Destaque homepage Enem ENEM

Veja o gabarito completo do Enem 2023 

Em gabarito extraoficial, professores do Aprova Total resolvem e comentam todas as questões das provas do primeiro e do segundo dia do exame

Acessibilidade

Como vão nossos vestibulandos preferidos? Terminamos mais um dia de prova juntos! Agora, você pode conferir um gabarito extraoficial completo do Enem 2023 - com resposta comentadas pelos nossos professores do primeiro e do segundo dia do exeme.

Gabarito extraoficial do 2º dia do Enem 2023 com resolução

Questão

Gabarito

Resolução Comentada

91

C

A captação de ondas de rádio se dá através da ressonância, que só ocorre se as ondas tiverem a mesma frequência (ou múltipla) que a frequência natural de vibração do sistema (no caso, da antena). No enunciado, foi utilizada a palavra "interferência", mas não no sentido do fenômeno ondulatório chamado interferência, mas no sentido de atrapalhar a comunicação.

92

E

Considerando que o composto tem baixa polaridade (apolar), ele se dissolve em compostos apolares (gordura). Portanto, será encontrado no leite.

93

D

O enunciado traz a informação de que a composição do copo é de 50% de plástico reciclado e 50% de casca de café. É citado também que o copo é reutilizável e retornável, além do fato de não aquecer a parte externa. Isso nos leva à resposta de que o material tem baixa condutividade térmica e reduz o resíduo não-biodegradável.

94

A

O refrigerante comum quando comparado ao diet apresenta açucar em grande quantidade na sua composição. Portanto, se diferencia por ter uma maior massa. Em volumes iguais para ambos os refrigerantes, aquele que apresenta maior massa terá maior densidade (d = m/V).

95

E

Considerando que micro-organismos decompõem cadeias normais, e a cadeia dada é ramificada, ela precisa ser modificada para normal.

96

E

O fuso mitótico é formado durante a divisão, orientando a divisão das cromátides dos cromossomos.

97

D

A diferença entre os tempos dados no enunciado é de 0,6 s. A espessura da camada de líquido é de 450 m. Para resolver a questão, é preciso usar a definição de velocidade média e lembrar que a onda percorre o dobro da distância, já que é uma reflexão, ou seja, a onda vai e volta pelo mesmo caminho.

98

E

A questão se refere a uma transformação isovolumétrica (a volume constante), em que pressão e temperatura absoluta são diretamente proporcionais, o que nos leva ao gráfico da resposta.

99

E

Tanto o homem quanto a mulher formarão um gameta com dois cromossomos 21 e um gameta com apenas um cromossomo 21. Como o encontro deles é aleatório durante a fecundação, todas as combinações podem ser formadas.

100

C

Para que o farmáco consiga passar pelo estômago (meio ácido) é necessário que haja uma modificação na sua estrutura (incremento) originando um composto iônico, aumentando sua eficiência na circulação do sangue.

101

C

Com o bloqueio da última reação da cadeia respiratória, os elétrons não se ligarão ao oxigênio e, com isso, novos NADH não poderão doar seus elétrons, acumulando-se na mitocôndria.

102

E

O princípio ativo que tem o mesmo tipo de isomeria espacial é o butilbrometo de escopolamina, pois apresenta um carbono quiral (assimétrico) em sua composição.

103

B

Para resolver essa questão de fundamentos de cinemática, é necessário calcular o tempo gasto pelo caminhão, que corresponde a 6 h, e subtrair do tempo gasto pelo carro, que corresponde a 4,8 h, somado a 0,5 h parado nos pedágios. Além disso, é preciso lembrar que 1 h corresponde a 60 min.

104

A

O maior caráter iônico é resultado de uma maior diferença de eletronegativade entre os metais presentes na tabela (enunciado) e o elemento oxigênio presente no grupo carboxilato (solo com biocarvão).

105

D

O enunciado pede a origem da energia que vaporiza a água para produção do doce de leite, e não a energia que de fato vaporizou a água. Por isso, há tanto quantidades de calor sensível quanto latente.

106

C

Considerando um hidrocarboneto com maior número de ramificações, dos compostos dados, o 2,2,4-trimetilpentano é o hidrocarboneto mais ramificado.

107

C

Aplicação direta da equação de Clapeyron: P · V = n · R · T. Além disso, é necessário tomar cuidado de converter o volume de mL para L e a temperatura de ºC para K. Em seguida, basta substituir os valores na fórmula para calcular a pressão.

108

C

Para solucionar esta questão, é necessário saber que, em uma associação de resistores em paralelo, a resistência equivalente é menor do que a menor das resistências da associação. Assim, ao queimar a lâmpada L2, a resistência equivalente do circuito aumenta. Com isso, a corrente diminui.

109

A

Questão envolvendo trações e força de atrito. É fundamental lembrar que o módulo da força de atrito é o produto do coeficiente de atrito pelo módulo da força normal. Também é essencial identificar o sentido da força de atrito em cada caso (contrário à tendência de deslizamento, se for atrito estático, e contrário ao deslizamento, se for atrito cinético). Em seguida, é necessário aplicar a segunda lei de Newton (F = m · a).

110

B

Metais têm a característica de se acumularem nos tecidos de organismos vivos, não sendo metabolizados.

111

B

Os decompositores transformam detritos e restos de matéria orgânica, liberando produtos como a amônia.

112

A

Aplicando uma regra de três:

2 μSv --- 1 h

x --------- 800 h (80% de 1.000 h)

x = 1,6 mSv

Isso corresponde a 8 radiografias toráxicas. É importante tomar cuidado com as unidades.

113

B

Dada as proporções de um mol de nitrato de mercúrio (525 g) para dois mols de cloreto de sódio (116 g) formando um mol de cloreto de mercúrio (472 g), temos que um frasco de nitrato de mercúrio com 5,25 g reagirá no máximo com 1,16 g de cloreto de sódio formando 4,72 g de nitrato de sódio. O gráfico que representa esta reação é o da alternativa B.

114

C

Como todas as condições permanecem inalteradas e só o comprimento do fio aumenta, então há uma diminuição na intensidade do som. A característica da onda associada à intensidade é a amplitude.

115

A

Para uma mesma velocidade, comprimento de onda e frequência são inversamente proporcionais. Como o enunciado pede os menores comprimentos de ondas, o violeta tem a maior frequência dentre as apresentadas.

116

A

O conceito de intensidade é dado pelo enunciado: a razão entre potência e área. Além disso, é necessário lembrar que a área de uma esfera é dada por 4πR². Com isso, basta substituir esses valores na fórmula obtida para a intensidade.

117

C

O RNAm do vírus é utilizado pela célula humana para a produção de uma proteína, que desencadeará uma resposta imunológica.

118

D

O acrossomo possui enzimas que facilitam a passagem pelos revestimentos do ovócito, que são a corona radiata e a zona pelúcida.

119

D

Para resolver a questão, é preciso lembrar da lei de Faraday para indução eletromagnética: a variação do campo magnético induz corrente elétrica em um circuito.

120

D

O enunciado lembra que uma polia móvel reduz a força pela metade. Logo, é preciso identificar qual dos aparelhos possui a polia móvel. Para manter a mesma força F, a massa 2 deve ser o dobro da massa 1.

121

A

O corpo lúteo pela secreção dos hormônios estrógeno e progesterona. A sua regressão reduz a secreção desses hormônios.

122

C

Álcool secundário oxida formando cetona. Portanto, o hexan-3-ol é o único álcool secundário.

123

D

O tubo polínico promove o encontro do gameta masculino (núcleo espermático) com o gameta feminino (oosfera).

124

B

Considerando que o gluconato de cálcio retira alumínio do vidro, a maior concentração de gluconato causará a contaminação por alumínio.

125

E

A retirada do anel completo da casca interrompe a condução da seiva elaborada pelo floema. Sendo assim, as raízes deixam de receber os nutrientes.

126

A

O etileno é um hormônio gasoso responsável pelo amadurecimento dos frutos.

127

B

Os cloroplastos são organelas responsáveis pela produção de compostos orgânicos, principalmente carboidratos.

128

D

A leishmaniose é transmitida pela picada de mosquitos hematófagos. Sendo assim, o cachorro precisa ter o parasita no sangue.

129

C

Questão conceitual de cinemática. No ponto de altura máxima de um lançamento vertical para cima, a velocidade é nula. No entanto, a aceleração corresponde à aceleração gravitacional, que tem direção vertical e sentido de cima para baixo. Portanto, basta conferir as informações da tabela que correspondem a isso.

130

D

O plantio de árvores nativas aumentará a quantidade de flores e, por consequência, a oferta de pólen para as abelhas.

131

B

O ferro é um componente fundamental da hemoglobina, proteína encontrada no interior das hemácias. A ausência de ferro causa um quadro conhecido como anemia ferropriva.

132

E

Questão conceitual sobre energia nuclear. A resposta pode ser obtida por eliminação das alternativas incorretas, já que nenhuma outra além da correta traz afirmações que descrevam a energia nuclear. No caso desse tipo de energia, ela produz calor sem consumir combustíveis fósseis, o que corresponde à alternativa correta.

133

A

A obstrução das tubulações industriais se dá pela presença de água dura. Para previnir são necessários testes de qualidade que identifiquem a presença de íons cálcio (água dura tem alta concentração de íons cálcio e magnésio).

134

B

As fibras vermelhas são fibras de contração lenta e prolongada porque são ricas em vasos sanguíneos, mioglobina e mitocôndrias. Exercícios de longa duração precisam de grande produção de ATP. Logo, as fibras vermelhas mantêm o metabolismo elevado.

135

D

O ganho percentual na hidratação do composto foi o acréscimo de 36g, que corresponde a um ganho de 32%.

111 g --- 100%

36 g --- x

x = 32%

136

E

A pessoa está em pé na fileira E. Subindo 4 fileiras e andando 3 colunas à direita, temos o lugar I6.

137

B

Cada cartela tem 9 tíquetes. Assim, a diferença é de R$ 6,30.

138

D

Os mais expostos são os de menor taxa de imunização, ou seja, alternativa D.

139

E

Calcule individualmente a parea dos pisos, espelhos e paredes. Desta forma, iremos precisar 3 pisos, 3 espelhos e 2 paredes laterais, resultando uma área total de 1,95m².

140

E

O produto do tempo pela quantidade de pessoas na fila resulta no tempo de espera. Logo, o menor tempo de espera é 27min no caixa 5.

141

B

A lua está coberta pela casa central, onde o topo da casa coincide com o centro da Lua. Logo, a visão que temos é de um setor circular.

142

D

Calcule a área da piscina (400m²) e subtraia da área do complexo da piscina, que é de 900m². Logo, a calçada tem 500m².

143

A

Os pontos onde ela ficou sem celular é onde a intensidade é igual a 0, de 10 a 12 e 16 a 20, ou seja 2 + 4 = 6 min.

144

D

O novo preço do produto será R$1800,00. Pelas equações de matemática financeira, temos que (900*i - 600) * i = 600, o que nos leva na equação do segundo grau 3*i² -2*i-2 = 0 que tem positiva 1,215. Isso representa uma taxa de 21,5%.

145

D

Vamos montar uma função do primeiro grau, onde o valor fixo (b) é 500 e o varíável (a) é 250. Resultando em y = 250x + 500

146

A

Pelo esquema do deslocamento dele, nosso gráfico será algo circular. Como a distância percorrida nos 3 momentos é a mesma em função da velocidade ser constante, não pode ser a alternativa E, pois o arco é maior que o diâmetro. Logo, a resposta é a alternativa A.

147

B

Considerando que o gráfico representa o volume de água acumulado, e que a torneira fica desligada por 5s, temos que a alternativa plausível é a letra B.

148

C

1 é representado por URAPUM e 2 por OKOSA, como o sistema desse povo é aditivo, temos que 5 seria OKOSO OKOSO URUPUM e 7 seria OKOSO OKOSO OKOSO URUPUM.

149

C

Precisamos saber os 2 meses consecutivos com maior volume de chuva. Somando os volumes mês a mês, precisamos iniciar o plantio em dezembro.

150

B

Calculando os volumes que são removidos, temos que o cone pequeno tem 3 cm de raio e 12 cm de altura, e o cilindro tem 3 cm de raio e 24 cm de altura, obtemos o volume final de 1.296

151

C

Calculando a média ponderada, temos o resultado de 3.250,00.

152

C

Observe que na urna B temos 4 bolas pretas e 12 bolas brancas, ou seja, 16 bolas totais. Para obter uma porcentagem menor ou igual a 1%, precisamos que a nova quantidade de bolas seja 80. Logo, precisamos adicionar 64 bolas brancas.

153

A

Sabemos que 90% pode ser escrito como 0,9. Assim, multiplicando pela quantidade de álcool ingerida (que), encontramos a concentração.

154

B

Traçando a bissetriz do 1º quadrante, temos que os instantes que a Criptomoeda A está mais valorizada são os pontos que estão abaixo da bissetriz, ou seja, 4 instantes.

155

B

Fazendo uso das propriedades de logaritmo, concluímos que nosso N = 49.

156

A

A inscrição 50 tem a primeira bola a chance de 1 de 10 de sair, e a segunda 1 de 5. Já a inscrição 02, tem 1 de 10 na primeira bola e 1 de 6 na segunda.

157

D

Temos uma PG onde a razão é 2/3 e o 7º termo, que corresponde à profundidade de 6m, é (64 * L0)/729.

158

D

Encontrando o x do vértice, temos 20 dias, e pelo y do vértice, temos que o desempenho foi de 5, que caracteriza RUIM.

159

B

Faça uma linha vertical em 80kg e uma linha horizontal em 1,65 m. Para garantir as características pedidas pelo enunciado, temos 2 estudantes, ou seja, 20%.

