Doenças bacterianas que mais caem no Enem
As bactérias estão presentes por todos os lugares ao nosso redor: tanto nas superfícies dos objetos como até dentro de nós! Por serem tão importantes, o ENEM ADORA cobrar doenças bacterianas.
Acessibilidade
Que tal aprender sobre as bacterioses mais cobradas no Enem? Antes de mais nada, porém, é importante revisar as bactérias: elas são seres procarióticos, ou seja, não possuem uma membrana envolvendo o seu material genético.
Existe uma infinidade de bactérias; muitas, inclusive, são muito importantes para nós. Por exemplo, as do nosso intestino nos ajudam na produção de vitaminas. Além dessas, há aquelas que nos causam doenças, e é dessas que o ENEM gosta!
Existem muitas doenças bacterianas, como hanseníase, botulismo, tuberculose, tétano, meningite e sífilis. Lembrando que, ao estudar doenças, é importante saber o causador, o transmissor e como evitar o contágio.
NAVEGUE PELOS CONTEÚDOS
1. Doenças bacterianas: Sífilis
Estamos vivendo no Brasil uma epidemia de sífilis. Por isso, tem grandes chances de essa doença aparecer no Enem. Só no período de 2010 a 2020 foram notificados 784 mil novos casos!
Essa é uma infecção sexualmente transmissível (IST) causada pela bactéria Treponema pallidum. Os principais fatores responsáveis pelo aumento dos casos de sífilis no Brasil são dois. Primeiro, a falta de conhecimento sobre a gravidade da doença.
Segundo, a disponibilidade de um tratamento faz com que as pessoas não se cuidem, mantendo relações sexuais sem camisinha. Ainda, muitas vezes as pessoas não percebem que estão com sífilis e podem acabar transmitindo a doença para outros.
A sífilis possui três estágios, sendo o terceiro o mais grave de todos, podendo causar sérias complicações no cérebro. Além disso, a sífilis congênita ocorre quando a mãe infectada transmite a bactéria pro filho durante a gestação (transmissão vertical), podendo causar aborto espontâneo ou até a morte do bebê. Se ele conseguir sobreviver, pode ter várias complicações no desenvolvimento e até mesmo ficar surdo.
Agora vamos falar de doenças bacterianas que já caíram no ENEM.
2. Doenças bacterianas: Cáries dentárias
A cárie é formada quando bactérias presentes na boca degradam os açúcares dos restos alimentares que ficam nos dentes. Ao fazerem isso, elas produzem ácidos que corroem o esmalte e a dentina (que são as porções mineralizadas dos dentes).
Quando não escovamos os dentes direito, os alimentos se acumulam neles e as bactérias que vivem na boca se prendem ali formando a placa bacteriana - também conhecida como tártaro.
Uma questão do ENEM de 2010 cobrou isso!
Questão ENEM:
(ENEM 2010) A cárie dental resulta da atividade de bactérias que degradam os açúcares e os transformam em ácidos que corroem a porção mineralizada dos dentes. O flúor, juntamente com o cálcio e um açúcar chamado xilitol, age inibindo esse processo. Quando não se escovam os dentes corretamente e neles acumulam-se restos de alimentos, as bactérias que vivem na boca aderem aos dentes, formando a placa bacteriana ou biofilme. Na placa, elas transformam o açúcar dos restos de alimentos em ácidos, que corroem o esmalte do dente formando uma cavidade, que é a cárie. Vale lembrar que a placa bacteriana se forma mesmo na ausência de ingestão de carboidratos fermentáveis, pois as bactérias possuem polissacarídeos intracelulares de reserva.
Disponível em: http://www.diariodasaude.com.br. Acesso em: 11 ago. 2010 (adaptado).
cárie 1. destruição de um osso por corrosão progressiva.
* cárie dentária: efeito da destruição da estrutura dentária por bactérias.
HOUAISS, Antônio. Dicionário eletrônico. Versão 1.0. Editora Objetiva, 2001 (adaptado).
A partir da leitura do texto, que discute as causas do aparecimento de cáries, e da sua relação com as informações do dicionário, conclui-se que a cárie dental resulta, principalmente, de
a) falta de flúor e de cálcio na alimentação diária da população brasileira.
b) consumo exagerado do xilitol, um açúcar, na dieta alimentar diária do indivíduo.
c) redução na proliferação bacteriana quando a saliva é desbalanceada pela má alimentação.
d) uso exagerado do flúor, um agente que em alta quantidade torna-se tóxico à formação dos dentes.
e) consumo excessivo de açúcares na alimentação e má higienização bucal, que contribuem para a proliferação de bactérias.
