Avanços da Medicina: conheça os principais para citar na redação
Argumentos podem ser utilizados para mostrar a importância da tecnologia na saúde e como a área evoluiu ao longo do tempo
Acessibilidade
A Medicina é uma área em constante evolução, sempre em busca de novas formas de prevenir, tratar e curar doenças. A cada ano, avanços da Medicina significativos têm sido feitos, com destaque para o uso da tecnologia e da ciência para desenvolver soluções mais eficientes e acessíveis.
Neste artigo, eu trouxe 7 alusões sobre os avanços da Medicina no tratamento de doenças para você usar na redação, desde a Antiguidade até os dias atuais. De Hipócrates à cirurgia robótica assistida, vamos entender como a Medicina evoluiu e como as novas tecnologias podem mudar a forma como cuidamos da nossa saúde.
Essas alusões podem ser úteis na redação, seja para ilustrar argumentos sobre a importância da tecnologia na saúde ou para demonstrar como a Medicina evoluiu ao longo da história. A inclusão dessas informações no seu texto pode torná-lo mais interessante e informativo, além de demonstrar uma compreensão sólida e atualizada sobre o assunto. Vamos lá!
NAVEGUE PELOS CONTEÚDOS
1) Hipócrates
Considerado o “pai da medicina”, Hipócrates foi pioneiro ao utilizar o método científico na cura das doenças. Também iniciou a literatura médica e os registros clínicos, estabelecendo protocolos para acompanhar o progresso dos pacientes.
2) Terapia gênica
Consiste na introdução de genes funcionais no interior de células com genes defeituosos. Essa técnica, que ainda se encontra em fase experimental, pode ajudar no tratamento de doenças até então incuráveis, como a fibrose cística.
3) Telemedicina
As práticas médicas on-line foram popularizadas durante a crise do coronavírus. Isso demonstra como a tecnologia pode transformar a área da saúde e facilitar os atendimentos de forma ágil e segura.
4) Desenvolvimento rápido de vacinas
A urgência por uma vacina contra a Covid-19 fez com que governos e entidades privadas não medissem esforços para financiar a ciência. Isso tirou do anonimato tecnologias novas, como as vacinas de vetor viral (Astrazeneca e Janssen) e de RNA mensageiro (Pfizer).
5) “Internet of Medical Things” (IoMT)
A “internet das coisas médicas” - a conexão de objetos cotidianos com a internet - já é uma realidade. Estão sendo desenvolvidas cada vez mais tecnologias com papel importante na identificação e prevenção de doenças, como relógios com monitores de pressão arterial.
6) Impressões 3D de órgãos
Em 2019, cientistas imprimiram um coração humano em 3D, que possuía vasos sanguíneos e cavidades. Embora estes órgãos ainda não estejam em fase de implantação em corpos vivos, já é possível utilizá-los para estudar doenças complexas de forma eficiente.
7) Cirurgias robóticas assistidas
Câmeras e instrumentos de trabalho são inseridos no corpo do paciente em cortes feitos por um robô. O médico tem uma boa visão para realizar a cirurgia e conta com movimentos precisos do robô enquanto o manipula. O risco de infecção para o paciente é menor, e a recuperação, mais rápida.
Veja também: