestibular da Unesp valoriza a interdisciplinaridade. Assim, é comum ver conexão entre disciplinas, por exemplo, em uma questão sobre problemas ambientais, relacionar Biologia e Geografia.

Dê atenção também à Redação, pois ela pode ser decisiva para a sua aprovação. Treine este modelo de texto semanalmente, com temas variados. E busque estar sempre por dentro das atualidades!

Se você quer transformar seu sonho de Medicina na Unesp em realidade, matricule-se no SUPER MED do Aprova Total! São centenas de videoaulas direcionadas, análise de incidência das provas, banca de redação específica e curso de regionais focado em conteúdos do estado de São Paulo.

Com milhares de questões e simulados personalizados, você terá uma preparação estratégica e completa. Não deixe para depois: estude com quem mais entende do assunto! 👇

Entrevista: como é estudar Medicina na Unesp?

Antes de escolher o curso e a universidade que você deseja fazer, é interessante procurar mais informações sobre a graduação.

Clarisse da Silva Fernandes, aprovada em Medicina na Unesp

Assim, para mostrar como é estudar Medicina na Unesp, entrevistamos a Clarice da Silva Fernandes, aluna do Aprova Total que hoje estuda no campus de Botucatu.

Ela está indo para o quarto ano de graduação e contou detalhes sobre o curso, além de dar dicas para garantir a aprovação no vestibular.

Bora conferir?

(Imagem: Reprodução/Arquivo pessoal)

Como são as aulas de Medicina na Unesp?

"Desde o início do curso, a gente tem aulas práticas, mesmo começando a teoria", conta Clarice. São aulas de Anatomia com cadáveres e também aulas práticas em unidades de saúde.

"Mesmo no primeiro ano, a gente já começa a ter contato com os pacientes, tendo aulas de Anamnese, que seria a entrevista feita durante a consulta. A gente já entra no hospital e conversa um pouco. No segundo ano, há também um pouco de aula de exame físico com o paciente", detalha.

Mas é somente ao final do terceiro ano que começam a atender nas unidades de saúde, com a ajuda de preceptores que supervisionam as práticas médicas: "No quarto ano, já começa o internato na Unesp. São três anos de internato, que a gente passa pelo hospital e por toda a rede de saúde pública de Botucatu", explica.

A Unesp é uma das poucas faculdades brasileiras com três anos de internato. A maioria das universidades tem apenas dois. "Eu vejo como uma vantagem ter três anos porque a gente acaba tendo muita prática e experiência. Muitos formandos reclamam de sair inseguros da faculdade, mas acredito que os três anos ajudem bastante nisso", destaca Clarice.

Como é a estrutura da universidade?

"Eu considero a estrutura física da universidade maravilhosa. Ela fica um pouco longe da cidade, mas como Botucatu é relativamente pequena, eu acho ok para deslocamento", pontua Clarice. O campus é relativamente pequeno, comparado à grandes universidade, mas é possível andar a pé tranquilamente.

"As salas são perfeitas e comportam muito bem a quantidade de alunos. Às vezes, dividem em grupos para conseguir fazer algumas aulas práticas e teóricas. Mas salas são grandes e os laboratórios também são muito espaçosos e organizados", conta.

Os estudantes têm aulas nos laboratórios do hospital, no laboratório de Anatomia (imagem ao lado) e também no Instituto de Biologia.

(Imagem: Reprodução/Instituto de Biociências/Unesp)

Laboratório de Anatomia da faculdade de Medicina da Unesp de Botucatu

Clarice também lembra que a biblioteca possui espaço para descansar e até esquentar marmita, e é possível cruzar com estudantes de outros cursos, como Veterinária, Biologia e Nutrição.

Como são as avaliações? E quais materiais de estudo você utiliza?

"Não temos disciplinas semestrais, como Anatomia, Fisiologia, Histologia e Embriologia. Dividimos em módulos. Por exemplo, para estudar o Sistema Circulatório, vou estudar a Histologia, Embriologia, Fisiologia e Anatomia desse sistema. Aí eu passo (ou não) nesse módulo. São vários módulos durante o semestre, mas não tem como você repetir em Anatomia. Você repete no Sistema Circulatório", explica Clarice.

Segundo ela, as provas dos módulos costumam ser associadas com atividades ou estudos dirigidos, espécie de tarefas. "As provas são bem tranquilas. Acredito que quem consegue passar no vestibular da Unesp dá conta tranquilamente. Poucas pessoas reprovam", pontua.

Os professores sempre indicam materiais sobre os assuntos, mas, particularmente, Clarice não tem muito costume de estudar por livros, ela prefere artigos ou UpToDate (base de informações médicas).

"Na maioria das vezes, eu estudo pelas minhas anotações ou alguns resumos que consigo dentro da faculdade. As turmas mais velhas deixam alguns livros e resumos pra gente, que ajudam bastante no dia a dia", afirma.