160

D

Com 4 ajudantes, ele terá uma venda total de R$3000,00 (600 kg de peixe), fazendo os descontos dos gastos fixos e da porcentagem para cada ajudantes, chegamos em um lucro de R$ 1880,00.

161

D

Como o produto deve ser aplicado em uma única vez com 5L, a população deve ser de 1.000.000 de larvas. Equacionando, chegamos em 4 períodos com cada um de 3 dias, ou seja, um total de 12 dias.

162

A

Observe pelo tipo I, temos a maior combinação de senhas possíveis, ou seja, a menor porcentagem de acertar de primeira e também não era a menor quantidade de caracteres. Logo, letra A.

163

E

Observe que cada aumento de pontos é de 4, 7, 10, 13, ... pontos, o que representa uma PA de 2º ordem. Pela soma da PA de 2º termos 92 pontos.

164

A

A trajeto de P é representado por uma função trigonométrica, é a única alternativa que se enquadra é letra A.

165

E

O número de cartão total era 800, sendo que 300 eram do 3º ano, logo, a probabilidade é 3/8.

166

A

No 20º dia, temos que o repertório vai estar com 112,5m³ de água. Assim, dividindo esse valor pela quantidade de pessoas, cada uma deve consumir no max 150 l por dia, ou seja, uma redução de 50 l por dia.

167

B

A lista de espera neste ano é de 440 crianças. Como queremos uma redução de 25%, precisamos disponibilizar vagas para 110 crianças. Como cada sala comporta 10 crianças, precisamos de 11 salas.

168

C

Fazendo a diferença entre as alturas, concluímos que a cada hora a altura aumenta em 0,3m. Assim, como a área da base é 3m², temos que a razão é 0,9 m³/h.

169

B

Para garantir o mesmo ângulo de chute, precisamos que esteja sobre o mesma circunferência. Logo, ponto Q3.

170

E

Iremos distribuir os números pares nos vértices ou números ímpares. Logo, não pode ser A, B e C. Observe que distribuindo os números ímpares nos vértices, obtemos uma soma igual a 10. Portanto, alternativa E.

171

D

Observe que, em agosto, o produto I supera o produto II, assim, o mês seguinte será setembro, quando deixará de ser produzido.

172

E

A moda é 3, a mediana 4 e a média 4,15. Portanto, a resposta é a alternativa E.

173

C

Realizando o gasto de cada dia (seg: 1748; ter: ; qua: ; qui: ; sex: ) iremos observar que o dia com maior consumo será quinta-feira.

174

A

Observe que a nova demanda de folhas é 5750. Dividindo por 100, precisaremos de 58 pacotes, totalizando R$232,00. Logo, o desconto deve ser de R$12,00, o que equivale a 5,17%.

175

D

Cada um precisa consumir 30g por dia de carboidrato, ou seja, 2 fatias de pão por dia. Juntos, consomem 4 fatias por dia. Durante 30 dias, irão consumir 120 fatias, dividindo pela quantidade de fatias por pacote, temos no mínimo 7 pacotes por mês.

176

C

Pelas relações trigonométricas, temos que a menor opção será opção 2, alternativa C.

177

E

Esteja atento para a conversão de medidas. Converta Km para metros multiplicando por 1000, e depois de m para cm multiplicando por 100. Logo, a razão é 1/500000.

178

C

Multiplique 20 x 52 x 365 e divida o resultado por 260.

179

C

Sabemos pelo enunciado que podemos excluir as alternativas B, D e E. Como queremos o maior lado possível, quanto maior o ângulo, maior o lado oposto.

180

B

Realizando a razão entre as informações, obtemos mL/(min x Kg).

Questão

Gabarito

Resolução Comentada

91

D

O plantio de árvores nativas aumentará a quantidade de flores e, por consequência, a oferta de pólen para as abelhas.

92

B

O ferro é um componente fundamental da hemoglobina, proteína encontrada no interior das hemácias. A ausência de ferro causa um quadro conhecido como anemia ferropriva.

93

E

Questão conceitual sobre energia nuclear. A resposta pode ser obtida por eliminação das alternativas incorretas, já que nenhuma outra além da correta traz afirmações que descrevam a energia nuclear. No caso desse tipo de energia, ela produz calor sem consumir combustíveis fósseis, o que corresponde à alternativa correta.

94

A

A obstrução das tubulações industriais se dá pela presença de água dura. Para previnir são necessários testes de qualidade que identifiquem a presença de íons cálcio (água dura tem alta concentração de íons cálcio e magnésio).

95

B

As fibras vermelhas são fibras de contração lenta e prolongada porque são ricas em vasos sanguíneos, mioglobina e mitocôndrias. Exercícios de longa duração precisam de grande produção de ATP. Logo, as fibras vermelhas mantêm o metabolismo elevado.

96

D

O ganho percentual na hidratação do composto foi o acréscimo de 36g, que corresponde a um ganho de 32%.

111 g --- 100%

36 g --- x

x = 32%

97

A

O etileno é um hormônio gasoso responsável pelo amadurecimento dos frutos.

98

B

Os cloroplastos são organelas responsáveis pela produção de compostos orgânicos, principalmente carboidratos.

99

D

A leishmaniose é transmitida pela picada de mosquitos hematófagos. Sendo assim, o cachorro precisa ter o parasita no sangue.

100

C

Questão conceitual de cinemática. No ponto de altura máxima de um lançamento vertical para cima, a velocidade é nula. No entanto, a aceleração corresponde à aceleração gravitacional, que tem direção vertical e sentido de cima para baixo. Portanto, basta conferir as informações da tabela que correspondem a isso.

101

A

O corpo lúteo pela secreção dos hormônios estrógeno e progesterona. A sua regressão reduz a secreção desses hormônios.

102

C

Álcool secundário oxida formando cetona. Portanto, o hexan-3-ol é o único álcool secundário.

103

D

O tubo polínico promove o encontro do gameta masculino (núcleo espermático) com o gameta feminino (oosfera).

104

B

Considerando que o gluconato de cálcio retira alumínio do vidro, a maior concentração de gluconato causará a contaminação por alumínio.

105

E

A retirada do anel completo da casca interrompe a condução da seiva elaborada pelo floema. Sendo assim, as raízes deixam de receber os nutrientes.

106

C

O RNAm do vírus é utilizado pela célula humana para a produção de uma proteína, que desencadeará uma resposta imunológica.

107

D

O acrossomo possui enzimas que facilitam a passagem pelos revestimentos do ovócito, que são a corona radiata e a zona pelúcida.

108

D

Para resolver a questão, é preciso lembrar da lei de Faraday para indução eletromagnética: a variação do campo magnético induz corrente elétrica em um circuito.

109

D

O enunciado lembra que uma polia móvel reduz a força pela metade. Logo, é preciso identificar qual dos aparelhos possui a polia móvel. Para manter a mesma força F, a massa 2 deve ser o dobro da massa 1.

110

B

Dada as proporções de um mol de nitrato de mercúrio (525 g) para dois mols de cloreto de sódio (116 g) formando um mol de cloreto de mercúrio (472 g), temos que um frasco de nitrato de mercúrio com 5,25 g reagirá no máximo com 1,16 g de cloreto de sódio formando 4,72 g de nitrato de sódio. O gráfico que representa esta reação é o da alternativa B.

111

C

Como todas as condições permanecem inalteradas e só o comprimento do fio aumenta, então há uma diminuição na intensidade do som. A característica da onda associada à intensidade é a amplitude.

112

A

Para uma mesma velocidade, comprimento de onda e frequência são inversamente proporcionais. Como o enunciado pede os menores comprimentos de ondas, o violeta tem a maior frequência dentre as apresentadas.

113

A

O conceito de intensidade é dado pelo enunciado: a razão entre potência e área. Além disso, é necessário lembrar que a área de uma esfera é dada por 4πR². Com isso, basta substituir esses valores na fórmula obtida para a intensidade.

114

A

Questão envolvendo trações e força de atrito. É fundamental lembrar que o módulo da força de atrito é o produto do coeficiente de atrito pelo módulo da força normal. Também é essencial identificar o sentido da força de atrito em cada caso (contrário à tendência de deslizamento, se for atrito estático, e contrário ao deslizamento, se for atrito cinético). Em seguida, é necessário aplicar a segunda lei de Newton (F = m · a).

115

B

Metais têm a característica de se acumularem nos tecidos de organismos vivos, não sendo metabolizados.

116

B

Os decompositores transformam detritos e restos de matéria orgânica, liberando produtos como a amônia.

117

A

Aplicando uma regra de três:

2 μSv --- 1 h

x --------- 800 h (80% de 1.000 h)

x = 1,6 mSv

Isso corresponde a 8 radiografias toráxicas. É importante tomar cuidado com as unidades.

118

C

Considerando um hidrocarboneto com maior número de ramificações, dos compostos dados, o 2,2,4-trimetilpentano é o hidrocarboneto mais ramificado.

119

C

Aplicação direta da equação de Clapeyron: P · V = n · R · T. Além disso, é necessário tomar cuidado de converter o volume de mL para L e a temperatura de ºC para K. Em seguida, basta substituir os valores na fórmula para calcular a pressão.

120

C

Para solucionar esta questão, é necessário saber que, em uma associação de resistores em paralelo, a resistência equivalente é menor do que a menor das resistências da associação. Assim, ao queimar a lâmpada L2, a resistência equivalente do circuito aumenta. Com isso, a corrente diminui.

121

A

O maior caráter iônico é resultado de uma maior diferença de eletronegativade entre os metais presentes na tabela (enunciado) e o elemento oxigênio presente no grupo carboxilato (solo com biocarvão).

122

D

O enunciado pede a origem da energia que vaporiza a água para produção do doce de leite, e não a energia que de fato vaporizou a água. Por isso, há tanto quantidades de calor sensível quanto latente.

123

E

O princípio ativo que tem o mesmo tipo de isomeria espacial é o butilbrometo de escopolamina, pois apresenta um carbono quiral (assimétrico) em sua composição.

124

B

Para resolver essa questão de fundamentos de cinemática, é necessário calcular o tempo gasto pelo caminhão, que corresponde a 6 h, e subtrair do tempo gasto pelo carro, que corresponde a 4,8 h, somado a 0,5 h parado nos pedágios. Além disso, é preciso lembrar que 1 h corresponde a 60 min.

125

E

Tanto o homem quanto a mulher formarão um gameta com dois cromossomos 21 e um gameta com apenas um cromossomo 21. Como o encontro deles é aleatório durante a fecundação, todas as combinações podem ser formadas.

126

C

Para que o farmáco consiga passar pelo estômago (meio ácido) é necessário que haja uma modificação na sua estrutura (incremento) originando um composto iônico, aumentando sua eficiência na circulação do sangue.

127

C

Com o bloqueio da última reação da cadeia respiratória, os elétrons não se ligarão ao oxigênio e, com isso, novos NADH não poderão doar seus elétrons, acumulando-se na mitocôndria.

128

C

A captação de ondas de rádio se dá através da ressonância, que só ocorre se as ondas tiverem a mesma frequência (ou múltipla) que a frequência natural de vibração do sistema (no caso, da antena). No enunciado, foi utilizada a palavra "interferência", mas não no sentido do fenômeno ondulatório chamado interferência, mas no sentido de atrapalhar a comunicação.

129

E

Considerando que o composto tem baixa polaridade (apolar), ele se dissolve em compostos apolares (gordura). Portanto, será encontrado no leite.

130

D

O enunciado traz a informação de que a composição do copo é de 50% de plástico reciclado e 50% de casca de café. É citado também que o copo é reutilizável e retornável, além do fato de não aquecer a parte externa. Isso nos leva à resposta de que o material tem baixa condutividade térmica e reduz o resíduo não-biodegradável.

131

A

O refrigerante comum quando comparado ao diet apresenta açucar em grande quantidade na sua composição. Portanto, se diferencia por ter uma maior massa. Em volumes iguais para ambos os refrigerantes, aquele que apresenta maior massa terá maior densidade (d = m/V).

132

E

A questão se refere a uma transformação isovolumétrica (a volume constante), em que pressão e temperatura absoluta são diretamente proporcionais, o que nos leva ao gráfico da resposta.

133

E

Considerando que micro-organismos decompõem cadeias normais, e a cadeia dada é ramificada, ela precisa ser modificada para normal.

134

E

O fuso mitótico é formado durante a divisão, orientando a divisão das cromátides dos cromossomos.

135

D

A diferença entre os tempos dados no enunciado é de 0,6 s. A espessura da camada de líquido é de 450 m. Para resolver a questão, é preciso usar a definição de velocidade média e lembrar que a onda percorre o dobro da distância, já que é uma reflexão, ou seja, a onda vai e volta pelo mesmo caminho.

136

B

Calculando os volumes que são removidos, temos que o cone pequeno tem 3 cm de raio e 12 cm de altura, e o cilindro tem 3 cm de raio e 24 cm de altura, obtemos o volume final de 1.296

137

C

Calculando a média ponderada, temos o resultado de 3.250,00.

138

C

Observe que na urna B temos 4 bolas pretas e 12 bolas brancas, ou seja, 16 bolas totais. Para obter uma porcentagem menor ou igual a 1%, precisamos que a nova quantidade de bolas seja 80. Logo, precisamos adicionar 64 bolas brancas.

139

D

Observe que, em agosto, o produto I supera o produto II, assim, o mês seguinte será setembro, quando deixará de ser produzido.

140

E

A moda é 3, a mediana 4 e a média 4,15. Portanto, a resposta é a alternativa E.

141

E

O número de cartão total era 800, sendo que 300 eram do 3º ano, logo, a probabilidade é 3/8.

142

A

No 20º dia, temos que o repertório vai estar com 112,5m³ de água. Assim, dividindo esse valor pela quantidade de pessoas, cada uma deve consumir no max 150 l por dia, ou seja, uma redução de 50 l por dia.

