Linguagens

Como melhorar a interpretação de texto nos vestibulares

Quero ajudar você a se sair melhor nas provas. Será que Nando Reis e Caetano Veloso vão aprovar essas dicas?

Acessibilidade

Fala, galera maravilhosa, tudo bem? Se você sente que precisa de mais segurança na hora de resolver as questões que falam apenas do texto, tenho algumas dicas de interpretação que podem ajudar na sua perspectiva e na organização dos seus estudos!

Antes de tudo, você precisa ter em mente que “interpretar” é algo subjetivo e emocional. A mesma expressão de arte pode tocar a cada um de nós de forma totalmente diferente. Então, o que a gente faz nas provas não é uma interpretação literal, é encontrar a resposta qualificada para perguntas elaboradas num padrão predeterminado.

Inclusive, lembro de quando a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) usou a música Vou te encontrar, de Nando Reis, como texto de apoio para 20 questões - e o próprio Nando assumiu que não acertaria nem 15.

Este ano, algo parecido aconteceu: o Enem 2023 trouxe uma questão que perguntava o que as letras das canções Alegria, alegria e Anjos Tronchos, de Caetano Veloso, tinham em comum, "embora oriundas de momentos históricos diferentes".

Sua esposa, Paula Lavigne, publicou no Twitter um vídeo de Caetano, em que ele aparece de pijama analisando a questão, e afirma: "Quando eu li, achei que são todas". 😂 Por fim, o cantor ficou em dúvida entre as alternativas B e D.

Segundo o gabarito oficial do Enem, a resposta correta é B.

Dicas de interpretação de texto

Então, tropinha, podemos pensar que o dono da música erraria, porque conhece a intenção real da escolha de cada palavra - algo que o professor de Língua Portuguesa que elaborou o exame nunca saberá.

É provável que o elaborador só possa confirmar o que está exposto pela obra: aquilo que ratifica regras da língua ou que ilustre possibilidades de significado baseadas no estilo das provas anteriores de cada vestibular. Anote essas dicas:

  • elementos extratextuais podem ajudar - contexto, período histórico da publicação, diálogo com outras obras, mas nunca a emoção do leitor;
  • abandone o “eu entendi assim” ou “no meu ver, é isso” e opte por “pelo que está escrito na linha x, só pode ser isso”.

É fundamental entender que é preciso tentar se distanciar ao máximo da emoção e focar no que pode ser comprovado, ou seja, o que pode ser dito sobre o que está escrito, para acertar mais questões.

Vai dar tudo certo. Vamos com tudo! 💪🏼❤️

banner perpétua

👉 Leia também:

Tipologia textual: tudo sobre os tipos de texto

Interpretação de poemas: 5 dicas para melhorar suas análises

Redação da Uerj 2024: a memória é um escudo contra o pior do homem

TEMAS:

avatar
Carol Mendonça

Graduada em Letras pela UnigranRio e especialista em Língua Portuguesa para vestibulares e concursos, tem mais de 10 anos de experiência profissional. É autora do livro "Português para desesperados" e reúne mais de 400 mil seguidores no Instagram, além de 143 mil inscritos no seu canal do YouTube!

Ver mais artigos de Carol Mendonça >

Graduada em Letras pela UnigranRio e especialista em Língua Portuguesa para vestibulares e concursos, tem mais de 10 anos de experiência profissional. É autora do livro "Português para desesperados" e reúne mais de 400 mil seguidores no Instagram, além de 143 mil inscritos no seu canal do YouTube!

Ver mais artigos de Carol Mendonça >

Compartilhe essa publicação:

Veja Também

Assine a newsletter do Aprova Total

Você receberá apenas nossos conteúdos. Não enviaremos spam nem comercializaremos os seus dados.