Cursos e Profissões

Moda: saiba tudo sobre o curso e a carreira

A indústria da moda é bem diversificada, oferecendo oportunidades para perfis criativos e analíticos. Se você está pensando em cursar Moda, confira mais informações sobre o curso

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Estamos acostumados a apreciar as roupas e acessórios, mas a indústria da moda envolve muito mais que isso, até porque esse mercado vive em constante expansão!

Desde a teoria até a prática, o curso abrange áreas como história da moda, design, marketing, indústria têxtil e gestão de marcas. Ou seja, a graduação forma profissionais capazes de criar, produzir e gerenciar produtos, além de entender e influenciar as tendências do mercado fashion.

A formação em Moda é ampla e interdisciplinar, permitindo que os graduados atuem em diversas áreas, incluindo:

  • Design de vestuário;
  • Gestão de marcas e produtos de moda;
  • Marketing e publicidade na indústria da moda;
  • Pesquisa de tendências e consultoria de estilo.

A seguir, detalhamos informações sobre o curso, habilidades desenvolvidas, mercado de trabalho e perfil do profissional, que vão ajudar você a tomar uma decisão mais consciente do seu curso e profissão.

O que você precisa saber sobre o curso de Moda

O curso de Moda oferece duas opções de formação: o bacharelado, que dura quatro anos, e o tecnólogo, com duração média de dois anos. Esses cursos podem variar em nomenclatura entre as universidades, incluindo Design de Moda, Gestão de Moda ou Têxtil e Moda.

Focada em uma visão mais mercadológica, a formação busca alinhar-se à expansão do setor, impulsionada pelo aumento do comércio exterior. Nesse contexto, o marketing de moda emerge como uma nova área, que abrange várias atividades além da produção material, incluindo:

  1. Análise de mercado: identificar as tendências, entender as necessidades e preferências do consumidor, e analisar a concorrência;
  2. Branding: construir uma identidade de marca única alinhada ao público-alvo. Isso inclui a criação de logotipos, slogans e a definição do tom de comunicação;
  3. Promoção: utilizar diversas estratégias de comunicação, como publicidade, relações públicas, marketing digital (incluindo redes sociais) e eventos para promover os produtos;
  4. Gestão de produto: desenvolver e gerenciar o ciclo de vida do produto, desde o design até a chegada ao consumidor final.
  5. Vendas e distribuição: decidir onde e como os produtos serão vendidos, seja em lojas físicas, online, ou através de uma combinação de ambos.

Além da contínua busca pela inovação, o curso combina disciplinas teóricas como História da Arte, Estética e Teoria do Design com práticas como Modelagem e Fotografia.

Então, mesmo que você seja iniciante em técnicas como costura ou desenho, o curso é estruturado para ensinar desde o básico, permitindo que você descubra e desenvolva novas habilidades.

Moda ou Design de Moda, qual a diferença?

Moda e Design de Moda são campos relacionados, mas com enfoques distintos.

O curso de Design de Moda frequentemente inclui disciplinas comuns a outros ramos do design, como Design de Produto e Design Gráfico. Ele é focado na funcionalidade e solução de problemas específicos, como o desenvolvimento de tecidos para roupas de atletas.

Já os cursos tradicionais de Moda são úteis para quem visa áreas como consultoria de estilo ou produção de Moda.

Ambos os cursos podem abranger negócios e marketing, sendo essencial verificar a grade curricular para escolher o mais adequado. E aí, ficou clara a diferença entre os cursos?

Dicas e sugestões para quem pensa em cursar Moda

Se você está pensando em cursar Moda, desde já procure explorar sua criatividade e desenvolver mais habilidades técnicas.

Quer saber por onde iniciar? Comece praticando mais desenho! Uma dica é sempre manter um caderno ou bloco de anotações na bolsa para desenhar no tempo livre e registrar suas ideias.

Também é importante aprender técnicas básicas de costura e modelagem, bem como se familiarizar com softwares como Adobe Illustrator e Photoshop.

Além disso, criar uma rede de contatos pode ser fundamental. Conecte-se com profissionais e utilize as mídias sociais para conhecer mais sobre a área. E continue se aprimorando através de cursos e workshops que tragam oportunidades de experimentar como é atuar nesta carreira.

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Como são, em geral, os alunos do curso de Moda?

Se você pensa que para estudar Moda é preciso ser fashion ou saber alta costura, está enganado! No entanto, ter interesse nato pelo assunto e saber como explorar sua criatividade será necessário.