143

B

A lista de espera neste ano é de 440 crianças. Como queremos uma redução de 25%, precisamos disponibilizar vagas para 110 crianças. Como cada sala comporta 10 crianças, precisamos de 11 salas.

144

C

Fazendo a diferença entre as alturas, concluímos que a cada hora a altura aumenta em 0,3m. Assim, como a área da base é 3m², temos que a razão é 0,9 m³/h.

145

B

Para garantir o mesmo ângulo de chute, precisamos que esteja sobre o mesma circunferência. Logo, ponto Q3.

146

E

Iremos distribuir os números pares nos vértices ou números ímpares. Logo, não pode ser A, B e C. Observe que distribuindo os números ímpares nos vértices, obtemos uma soma igual a 10. Portanto, alternativa E.

147

D

Cada um precisa consumir 30g por dia de carboidrato, ou seja, 2 fatias de pão por dia. Juntos, consomem 4 fatias por dia. Durante 30 dias, irão consumir 120 fatias, dividindo pela quantidade de fatias por pacote, temos no mínimo 7 pacotes por mês.

148

C

Pelas relações trigonométricas, temos que a menor opção será opção 2, alternativa C.

149

E

Esteja atento para a conversão de medidas. Converta Km para metros multiplicando por 1000, e depois de m para cm multiplicando por 100. Logo, a razão é 1/500000.

150

A

Sabemos que 90% pode ser escrito como 0,9. Assim, multiplicando pela quantidade de álcool ingerida (que), encontramos a concentração.

151

B

Traçando a bissetriz do 1º quadrante, temos que os instantes que a Criptomoeda A está mais valorizada são os pontos que estão abaixo da bissetriz, ou seja, 4 instantes.

152

B

Fazendo uso das propriedades de logaritmo, concluímos que nosso N = 49.

153

E

O produto do tempo pela quantidade de pessoas na fila resulta no tempo de espera. Logo, o menor tempo de espera é 27min no caixa 5.

154

B

A lua está coberta pela casa central, onde o topo da casa coincide com o centro da Lua. Logo, a visão que temos é de um setor circular.

155

D

Calcule a área da piscina (400m²) e subtraia da área do complexo da piscina, que é de 900m². Logo, a calçada tem 500m².

156

A

Os pontos onde ela ficou sem celular é onde a intensidade é igual a 0, de 10 a 12 e 16 a 20, ou seja 2 + 4 = 6 min.

157

B

Faça uma linha vertical em 80kg e uma linha horizontal em 1,65 m. Para garantir as características pedidas pelo enunciado, temos 2 estudantes, ou seja, 20%.

158

D

Com 4 ajudantes, ele terá uma venda total de R$3000,00 (600 kg de peixe), fazendo os descontos dos gastos fixos e da porcentagem para cada ajudantes, chegamos em um lucro de R$ 1880,00.

159

D

Como o produto deve ser aplicado em uma única vez com 5L, a população deve ser de 1.000.000 de larvas. Equacionando, chegamos em 4 períodos com cada um de 3 dias, ou seja, um total de 12 dias.

160

A

Observe pelo tipo I, temos a maior combinação de senhas possíveis, ou seja, a menor porcentagem de acertar de primeira e também não era a menor quantidade de caracteres. Logo, letra A.

161

D

O novo preço do produto será R$1800,00. Pelas equações de matemática financeira, temos que (900*i - 600) * i = 600, o que nos leva na equação do segundo grau 3*i² -2*i-2 = 0 que tem positiva 1,215. Isso representa uma taxa de 21,5%.

162

D

Vamos montar uma função do primeiro grau, onde o valor fixo (b) é 500 e o varíável (a) é 250. Resultando em y = 250x + 500

163

A

Pelo esquema do deslocamento dele, nosso gráfico será algo circular. Como a distância percorrida nos 3 momentos é a mesma em função da velocidade ser constante, não pode ser a alternativa E, pois o arco é maior que o diâmetro. Logo, a resposta é a alternativa A.

164

D

Os mais expostos são os de menor taxa de imunização, ou seja, alternativa D.

165

E

Calcule individualmente a parea dos pisos, espelhos e paredes. Desta forma, iremos precisar 3 pisos, 3 espelhos e 2 paredes laterais, resultando uma área total de 1,95m².

166

C

Realizando o gasto de cada dia (seg: 1748; ter: ; qua: ; qui: ; sex: ) iremos observar que o dia com maior consumo será quinta-feira.

167

A

Observe que a nova demanda de folhas é 5750. Dividindo por 100, precisaremos de 58 pacotes, totalizando R$232,00. Logo, o desconto deve ser de R$12,00, o que equivale a 5,17%.

168

A

A inscrição 50 tem a primeira bola a chance de 1 de 10 de sair, e a segunda 1 de 5. Já a inscrição 02, tem 1 de 10 na primeira bola e 1 de 6 na segunda.

169

D

Temos uma PG onde a razão é 2/3 e o 7º termo, que corresponde à profundidade de 6m, é (64 * L0)/729.

170

D

Encontrando o x do vértice, temos 20 dias, e pelo y do vértice, temos que o desempenho foi de 5, que caracteriza RUIM.

171

C

Multiplique 20 x 52 x 365 e divida o resultado por 260.

172

C

Sabemos pelo enunciado que podemos excluir as alternativas B, D e E. Como queremos o maior lado possível, quanto maior o ângulo, maior o lado oposto.

173

B

Realizando a razão entre as informações, obtemos mL/(min x Kg).

174

E

A pessoa está em pé na fileira E. Subindo 4 fileiras e andando 3 colunas à direita, temos o lugar I6.

175

B

Cada cartela tem 9 tíquetes. Assim, a diferença é de R$ 6,30.

176

E

Observe que cada aumento de pontos é de 4, 7, 10, 13, ... pontos, o que representa uma PA de 2º ordem. Pela soma da PA de 2º termos 92 pontos.

177

A

A trajeto de P é representado por uma função trigonométrica, é a única alternativa que se enquadra é letra A.

178

B

Considerando que o gráfico representa o volume de água acumulado, e que a torneira fica desligada por 5s, temos que a alternativa plausível é a letra B.

179

C

1 é representado por URAPUM e 2 por OKOSA, como o sistema desse povo é aditivo, temos que 5 seria OKOSO OKOSO URUPUM e 7 seria OKOSO OKOSO OKOSO URUPUM.

180

C

Precisamos saber os 2 meses consecutivos com maior volume de chuva. Somando os volumes mês a mês, precisamos iniciar o plantio em dezembro.

 

Questão

Gabarito

Resolução Comentada

91

C

Como todas as condições permanecem inalteradas e só o comprimento do fio aumenta, então há uma diminuição na intensidade do som. A característica da onda associada à intensidade é a amplitude.

92

A

Para uma mesma velocidade, comprimento de onda e frequência são inversamente proporcionais. Como o enunciado pede os menores comprimentos de ondas, o violeta tem a maior frequência dentre as apresentadas.

93

A

O conceito de intensidade é dado pelo enunciado: a razão entre potência e área. Além disso, é necessário lembrar que a área de uma esfera é dada por 4πR². Com isso, basta substituir esses valores na fórmula obtida para a intensidade.

94

A

O maior caráter iônico é resultado de uma maior diferença de eletronegativade entre os metais presentes na tabela (enunciado) e o elemento oxigênio presente no grupo carboxilato (solo com biocarvão).

95

D

O enunciado pede a origem da energia que vaporiza a água para produção do doce de leite, e não a energia que de fato vaporizou a água. Por isso, há tanto quantidades de calor sensível quanto latente.

96

C

Considerando um hidrocarboneto com maior número de ramificações, dos compostos dados, o 2,2,4-trimetilpentano é o hidrocarboneto mais ramificado.

97

C

Aplicação direta da equação de Clapeyron: P · V = n · R · T. Além disso, é necessário tomar cuidado de converter o volume de mL para L e a temperatura de ºC para K. Em seguida, basta substituir os valores na fórmula para calcular a pressão.

98

C

Para solucionar esta questão, é necessário saber que, em uma associação de resistores em paralelo, a resistência equivalente é menor do que a menor das resistências da associação. Assim, ao queimar a lâmpada L2, a resistência equivalente do circuito aumenta. Com isso, a corrente diminui.

99

C

O RNAm do vírus é utilizado pela célula humana para a produção de uma proteína, que desencadeará uma resposta imunológica.

100

D

O acrossomo possui enzimas que facilitam a passagem pelos revestimentos do ovócito, que são a corona radiata e a zona pelúcida.

101

D

Para resolver a questão, é preciso lembrar da lei de Faraday para indução eletromagnética: a variação do campo magnético induz corrente elétrica em um circuito.

102

D

O enunciado lembra que uma polia móvel reduz a força pela metade. Logo, é preciso identificar qual dos aparelhos possui a polia móvel. Para manter a mesma força F, a massa 2 deve ser o dobro da massa 1.

103

A

O etileno é um hormônio gasoso responsável pelo amadurecimento dos frutos.

104

B

Os cloroplastos são organelas responsáveis pela produção de compostos orgânicos, principalmente carboidratos.

105

D

A leishmaniose é transmitida pela picada de mosquitos hematófagos. Sendo assim, o cachorro precisa ter o parasita no sangue.

106

C

Questão conceitual de cinemática. No ponto de altura máxima de um lançamento vertical para cima, a velocidade é nula. No entanto, a aceleração corresponde à aceleração gravitacional, que tem direção vertical e sentido de cima para baixo. Portanto, basta conferir as informações da tabela que correspondem a isso.

107

A

O corpo lúteo pela secreção dos hormônios estrógeno e progesterona. A sua regressão reduz a secreção desses hormônios.

108

C

Álcool secundário oxida formando cetona. Portanto, o hexan-3-ol é o único álcool secundário.

109

D

O tubo polínico promove o encontro do gameta masculino (núcleo espermático) com o gameta feminino (oosfera).

110

B

Considerando que o gluconato de cálcio retira alumínio do vidro, a maior concentração de gluconato causará a contaminação por alumínio.

111

E

A retirada do anel completo da casca interrompe a condução da seiva elaborada pelo floema. Sendo assim, as raízes deixam de receber os nutrientes.

112

E

Considerando que micro-organismos decompõem cadeias normais, e a cadeia dada é ramificada, ela precisa ser modificada para normal.

113

E

O fuso mitótico é formado durante a divisão, orientando a divisão das cromátides dos cromossomos.

114

D

A diferença entre os tempos dados no enunciado é de 0,6 s. A espessura da camada de líquido é de 450 m. Para resolver a questão, é preciso usar a definição de velocidade média e lembrar que a onda percorre o dobro da distância, já que é uma reflexão, ou seja, a onda vai e volta pelo mesmo caminho.

115

C

A captação de ondas de rádio se dá através da ressonância, que só ocorre se as ondas tiverem a mesma frequência (ou múltipla) que a frequência natural de vibração do sistema (no caso, da antena). No enunciado, foi utilizada a palavra "interferência", mas não no sentido do fenômeno ondulatório chamado interferência, mas no sentido de atrapalhar a comunicação.

116

E

Considerando que o composto tem baixa polaridade (apolar), ele se dissolve em compostos apolares (gordura). Portanto, será encontrado no leite.

117

D

O enunciado traz a informação de que a composição do copo é de 50% de plástico reciclado e 50% de casca de café. É citado também que o copo é reutilizável e retornável, além do fato de não aquecer a parte externa. Isso nos leva à resposta de que o material tem baixa condutividade térmica e reduz o resíduo não-biodegradável.

118

A

O refrigerante comum quando comparado ao diet apresenta açucar em grande quantidade na sua composição. Portanto, se diferencia por ter uma maior massa. Em volumes iguais para ambos os refrigerantes, aquele que apresenta maior massa terá maior densidade (d = m/V).

119

E

A questão se refere a uma transformação isovolumétrica (a volume constante), em que pressão e temperatura absoluta são diretamente proporcionais, o que nos leva ao gráfico da resposta.

120

E

Tanto o homem quanto a mulher formarão um gameta com dois cromossomos 21 e um gameta com apenas um cromossomo 21. Como o encontro deles é aleatório durante a fecundação, todas as combinações podem ser formadas.

121

C

Para que o farmáco consiga passar pelo estômago (meio ácido) é necessário que haja uma modificação na sua estrutura (incremento) originando um composto iônico, aumentando sua eficiência na circulação do sangue.

122

C

Com o bloqueio da última reação da cadeia respiratória, os elétrons não se ligarão ao oxigênio e, com isso, novos NADH não poderão doar seus elétrons, acumulando-se na mitocôndria.

123

D

O plantio de árvores nativas aumentará a quantidade de flores e, por consequência, a oferta de pólen para as abelhas.

124

B

O ferro é um componente fundamental da hemoglobina, proteína encontrada no interior das hemácias. A ausência de ferro causa um quadro conhecido como anemia ferropriva.

125

E

Questão conceitual sobre energia nuclear. A resposta pode ser obtida por eliminação das alternativas incorretas, já que nenhuma outra além da correta traz afirmações que descrevam a energia nuclear. No caso desse tipo de energia, ela produz calor sem consumir combustíveis fósseis, o que corresponde à alternativa correta.

126

A

A obstrução das tubulações industriais se dá pela presença de água dura. Para previnir são necessários testes de qualidade que identifiquem a presença de íons cálcio (água dura tem alta concentração de íons cálcio e magnésio).

127

B

As fibras vermelhas são fibras de contração lenta e prolongada porque são ricas em vasos sanguíneos, mioglobina e mitocôndrias. Exercícios de longa duração precisam de grande produção de ATP. Logo, as fibras vermelhas mantêm o metabolismo elevado.

128

D

O ganho percentual na hidratação do composto foi o acréscimo de 36g, que corresponde a um ganho de 32%.

