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Redação nota mil no Enem 2022: confira dois exemplos

Confira os pontos fortes dos textos de Maria Eduarda e Juliana, as vestibulandas que estudaram pela plataforma e garantiram nota máxima na redação do Enem 2022

Acessibilidade

Nos espelhos de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é possível conferir um modelo de redação nota mil no Enem 2022 e se inspirar nele. O tema deste ano foi "Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil".

Aqui no Aprova Total, tivemos duas alunas que atingiram nota máxima nessa edição: Juliana Moreau, baiana de Itamaraju (BA), que começou a se preparar para o Enem ainda no 2º ano do Ensino Médio; e Maria Eduarda Graciano, que é de Itanhandu, cidade do sul de Minas Gerais.

Análise do modelo de redação nota mil no Enem 2022

Pedimos a Duda e a Ju que compartilhassem seus espelhos do Enem, para que a gente pudesse destacar os pontos fortes dos textos.

Redação da Maria Eduarda

Vamos falar sobre a redação da Maria Eduarda!

Introdução

No parágrafo introdutório deste modelo de redação nota mil, percebemos a contextualização do tema, quando o texto aponta que os direitos dos povos originários são negligenciados. Além disso, há um posicionamento claro, no trecho “é preciso estudar maneiras de superar os desafios que impedem a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”.

Modelo de redação nota mil - introdução

A aluna conseguiu inserir também elementos extras na introdução: uma fundamentação teórica que é pertinente ao tema e utilizada de forma produtiva (a Constituição Federal de 1988), e a indicação de quais argumentos serão abordados nos parágrafos seguintes - o racismo estrutural e o desconhecimento populacional. Com isso, garantiu boas notas nas competências 2 e 3.

Competência 2: a partir da leitura crítica, compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.

Competência 3: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Desenvolvimento

Vejamos, em seguida, os argumentos trazidos no texto:

Modelo de redação nota mil - desenvolvimento
Reprodução autorizada/Arquivo pessoal

No primeiro argumento, como anunciado na introdução, o texto aborda o racismo estrutural. Essa abordagem é feita de maneira aprofundada e coerente, com uma excelente contextualização histórica sobre o problema.

Como ponto positivo, percebemos que não há citações genéricas comuns em textos de modelo pronto. Há, de fato, aprofundamento histórico e a aluna demonstra ter conhecimento sobre a questão.

Por sua vez, no segundo parágrafo de desenvolvimento, há informações sobre o desconhecimento populacional. Aqui, vê-se a importância de haver diálogo entre os dois argumentos, pois o parágrafo consegue retomar as teorias etnocêntricas, citadas anteriormente.

Isso faz com que o texto seja desenvolvido sem lacunas, garantindo a nota máxima na competência 3.

Além disso, há outra fundamentação neste parágrafo, com a citação da série Anne with an e (apesar de o texto trazer apenas a primeira palavra em letra maiúscula, o Enem não considera que isso seja um desvio da competência 1).

Competência 1: demonstrar o domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.

Ainda falando sobre a competência 1 e os desvios considerados pelo Enem, é perceptível, na caligrafia da aluna, a letra “F” maiúscula utilizada no meio de palavras diversas, como em “desaFios”, na linha 6.

Em casos como esse, nos quais o participante utiliza a letra maiúscula em todo o seu texto, o Enem entende que essa é a caligrafia usual da pessoa, por isso não há penalização.

Conclusão

Por fim, verificamos que, na conclusão desta redação nota mil no Enem 2022, há propostas interventivas para ambos os problemas citados no decorrer do texto:

Modelo de redação nota mil - conclusão
Reprodução autorizada/Arquivo pessoal

Outro bônus, aqui, é a retomada, na linha 29, da citação inicial do texto (Constituição Federal), deixando, portanto, todas as partes da redação conectadas de forma clara.

Redação da Juliana

Vamos falar sobre a redação da Juliana!

Introdução

Na introdução do texto, assim como na redação anterior, há uma clara contextualização sobre o tema. Aqui, porém, a aluna opta por citar uma informação trazida pelos textos motivadores: o ofício das quebradeiras de coco.

Isso demonstra que, mesmo ao utilizar os artigos da coletânea, é possível garantir uma nota mil na redação do Enem.

Introdução da redação
Reprodução autorizada/Arquivo pessoal

Ainda no parágrafo introdutório, há tese clara sobre o tema, nas linhas 4 e 5: os povos originários não recebem o respeito que merecem. Além disso, Juliana também indicou quais são os argumentos a serem abordados nos parágrafos seguintes - negligência estatal e a visão capitalizada da natureza.

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Desenvolvimento

A seguir, vejamos os argumentos contidos neste modelo de redação nota mil:

Desenvolvimento da redação
Reprodução autorizada/Arquivo pessoal

No primeiro argumento, que demonstra o domínio da competência 4, a aluna retoma a questão da negligência estatal, além de apresentar o primeiro repertório legitimado, pertinente e produtivo do texto: a filósofa contemporânea Djamila Ribeiro.

Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

No segundo parágrafo de desenvolvimento, há informações sobre a utilização do meio ambiente como um objeto para o lucro humano e a relação clara entre essa informação e o tema proposto (os povos tradicionais vivenciam um relacionamento respeitoso e recíproco com o ecossistema - informações também retiradas dos textos motivadores). 

Conclusão

Por fim, a conclusão traz uma proposta de intervenção com elementos necessários para garantir a nota máxima na competência 5:

Conclusão da redação
Reprodução autorizada/Arquivo pessoal

Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Percebemos que a aluna escreveu “meio-ambiente” com hífen (o que está errado) em, pelo menos, dois momentos do texto: nas linhas 17 e 25. A reincidência, para o Enem, não é considerada erro, por isso o desvio deve ser contabilizado apenas uma vez.

Retomando o que diz a grade específica do Enem, sabemos que, para haver desconto na nota da competência 1, o texto deve conter pelo menos três desvios, o que não aconteceu. Além disso, a aluna escreveu, na conclusão, “Governo Federal” com letras maiúsculas.

Apesar de o correto ser usar minúsculas, o Enem deixa claro que a distinção entre maiúsculas e minúsculas, neste termo específico, não será considerada na correção (ou seja, as duas formas são aceitas na redação).

Por fim, percebe-se que há rasuras e que, mesmo assim, não se descontou pontos. Isso ocorre porque o Enem não diminuo a nota nesse caso. 

A redação da Juliana serviu, portanto, para quebrarmos alguns tabus: 

  1. Rasurar não é considerado erro no Enem;
  2. O uso de maiúsculas em “Governo Federal” também não;
  3. Utilizar informações dos textos motivadores não acarreta desconto de pontos.

Ah, tem mais uma coisa, mas não é tabu: estudar com o Aprova Total garante uma boa nota na redação do Enem!


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Misraely Wolfart

Coordenadora Pedagógica no Aprova Total. Licenciada em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas pela UFSC. Especialista em Educação de Jovens e Adultos e em Gestão Educacional.

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Coordenadora Pedagógica no Aprova Total. Licenciada em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas pela UFSC. Especialista em Educação de Jovens e Adultos e em Gestão Educacional.

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