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Inglês no Enem 2024: assuntos que mais caem na prova

A língua estrangeira é uma dificuldade para você? Então nós vamos te ajudar! Saiba como é a prova de Inglês do Enem e quais os conteúdos mais cobrados para se preparar com eficiência

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O Enem é uma das principais avaliações educacionais do Brasil, abrangendo diversas áreas do conhecimento, incluindo a língua estrangeira, como o Inglês. A prova de Inglês no Enem pode ser desafiadora, exigindo não apenas habilidades de compreensão, mas também de interpretação e análise de textos.

Assim, para auxiliar você nos estudos, explicamos como a língua estrangeira aparece na prova e analisamos alguns exemplos de questões. Let's go!

Como é a prova de Inglês do Enem?

As questões de Inglês no Enem estão associadas à Competência 2, que se dedica ao domínio da língua estrangeira. Essa competência avalia a capacidade dos estudantes de utilizar e compreender línguas estrangeiras modernas (LEM) como instrumento para acessar informações e culturas diversas.

Dentro da Competência 2, são definidas quatro habilidades específicas:

Competência de área 2 - Conhecer e usar língua(s) estrangeira(s) moderna(s) como instrumento de acesso a informações e a outras culturas e grupos sociais:
H5: associar vocábulos e expressões de um texto em LEM ao seu tema;
H6: utilizar os conhecimentos da LEM e de seus mecanismos como meio de ampliar as possibilidades de acesso a informações, tecnologias e culturas;
H7: relacionar um texto em LEM, as estruturas linguísticas, sua função e seu uso social;
H8: reconhecer a importância da produção cultural em LEM como representação da diversidade cultural e linguística.

O que mais cai na prova de Inglês do Enem

Agora que compreendemos a estrutura da Competência 2 e suas habilidades específicas, podemos discutir o que mais cai prova de Inglês do Enem, cujos assuntos se concentram principalmente em gêneros textuais, tais como:

  1. Textos da internet: isso pode envolver artigos de blog, postagens em redes sociais, notícias online, entre outros. É importante estar familiarizado com a linguagem informal e as características de comunicação digital.
  2. Textos literários: esses textos podem ser extraídos de obras de ficção, poesia, ensaios, entre outros.
  3. Textos jornalísticos: podem incluir reportagens, editoriais, entrevistas e resenhas.
  4. Charges e cartoons: envolvem a interpretação de imagens e textos curtos usados para satirizar ou comentar sobre questões sociais, políticas ou culturais. (Lembre-se de que tanto a interpretação da linguagem verbal quanto a da linguagem não verbal podem ser exigidas aqui!)
  5. Vocabulário: além dos gêneros textuais, o conhecimento de vocabulário é fundamental. Isso não se limita apenas ao significado das palavras, mas também inclui expressões idiomáticas, por exemplo.

Em relação ao vocabulário, também vale ter um conhecimento básico da gramática da língua, como os tempos verbais, pronomes, preposições e conjunções (ou linking words).

As questões não serão diretamente relacionadas à gramática, mas conhecer, mesmo que um pouco, pode ser um bom diferencial para resolver as questões mais complexas e até mesmo escapar de "pegadinhas".

Análise das últimas provas de Inglês do Enem

Ao analisarmos as provas de Inglês do Enem dos anos de 2021, 2022 e 2023, observamos um padrão recorrente nas questões. Em todos esses anos, percebe-se uma consistência no que diz respeito à abordagem de determinados tipos de conteúdo.

Em todas as edições analisadas, houve ao menos uma questão que exigia dos participantes o conhecimento de palavras específicas ou expressões idiomáticas. Dessa maneira, destaca-se a presença constante de questões relacionadas ao vocabulário.

Outro ponto relevante é a recorrência das questões de interpretação de poemas. Nos três anos analisados, foi notável a presença de pelo menos uma questão dedicada à análise e compreensão de um poema. No último ano, em particular, essa tendência foi ainda mais evidente, com três das cinco questões da prova envolvendo interpretação de poemas.

Além disso, em todas as edições analisadas, pelo menos uma questão estava relacionada a uma charge ou cartoon. Esses recursos visuais são frequentemente utilizados para transmitir mensagens satíricas ou críticas sobre questões sociais, políticas ou culturais. Portanto, é fundamental estar preparado para interpretar não apenas textos escritos, mas também elementos visuais.

A preparação para esta parte do exame demanda não apenas compreensão da língua inglesa, mas também habilidades de interpretação de diversos tipos de textos e recursos visuais.

Interpretação de poema em Inglês no Enem

Uma questão que apresenta os elementos citados acima é a seguinte:

(Enem 2023)

No man is an island,
Entire of itself;
Every man is a piece of the continent,
A part of the main.
[…]
Any man’s death diminishes me,
Because I am involved in mankind.

DONNE, J. The Works of John Donne. Londres: John W. Parker, 1839 (fragmento).

Nesse poema, a expressão “No man is an island” ressalta o(a)

a) medo da morte.

b) ideia de conexão.

c) conceito de solidão.

d) risco de devastação.

e) necessidade de empatia.

Resposta: [B]
A questão apresenta um poema de John Donne e solicita a interpretação de uma expressão específica, "No man is an island", destacando sua mensagem central. A habilidade envolvida nessa questão é a H7 - Relacionar um texto em LEM, as estruturas linguísticas, sua função e seu uso social.

Ao escolher a alternativa B, o candidato demonstra a capacidade de relacionar o significado da expressão com o tema central do poema, que enfatiza a interconexão e interdependência entre os indivíduos.

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Confira a resolução completa da prova de Inglês do Enem 2023!

4 exercícios de Inglês do Enem resolvidos com análise

A seguir, vamos ver quatro exemplos de exercícios de língua estrangeira no Enem e como eles solicitam as competências que falamos acima.

Exemplo 1

(Enem 2021) Becoming

Back in the ancestral homeland of Michelle Obama, black women were rarely granted the honorific Miss or Mrs., but were addressed by their first name, or simply as gal” or “auntie” or worse. This so openly demeaned them that many black women, long after they had left the South, refused to answer if called by their first name. A mother and father in 1970s Texas named their newborn “Miss” so that white people would have no choice but to address their daughter by that title. Black women were meant for the field or the kitchen, or for use as they saw fit. They were, by definition, not ladies. The very idea of a black woman as first lady of the land, well, that would have been unthinkable.

Disponível em: www.nytimes.com. Acesso em: 28 dez. 2018 (adaptado).

A crítica do livro de memórias de Michelle Obama, ex-primeira-dama dos EUA, aborda a história das relações humanas na cidade natal da autora. Nesse contexto, o uso do vocábulo “unthinkable” ressalta que

a) a ascensão social era improvável.

b) a mudança de nome era impensável.

c) a origem do indivíduo era irrelevante.

d) o trabalho feminino era inimaginável.

e) o comportamento parental era irresponsável.

Resposta: [A]
A questão trata de uma crítica ao livro de memórias de Michelle Obama, que aborda as relações sociais em sua cidade natal. O uso do termo "unthinkable" destaca a ideia de que algo era impensável ou inimaginável dentro desse contexto histórico específico.

No texto, essa palavra é empregada para enfatizar que a ideia de uma mulher negra como primeira-dama dos Estados Unidos era algo além do que se podia conceber na época. Isso ressalta a improbabilidade da ascensão social das mulheres negras e as barreiras que enfrentavam na sociedade, incluindo a falta de reconhecimento de sua dignidade e status.

Portanto, a questão pertence à habilidade 5, pois exige a compreensão e interpretação do significado de uma palavra-chave em um contexto específico.

Exemplo 2

(Enem 2023) Spanglish
pues estoy creando Spanglish
bi-cultural systems
scientific lexicographical
inter-textual integrations
two expressions
existentially wired
two dominant languages
continentally abrazándose
in colloquial combate
imperio spanglish emerges
sobre territorio bi-lingual
las novelas mexicanas
mixing with radiorocknroll
immigrant/migrant
nasal mispronouncements
hip-hop, street salsa, spanish pop
standard english classroom
with computer technicalities
spanglish is literally perfect

LAVIERA, T. Benedictión: The Complete Poetry of Tato Laviera. Houston: Arte Público Press, 2014 (fragmento).

Nesse poema de Tato Laviera, o eu lírico destaca uma

a) convergência linguístico-cultural.

b) característica histórico-cultural.

c) tendência estilístico-literária.

d) discriminação cultural.

e) censura musical.

Resposta: [A]
O poema destaca uma convergência linguístico-cultural. O eu lírico descreve a interseção de duas línguas e culturas dominantes, Espanhol e Inglês, e como elas se fundem para formar um novo sistema linguístico e cultural.

Essa convergência é evidenciada através de expressões como "bi-cultural systems", "continentally abrazándose", e "imperio spanglish emerges", demonstrando a interação entre diferentes aspectos culturais e linguísticos.

Portanto, a questão está relacionada às habilidades 6 e 7, pois requer a compreensão da fusão de línguas e culturas para ampliar a compreensão cultural, e a envolve a análise das estruturas linguísticas e sua função na representação da convergência cultural.

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Exemplo 3

(Enem 2023) Things We Carry on the Sea
We carry tears in our eyes: good-bye father, good-bye
[mother
We carry soil in small bags: may home never fade in our
[hearts
We carry carnage of mining, droughts, floods, genocides
We carry dust of our families and neighbors incinerated
[in mushroom clouds
We carry our islands sinking under the sea
We carry our hands, feet, bones, hearts and best minds
[for a new life
We carry diplomas: medicine, engineer, nurse,
[education, math, poetry, even if they mean
[nothing to the other shore
We carry railroads, plantations, laundromats,
[bodegas, taco trucks, farms, factories, nursing
[homes, hospitals, schools, temples… built on
[our ancestors’ backs
We carry old homes along the spine, new dreams in our
[chests
We carry yesterday, today and tomorrow
We’re orphans of the wars forced upon us
We’re refugees of the sea rising from industrial wastes
And we carry our mother tongues
[…]
As we drift… in our rubber boats…from shore…to shore…
[to shore…

PING, W. Disponível em: https://poets.org. Acesso em: 1 jun. 2023 (fragmento).

Ao retratar a trajetória de refugiados, o poema recorre a imagem de viagem marítima para destacar o(a)

a) risco de choques culturais.

b) impacto do ensino de história.

c) importância da luta ambiental.

d) existência de experiências plurais.

e) necessidade de capacitação profissional.

Resposta: [D]
O poema apresenta uma narrativa poética sobre a experiência dos refugiados, evidenciando a diversidade de experiências e desafios enfrentados por eles durante sua jornada. A alternativa correta é a letra D, que destaca a existência de experiências plurais.

O poema retrata a variedade de elementos carregados pelos refugiados, desde suas emoções e memórias até suas profissões e culturas, refletindo a diversidade e complexidade das experiências humanas nesse contexto.

A habilidade associada a essa questão é a 7, pois requer a compreensão do texto em língua estrangeira para interpretar a diversidade de experiências e culturas retratadas no poema.

Exemplo 4

(Enem 2022)


I tend the mobile now
like an injured bird

We text, text, text
our significant words.

I re-read your first,
your second, your third,

look for your small xx,
feeling absurd.

The codes we send
arrive with a broken chord.

I try to picture your hands,
their image is blurred.

Nothing my thumbs press
will ever be heard.

DUFFY, C. Disponível em: www.independent.co.uk. Acesso em: 27 out. 2021.

Nesse poema, o eu lírico evidencia um sentimento de

a) contentamento com a interação virtual.

b) zelo com o envio de mensagens.

c) preocupação com a composição de textos.

d) mágoa com o comportamento de alguém.

e) insatisfação com uma forma de comunicação.

Resposta: [E]
A questão apresenta um poema que descreve a experiência do eu lírico ao utilizar a comunicação por mensagens de texto. O poema transmite uma sensação de frustração e desconexão com esse tipo de interação.

O eu lírico expressa sua dificuldade em se comunicar efetivamente e em encontrar significado nas mensagens trocadas. As linhas "We text, text, text / our significant words" e "Nothing my thumbs press / will ever be heard" destacam a falta de profundidade e significado na comunicação digital.

Assim, a questão pertence à habilidade 8, pois exige a compreensão e interpretação de um texto literário em língua estrangeira para identificar e refletir sobre os sentimentos e experiências transmitidos pelo eu lírico em relação à comunicação digital.

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Isabela Bertolette Braga

Analista pedagógica de Linguagens no Aprova Total. Graduanda em Letras - Espanhol (bacharelado) pela UFSC e Letras - Português e Inglês (licenciatura) pela UNOPAR.

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