111 g --- 100%

36 g --- x

x = 32%

129

B

Dada as proporções de um mol de nitrato de mercúrio (525 g) para dois mols de cloreto de sódio (116 g) formando um mol de cloreto de mercúrio (472 g), temos que um frasco de nitrato de mercúrio com 5,25 g reagirá no máximo com 1,16 g de cloreto de sódio formando 4,72 g de nitrato de sódio. O gráfico que representa esta reação é o da alternativa B.

130

A

Questão envolvendo trações e força de atrito. É fundamental lembrar que o módulo da força de atrito é o produto do coeficiente de atrito pelo módulo da força normal. Também é essencial identificar o sentido da força de atrito em cada caso (contrário à tendência de deslizamento, se for atrito estático, e contrário ao deslizamento, se for atrito cinético). Em seguida, é necessário aplicar a segunda lei de Newton (F = m · a).

131

B

Metais têm a característica de se acumularem nos tecidos de organismos vivos, não sendo metabolizados.

132

B

Os decompositores transformam detritos e restos de matéria orgânica, liberando produtos como a amônia.

133

A

Aplicando uma regra de três:

2 μSv --- 1 h

x --------- 800 h (80% de 1.000 h)

x = 1,6 mSv

Isso corresponde a 8 radiografias toráxicas. É importante tomar cuidado com as unidades.

134

E

O princípio ativo que tem o mesmo tipo de isomeria espacial é o butilbrometo de escopolamina, pois apresenta um carbono quiral (assimétrico) em sua composição.

135

B

Para resolver essa questão de fundamentos de cinemática, é necessário calcular o tempo gasto pelo caminhão, que corresponde a 6 h, e subtrair do tempo gasto pelo carro, que corresponde a 4,8 h, somado a 0,5 h parado nos pedágios. Além disso, é preciso lembrar que 1 h corresponde a 60 min.

136

D

Cada um precisa consumir 30g por dia de carboidrato, ou seja, 2 fatias de pão por dia. Juntos, consomem 4 fatias por dia. Durante 30 dias, irão consumir 120 fatias, dividindo pela quantidade de fatias por pacote, temos no mínimo 7 pacotes por mês.

137

C

Pelas relações trigonométricas, temos que a menor opção será opção 2, alternativa C.

138

E

Esteja atento para a conversão de medidas. Converta Km para metros multiplicando por 1000, e depois de m para cm multiplicando por 100. Logo, a razão é 1/500000.

139

C

Realizando o gasto de cada dia (seg: 1748; ter: ; qua: ; qui: ; sex: ) iremos observar que o dia com maior consumo será quinta-feira.

140

A

Observe que a nova demanda de folhas é 5750. Dividindo por 100, precisaremos de 58 pacotes, totalizando R$232,00. Logo, o desconto deve ser de R$12,00, o que equivale a 5,17%.

141

C

Multiplique 20 x 52 x 365 e divida o resultado por 260.

142

C

Sabemos pelo enunciado que podemos excluir as alternativas B, D e E. Como queremos o maior lado possível, quanto maior o ângulo, maior o lado oposto.

143

B

Realizando a razão entre as informações, obtemos mL/(min x Kg).

144

D

Observe que, em agosto, o produto I supera o produto II, assim, o mês seguinte será setembro, quando deixará de ser produzido.

145

E

A moda é 3, a mediana 4 e a média 4,15. Portanto, a resposta é a alternativa E.

146

C

Fazendo a diferença entre as alturas, concluímos que a cada hora a altura aumenta em 0,3m. Assim, como a área da base é 3m², temos que a razão é 0,9 m³/h.

147

B

Para garantir o mesmo ângulo de chute, precisamos que esteja sobre o mesma circunferência. Logo, ponto Q3.

148

E

Iremos distribuir os números pares nos vértices ou números ímpares. Logo, não pode ser A, B e C. Observe que distribuindo os números ímpares nos vértices, obtemos uma soma igual a 10. Portanto, alternativa E.

149

E

O número de cartão total era 800, sendo que 300 eram do 3º ano, logo, a probabilidade é 3/8.

150

A

No 20º dia, temos que o repertório vai estar com 112,5m³ de água. Assim, dividindo esse valor pela quantidade de pessoas, cada uma deve consumir no max 150 l por dia, ou seja, uma redução de 50 l por dia.

151

B

A lista de espera neste ano é de 440 crianças. Como queremos uma redução de 25%, precisamos disponibilizar vagas para 110 crianças. Como cada sala comporta 10 crianças, precisamos de 11 salas.

152

E

Observe que cada aumento de pontos é de 4, 7, 10, 13, ... pontos, o que representa uma PA de 2º ordem. Pela soma da PA de 2º termos 92 pontos.

153

A

A trajeto de P é representado por uma função trigonométrica, é a única alternativa que se enquadra é letra A.

154

B

Faça uma linha vertical em 80kg e uma linha horizontal em 1,65 m. Para garantir as características pedidas pelo enunciado, temos 2 estudantes, ou seja, 20%.

155

D

Com 4 ajudantes, ele terá uma venda total de R$3000,00 (600 kg de peixe), fazendo os descontos dos gastos fixos e da porcentagem para cada ajudantes, chegamos em um lucro de R$ 1880,00.

156

D

Como o produto deve ser aplicado em uma única vez com 5L, a população deve ser de 1.000.000 de larvas. Equacionando, chegamos em 4 períodos com cada um de 3 dias, ou seja, um total de 12 dias.

157

A

Observe pelo tipo I, temos a maior combinação de senhas possíveis, ou seja, a menor porcentagem de acertar de primeira e também não era a menor quantidade de caracteres. Logo, letra A.

158

A

A inscrição 50 tem a primeira bola a chance de 1 de 10 de sair, e a segunda 1 de 5. Já a inscrição 02, tem 1 de 10 na primeira bola e 1 de 6 na segunda.

159

D

Temos uma PG onde a razão é 2/3 e o 7º termo, que corresponde à profundidade de 6m, é (64 * L0)/729.

160

D

Encontrando o x do vértice, temos 20 dias, e pelo y do vértice, temos que o desempenho foi de 5, que caracteriza RUIM.

161

A

Sabemos que 90% pode ser escrito como 0,9. Assim, multiplicando pela quantidade de álcool ingerida (que), encontramos a concentração.

162

B

Traçando a bissetriz do 1º quadrante, temos que os instantes que a Criptomoeda A está mais valorizada são os pontos que estão abaixo da bissetriz, ou seja, 4 instantes.

163

B

Fazendo uso das propriedades de logaritmo, concluímos que nosso N = 49.

164

B

Calculando os volumes que são removidos, temos que o cone pequeno tem 3 cm de raio e 12 cm de altura, e o cilindro tem 3 cm de raio e 24 cm de altura, obtemos o volume final de 1.296

165

C

Calculando a média ponderada, temos o resultado de 3.250,00.

166

C

Observe que na urna B temos 4 bolas pretas e 12 bolas brancas, ou seja, 16 bolas totais. Para obter uma porcentagem menor ou igual a 1%, precisamos que a nova quantidade de bolas seja 80. Logo, precisamos adicionar 64 bolas brancas.

167

B

Considerando que o gráfico representa o volume de água acumulado, e que a torneira fica desligada por 5s, temos que a alternativa plausível é a letra B.

168

C

1 é representado por URAPUM e 2 por OKOSA, como o sistema desse povo é aditivo, temos que 5 seria OKOSO OKOSO URUPUM e 7 seria OKOSO OKOSO OKOSO URUPUM.

169

C

Precisamos saber os 2 meses consecutivos com maior volume de chuva. Somando os volumes mês a mês, precisamos iniciar o plantio em dezembro.

170

D

O novo preço do produto será R$1800,00. Pelas equações de matemática financeira, temos que (900*i - 600) * i = 600, o que nos leva na equação do segundo grau 3*i² -2*i-2 = 0 que tem positiva 1,215. Isso representa uma taxa de 21,5%.

171

D

Vamos montar uma função do primeiro grau, onde o valor fixo (b) é 500 e o varíável (a) é 250. Resultando em y = 250x + 500

172

A

Pelo esquema do deslocamento dele, nosso gráfico será algo circular. Como a distância percorrida nos 3 momentos é a mesma em função da velocidade ser constante, não pode ser a alternativa E, pois o arco é maior que o diâmetro. Logo, a resposta é a alternativa A.

173

E

O produto do tempo pela quantidade de pessoas na fila resulta no tempo de espera. Logo, o menor tempo de espera é 27min no caixa 5.

174

B

A lua está coberta pela casa central, onde o topo da casa coincide com o centro da Lua. Logo, a visão que temos é de um setor circular.

175

D

Calcule a área da piscina (400m²) e subtraia da área do complexo da piscina, que é de 900m². Logo, a calçada tem 500m².

176

A

Os pontos onde ela ficou sem celular é onde a intensidade é igual a 0, de 10 a 12 e 16 a 20, ou seja 2 + 4 = 6 min.

177

D

Os mais expostos são os de menor taxa de imunização, ou seja, alternativa D.

178

E

Calcule individualmente a parea dos pisos, espelhos e paredes. Desta forma, iremos precisar 3 pisos, 3 espelhos e 2 paredes laterais, resultando uma área total de 1,95m².

179

E

A pessoa está em pé na fileira E. Subindo 4 fileiras e andando 3 colunas à direita, temos o lugar I6.

180

B

Cada cartela tem 9 tíquetes. Assim, a diferença é de R$ 6,30.

Questão

Gabarito

Resolução Comentada

91

C

O RNAm do vírus é utilizado pela célula humana para a produção de uma proteína, que desencadeará uma resposta imunológica.

92

D

O acrossomo possui enzimas que facilitam a passagem pelos revestimentos do ovócito, que são a corona radiata e a zona pelúcida.

93

D

Para resolver a questão, é preciso lembrar da lei de Faraday para indução eletromagnética: a variação do campo magnético induz corrente elétrica em um circuito.

94

D

O enunciado lembra que uma polia móvel reduz a força pela metade. Logo, é preciso identificar qual dos aparelhos possui a polia móvel. Para manter a mesma força F, a massa 2 deve ser o dobro da massa 1.

95

A

Questão envolvendo trações e força de atrito. É fundamental lembrar que o módulo da força de atrito é o produto do coeficiente de atrito pelo módulo da força normal. Também é essencial identificar o sentido da força de atrito em cada caso (contrário à tendência de deslizamento, se for atrito estático, e contrário ao deslizamento, se for atrito cinético). Em seguida, é necessário aplicar a segunda lei de Newton (F = m · a).

96

B

Metais têm a característica de se acumularem nos tecidos de organismos vivos, não sendo metabolizados.

97

B

Os decompositores transformam detritos e restos de matéria orgânica, liberando produtos como a amônia.

98

A

Aplicando uma regra de três:

2 μSv --- 1 h

x --------- 800 h (80% de 1.000 h)

x = 1,6 mSv

Isso corresponde a 8 radiografias toráxicas. É importante tomar cuidado com as unidades.

99

B

Dada as proporções de um mol de nitrato de mercúrio (525 g) para dois mols de cloreto de sódio (116 g) formando um mol de cloreto de mercúrio (472 g), temos que um frasco de nitrato de mercúrio com 5,25 g reagirá no máximo com 1,16 g de cloreto de sódio formando 4,72 g de nitrato de sódio. O gráfico que representa esta reação é o da alternativa B.

100

D

O plantio de árvores nativas aumentará a quantidade de flores e, por consequência, a oferta de pólen para as abelhas.

101

B

O ferro é um componente fundamental da hemoglobina, proteína encontrada no interior das hemácias. A ausência de ferro causa um quadro conhecido como anemia ferropriva.

102

E

Questão conceitual sobre energia nuclear. A resposta pode ser obtida por eliminação das alternativas incorretas, já que nenhuma outra além da correta traz afirmações que descrevam a energia nuclear. No caso desse tipo de energia, ela produz calor sem consumir combustíveis fósseis, o que corresponde à alternativa correta.

103

A

A obstrução das tubulações industriais se dá pela presença de água dura. Para previnir são necessários testes de qualidade que identifiquem a presença de íons cálcio (água dura tem alta concentração de íons cálcio e magnésio).

104

B

As fibras vermelhas são fibras de contração lenta e prolongada porque são ricas em vasos sanguíneos, mioglobina e mitocôndrias. Exercícios de longa duração precisam de grande produção de ATP. Logo, as fibras vermelhas mantêm o metabolismo elevado.

105

D

O ganho percentual na hidratação do composto foi o acréscimo de 36g, que corresponde a um ganho de 32%.

111 g --- 100%

36 g --- x

x = 32%

106

E

Tanto o homem quanto a mulher formarão um gameta com dois cromossomos 21 e um gameta com apenas um cromossomo 21. Como o encontro deles é aleatório durante a fecundação, todas as combinações podem ser formadas.

107

C

Para que o farmáco consiga passar pelo estômago (meio ácido) é necessário que haja uma modificação na sua estrutura (incremento) originando um composto iônico, aumentando sua eficiência na circulação do sangue.

108

C

Com o bloqueio da última reação da cadeia respiratória, os elétrons não se ligarão ao oxigênio e, com isso, novos NADH não poderão doar seus elétrons, acumulando-se na mitocôndria.

109

E

A questão se refere a uma transformação isovolumétrica (a volume constante), em que pressão e temperatura absoluta são diretamente proporcionais, o que nos leva ao gráfico da resposta.

110

E

Considerando que micro-organismos decompõem cadeias normais, e a cadeia dada é ramificada, ela precisa ser modificada para normal.

111

E

O fuso mitótico é formado durante a divisão, orientando a divisão das cromátides dos cromossomos.

112

D

A diferença entre os tempos dados no enunciado é de 0,6 s. A espessura da camada de líquido é de 450 m. Para resolver a questão, é preciso usar a definição de velocidade média e lembrar que a onda percorre o dobro da distância, já que é uma reflexão, ou seja, a onda vai e volta pelo mesmo caminho.