Por que você decidiu estudar Medicina na Unesp?

"Simplesmente porque é uma das melhores faculdades do Brasil. Eu sou do interior de Minas Gerais, mas sempre foi meu sonho entrar em uma das grandes de São Paulo, das estaduais. Quando passei na Unesp, nem pensei duas vezes, simplesmente fui. Gostei muito do estilo de vida, de como eu continuei no interior mesmo saindo de Minas Gerais", conta Clarice.

Outro ponto importante são os relacionamentos: "Você está em contato com os melhores professores e profissionais do Brasil, com pesquisa de ponta, tudo que há de melhor na Medicina. A dermatologia e a hematologia são áreas que se destacam muito no Brasil e você está, simplesmente, tendo aula com essas pessoas. Então, eu acho isso uma experiência muito diferenciada".

O que você mais gosta no curso de Medicina na Unesp?

"Acho que o que é mais legal é o tanto que eles te recepcionam bem quando você chega. Eu não conhecia ninguém. A maioria das pessoas são de São Paulo e, às vezes, já conhecem algum veterano. Mas mesmo sem conhecer ninguém, tanto os veteranos quanto os professores me ajudaram muito a me adaptar ao curso, à cidade e ao estilo de vida", lembra a estudante de Medicina.

"Acho que tem sido uma experiência incrível, tanto para a minha carreira quanto para o meu crescimento pessoal. Eu gosto muito de morar e de estudar em Botucatu, e a Unesp também me ajudou muito nisso", destaca.

Como o Aprova Total ajudou na sua aprovação em Medicina na Unesp?

A Clarice fez um ano de cursinho até conseguir a aprovação em Medicina. No Aprova Total, ela assistia às videoaulas disponíveis - como as do professor Jubilut - e resolvia os exercícios da plataforma.

"Uma coisa que me ajudou bastante foi o mapeamento das provas, quais eram os tipos de questões e os assuntos que mais caíam nas provas paulistas. Isso me dava um rumo muito bom para estudar", lembra Clarice.

Ela também destaca as aulas de Biologia: "Para quem quer Medicina em alguma grande universidade, com certeza, tem que ser expert em Biologia - talvez em Química também -, mas, geralmente, Biologia pesa muito. Então, certamente, as aulas do Aprova Total foram essenciais".

No fim do ano, Clarice também aproveitou para fazer várias revisões online, com questões e explicações resumidas.

Quais dicas você daria para quem quer estudar na Unesp?

"Acho que eu falaria para fazer muitas questões, milhares. Eu costumava fazer questões todos os dias dos assuntos que eu estava estudando, e revisando algumas questões de Matemática, Física e Química", conta.

Ela também lembra de ter foco no processo seletivo: "Eu estudava muito para as três paulistas que são parecidas. Mas, mesmo assim, se você quer um vestibular específico, você tem que se especificar o máximo no que cai. E também na Redação, que pesa muito na Unesp".

Outro ponto importante que Clarice destaca é o mapeamento dos assuntos que mais caem na Unesp. "Com esse mapeamento, você sabe o quanto de tempo precisa gastar naquele determinado assunto. Por exemplo, em Biologia, se eu soubesse que aquele assunto era o que mais caía em uma prova da Fuvest ou da Unesp, eu ia direto para o conteúdo, lia muito sobre o assunto, fazia resumos e questões", lembra.

Já para os assuntos com menos incidência, ela lia algum resumo, olhava as anotações da aula, resolvia menos questões e seguia em frente.

"Um ano parece muito tempo, mas quando você vê a quantidade de assunto do Ensino Médio inteiro, percebe que não é muito tempo para estudar. Então, você tem que otimizar, estudando para aquilo que realmente importa no vestibular que vai prestar", destaca.

Clarice não prestou muitos vestibulares. Ela preferiu focar nos processos seletivos que estava preparada para fazer. "Eu acho isso muito importante porque você acaba gastando muito dinheiro, energia e tempo no fim do ano. E é bom estar descansado e bem para aquele vestibular que você realmente quer prestar e passar", pontua.

👉 Leia também: Estudar para Medicina do zero é possível? Veja por onde começar

TEMAS:

avatar
Érica Travain

Jornalista e colaboradora do Aprova Total, com 10 anos de experiência na redação de textos para revistas, sites e blogs sobre educação, saúde, comportamento e tecnologia.

Ver mais artigos de Érica Travain >

Jornalista e colaboradora do Aprova Total, com 10 anos de experiência na redação de textos para revistas, sites e blogs sobre educação, saúde, comportamento e tecnologia.

Ver mais artigos de Érica Travain >

Compartilhe essa publicação:
Aumente sua nota TRI estudando com provas anteriores do Enem!
Baixe já o aplicativo do

Veja Também

Assine a newsletter do Aprova Total

Você receberá apenas nossos conteúdos. Não enviaremos spam nem comercializaremos os seus dados.