Os alunos desse curso geralmente são criativos, apaixonados por design e informados sobre as tendências. Por isso, eles se destacam pela atenção aos detalhes e pela motivação de expressar suas ideias e estilo pessoal.

Esses estudantes também costumam ser bastante dinâmicos e abertos a novas experiências, valorizando a inovação ao mesmo tempo que zelam pela originalidade em seus trabalhos. Além disso, tendem a ser bem colaborativos, apreciando o trabalho em equipe para desenvolver projetos e coleções.

Como saber se tenho o perfil para cursar Moda?

Embora não haja um perfil padrão de como é um estudante de Moda, certas características são frequentemente comuns entre eles e podem indicar se você se encaixa nessa profissão.

Para avaliar se você tem o perfil para cursar esta graduação, é importante explorar várias características pessoais e profissionais. Sendo a paixão pela moda, incluindo interesse por tendências e design, a mais importante.

Além disso, criatividade e capacidade de inovação são essenciais para quem deseja se destacar. Ao mesmo tempo que a disposição para aprender técnicas de costura, modelagem e design digital, assim como uma curiosidade genuína por aspectos comerciais, como marketing e vendas, serão essenciais.

Se você se identifica com essas características, então talvez você se encontre nesta carreira!

Como é a graduação em Moda na prática

As Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Moda (bacharelado) estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC), define que o egresso deverá estar capacitado nas seguintes áreas:

  1. Bases conceituais e Críticas em Moda: aborda a história, teoria e crítica da moda, integrando perspectivas culturais e decoloniais para uma compreensão profunda das influências da moda.
  2. Inovação e Design Artístico: concentra-se no design de moda, desenho técnico e desenvolvimento de produtos, incluindo consultoria de estilo, para fomentar a inovação e a expressão artística.
  3. Tecnologias e Métodos têxteis: engloba desde o uso de tecnologias têxteis avançadas até técnicas artesanais, enfatizando a ergonomia e a funcionalidade dos produtos.

Já as competências e habilidades desse profissional, ao se formar devem ser:

  1. Assimilar conceitos de moda para aplicação teórica e prática;
  2. Analisar criticamente as tendências e dinâmicas do mercado;
  3. Desenvolver habilidades técnicas em modelagem e costura;
  4. Criar e gerenciar projetos de moda sustentáveis;
  5. Trabalhar colaborativamente em equipes multidisciplinares;
  6. Compreender e aplicar a ergonomia e usabilidade em produtos;
  7. Utilizar tecnologias e inovações na criação e produção;
  8. Conduzir pesquisas de comportamento e consumo para inovar em estilos;
  9. Gerir processos e operações de produção;
  10. Respeitar e promover práticas éticas e sustentáveis na indústria da moda.

Os profissionais da moda devem promover práticas sustentáveis e valorizar a arte e cultura, explorando esses elementos no mercado. O curso também enfatiza o desenvolvimento de habilidades em liderança de equipes multidisciplinares, inovação em projetos e responsabilidade socioambiental.

Matérias e disciplinas do curso

A estrutura curricular do curso se baseia nos eixos a seguir:

  • Fundamentos e Teoria da Moda: aborda a teoria, a história, e a crítica da moda, explorando suas influências culturais e sociais, e como ela se relaciona com as transformações ao longo do tempo.
  • Estilo e Criação: foca no desenvolvimento criativo de moda, incluindo design de moda, ilustração, e concepção de coleções, com ênfase em processos críticos reflexivos que permitem a inovação e personalização.
  • Têxtil e Produção: cobre as tecnologias têxteis, desde a inovação em tecidos até técnicas artesanais e industriais de produção, integrando conceitos de ergonomia e sustentabilidade.
  • Imagem e Marketing de Moda: envolvem o styling, a direção de arte e o visual merchandising, essenciais para a produção de imagens que comunicam os conceitos de moda e antecipam tendências.
  • Pesquisa e Inovação em Moda: este eixo incentiva a pesquisa de materiais sustentáveis e a aplicação de abordagens interdisciplinares para resolver desafios, promovendo uma moda mais consciente e responsável.
  • Economia e Estratégia de Negócios: trata da gestão de negócios, explorando estratégias de mercado, empreendedorismo, e a análise de tendências para adaptar-se às demandas contemporâneas e futuras.