113

C

A captação de ondas de rádio se dá através da ressonância, que só ocorre se as ondas tiverem a mesma frequência (ou múltipla) que a frequência natural de vibração do sistema (no caso, da antena). No enunciado, foi utilizada a palavra "interferência", mas não no sentido do fenômeno ondulatório chamado interferência, mas no sentido de atrapalhar a comunicação.

114

E

Considerando que o composto tem baixa polaridade (apolar), ele se dissolve em compostos apolares (gordura). Portanto, será encontrado no leite.

115

D

O enunciado traz a informação de que a composição do copo é de 50% de plástico reciclado e 50% de casca de café. É citado também que o copo é reutilizável e retornável, além do fato de não aquecer a parte externa. Isso nos leva à resposta de que o material tem baixa condutividade térmica e reduz o resíduo não-biodegradável.

116

A

O refrigerante comum quando comparado ao diet apresenta açucar em grande quantidade na sua composição. Portanto, se diferencia por ter uma maior massa. Em volumes iguais para ambos os refrigerantes, aquele que apresenta maior massa terá maior densidade (d = m/V).

117

E

O princípio ativo que tem o mesmo tipo de isomeria espacial é o butilbrometo de escopolamina, pois apresenta um carbono quiral (assimétrico) em sua composição.

118

B

Para resolver essa questão de fundamentos de cinemática, é necessário calcular o tempo gasto pelo caminhão, que corresponde a 6 h, e subtrair do tempo gasto pelo carro, que corresponde a 4,8 h, somado a 0,5 h parado nos pedágios. Além disso, é preciso lembrar que 1 h corresponde a 60 min.

119

A

O etileno é um hormônio gasoso responsável pelo amadurecimento dos frutos.

120

B

Os cloroplastos são organelas responsáveis pela produção de compostos orgânicos, principalmente carboidratos.

121

D

A leishmaniose é transmitida pela picada de mosquitos hematófagos. Sendo assim, o cachorro precisa ter o parasita no sangue.

122

C

Questão conceitual de cinemática. No ponto de altura máxima de um lançamento vertical para cima, a velocidade é nula. No entanto, a aceleração corresponde à aceleração gravitacional, que tem direção vertical e sentido de cima para baixo. Portanto, basta conferir as informações da tabela que correspondem a isso.

123

C

Como todas as condições permanecem inalteradas e só o comprimento do fio aumenta, então há uma diminuição na intensidade do som. A característica da onda associada à intensidade é a amplitude.

124

A

Para uma mesma velocidade, comprimento de onda e frequência são inversamente proporcionais. Como o enunciado pede os menores comprimentos de ondas, o violeta tem a maior frequência dentre as apresentadas.

125

A

O conceito de intensidade é dado pelo enunciado: a razão entre potência e área. Além disso, é necessário lembrar que a área de uma esfera é dada por 4πR². Com isso, basta substituir esses valores na fórmula obtida para a intensidade.

126

C

Considerando um hidrocarboneto com maior número de ramificações, dos compostos dados, o 2,2,4-trimetilpentano é o hidrocarboneto mais ramificado.

127

C

Aplicação direta da equação de Clapeyron: P · V = n · R · T. Além disso, é necessário tomar cuidado de converter o volume de mL para L e a temperatura de ºC para K. Em seguida, basta substituir os valores na fórmula para calcular a pressão.

128

C

Para solucionar esta questão, é necessário saber que, em uma associação de resistores em paralelo, a resistência equivalente é menor do que a menor das resistências da associação. Assim, ao queimar a lâmpada L2, a resistência equivalente do circuito aumenta. Com isso, a corrente diminui.

129

A

O maior caráter iônico é resultado de uma maior diferença de eletronegativade entre os metais presentes na tabela (enunciado) e o elemento oxigênio presente no grupo carboxilato (solo com biocarvão).

130

D

O enunciado pede a origem da energia que vaporiza a água para produção do doce de leite, e não a energia que de fato vaporizou a água. Por isso, há tanto quantidades de calor sensível quanto latente.

131

A

O corpo lúteo pela secreção dos hormônios estrógeno e progesterona. A sua regressão reduz a secreção desses hormônios.

132

C

Álcool secundário oxida formando cetona. Portanto, o hexan-3-ol é o único álcool secundário.

133

D

O tubo polínico promove o encontro do gameta masculino (núcleo espermático) com o gameta feminino (oosfera).

134

B

Considerando que o gluconato de cálcio retira alumínio do vidro, a maior concentração de gluconato causará a contaminação por alumínio.

135

E

A retirada do anel completo da casca interrompe a condução da seiva elaborada pelo floema. Sendo assim, as raízes deixam de receber os nutrientes.

136

E

O produto do tempo pela quantidade de pessoas na fila resulta no tempo de espera. Logo, o menor tempo de espera é 27min no caixa 5.

137

B

A lua está coberta pela casa central, onde o topo da casa coincide com o centro da Lua. Logo, a visão que temos é de um setor circular.

138

D

Calcule a área da piscina (400m²) e subtraia da área do complexo da piscina, que é de 900m². Logo, a calçada tem 500m².

139

A

Os pontos onde ela ficou sem celular é onde a intensidade é igual a 0, de 10 a 12 e 16 a 20, ou seja 2 + 4 = 6 min.

140

D

O novo preço do produto será R$1800,00. Pelas equações de matemática financeira, temos que (900*i - 600) * i = 600, o que nos leva na equação do segundo grau 3*i² -2*i-2 = 0 que tem positiva 1,215. Isso representa uma taxa de 21,5%.

141

D

Vamos montar uma função do primeiro grau, onde o valor fixo (b) é 500 e o varíável (a) é 250. Resultando em y = 250x + 500

142

A

Pelo esquema do deslocamento dele, nosso gráfico será algo circular. Como a distância percorrida nos 3 momentos é a mesma em função da velocidade ser constante, não pode ser a alternativa E, pois o arco é maior que o diâmetro. Logo, a resposta é a alternativa A.

143

E

A pessoa está em pé na fileira E. Subindo 4 fileiras e andando 3 colunas à direita, temos o lugar I6.

144

B

Cada cartela tem 9 tíquetes. Assim, a diferença é de R$ 6,30.

145

E

Observe que cada aumento de pontos é de 4, 7, 10, 13, ... pontos, o que representa uma PA de 2º ordem. Pela soma da PA de 2º termos 92 pontos.

146

A

A trajeto de P é representado por uma função trigonométrica, é a única alternativa que se enquadra é letra A.

147

C

Fazendo a diferença entre as alturas, concluímos que a cada hora a altura aumenta em 0,3m. Assim, como a área da base é 3m², temos que a razão é 0,9 m³/h.

148

B

Para garantir o mesmo ângulo de chute, precisamos que esteja sobre o mesma circunferência. Logo, ponto Q3.

149

E

Iremos distribuir os números pares nos vértices ou números ímpares. Logo, não pode ser A, B e C. Observe que distribuindo os números ímpares nos vértices, obtemos uma soma igual a 10. Portanto, alternativa E.

150

D

Cada um precisa consumir 30g por dia de carboidrato, ou seja, 2 fatias de pão por dia. Juntos, consomem 4 fatias por dia. Durante 30 dias, irão consumir 120 fatias, dividindo pela quantidade de fatias por pacote, temos no mínimo 7 pacotes por mês.

151

C

Pelas relações trigonométricas, temos que a menor opção será opção 2, alternativa C.

152

E

Esteja atento para a conversão de medidas. Converta Km para metros multiplicando por 1000, e depois de m para cm multiplicando por 100. Logo, a razão é 1/500000.

153

C

Multiplique 20 x 52 x 365 e divida o resultado por 260.

154

C

Sabemos pelo enunciado que podemos excluir as alternativas B, D e E. Como queremos o maior lado possível, quanto maior o ângulo, maior o lado oposto.

155

B

Realizando a razão entre as informações, obtemos mL/(min x Kg).

156

E

O número de cartão total era 800, sendo que 300 eram do 3º ano, logo, a probabilidade é 3/8.

157

A

No 20º dia, temos que o repertório vai estar com 112,5m³ de água. Assim, dividindo esse valor pela quantidade de pessoas, cada uma deve consumir no max 150 l por dia, ou seja, uma redução de 50 l por dia.

158

B

A lista de espera neste ano é de 440 crianças. Como queremos uma redução de 25%, precisamos disponibilizar vagas para 110 crianças. Como cada sala comporta 10 crianças, precisamos de 11 salas.

159

C

Realizando o gasto de cada dia (seg: 1748; ter: ; qua: ; qui: ; sex: ) iremos observar que o dia com maior consumo será quinta-feira.

160

A

Observe que a nova demanda de folhas é 5750. Dividindo por 100, precisaremos de 58 pacotes, totalizando R$232,00. Logo, o desconto deve ser de R$12,00, o que equivale a 5,17%.

161

D

Observe que, em agosto, o produto I supera o produto II, assim, o mês seguinte será setembro, quando deixará de ser produzido.

162

E

A moda é 3, a mediana 4 e a média 4,15. Portanto, a resposta é a alternativa E.

163

B

Considerando que o gráfico representa o volume de água acumulado, e que a torneira fica desligada por 5s, temos que a alternativa plausível é a letra B.

164

C

1 é representado por URAPUM e 2 por OKOSA, como o sistema desse povo é aditivo, temos que 5 seria OKOSO OKOSO URUPUM e 7 seria OKOSO OKOSO OKOSO URUPUM.

165

C

Precisamos saber os 2 meses consecutivos com maior volume de chuva. Somando os volumes mês a mês, precisamos iniciar o plantio em dezembro.

166

B

Calculando os volumes que são removidos, temos que o cone pequeno tem 3 cm de raio e 12 cm de altura, e o cilindro tem 3 cm de raio e 24 cm de altura, obtemos o volume final de 1.296

167

C

Calculando a média ponderada, temos o resultado de 3.250,00.

168

C

Observe que na urna B temos 4 bolas pretas e 12 bolas brancas, ou seja, 16 bolas totais. Para obter uma porcentagem menor ou igual a 1%, precisamos que a nova quantidade de bolas seja 80. Logo, precisamos adicionar 64 bolas brancas.

169

D

Os mais expostos são os de menor taxa de imunização, ou seja, alternativa D.

170

E

Calcule individualmente a parea dos pisos, espelhos e paredes. Desta forma, iremos precisar 3 pisos, 3 espelhos e 2 paredes laterais, resultando uma área total de 1,95m².

171

B

Faça uma linha vertical em 80kg e uma linha horizontal em 1,65 m. Para garantir as características pedidas pelo enunciado, temos 2 estudantes, ou seja, 20%.

172

D

Com 4 ajudantes, ele terá uma venda total de R$3000,00 (600 kg de peixe), fazendo os descontos dos gastos fixos e da porcentagem para cada ajudantes, chegamos em um lucro de R$ 1880,00.

173

D

Como o produto deve ser aplicado em uma única vez com 5L, a população deve ser de 1.000.000 de larvas. Equacionando, chegamos em 4 períodos com cada um de 3 dias, ou seja, um total de 12 dias.

174

A

Observe pelo tipo I, temos a maior combinação de senhas possíveis, ou seja, a menor porcentagem de acertar de primeira e também não era a menor quantidade de caracteres. Logo, letra A.

175

A

Sabemos que 90% pode ser escrito como 0,9. Assim, multiplicando pela quantidade de álcool ingerida (que), encontramos a concentração.

176

B

Traçando a bissetriz do 1º quadrante, temos que os instantes que a Criptomoeda A está mais valorizada são os pontos que estão abaixo da bissetriz, ou seja, 4 instantes.

177

B

Fazendo uso das propriedades de logaritmo, concluímos que nosso N = 49.

178

A

A inscrição 50 tem a primeira bola a chance de 1 de 10 de sair, e a segunda 1 de 5. Já a inscrição 02, tem 1 de 10 na primeira bola e 1 de 6 na segunda.

179

D

Temos uma PG onde a razão é 2/3 e o 7º termo, que corresponde à profundidade de 6m, é (64 * L0)/729.

180

D

Encontrando o x do vértice, temos 20 dias, e pelo y do vértice, temos que o desempenho foi de 5, que caracteriza RUIM.

Gabarito extraoficial do 1º dia do Enem 2023 com resolução

Questão

Gabarito

Resolução Comentada

1 (Inglês)

B

A frase "No man is an island" destaca a ideia de que nenhum indivíduo existe de forma isolada, independente dos outros. Ela enfatiza a importância da conexão e interdependência entre as pessoas, indicando que todos fazem parte de um todo maior, da humanidade. Portanto, a opção (b) "ideia de conexão" é a mais apropriada.

2 (Inglês)

D

O poema retrata a trajetória de refugiados e faz uso da imagem da viagem marítima para destacar a existência de experiências plurais. A viagem marítima simboliza a diversidade de experiências, histórias e culturas que os refugiados carregam consigo, vindos de diferentes origens e vivendo experiências variadas. Portanto, a resposta correta é: D

3 (Inglês)

B

A frase "Coma suas sobras e mantenha seus perecíveis na geladeira - a Terra está contando com isso" (Eat your leftovers and keep your perishables in the fridge - the Earth is counting on it) no cartaz da campanha enfatiza que a Terra depende de cada indivíduo para fazer a sua parte, consumindo sobras de alimentos e armazenando produtos perecíveis na geladeira. Isso ajuda a reduzir o desperdício de comida, um problema significativo, já que o americano descarta em média 300 quilos de comida a cada ano, tornando-a a principal causa do aumento dos aterros sanitários nos Estados Unidos. Portanto, é fundamental consumir suas sobras e armazenar adequadamente os alimentos perecíveis na geladeira, porque a Terra conta com nossas ações, tornando assim a alternativa B correta.

