Vestibulares Vida de Estudante

Precisa de mais energia na hora dos estudos? Confira dicas da última live do professor Jubilut

Reunimos alguns dos conselhos que o professor de Biologia mais amado do Brasil compartilhou em sua live especial sobre rendimento na hora de estudar

Acessibilidade

Então você perdeu a live com dicas para ter mais energia na hora dos estudos? QUE TISTREZA, VESTIBULANDO(A)! Mas, calma, calma, calma, que vamos resolver isso. Reunimos aqui alguns dos conselhos que o professor de Biologia mais amado do Brasil - inclusive citado por ninguém mais ninguém menos que Casimiro - compartilhou ao vivo na última segunda-feira (23).

Como nós queremos que você mantenha o rendimento nos estudos LÁ EM CIMA e aumente suas chances de aprovação no vestibular, preparamos um e-book sinistro. Confira neste link!

Como ter mais energia na hora dos estudos

Ouça A PALAVRA DE JUBILUT, nosso Dumbledore, que possui anos de experiência em aprovar estudantes nas maiores universidades do país 👊

via GIPHY

1. Evite pensamentos limitantes

Você sabe o que é mentalidade limitada? O professor Jubilut usou o exemplo de uma realidade triste para explicar o conceito: ele conta que, por muito tempo, quando circos utilizavam animais em seus espetáculos, os bebês elefante eram amarrados em uma corrente da qual não conseguiam se soltar. O filhote não tinha forças para isso, mas ele crescia, ficava forte e, ainda assim, continuava preso na corrente, pois foi criado para acreditar que não seria capaz de sair dali.

Ter um mentalidade limitada em relação aos estudos também funciona assim. Dizer a si mesmo(a) frases como "eu não consigo me concentrar", "não vou passar nunca no vestibular", "eu sou burro" e outras do mesmo tipo alimentam pensamentos limitantes e são extremamente prejudiciais. Estudar com essa mentalidade não dá, galera 👀 

via GIPHY

Parem de reproduzir e dar atenção aos mantras negativos dos cérebros de vocês!

2. Cuide do corpo para cuidar do cérebro

O cérebro é o nosso principal órgão, e é possível aumentar a energia e a vitalidade dele de diversas maneiras, entre elas, cuidando da alimentação. Imagine que você passe mais horas estudando no período da tarde, o ideal é escolher bem o que comer na hora do almoço.

Alimentos industrializados e com muita gordura exigem demais do organismo, e a energia que iria para o cérebro acaba indo para o sistema digestório.

Já entendeu por que aquela aulinha da tarde, depois de comer um hamburgão com fritas, não rende?

3. Não use remédios sem prescrição e necessidade

Muitos estudantes costumam recorrer a remédios como a Ritalina para ter mais energia na hora dos estudos. No entanto, isso pode ser perigoso. Por ter compostos que intensificam a atividade dos neurotransmissores dopamina e noradrenalina, ela realmente aumenta a concentração. Porém, os riscos do uso sem prescrição vão desde problemas cardíacos, alucinações, vício até a dificuldade de guardar memórias de curto prazo.

Embora só possa ser adquirido com receita médica, há muitos mercados clandestinos de venda do medicamento. A dica do Jubilut é: não use a Ritalina ou qualquer outro remédio sem necessidade e orientação de um especialista.

4. Valorize suas horas de sono, Cinderela(o)

Lembre-se de que ter mais energia na hora do estudo não combina com déficit de sono. Pois é enquanto você dorme que se constrói a memória de longo prazo, ou seja, é nesse momento que o aprendizado fixa no cérebro.

via GIPHY

Procure sempre ir pra cama antes das 23 horas. Se possível, use óleos essenciais no travesseiro (para criar um ambiente aconchegante), fique bem longe do celular quando já estiver deitado(a) e evite comer alimentos gordurosos à noite. Faça isso durante uma semana e observe sua disposição melhorar no dia seguinte!

5. Faça o dia começar mais cedo em vez de terminar mais tarde

O professor Jubilut reforçou a importância de ter uma uma rotina matinal saudável e deu algumas sugestões do que ele mesmo faz diariamente:

via GIPHY
  • Acorde e vá para a claridade, tome um solzinho para dar aquele up no corpo;
  • Movimente-se por 10 ou 15 minutos antes no início da manhã, faça um alongamento, ande pela casa, abra as janelas etc.;
  • Arrume a cama, pois isso dá a sensação de dever cumprido e de começar o dia de maneira organizada;
  • Se der tempo, insira aqui um período de atividades físicas. Não precisa ser nada pesado, mas o suficiente para o seu corpo acordar;
  • Reduza o café, principalmente após o meio dia, pois a cafeína demora até nove horas para sair do seu organismo.

Se quiser assistir à live completa, é preciso se inscrever aqui embaixo para ter acesso 👇Basta clicar na imagem!

TEMAS:

avatar
Carol Firmino

Repórter e editora do Aprova Total. Jornalista e doutora em Comunicação pela Unesp, escreve de tudo um pouco, mas hoje se dedica à área da educação. Tem passagens por UOL, B9, Época Negócios e Nova Escola.

Ver mais artigos de Carol Firmino >

Repórter e editora do Aprova Total. Jornalista e doutora em Comunicação pela Unesp, escreve de tudo um pouco, mas hoje se dedica à área da educação. Tem passagens por UOL, B9, Época Negócios e Nova Escola.

Ver mais artigos de Carol Firmino >

Compartilhe essa publicação:

Veja Também

Assine a newsletter do Aprova Total

Você receberá apenas nossos conteúdos. Não enviaremos spam nem comercializaremos os seus dados.