Outras atividades que integram o curso

O curso de Moda combina teoria e prática, enfatizando a experimentação através de diversas atividades:

  • Workshops e oficinas: esses eventos são fundamentais para aprimorar habilidades em design de moda, técnicas de costura e gestão de produção, promovendo também o desenvolvimento de coleções.
  • Participação em eventos: os alunos apresentam seus trabalhos em desfiles, festivais e exposições de locais, nacionais e internacionais, facilitando o networking e a exposição a profissionais do setor.
  • Visitas técnicas: incluem idas a ateliês, fábricas de tecidos e estúdios de design para uma visão prática da indústria da moda.
Professora ajudando estudantes universitários em aula de moda e design com máquinas de costura e croquis ao fundo
Explorando a prática e a criatividade na graduação em Moda, a profissão mescla tecnologia e técnicas tradicionais em seu ambiente de trabalho dinâmico (Imagem: Adobe Stock)

Moda tem TCC?

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é um componente curricular obrigatório, mas pode variar de acordo com as universidades.

As opções de TCC incluem monografias, artigos, desenvolvimento de softwares, desfiles e exposições, que podem ser individuais ou em grupo.

É preciso fazer estágio para se formar em Moda?

O estágio é essencial para a formação do estudante, sendo obrigatório na maioria das instituições, mas tudo depende dos critérios adotados pela universidade em que você ingressar.

Segundo as diretrizes do MEC, o estágio pode envolver diversas atividades práticas dentro ou fora do ambiente acadêmico, como trabalho em empresas, participação em projetos, ou experiências em ateliês.

Ele deve ser supervisionado por docentes ou profissionais formados, e integrado ao currículo, contribuindo significativamente para o desenvolvimento de habilidades práticas e teóricas.

O que um bom curso de Moda deve ter?

Antes de tudo, o currículo deve combinar teoria e prática, abrangendo design, produção e gestão. Enquanto a infraestrutura deve incluir ateliês de costura, laboratórios de design e tecnologia têxtil, e espaços para exposições e desfiles.

Além disso, a qualificação e formação contínua do corpo docente são prioritárias. Assim, garantindo que os professores estejam aptos a integrar métodos de ensino inovadores. Além de práticas interdisciplinares que alinhem as dinâmicas tradicionais e tendências emergentes na indústria fashion.

Outro ponto relevante é garantir a integração com o mercado através de estágios, workshops e oficinas para o desenvolvimento de uma rede profissional e futuras oportunidades de carreira.

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Como é o mercado de trabalho na área de Moda?

O mercado de trabalho na área de Moda é dinâmico e altamente competitivo. Isso porque ele abrange diversas oportunidades em diferentes segmentos, desde o design até novas tecnologias.

Com a digitalização, muitas marcas e designers começaram a adotar o e-commerce e as redes sociais para manter o engajamento dos consumidores e continuar vendendo suas coleções.

A pesquisa Moda em Contexto: cenário atual e tendências para o setor em 2022, da Globo, destaca como a pandemia impactou a indústria da moda, com uma queda significativa nos lucros em 2020.

Entretanto, em 2021, a demanda aumentou com a implementação das atividades online, e a moda se manteve no topo da intenção de compra em várias datas sazonais. Essas tendências incluem a economia circular, ESG, e-commerce, gamificação e moda digital, especialmente entre a Geração Z.

Já segundo o Índice de Transparência da Moda Brasil 2023, publicado pela Fashion Revolution, o Brasil é um dos países mais dinâmicos no setor da Moda na América Latina. O relatório também menciona casos de sucesso de iniciativas sustentáveis e digitais no país.

Ao levar em conta esses aspectos, a carreira em Moda não só oferece um campo vasto e diversificado de atuação, mas também requer uma visão estratégica e adaptabilidade para se destacar no mercado.

Quais as principais áreas de atuação do profissional de Moda?

Há inúmeras oportunidades para a atuação desta profissão, conheça alguns setores:

  1. Design de Moda: criação de roupas e acessórios, trabalhando em coleções para marcas ou de forma autônoma;
  2. Estilismo: desenvolvimento do estilo visual de produtos de moda, editoriais e campanhas publicitárias;
  3. Modelagem e Confecção: desenvolvimento de moldes e produção de peças de vestuário;
  4. Marketing de Moda: promoção de marcas e produtos, desenvolvimento de estratégias de comunicação e branding;
  5. Gestão e Produção: coordenação de processos de produção, gerenciamento de equipes e controle de qualidade;
  6. Visual Merchandising: criação de vitrines e disposição de produtos em lojas para atrair consumidores;
  7. Fotografia de Moda: captura de imagens para campanhas, catálogos e editoriais de moda;
  8. Editorial de Moda: produção de conteúdo para revistas, blogs e outros meios de comunicação especializados.

Setores mais aquecidos em Moda

Além dos serviços especializados em curadoria de figurinos, customização e restauração (brechós) de peças, outras áreas aquecidas são:

  • E-commerce: expansão das vendas online em plataformas digitais;
  • Moda digital: integração de tecnologias digitais no design e na experiência de compra;
  • Moda inclusiva: desenvolvimento de vestuário para diferentes tipos de corpos e necessidades;
  • Moda sustentável: crescente demanda por peças ecológicas e produtos sustentáveis;
  • Moda fitness e athleisure: aumento do interesse em roupas para atividades físicas e conforto.

Inovação na carreira em Moda: o mercado fashionista dentro dos games

O mercado fashion dentro dos games está crescendo rapidamente, impulsionado pela popularidade dos jogos virtuais e pelo interesse crescente dos jogadores por personalização de avatares.

Grandes marcas estão colaborando com desenvolvedores de jogos para criar coleções exclusivas, permitindo que os jogadores comprem roupas e acessórios virtuais.

Essa tendência reflete a fusão entre o mundo da moda e a cultura digital, oferecendo novas oportunidades de negócio e formas inovadoras de engajamento, principalmente com o público jovem.

Personagens do Fortnite usando roupas da Balenciaga, demonstrando a integração entre moda e jogos digitais
Os profissionais estão explorando novas fronteiras com a moda digital, como mostrado pela colaboração entre Fortnite e Balenciaga (Imagem: Reprodução/Epic Games/Fortnite/Balenciaga)

Quais as principais mudanças na área de Moda?

Nos últimos anos, a indústria da moda passou por transformações significativas, impactando a produção, distribuição e consumo. Essas tendências refletem a evolução da indústria em resposta a seus públicos:

  • a sustentabilidade se tornou essencial, com marcas adotando práticas ecológicas e éticas, priorizando materiais sustentáveis e processos responsáveis;
  • recursos de digitalização trouxeram o uso crescente de realidade aumentada, inteligência artificial e big data, criando experiências mais interativas e personalizadas;
  • pautas sobre diversidade e inclusão ganharam destaque, promovendo uma moda mais representativa com a inclusão de diferentes corpos, gêneros e etnias;
  • o consumo consciente cresceu, com consumidores preferindo escolhas personalizadas e de menor impacto ambiental.

Quanto ganha um profissional de Moda?

Como o campo de atuação é muito diverso, os salários também variam bastante de acordo com a formação (bacharel ou técnico), o cargo, a empresa, a região e o tempo de atuação, por exemplo.

Segundo o site Glassdoor, essas são algumas faixas salariais estimadas neste setor no Brasil:

Estilista: R$ 2.000 a R$ 8.000 por mês.
Designer de Moda: R$ 2.500 a R$ 10.000 por mês.
Modelista: R$ 2.000 a R$ 6.000 por mês.
Visual Merchandiser: R$ 2.000 a R$ 5.000 por mês.
Gerente de Produção: R$ 4.000 a R$ 12.000 por mês.
Marketing de Moda: R$ 2.500 a R$ 9.000 por mês.

Tire as suas principais dúvidas sobre o curso de Moda

Quer saber mais sobre o curso de Moda? Confira as dúvidas mais frequentes:

Qual a titulação do curso de Moda?

A duração do curso pode variar dependendo da instituição e do tipo de formação oferecida:

  • Bacharelado: comumente com duração de quatro anos, podendo se estender até cinco anos em alguns casos, especialmente se incluir estágios obrigatórios;
  • Tecnólogo: este programa é mais curto, variando de dois a três anos, e foca nas habilidades práticas e técnicas específicas da área, como design ou gestão.

Quais instituições oferecem o curso de Moda?

No total, entre bacharelado e tecnólogo, mais de 30 instituições oferecem o curso no Brasil. A lista completa pode ser acessada no Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior do MEC.