4 (Inglês)

B

A frase presente no cartum diz que quem entrasse na empresa adoraria trabalhar lá pois ninguém trataria o(a) novato(a) diferente só pela sua idade, raça ou gênero, mas a realidade é que no cartum só temos a presença de homens, ou seja a ‘’inclusão’’ não é tão marcada assim.

5 (Inglês)

A

Nesse poema de Tato Laviera, o eu lírico destaca a "convergência linguístico-cultural." A poesia destaca a mistura de culturas e línguas, refletindo a convergência de culturas no contexto do Spanglish, que é uma mistura de espanhol e inglês e representa a fusão de diferentes elementos culturais e linguísticos. Portanto, a alternativa correta é: A

1 (Espanhol)

B

O termo "cortina de fumo" é uma expressão idiomática que se utiliza para descrever uma situação em que se cria uma distração ou uma ilusão para esconder algo que está acontecendo em segundo plano. É comumente usado para descrever ações que visam distrair a atenção das pessoas de algo que está acontecendo nas sombras, geralmente algo negativo ou secreto. Logo, a expressão é uma metáfora que sugere que uma cortina de fumaça está sendo usada para encobrir a visão do que realmente está acontecendo.

2 (Espanhol)

A

A questão em discussão aborda a dislexia, um tema de extrema importância que merece atenção e compreensão. Muitas vezes, pessoas que enfrentam essa condição se sentem deslocadas em relação às demais crianças, chegando ao ponto de seus próprios pais transferirem-nos de escola na esperança de que se integrem melhor. No entanto, a presença de um professor sensível e compreensivo desempenhou um papel fundamental em fazer com que Ishaan se sentisse verdadeiramente acolhido.

3 (Espanhol)

A

A letra da canção "Que quede claro" da banda cubana Orishas manifesta uma clara indignação diante do desrespeito à diversidade. Através dos versos, o texto denuncia a xenofobia, a discriminação racial e o preconceito que persistem na sociedade, ilustrando a necessidade de combater essas atitudes negativas e promover a aceitação e o respeito pelas diferenças culturais e étnicas. Portanto, a opção "a) indignação diante do desrespeito à diversidade" é uma resolução apropriada para a questão, pois captura eficazmente o tema central da letra.

4 (Espanhol)

A

O poema da escritora costarriquenha enfatiza principalmente o uso dos advérbios "rotundamente" e "categóricamente". Esses advérbios são usados para enfatizar a firmeza, a recusa e a determinação da pessoa em não negar sua identidade, voz e características. Portanto, a resposta correta é: A

5 (Espanhol)

E

Nesse poema, o eu poético enaltece a gastronomia como uma representação da identidade cultural de um povo. O poema descreve a diversidade de pratos e sabores espanhóis, destacando como a comida e a culinária são elementos essenciais que simbolizam a cultura e a identidade do povo espanhol. Dessa maneira, a resposta correta é: E

6

A

Ao longo do texto, percebemos várias referências à vida e à obra de Machado de Assis, já que o autor estava escrevendo uma homenagem. A homenagem faz uma analogia entre o noivado e a vida e obra do autor através de metáforas.

7

A

A campanha enumera os benefícios proporcionados pela amamentação, respondendo à pergunta do título.

8

E

O texto pertence ao gênero Carta Aberta e é destinado à população como um todo. Todas as outras alternativas além da E especificam públicos-alvo diferentes. Além disso, o início do texto destaca o vocativo “Prezados cidadãos e cidadãs”

9

C

O texto destaca que a iniciativa da petição mostra a eficiência da mobilização dos cidadãos.

10

B

O final do texto mostra que o limite está no nível de testosterona sendo uma característica biológica padronizada.

11

B

O texto traz o exemplo dos abusos sofridos por Simone Biles e outras atletas da ginástica revelando os impactos psicológicos decorrentes dessa situação.

12

E

Segundo o texto as atividades de lazer estão concentradas nas classes sociais mais altas enquanto outras atividades como deslocamento a pé ou de biclicleta para estudar ou trabalhar são mais frequentes nas camadas mais desfavorecidas.

13

A

O final do texto afirma que os esportes olímpicos deram o primeiro passo para concretizar um evento olímpico oficial.

14

A

Dá-se uma outra leitura aos rituais fúnebres de antigamente, compondo uma ressignificação, comum nas tendências contemporâneas.

15

C

O texto afirma que o uso das redes sociais foi uma forma de ampliar universos para o artista.

16

A

Articulação entre o rap, enquanto manifestação contemporânea, com os povos originários.

17

A

Há uma mistura entre diversos gêneros musicais, que se diferena sua origem, estética e temáticas.

18

A

Esse tipo de arte, no contexto de guerra, provocava distorção de tradições, apresentando uma nova forma de expressão artística que os conservadores do nazismo alemão consideravam inconveniente, de acordo com a política vigente.

19

C

O jeito de corporificar as danças e os rituais afros estão sendo reproduzidas na foto pelos bailarinos, mas, segundo o texto engana-se quem acredita que encontraria uma apresentação mimética da cultura afro-brasileira. Há uma sintetização entre o balê e as práticas religiosas da cultura afro.

20

E

Para criar uma atmosfera desconcertante, o autor traz um jogo de gato e rato, e na alternativa E é mencionado o contraste entre uma austeridade pomposa (a ''solenidade'' dos ratos) e a imagem repugnante que vem pela descrição dos ratos.

21

A

Há uma cultura do medo, praticada pela ditadura, em situações do cotidiano como aquelas citadas pelo menino ao longo do texto.

22

C

O contemporâneo é marcado pelo cotidiano, pela reflexão, pelo comum, e os últimos versos do poema trazem o elemento da banalidade diante de um frustração amorosa.

23

B

24

C

25

A

O recurso linguístico que se destaca na construção da ideia de um enredo comum é a repetição do pronome indefinido “todos”.

26

C

Ao longo do poema o autor demonstra sua dificuldade ao tentar se expressar (''nó na garganta'', o silenciamento ao final).

27

C

O patrimônio está ligado à memória e identidade e conforme o texto os cantos eram uma tentativa de manter a memória viva.

28

C

O texto II mostra preconceito enraizados sobre a visão da mulher na sociedade.

29

E

A finalidade de um texto publicitário é a da mudança de comportamento. A alternativa E é a única que relaciona esse objetivo com a COVID-19.

30

D

Citação e dados estatísticos são estratégias argumentativas, a única alternativa que menciona argumentos é a letra D.

31

E

No terceiro parágrafo o texto afirma que a linguagem serve para manter privilégios de grupo de poder e deixar todos os outros de fora.

32

D

O texto dá exemplos de alguns termos que durante uma consulta médica podem gerar um diagnóstico errado por desconhecimento.

33

A

O texto esclarece que a língua brasileira de sinais é uma língua como qualquer outra, portanto, sujeita a variações.

34

D

O uso não usual de colchetes serve para identificar as ideias às quais a revista está centrada.

35

B

Há uma profusão de informações geradas tanto pelos meios digitais quanto pelo físico (revistas e jornais).

36

D

A forma como Soropita conta as histórias deixa o público envolvido.

37

B

O texto afirma o quanto as perdas provocadas pelo incêndio são irreparáveis.

38

E

O texto destaca diferentes meios disponíveis que propagavam as informações.

39

E

A análise da linguagem permite a identificação de padrões em notícias falsas.

40

D

O texto cita dados alarmantes e busca chamar a atenção para a responsabilidade diante da vida.

41

D

O texto inclui no tema a palavra “junto”, logo, associa-se à cooperativade.

42

A

Os recursos expressivos revelam as marcas de violência de raça (pela escravidão) e de gênero por tratar-se de uma narradora que se caracteriza ao longo do primeiro parágrafo.

43

C

O texto explicita “aqui em portugal eles dizem que o nosso português é errado, que nós não falamos português”, o que está diretamente relacionado à alternativa C.

44

C

45

C

O último verso demonstra a serenidade confirmada pela entrega do eu lírico ao seu novo amor.

46

A

A estrutura desigual, marcada pelo racismo estrutural, perpetua as desigualdades.

47

B

O próprio texto indica que é uma prática "mais amigável, pois apresenta superioridade em termos de conversação da biodiversidade".

48

C

O texto indica que a água do mangue, na maré cheia, ia dentro de casa. Demostrando que a ocupação sobre o manguezal trouxe impactos para a comunidade.

49

D

Questão que reafirma que as mulheres não são vistas como seres humanos, contextualizando a situação do Afeganistão.

50

C

O texto de base indica a oposição geopolítica entre as duas Coreias, que dura desde o fim da guerra entre ambas, em 1953. A oposição político-ideológica é recorrente, não se tratando de questões culturais, étnicas ou envolvendo a temática ecológica.

51

B

A riqueza proporcionada pelo ciclo aurífero possibilitou um relativointercâmcio cultural entre o Brasil e a China, representado pelas chinesices na arte barroca, herdadas pela presença da cerâmica chinesa no país.

52

D

O discurso da importante líder indígena brasileira na COP-26 é um manifesto contra a degradação ambiental, acusando-a como um grave problema global.

53

A

O texto apresenta um aspecto da luta por equidade e representatividade das mulheres a partir do caso envolvendo Lina Bo Bardi que, embora tenha colaborado na elaboração do projeto do MASP, teve sua participação invisibilizada na década de 1940. Através da luta das mulheres, apenas recentemente, a arquiteta teve seu trabalho reconhecido.

54

C

Traz consigo uma lembrança ancestral em relação ao recorte espacial do Sertão.

55

D

O texto traz o contexto de mudanças de meados do século XIX, contexto de Segundo Reinado no Brasil. As mudanças indicadas no texto são, principalmente, o letramento de mulheres, que agora poderiam "escrever bilhetinhos".

56

A

O texto indica que terras, águas, sementes passam a ser objeto de privatização e subordinação à lógica do agronegócio, resultando numa espécie de "cerco" ao modo de vida tradicional camponês, dificultando sua manutenção.

57

E

Os dois textos destacam o quanto a região de Xinjiang possui importância estratégica para os projetos geopolíticos de expansão da influência chinesa, levando a projetos de colonização e intimidação da população local. Neste caso, há uma repressão da pluralidade cultural e religiosa.

58

A

Questão típica de Filosofia, conteúdo amplamento difundido nas aulas e de fácil correlação com o texto de apoio.

59

C

Não carece de repertório filosófico, mas sim conexão do contexto da charge com a noção de política moderna.

60

E

Questão mais abstrata da prova de humanas, porém que se viabilizava por repertório de filosofia existencialista.

61

E

Questão que trata sobre a contribuição da cultura africana na construção da formação do povo brasileiro.

62

C

O texto de base destaca a posição ambígua do Reino Unido face às demandas judia e palestina, levando à reprodução de conflitos territoriais, sem mediação entre as duas comunidades.

63

A

Retomada de Paulo Freire representando a sociologia brasileira; excelente questão que prestigiou uma das maiores autoridades da educação brasileira e sua pedagogia da autonomia.

64

B

O fenômeno exposto no texto é uma cadeia montanhosa, a qual é resultado do encontro convergente das placas tectônicas Indo-Australiana com a Euroasiática.

65

A

Autor mais abordado da história do Enem, esteve presente novamente com o seu racionalismo em uma questão mais complexa que exigia compreensão da conexão do inatismo dualista de Descartes com a fenomenologia de Merleau-Ponty.

66

D

As figuras apresentadas na questão abordam as temperaturas médias globais e as variações das taxas de pluviosidade a partir da potencialização do aquecimento global. Como o comando questiona a medida para minizar as mudanças das imagens, ao controlar as emissões de carbono, controlaremos o aquecimento global de vias antrópicas e dimuir as possíveis mudanças.

67

B

Questão típica do Enem, os sofistas representaram a Filosofia Clássica com uma moldura interessante pois foi a partir de um texto de Machado de Assis o que promove a interdisciplinaridade do Enem e pediu sua ferramente principal: a retórica.

68

E

Discutindo a questão da vacina e de políticas de imunização em Portugal, negadas ao Brasil quando colônia. apreenta o princípio iluminista da probidade e responsabilidade dos governantes sobre diferentes aspectos de seus cidadãos, como a saúde.

69

A

O texto aborda a prática da agricultura nos espaços urbanos, e o comando questiona a vantagem que essa prática desencadearia, e os espaços ociosos no meio urbano podem ser produtivos para a prática agrícola.

70

B

71

A

A questão aborda o aparelhamento de movimentos sociais pela Ditadura, para enfraquecer a luta por reforma agrária.

72

D

O texto ressalta que a demanda dos produtores rurais europeus visa estabelecer barreiras fitossanitárias em decorrência da procedência de produtos como carne, enquanto os industriais europeus desejam um mercado mais aberto para fomentar exportações.

73

E

A questão apresenta a discussão de gênero dentro do contexto da Revolução Francesa, com destaque para as rupturas políticas, institucionais e comportamentais do período.

74

B

A questão discute aspectos do antisemitismo na Europa e suas ramificações no Brasil do primeiro terço do século XX, apresentando uma discussão sócio-ideológica sobre o processo de imigração no período.

75

A

O texto ressalta aspectos negativos da competitividade na globalização, com a prática de "dumping", que envolve irregularidades no setor de exportações. As alternativas que envolvem modernização industrial, limite da monopolização, existência de holdings e questões administrativas não necessariamente envolvem problemas.

76

A

Mais um autor recorrente da prova, Foucault foi abordado com sua reflexão acerca da biopolítica a partir de fragmento de Vigiar e Punir, a principal obra do autor.

77

B

Questão bem interdisciplinar entre Sociologia e História, que expõe a diversidade cultural que atravessa os oceanos.

78

C

O comando questiona a alternativa que inviabiliza a recuperação de solos agredidos, a a única alternativa que trás elementos de impacto negativo ao solo é a diminuição da fertilidade.

79

D

Trata sobre a modernização da socialização feminina, que continua reproduzindo os papéis socialmente e historicamente impostos às mulheres.

80

C

A questão se insere no contexto da Ditadura Civil-Militar, já no processo de reabertura, mas que pontua a permanência da violência e repressão da Ditadura contra opositores, como Vladmir Herzog.

81

A

O comando questiona o problema central na ocupação de espaços amazônicos, citando práticas econômicas, como avanço da soja e pecuária, através de grileiros (elemento que torna a alternativa das terras devolutas como a opção de resposta correta). Porém, o autor do texto aborda também alternativas logísticas, que coloca a resposta sobre "Incorporação de exportação ilegal" como possibilidade.

82

B

Traz uma reflexão entre o passado e o presente sobre as formas de colonização.

83

A

O texto fala sobre a transição entre a Idade Medieval e a Era Moderna, destacando mudanças econômicas, sociais e ambientais no contexto da expansão marítima. Esse processo fez amplo uso de recursos como madeira para atividades comerciais e industriais.

84

D

Abordando a América pré-colombiana, a questão pontua a diversidade religiosa e cultural do Império Inca.

85

C

Ressignificação de palavras racistas como consequência da luta do movimento negro.

86

D

A redução da taxa de fecundidade no Brasil é, em parte, causada pela entrada da mulher no mercado de trabalho, cada vez mais competitivo, levando às pessoas à decisão de postergar a decisão de ter filhos, ter menos ou abrir mão desse aspecto em suas vidas.

87

A

Se relaciona com as manifestações culturais, permanecendo os traços culturais mesmo com a modernização.

88

A

A questão trabalha com a História dos costumes, bem como estratificação social no período moderno. O uso de talheres marcou um novo signo de distinção social, já que o uso dos talheres não era uma prática comum e acessível a todos.

89

D

Essa questão reforça padrões de abuso que são passíveis de punição na Lei Maria da Penha.

90

E

O texto destaca o quanto a modernização tecnológica intensa que envolve as atividades das "big techs" se combina com a precarização, e invibilização, dos trabalhadores, mesmo que envolvidos em atividades de alto teor tecnológico.

Questão

Gabarito

Resolução Comentada

1 (Inglês)

B

A frase "Coma suas sobras e mantenha seus perecíveis na geladeira - a Terra está contando com isso" (Eat your leftovers and keep your perishables in the fridge - the Earth is counting on it) no cartaz da campanha enfatiza que a Terra depende de cada indivíduo para fazer a sua parte, consumindo sobras de alimentos e armazenando produtos perecíveis na geladeira. Isso ajuda a reduzir o desperdício de comida, um problema significativo, já que o americano descarta em média 300 quilos de comida a cada ano, tornando-a a principal causa do aumento dos aterros sanitários nos Estados Unidos. Portanto, é fundamental consumir suas sobras e armazenar adequadamente os alimentos perecíveis na geladeira, porque a Terra conta com nossas ações, tornando assim a alternativa B correta.

2 (Inglês)

B

A frase "No man is an island" destaca a ideia de que nenhum indivíduo existe de forma isolada, independente dos outros. Ela enfatiza a importância da conexão e interdependência entre as pessoas, indicando que todos fazem parte de um todo maior, da humanidade. Portanto, a opção (b) "ideia de conexão" é a mais apropriada.

3 (Inglês)

D

O poema retrata a trajetória de refugiados e faz uso da imagem da viagem marítima para destacar a existência de experiências plurais. A viagem marítima simboliza a diversidade de experiências, histórias e culturas que os refugiados carregam consigo, vindos de diferentes origens e vivendo experiências variadas. Portanto, a resposta correta é: D

4 (Inglês)

A

Nesse poema de Tato Laviera, o eu lírico destaca a "convergência linguístico-cultural." A poesia destaca a mistura de culturas e línguas, refletindo a convergência de culturas no contexto do Spanglish, que é uma mistura de espanhol e inglês e representa a fusão de diferentes elementos culturais e linguísticos. Portanto, a alternativa correta é: A

5 (Inglês)

B

A frase presente no cartum diz que quem entrasse na empresa adoraria trabalhar lá pois ninguém trataria o(a) novato(a) diferente só pela sua idade, raça ou gênero, mas a realidade é que no cartum só temos a presença de homens, ou seja a ‘’inclusão’’ não é tão marcada assim.

1 (Espanhol)

A

A questão em discussão aborda a dislexia, um tema de extrema importância que merece atenção e compreensão. Muitas vezes, pessoas que enfrentam essa condição se sentem deslocadas em relação às demais crianças, chegando ao ponto de seus próprios pais transferirem-nos de escola na esperança de que se integrem melhor. No entanto, a presença de um professor sensível e compreensivo desempenhou um papel fundamental em fazer com que Ishaan se sentisse verdadeiramente acolhido.

2 (Espanhol)

A

O poema da escritora costarriquenha enfatiza principalmente o uso dos advérbios "rotundamente" e "categóricamente". Esses advérbios são usados para enfatizar a firmeza, a recusa e a determinação da pessoa em não negar sua identidade, voz e características. Portanto, a resposta correta é: A

3 (Espanhol)

E

Nesse poema, o eu poético enaltece a gastronomia como uma representação da identidade cultural de um povo. O poema descreve a diversidade de pratos e sabores espanhóis, destacando como a comida e a culinária são elementos essenciais que simbolizam a cultura e a identidade do povo espanhol. Dessa maneira, a resposta correta é: E

4 (Espanhol)

B

O termo "cortina de fumo" é uma expressão idiomática que se utiliza para descrever uma situação em que se cria uma distração ou uma ilusão para esconder algo que está acontecendo em segundo plano. É comumente usado para descrever ações que visam distrair a atenção das pessoas de algo que está acontecendo nas sombras, geralmente algo negativo ou secreto. Logo, a expressão é uma metáfora que sugere que uma cortina de fumaça está sendo usada para encobrir a visão do que realmente está acontecendo.

5 (Espanhol)

A

A letra da canção "Que quede claro" da banda cubana Orishas manifesta uma clara indignação diante do desrespeito à diversidade. Através dos versos, o texto denuncia a xenofobia, a discriminação racial e o preconceito que persistem na sociedade, ilustrando a necessidade de combater essas atitudes negativas e promover a aceitação e o respeito pelas diferenças culturais e étnicas. Portanto, a opção "a) indignação diante do desrespeito à diversidade" é uma resolução apropriada para a questão, pois captura eficazmente o tema central da letra.

6

D

O texto inclui no tema a palavra “junto”, logo, associa-se à cooperativade.

7

A

Os recursos expressivos revelam as marcas de violência de raça (pela escravidão) e de gênero por tratar-se de uma narradora que se caracteriza ao longo do primeiro parágrafo.

8

C

O texto explicita “aqui em portugal eles dizem que o nosso português é errado, que nós não falamos português”, o que está diretamente relacionado à alternativa C.

9

E

O texto destaca diferentes meios disponíveis que propagavam as informações.

10

E

A análise da linguagem permite a identificação de padrões em notícias falsas

11

D

O texto cita dados alarmantes e busca chamar a atenção para a responsabilidade diante da vida.

12

C

13

C

O último verso demonstra a serenidade confirmada pela entrega do eu lírico ao seu novo amor.

14

D

A forma como Soropita conta as histórias deixa o público envolvido.

15

B

O texto afirma o quanto as perdas provocadas pelo incêndio são irreparáveis.

16

A

O texto esclarece que a língua brasileira de sinais é uma língua como qualquer outra, portanto, sujeita a variações

17

D

O uso não usual de colchetes serve para identificar as ideias às quais a revista está centrada

18

B

Há uma profusão de informações geradas tanto pelos meios digitais quanto pelo físico (revistas e jornais).

19

D

Citação e dados estatísticos são estratégias argumentativas, a única alternativa que menciona argumentos é a letra D

20

E

No terceiro parágrafo o texto afirma que a linguagem serve para manter privilégios de grupo de poder e deixar todos os outros de fora.

21

D

O texto dá exemplos de alguns termos que durante uma consulta médica podem gerar um diagnóstico errado por desconhecimento.

22

C

O patrimônio está ligado à memória e identidade e conforme o texto os cantos eram uma tentativa de manter a memória viva.

23

C

O texto II mostra preconceito enraizados sobre a visão da mulher na sociedade.

24

E

A finalidade de um texto publicitário é a da mudança de comportamento. A alternativa E é a única que relaciona esse objetivo com a COVID-19.

25

B

26

C

27

A

O recurso linguístico que se destaca na construção da ideia de um enredo comum é a repetição do pronome indefinido “todos”.

28

C

Ao longo do poema o autor demonstra sua dificuldade ao tentar se expressar (''nó na garganta'', o silenciamento ao final).

29

E

Para criar uma atmosfera desconcertante, o autor traz um jogo de gato e rato, e na alternativa E é mencionado o contraste entre uma austeridade pomposa (a ''solenidade'' dos ratos) e a imagem repugnante que vem pela descrição dos ratos.

30

A

Há uma cultura do medo, praticada pela ditadura, em situações do cotidiano como aquelas citadas pelo menino ao longo do texto.

31

C

O contemporâneo é marcado pelo cotidiano, pela reflexão, pelo comum, e os últimos versos do poema trazem o elemento da banalidade diante de um frustração amorosa.

32

A

Há uma mistura entre diversos gêneros musicais, que se diferena sua origem, estética e temáticas.

33

A

Esse tipo de arte, no contexto de guerra, provocava distorção de tradições, apresentando uma nova forma de expressão artística que os conservadores do nazismo alemão consideravam inconveniente, de acordo com a política vigente.

34

C

O jeito de corporificar as danças e os rituais afros estão sendo reproduzidas na foto pelos bailarinos, mas, segundo o texto engana-se quem acredita que encontraria uma apresentação mimética da cultura afro-brasileira. Há uma sintetização entre o balê e as práticas religiosas da cultura afro.

35

A

O final do texto afirma que os esportes eletrônicos deram o primeiro passo para concretizar um evento olímpico oficial

36

A

Dá-se uma outra leitura aos rituais fúnebres de antigamente, compondo uma ressignificação, comum nas tendências contemporâneas.

37

C

O texto afirma que o uso das redes sociais foi uma forma de ampliar universos para o artista.

38

A

Articulação entre o rap, enquanto manifestação contemporânea, com os povos originários.

39

C

O texto destaca que a iniciativa da petição mostra a eficiência da mobilização dos cidadãos.

40

B

O final do texto mostra que o limite está no nível de testosterona sendo uma característica biológica padronizada.

41

B

O texto traz o exemplo dos abusos sofridos por Simone Biles e outras atletas da ginástica revelando os impactos psicológicos decorrentes dessa situação.

42

E

Segundo o texto as atividades de lazer estão concentradas nas classes sociais mais altas enquanto outras atividades como deslocamento a pé ou de biclicleta para estudar ou trabalhar são mais frequentes nas camadas mais desfavorecidas.

43

A

Ao longo do texto, percebemos várias referências à vida e à obra de Machado de Assis, já que o autor estava escrevendo uma homenagem. A homenagem faz uma analogia entre o noivado e a vida e obra do autor através de metáforas.

44

A

A campanha enumera os benefícios proporcionados pela amamentação, respondendo à pergunta do título

45

E

O texto pertence ao gênero Carta Aberta e é destinado à população como um todo. Todas as outras alternativas além da E especificam públicos-alvo diferentes. Além disso, o início do texto destaca o vocativo “Prezados cidadãos e cidadãs”

46

C

Traz consigo uma lembrança ancestral em relação ao recorte espacial do Sertão.

47

D

O texto traz o contexto de mudanças sócio-culturais de meados do século XIX, contexto de Segundo Reinado no Brasil. Essas tranformações são exemplificadas no texto através do letramento de meninas, que agora poderiam "mandar e receber bilhetinhos".

48

A

O texto indica que terras, águas, sementes passam a ser objeto de privatização e subordinação à lógica do agronegócio, resultando numa espécie de "cerco" ao modo de vida tradicional camponês, dificultando sua manutenção.

49

E

Os dois textos destacam o quanto a região de Xinjiang possui importância estratégica para os projetos geopolíticos de expansão da influência chinesa, levando a projetos de colonização e intimidação da população local. Neste caso, há uma repressão da pluralidade cultural e religiosa.

50

E

Questão que trata sobre a contribuição da cultura africana na construção da formação do povo brasileiro.

51

C

O texto de base destaca a posição ambígua do Reino Unido face às demandas judia e palestina, levando à reprodução de conflitos territoriais, sem mediação entre as duas comunidades.

52

A

Retomada de Paulo Freire representando a sociologia brasileira; excelente questão que prestigiou uma das maiores autoridades da educação brasileira e sua pedagogia da autonomia.

53

B

O fenômeno exposto no texto é uma cadeia montanhosa, a qual é resultado do encontro convergente das placas tectônicas Indo-Australiana com a Euroasiática.

54

A

Autor mais abordado da história do Enem, esteve presente novamente com o seu racionalismo em uma questão mais complexa que exigia compreensão da conexão do inatismo dualista de Descartes com a fenomenologia de Merleau-Ponty.

55

A

Questão típica de Filosofia, conteúdo amplamento difundido nas aulas e de fácil correlação com o texto de apoio.

56

C

Não carece de repertório filosófico, mas sim conexão do contexto da charge com a noção de política moderna.

57

E

Questão mais abstrata da prova de humanas, porém que se viabilizava por repertório de filosofia existencialista.

58

A

Se relaciona com as manifestações culturais, permanecendo os traços culturais mesmo com a modernização.

59

A

A questão trabalha com a História dos costumes, bem como estratificação social no período moderno. O uso de talheres marcou um novo signo de distinção social, já que o uso dos talheres não era uma prática comum e acessível a todos.

60

D

Essa questão reforça padrões de abuso que são passíveis de punição na Lei Maria da Penha.

