Aprova tem alunas nota mil na redação: veja como são as aulas
Além das videoaulas, a plataforma incentiva o estudante a escrever e oferece as ferramentas necessárias para fazer uma boa redação

Acessibilidade
Que a plataforma Aprova Total oferece as melhores videoaulas para Enem e vestibulares com os professores mais sensacionais do universo você já sabia! Mas que a preparação para a temida prova de redação também é ultra-mega-blaster incrível, você tinha noção? Prova disso é que tivemos duas alunas com nota mil na redação no Enem 2022 - e em outros anos também, como o André de Araújo, que hoje é estudante de Medicina da UFRJ. Ficou interessado(a) em saber como são as aulas de redação e as correções no Aprova Total? A gente conta!

NAVEGUE PELOS CONTEÚDOS
Como são as aulas de redação e as correções na plataforma
Juliane Motta, diretora pedagógica no Aprova Total, explica que os assinantes da plataforma tem acesso a seis cursos de redação. São eles:
- Introdução à redação (8 videoaulas)
- Dissertação (14 videoaulas)
- Argumentação (8 videoaulas)
- Gêneros textuais (14 videoaulas)
- Redação nos vestibulares (13 videoaulas)
- Enem (131 aulas)
“O Aprova Total tem hoje um curso que parte da premissa que se estuda redação, mas que é preciso, além do conhecimento sobre ela, ter estratégias para a hora da prova”, destaca a diretora.
E como são as aulas de redação? Elas auxiliam o aluno em tudo o que ele precisa para escrever uma boa redação: domínio da estrutura, argumentação, repertório e bom uso da língua. “No curso voltado para a redação do Enem, ministrado pelo professor Lauro, as videoaulas vão além, tratando de questões estratégicas, como usar ou não modelo pronto e começar ou não a prova pela redação. Afinal, essas decisões também fazem parte do caminho rumo à nota 1000”, diz Juliane.
Além das videoaulas, semanalmente, os alunos têm uma aula específica sobre temas que enriquecem o seu repertório, e recebem uma proposta de redação (no modelo Enem) sobre o assunto. Os textos são corrigidos de acordo com os critérios de avaliação do Enem, e os estudantes têm até quatro correções comentadas por mês.
“A plataforma não só incentiva o aluno a escrever como também lhe dá a ferramenta necessária para isso, pois a escrita de uma redação sem o feedback de um profissional não tem função pedagógica”, aponta. As correções abrangem comentários sobre as competências, impressões gerais e apontamento de todos os erros cometidos pelo aluno.
Há, também, a ferramenta da reescrita, que é aliada no processo de aprendizagem, uma vez que permite refazer o texto com base nas dicas recebidas anteriormente, podendo, então, fixar o aprendizado e verificar a sua evolução.
Novidades na plataforma
Para este ano, a plataforma vai oferecer aulas mais aprofundadas sobre diversos gêneros textuais, além da dissertação. E, a partir de 27/2, toda semana, estarão disponíveis aulas de tema das redações de quatro outros vestibulares – Fuvest, Unicamp, Unesp e UFPR, além do Enem. As correções vão considerar os critérios dessas bancas.
Por fim, outra novidade da plataforma são os webdocs semanais, que estrearam em 13/2 e abordam uma temática transversal. Esses documentários didáticos de cerca de 10 a 15 minutos são conectados aos temas das propostas de redação. Uso excessivo de plástico, arquitetura hostil e agrotóxicos são os assuntos dos três primeiros. “A cada lançamento de um webdoc, disponibilizamos também um e-book e exercícios relacionados ao conteúdo abordado. Tudo para ajudar nossos alunos a ir bem nas provas e redação do Enem e vestibulares em geral”, conclui Juliane.
Alunas nota 1000 no Enem 2022
Maria Eduarda Graciano é uma das alunas do Aprova Total que recebeu nota 1000 na redação do Enem. Ela é de Itanhandu, cidade do sul de Minas Gerais, tem 19 anos e fez a prova pela quarta vez, mas esta foi a segunda realmente valendo uma vaga no vestibular.
“Primeiramente (usando um conectivo: é importante!), fiquei muito feliz com a nota, nunca imaginei que seria uma das poucas pessoas a tirar 1000 na redação do Enem”, diz Duda. “Sempre gostei de escrever e de ler, desde criança, vivia acompanhada de um livro", conta.

A outra nota 1000 é de Juliana Moreau. Baiana de Itamaraju (BA), ela tem 17 anos e começou a se preparar para o Enem ainda no segundo ano do Ensino Médio.

“Eu recomendo demais a plataforma, não apenas para quem precisa melhorar a redação. No meu caso, ajudou demais em Matemática também, e eu consegui alcançar uma nota acima dos 940”, comemora.
Duda, que esteve com a gente durante 2022, pretende estudar Medicina e isso, segundo ela, já explica a "loucura" de longas jornadas de estudo, simulados, consulta a provas antigas e prática de várias redações. Mas de nada adianta se as correções também não acompanharem esse ritmo, não é? Juliana, que também quer ser médica, reforça que o Aprova oferece esse retorno detalhado, com notas coerentes, que mostram os principais pontos a melhorar.
Está em busca de uma preparação completa para concorrer a uma vaga em Medicina? Na plataforma Aprova Total você tem acesso às melhores videoaulas com foco no Enem e nos maiores vestibulares do Brasil!
10 dicas para mandar bem na prova de redação do Enem
Nossas alunas nota mil na redação do Enem 2022, cujo tema foi "Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil", sugerem caminhos para melhorar o seu texto:
- Acompanhar as notícias sobre as principais pautas da atualidade;
- Ler muito! "Não precisa ser os clássicos elaborados, mas, ter contato com a escrita, automaticamente, vai ajudar a melhorar a sua", diz Duda;
- Refazer as redações, já prestando atenção no que está errado e corrigindo;
- Entender as competências da redação do Enem, o que é cobrado e o que é considerado erro
- Ter um caderno de repertórios em que você pode fazer anotações sobre temas importantes e consultá-los a qualquer momento;
- Estudar estratégias de argumentação para agregar valor ao texto;
- Analisar outras redações - isso mesmo, ler os textos de pessoas que receberam boas notas;
- Praticar, no mínimo, com uma redação por semana!
- Não fazer pausas para pesquisar nada no celular ou no computador e deixar que os erros apareçam para encará-los na correção;
- Escrever a redação simulando ao máximo o tempo de prova. "Eu sempre fiz minhas redações junto com os simulados, então, além do texto, tinha os exercícios. Assim, eu conseguia treinar a concentração e a rapidez", afirma Juliana.
Quer saber como se preparar para o Enem e vestibulares com os melhores professores e conteúdos? Se a sua escolha for Medicina, temos um curso especial para você, o Super MED. Ele tem videoaulas, exercícios, simulados exclusivos e foco nas disciplinas de maior peso para Medicina!