Resposta: [E] O consumo exagerado de açúcares e a má higienização bucal são as principais causas da cárie dentária.
Leia também:
Temas de Biologia que você deve priorizar para o Enem 2023
Reta final para o Enem: o que priorizar nos estudos?
Características das bactérias
Uma coisa importante é que é preciso que o ambiente seja propício para que as infecções causadas por bactérias se instalem no nosso organismo.
Por exemplo, existem bactérias que só são capazes de sobreviver em ambientes sem oxigênio (as anaeróbicas), outras que precisam da presença do O2 (aeróbicas) e as que sobrevivem em ambos os lugares (facultativas).
É importante saber disso porque o ENEM gosta de trazer questões destacando algum problema causado pelas bactérias, mas perguntando sobre as suas características. Como exemplo temos essa questão de 2010:
Questão ENEM:
(Enem 2010) O uso prolongado de lentes de contato, sobretudo durante a noite, aliado a condições precárias de higiene representam fatores de risco para o aparecimento de uma infecção denominada ceratite microbiana, que causa ulceração inflamatória da córnea. Para interromper o processo da doença, é necessário tratamento antibiótico. De modo geral, os fatores de risco provocam a diminuição da oxigenação corneana e determinam mudanças no seu metabolismo, de um estado aeróbico para anaeróbico. Como decorrência, observa-se a diminuição no número e na velocidade de mitoses do epitélio, o que predispõe ao aparecimento de defeitos epiteliais e à invasão bacteriana.
CRESTA. F. Lente de contato e infecção ocular. Revista Sinopse de Oftalmologia. São Paulo: Moreira Jr., v, n.04, 04. 2002 (adaptado).
A instalação das bactérias e o avanço do processo infeccioso na córnea estão relacionados a algumas características gerais desses microrganismos, tais como:
a) A grande capacidade de adaptação, considerando as constantes mudanças no ambiente em que se reproduzem e o processo aeróbico como a melhor opção desses microrganismos para a obtenção de energia.
b) A grande capacidade de sofrer mutações, aumentando a probabilidade do aparecimento de formas resistentes e o processo anaeróbico da fermentação como a principal via de obtenção de energia.
c) A diversidade morfológica entre as bactérias, aumentando a variedade de tipos de agentes infecciosos e a nutrição heterotrófica, como forma de esses microrganismos obterem matéria-prima e energia.
d) O alto poder de reprodução, aumentando a variabilidade genética dos milhares de indivíduos e a nutrição heterotrófica, como única forma de obtenção de matéria-prima e energia desses microrganismos.
e) O alto poder de reprodução, originando milhares de descendentes geneticamente idênticos entre si e a diversidade metabólica, considerando processos aeróbicos e anaeróbicos para a obtenção de energia.
Resposta:
[E] Bactérias reproduzem-se assexuadamente por bipartição (cissiparidade) e podem realizar tanto a respiração aeróbia quanto a anaeróbia.
Essa questão de 2010 perguntava quais eram as características gerais do microrganismo que favoreciam o avanço da infecção nos olhos!
O uso da lente de contato por tempo prolongado diminui a oxigenação da córnea, o que facilita a proliferação de bactérias anaeróbicas. Além disso: as bactérias se reproduzem assexuadamente por cissiparidade (quando uma bactéria se divide em duas). Esse processo gera milhares de descendentes geneticamente idênticos entre si em um curto espaço de tempo, facilitando a infecção.
3. Doenças bacterianas: Leptospirose
Há também as doenças bacterianas provocadas pelos maus hábitos de higiene, como o descarte inadequado do lixo. Uma dessas doenças é a leptospirose, que foi a doença bacteriana que mais caiu no ENEM!
A leptospirose é uma zoonose, ou seja, uma doença que passa dos animais para os seres humanos, e é causada por uma bactéria chamada Leptospira interrogans. Ela afeta roedores, animais silvestres, domésticos (como cães e gatos) e outros de importância econômica (como bois, cavalos, porcos e ovelhas).