61

E

O texto destaca o quanto a modernização tecnológica intensa que envolve as atividades das "big techs" se combina com a precarização, e invibilização, dos trabalhadores, mesmo que envolvidos em atividades de alto teor tecnológico.

62

C

O texto de base indica a oposição geopolítica entre as duas Coreias, que dura desde o fim da guerra entre ambas, em 1953. A oposição político-ideológica é recorrente, não se tratando de questões culturais, étnicas ou envolvendo a temática ecológica.

63

B

A riqueza proporcionada pelo ciclo aurífero possibilitou um relativointercâmcio cultural entre o Brasil e a China, representado pelas chinesices na arte barroca, herdadas pela presença da cerâmica chinesa no país.

64

D

O discurso da importante líder indígena brasileira na COP-26 é um manifesto contra a degradação ambiental, acusando-a como um grave problema global.

65

A

O texto apresenta um aspecto da luta por equidade e representatividade das mulheres a partir do caso envolvendo Lina Bo Bardi que, embora tenha colaborado na elaboração do projeto do MASP, teve sua participação invisibilizada na década de 1940. Através da luta das mulheres, apenas recentemente, a arquiteta teve seu trabalho reconhecido.

66

A

A estrutura desigual, marcada pelo racismo estrutural, perpetua as desigualdades.

67

B

O próprio texto indica que é uma prática "mais amigável, pois apresenta superioridade em termos de conversação da biodiversidade".

68

C

O texto indica que a água do mangue, na maré cheia, ia dentro de casa. Demostrando que a ocupação sobre o manguezal trouxe impactos para a comunidade.

69

D

Questão que reafirma que as mulheres não são vistas como seres humanos, contextualizando a situação do Afeganistão.

70

C

A questão se insere no contexto da Ditadura Civil-Militar, já no processo de reabertura, mas que pontua a permanência da violência e repressão da Ditadura contra opositores, como Vladmir Herzog.

71

A

O comando questiona o problema central na ocupação de espaços amazônicos, citando práticas econômicas, como avanço da soja e pecuária, através de grileiros (elemento que torna a alternativa das terras devolutas como a opção de resposta correta). Porém, o autor do texto aborda também alternativas logísticas, que coloca a resposta sobre "Incorporação de exportação ilegal" como possibilidade.

72

B

Traz uma reflexão entre o passado e o presente sobre as formas de colonização.

73

A

O texto fala sobre a transição entre a Idade Medieval e a Era Moderna, destacando mudanças econômicas, sociais e ambientais no contexto da expansão marítima. Esse processo fez amplo uso de recursos como madeira para atividades comerciais e industriais.

74

D

Abordando a América pré-colombiana, a questão pontua a diversidade religiosa e cultural do Império Inca.

75

C

Ressignificação de palavras racistas como consequência da luta do movimento negro.

76

D

A redução da taxa de fecundidade no Brasil é, em parte, causada pela entrada da mulher no mercado de trabalho, cada vez mais competitivo, levando às pessoas à decisão de postergar a decisão de ter filhos, ter menos ou abrir mão desse aspecto em suas vidas.

77

E

Discutindo a questão da vacina e de políticas de imunização em Portugal, negadas ao Brasil quando colônia. apreenta o princípio iluminista da probidade e responsabilidade dos governantes sobre diferentes aspectos de seus cidadãos, como a saúde.

78

A

O texto aborda a prática da agricultura nos espaços urbanos, e o comando questiona a vantagem que essa prática desencadearia, e os espaços ociosos no meio urbano podem ser produtivos para a prática agrícola.

79

B

80

A

A questão aborda o aparelhamento de movimentos sociais pela Ditadura, para enfraquecer a luta por reforma agrária.

81

A

Mais um autor recorrente da prova, Foucault foi abordado com sua reflexão acerca da biopolítica a partir de fragmento de Vigiar e Punir, a principal obra do autor.

82

B

Questão bem interdisciplinar entre Sociologia e História, que expõe a diversidade cultural que atravessa os oceanos.

83

C

O comando questiona a alternativa que inviabiliza a recuperação de solos agredidos, a a única alternativa que trás elementos de impacto negativo ao solo é a diminuição da fertilidade.

84

D

Trata sobre a modernização da socialização feminina, que continua reproduzindo os papéis socialmente e historicamente impostos às mulheres.

85

D

O texto ressalta que a demanda dos produtores rurais europeus visa estabelecer barreiras fitossanitárias em decorrência da procedência de produtos como carne, enquanto os industriais europeus desejam um mercado mais aberto para fomentar exportações.

86

E

A questão apresenta a discussão de gênero dentro do contexto da Revolução Francesa, com destaque para as rupturas políticas, institucionais e comportamentais do período.

87

B

A questão discute aspectos do antisemitismo na Europa e suas ramificações no Brasil do primeiro terço do século XX, apresentando uma discussão sócio-ideológica sobre o processo de imigração no período.

88

A

O texto ressalta aspectos negativos da competitividade na globalização, com a prática de "dumping", que envolve irregularidades no setor de exportações. As alternativas que envolvem modernização industrial, limite da monopolização, existência de holdings e questões administrativas não necessariamente envolvem problemas.

89

D

As figuras apresentadas na questão abordam as temperaturas médias globais e as variações das taxas de pluviosidade a partir da potencialização do aquecimento global. Como o comando questiona a medida para minizar as mudanças das imagens, ao controlar as emissões de carbono, controlaremos o aquecimento global de vias antrópicas e dimuir as possíveis mudanças.

90

B

Questão típica do Enem, os sofistas representaram a Filosofia Clássica com uma moldura interessante pois foi a partir de um texto de Machado de Assis o que promove a interdisciplinaridade do Enem e pediu sua ferramente principal: a retórica.

Questão

Gabarito

Resolução Comentada

1 (Inglês)

B

A frase presente no cartum diz que quem entrasse na empresa adoraria trabalhar lá pois ninguém trataria o(a) novato(a) diferente só pela sua idade, raça ou gênero, mas a realidade é que no cartum só temos a presença de homens, ou seja a ‘’inclusão’’ não é tão marcada assim.

2 (Inglês)

B

A frase "No man is an island" destaca a ideia de que nenhum indivíduo existe de forma isolada, independente dos outros. Ela enfatiza a importância da conexão e interdependência entre as pessoas, indicando que todos fazem parte de um todo maior, da humanidade. Portanto, a opção (b) "ideia de conexão" é a mais apropriada.

3 (Inglês)

B

A frase "Coma suas sobras e mantenha seus perecíveis na geladeira - a Terra está contando com isso" (Eat your leftovers and keep your perishables in the fridge - the Earth is counting on it) no cartaz da campanha enfatiza que a Terra depende de cada indivíduo para fazer a sua parte, consumindo sobras de alimentos e armazenando produtos perecíveis na geladeira. Isso ajuda a reduzir o desperdício de comida, um problema significativo, já que o americano descarta em média 300 quilos de comida a cada ano, tornando-a a principal causa do aumento dos aterros sanitários nos Estados Unidos. Portanto, é fundamental consumir suas sobras e armazenar adequadamente os alimentos perecíveis na geladeira, porque a Terra conta com nossas ações, tornando assim a alternativa B correta.

4 (Inglês)

D

O poema retrata a trajetória de refugiados e faz uso da imagem da viagem marítima para destacar a existência de experiências plurais. A viagem marítima simboliza a diversidade de experiências, histórias e culturas que os refugiados carregam consigo, vindos de diferentes origens e vivendo experiências variadas. Portanto, a resposta correta é: D

5 (Inglês)

A

Nesse poema de Tato Laviera, o eu lírico destaca a "convergência linguístico-cultural." A poesia destaca a mistura de culturas e línguas, refletindo a convergência de culturas no contexto do Spanglish, que é uma mistura de espanhol e inglês e representa a fusão de diferentes elementos culturais e linguísticos. Portanto, a alternativa correta é: A

1 (Espanhol)

A

O poema da escritora costarriquenha enfatiza principalmente o uso dos advérbios "rotundamente" e "categóricamente". Esses advérbios são usados para enfatizar a firmeza, a recusa e a determinação da pessoa em não negar sua identidade, voz e características. Portanto, a resposta correta é: A

2 (Espanhol)

B

O termo "cortina de fumo" é uma expressão idiomática que se utiliza para descrever uma situação em que se cria uma distração ou uma ilusão para esconder algo que está acontecendo em segundo plano. É comumente usado para descrever ações que visam distrair a atenção das pessoas de algo que está acontecendo nas sombras, geralmente algo negativo ou secreto. Logo, a expressão é uma metáfora que sugere que uma cortina de fumaça está sendo usada para encobrir a visão do que realmente está acontecendo.

3 (Espanhol)

A

A letra da canção "Que quede claro" da banda cubana Orishas manifesta uma clara indignação diante do desrespeito à diversidade. Através dos versos, o texto denuncia a xenofobia, a discriminação racial e o preconceito que persistem na sociedade, ilustrando a necessidade de combater essas atitudes negativas e promover a aceitação e o respeito pelas diferenças culturais e étnicas. Portanto, a opção "a) indignação diante do desrespeito à diversidade" é uma resolução apropriada para a questão, pois captura eficazmente o tema central da letra.

4 (Espanhol)

E

Nesse poema, o eu poético enaltece a gastronomia como uma representação da identidade cultural de um povo. O poema descreve a diversidade de pratos e sabores espanhóis, destacando como a comida e a culinária são elementos essenciais que simbolizam a cultura e a identidade do povo espanhol. Dessa maneira, a resposta correta é: E

5 (Espanhol)

A

A questão em discussão aborda a dislexia, um tema de extrema importância que merece atenção e compreensão. Muitas vezes, pessoas que enfrentam essa condição se sentem deslocadas em relação às demais crianças, chegando ao ponto de seus próprios pais transferirem-nos de escola na esperança de que se integrem melhor. No entanto, a presença de um professor sensível e compreensivo desempenhou um papel fundamental em fazer com que Ishaan se sentisse verdadeiramente acolhido.

6

C

O patrimônio está ligado à memória e identidade e conforme o texto os cantos eram uma tentativa de manter a memória viva.

7

C

O texto II mostra preconceito enraizados sobre a visão da mulher na sociedade.

8

E

A finalidade de um texto publicitário é a da mudança de comportamento. A alternativa E é a única que relaciona esse objetivo com a COVID-19.

9

E

O texto destaca diferentes meios disponíveis que propagavam as informações.

10

E

A análise da linguagem permite a identificação de padrões em notícias falsas

11

D

O texto cita dados alarmantes e busca chamar a atenção para a responsabilidade diante da vida.

12

E

Para criar uma atmosfera desconcertante, o autor traz um jogo de gato e rato, e na alternativa E é mencionado o contraste entre uma austeridade pomposa (a ''solenidade'' dos ratos) e a imagem repugnante que vem pela descrição dos ratos.

13

A

Há uma cultura do medo, praticada pela ditadura, em situações do cotidiano como aquelas citadas pelo menino ao longo do texto.

14

C

O contemporâneo é marcado pelo cotidiano, pela reflexão, pelo comum, e os últimos versos do poema trazem o elemento da banalidade diante de um frustração amorosa.

15

B

16

C

17

A

O recurso linguístico que se destaca na construção da ideia de um enredo comum é a repetição do pronome indefinido “todos”.

18

C

Ao longo do poema o autor demonstra sua dificuldade ao tentar se expressar (''nó na garganta'', o silenciamento ao final).

19

A

Há uma mistura entre diversos gêneros musicais, que se diferena sua origem, estética e temáticas.

20

A

Esse tipo de arte, no contexto de guerra, provocava distorção de tradições, apresentando uma nova forma de expressão artística que os conservadores do nazismo alemão consideravam inconveniente, de acordo com a política vigente.

21

C

O jeito de corporificar as danças e os rituais afros estão sendo reproduzidas na foto pelos bailarinos, mas, segundo o texto engana-se quem acredita que encontraria uma apresentação mimética da cultura afro-brasileira. Há uma sintetização entre o balê e as práticas religiosas da cultura afro.

22

A

O final do texto afirma que os esportes eletrônicos deram o primeiro passo para concretizar um evento olímpico oficial

23

A

Dá-se uma outra leitura aos rituais fúnebres de antigamente, compondo uma ressignificação, comum nas tendências contemporâneas.

24

C

O texto afirma que o uso das redes sociais foi uma forma de ampliar universos para o artista.

25

A

Articulação entre o rap, enquanto manifestação contemporânea, com os povos originários.

26

A

Ao longo do texto, percebemos várias referências à vida e à obra de Machado de Assis, já que o autor estava escrevendo uma homenagem. A homenagem faz uma analogia entre o noivado e a vida e obra do autor através de metáforas.

27

A

A campanha enumera os benefícios proporcionados pela amamentação, respondendo à pergunta do título

28

E

O texto pertence ao gênero Carta Aberta e é destinado à população como um todo. Todas as outras alternativas além da E especificam públicos-alvo diferentes. Além disso, o início do texto destaca o vocativo “Prezados cidadãos e cidadãs”

29

C

O texto destaca que a iniciativa da petição mostra a eficiência da mobilização dos cidadãos.

30

B

O final do texto mostra que o limite está no nível de testosterona sendo uma característica biológica padronizada.

31

B

O texto traz o exemplo dos abusos sofridos por Simone Biles e outras atletas da ginástica revelando os impactos psicológicos decorrentes dessa situação.

32

E

Segundo o texto as atividades de lazer estão concentradas nas classes sociais mais altas enquanto outras atividades como deslocamento a pé ou de biclicleta para estudar ou trabalhar são mais frequentes nas camadas mais desfavorecidas.

33

D

A forma como Soropita conta as histórias deixa o público envolvido.

34

B

O texto afirma o quanto as perdas provocadas pelo incêndio são irreparáveis.

35

C

36

C

O último verso demonstra a serenidade confirmada pela entrega do eu lírico ao seu novo amor.

37