O caminho é a aba "consulta avançada" e buscar por "curso de graduação". No campo "curso", digite o nome do curso e, em "situação", coloque "em atividade". Você também pode selecionar outros filtros, como modalidade ou UF. Por fim, digite o código de verificação e clique em "pesquisar".

Qual o valor do curso de Moda nas universidades privadas?

As mensalidades podem variar de acordo com a região e o semestre do curso. Veja alguns exemplos:

  • FAAP - Fundação Armando Alvares Penteado de São Paulo: R$ 5.435,00
  • Centro Universitário Belas Artes de São Paulo: R$ 2.182,43
  • Universidade Anhembi Morumbi de São Carlos: R$ 1.189,78
  • Centro Universitário Senac Santo Amaro em São Paulo: R$ 1.010,00

Como passar no Enem e vestibulares no curso de Moda?

Para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), é importante conhecer a incidência de temas em cada disciplina, utilizando um cronograma de estudos direcionado e eficiente que maximize seu tempo de preparação. Essa é uma estratégia que sempre reforçamos na plataforma do Aprova Total

Quanto a outros vestibulares, é essencial pesquisar sobre as provas das instituições que você pretende ingressar, identificar possíveis exames específicos, familiarizar-se com o conteúdo programático e ajustar sua rotina de estudos com base nessas informações.

Qual a nota de corte do Enem para o curso de Moda?

No Sistema de Seleção Unificada (SiSU), a nota de corte média pode variar conforme a instituição.

Confira as maiores notas de corte na categoria de ampla concorrência do SiSU 2024:

InstituiçãoUFNota de corte
UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do ParanáPR713,76
UEMG - Universidade do Estado de Minas GeraisMG710,24
UFJF - Universidade Federal de Juiz de ForaMG705,60
UDESC - Universidade do Estado de Santa CatarinaSC702,42
UFG - Universidade Federal de GoiásGO696,36

Confira as menores notas de corte na categoria de ampla concorrência do SiSU 2024:

InstituiçãoUFNota de corte
UEM - Universidade Estadual de MaringáPR694,10
UFC - Universidade Federal do CearáCE692,40
UEMG - Universidade do Estado de Minas GeraisMG672,82
UFPI - Universidade Federal do Piauí (Vespertino)PI652,14
UFPI - Universidade Federal do Piauí (Noturno)PI633,38

Como é a concorrência para o curso de Moda em outros vestibulares?

A Universidade de São Paulo (USP) oferece o curso de Têxtil e Moda, enquanto outras instituições, como a Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), oferecem a graduação em Design de Moda.

Apenas a Universidade Estadual de Maringá (UEM) e a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) oferecem o curso de Moda (titulação original). Veja as concorrências:

InstituiçãoUFCandidato/Vaga
USP - Universidade de São PauloSP14,4 (Matutino)
UEM - Universidade Estadual de Maringá (Ed. Verão 2023)PR11,80 (Matutino)
UEL - Universidade Estadual de LondrinaPR11,73 (Matutino)
Udesc - Universidade do Estado de Santa CatarinaSC10,39 (Vespertino)
UEMG - Universidade do Estado de Minas GeraisMG8,62 (Vespertino)

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Conclusão

O curso de Moda é ideal para indivíduos criativos e apaixonados pelo design de vestuário e tendências de estilo. Este campo diversificado acolhe desde estudantes com aptidões técnicas em design têxtil e produção, até aqueles com um olhar aguçado para a estética e a inovação.

No mercado atual, a demanda por profissionais de moda é grande e constante, impulsionada pelo crescimento do comércio eletrônico e pelas constantes transformações das tendências de consumo.

Contudo, para alcançar o sucesso neste setor dinâmico e altamente competitivo, é essencial manter-se atualizado, dedicado aos estudos e engajado em adquirir experiência prática durante toda a trajetória!

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Gabriel Brito de Souza

Colaborador no Aprova Total e jornalista em formação pela Unesp-Bauru, Gabriel traz um olhar mais próximo de quem está vivenciando a primeira graduação. Com sua linguagem típica da geração Z, aproveita suas vivências como estudante para mostrar a importância da preparação para o Enem e vestibulares.

Ver mais artigos de Gabriel Brito de Souza >

Colaborador no Aprova Total e jornalista em formação pela Unesp-Bauru, Gabriel traz um olhar mais próximo de quem está vivenciando a primeira graduação. Com sua linguagem típica da geração Z, aproveita suas vivências como estudante para mostrar a importância da preparação para o Enem e vestibulares.

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