As manifestações iniciais da doença em humanos são febre alta de início súbito, sensação de mal estar, dor de cabeça constante e acentuada, dor muscular intensa, cansaço e calafrios.
Questão ENEM:
(ENEM 2012) Medidas de saneamento básico são fundamentais no processo de promoção de saúde e qualidade de vida da população. Muitas vezes, a falta de saneamento está relacionada com o aparecimento de várias doenças. Nesse contexto, um paciente dá entrada em um pronto atendimento relatando que há 30 dias teve contato com águas de enchente. Ainda informa que nesta localidade não há rede de esgoto e drenagem de águas pluviais e que a coleta de lixo é inadequada. Ele apresenta os seguintes sintomas: febre, dor de cabeça e dores musculares.
Disponível em: http://portal.saude.gov.br. Acesso em: 27 fev. 2012 (adaptado).
Relacionando os sintomas apresentados com as condições sanitárias da localidade, há indicações de que o paciente apresenta um caso de
a) difteria.
b) botulismo.
c) tuberculose.
d) leptospirose.
e) meningite meningocócica.
Resposta: [D] O acúmulo de lixo em ambientes urbanos atrai os ratos que são os reservatórios da bactéria causadora da leptospirose. As enchentes agravam o problema por espalhar a urina dos roedores com bactérias do gênero Leptospira.
Importante ressaltar que para o tratamento deste doente e de outras infecções bacterianas a gente utiliza antibióticos. E esse é um assunto que cai MUITO no ENEM.
Antibióticos
Os antibióticos são medicamentos naturais ou sintéticos que diminuem ou eliminam infecções bacterianas. Em 2017 caiu uma questão com o texto base falando dos antibióticos e perguntando qual o mecanismo de ação desse tipo de fármaco.
Questão ENEM:
(Enem 2017) Os medicamentos são rotineiramente utilizados pelo ser humano com o intuito de diminuir ou, por muitas vezes, curar possíveis transtornos de saúde. Os antibióticos são grupos de fármacos inseridos no tratamento de doenças bacterianas.
Na terapêutica das doenças mencionadas, alguns desses fármacos atuam
a) ativando o sistema imunológico do hospedeiro.
b) interferindo na cascata bioquímica da inflamação.
c) removendo as toxinas sintetizadas pelas bactérias.
d) combatendo as células hospedeiras das bactérias.
e) danificando estruturas específicas da célula bacteriana.
Resposta: [E] As bactérias patogênicas estão lá dentro do hospedeiro se multiplicando, liberando toxinas e deixando o organismo doente. Esses medicamentos vão atuar danificando alguma estrutura da bactéria. Então o antibiótico pode danificar a parede celular, o material genético ou até mesmo os ribossomos da bactéria.
Tratar infecções bacterianas é coisa séria. O uso errado de antibiótico tem causado a seleção de bactérias resistentes que estão sendo chamadas de superbactérias. Isso acontece porque as bactérias sofrem muitas mutações, já que elas estão se reproduzindo o tempo todo. Assim, fica mais fácil para que elas em algum momento possuam uma mutação que permita com que se adaptem a alguma condição ruim imposta pelo meio.
Isso porque as bactérias têm plasmídeos, que são moléculas de DNA com formato circular onde se concentram genes de resistência. Dessa forma, as bactérias conseguem transferir esses genes de resistência umas para as outras, espalhando rapidamente uma adaptação para um ambiente inóspito.
Uso inadequado de antibióticos
O uso inadequado de antibióticos está acelerando a seleção de bactérias resistentes. O uso inadequado é quando os pacientes abandonam o tratamento antes de completar os dias indicados pelo médico ou tomam o antibiótico na hora errada. Assim, as bactérias mais fracas são mortas, mas aquelas mais resistentes conseguem sobreviver e produzem mais bactérias resistentes.
Tem gente inclusive que se automedica. No Brasil algumas medidas já foram tomadas para diminuir o uso indiscriminado de antibióticos, como a exigência de receita médica para comprar o medicamento.
Cada vez mais a quantidade de óbitos em todo mundo em decorrência de infecções por superbactérias vem aumentando e é exatamente por isso que o ENEM pode trazer uma questão sobre isso!
Gostou dessa super revisão sobre bactérias no ENEM? Quer saber mais? Se liga que o prof. Jubilut tem uma super videoaula sobre isso: