ENEM Vida de Estudante

Bons hábitos de alimentação ajudam nos estudos? Confira dicas

Manter bons hábitos de alimentação é essencial para o funcionamento saudável do corpo e da mente. Por isso, o professor de Biologia mais querido dos vestibulandos compartilhou em sua live especial dicas para você se alimentar bem!

Acessibilidade

Se você perdeu a live com dicas sobre a importância de se ter bons hábitos de alimentação enquanto estuda para o Enem e outros vestibulares, não precisa ficar chateado(a), nós selecionamos os melhores momentos para você! Acompanhe alguns conselhos que o professor mais querido dos vestibulandos compartilhou ao vivo, nesta segunda-feira (30).

Como ter uma boa alimentação para render mais nos estudos?

Ouça A PALAVRA DE JUBILUT, nosso mestre da biologia no Aprova Total, e fique de olho nos seus hábitos de alimentação para ter uma rotina de estudos com mais disposição! 👊

1. Comer não precisa ser caro

Você sabia que a maioria das fontes saudáveis para se ter bons hábitos de alimentação são encontradas na feira? Pois é, uma das primeiras dicas do professor Jubilut foi sobre esse espaço tão popular para os brasileiros, onde é possível encontrar quase toda a base do seu cardápio alimentar.

Então, pessoal, bora aproveitar aquele domingão para acompanhar a família até à feira mais próxima da sua casa? Além de relaxar, é uma oportunidade de melhorar o que você come, comprando verduras, frutas e legumes orgânicos, e ainda observar o ambiente para estudar sobre sociedade e economia!

gif Pikachu comendo

2. A importância das fontes de ômega 3

Na dieta de nenhum ser humano pode faltar esse tipo de gordura. Encontrada em peixes, como a sardinha, ou castanhas, linhaça e chia, o ômega 3 tem efeito vasodilatador, que aumenta a quantidade de oxigênio e nutrientes no cérebro, favorece o crescimento de novos neurônios e aumenta a nossa resposta cognitiva. 

Além disso, ajuda a reduzir inflamações, auxiliando nos processos circulatórios. Por isso, nada de ficar comendo macarrão instantâneo no almoço, seu corpo precisa de fontes saudáveis de energia!

Paulo Jubilut fala sobre bons hábitos de alimentação

"O corpo humano evoluiu comendo coisas naturais. Quando você joga uma lasanha congelada - alimento processado - no seu organismo, evolutivamente, para o seu corpo, isso não é comida saudável!"

3. Polivitamínicos podem ajudar

Polivitamínicos são suplementos alimentares composto por vitaminas e minerais importantes para processos enzimáticos do nosso organismo. Eles atuam diretamente no metabolismo e equilíbrio do corpo e são nutrientes necessários para o funcionamento dele em todas as fases da vida. Por isso, tornam-se importantes para fazer a gente crescer e se desenvolver.

⚠️ Lembre-se, porém, de que é indispensável consultar um nutricionista para avaliar a introdução de qualquer suplemento na sua rotina alimentar.

4. Quanto mais vitaminas e minerais, melhor

O professor Jubilut reforçou a importância de ter uma alimentação rica em vitaminas e minerais, essenciais para manter bons hábitos de alimentação, melhorar seu rendimento e os resultados:

  • Complexo B: as vitaminas do complexo B auxiliam na manutenção do sistema nervoso e digestivo. São fundamentais na prevenção de anemia e para evitar quedas do sistema imunológico.
  • Vitamina D: regula a quantidade de cálcio nos neurônios e elimina placas amiloides, que são tóxicas para as sinapses.
  • Sais minerais: são importantes na formação de estruturas ósseas, dos músculos e no desenvolvimento do cérebro e do coração.
  • Coenzima Q10: é utilizada pela mitocôndria na produção de energia. Dessa forma, possibilita aumento do aprendizado e da performance cognitiva.

Pensando em uma dica de ouro, o professor Jubilut falou sobre os benefícios no consumo da cúrcuma. Você sabe o que é? A cúrcuma é um potente antioxidante e anti-inflamatório que estimula a memória e ajuda no aumento de serotonina e dopamina, capazes de melhorar o humor e o bem-estar!

5. Já bebeu água hoje?

gif gato bebendo água - bons hábitos de alimentação

É claro que um professor de Biologia não deixaria de falar sobre o recurso básico para a nossa sobrevivência: a água. Ela é indispensável para conservar e preparar os alimentos, e deve ser consumida diariamente.

A água é essencial para o bom funcionamento do cérebro. E saiba que, mesmo se você tiver uma desidratação leve, já é o bastante para prejudicar a concentração, o raciocínio e a memória. Beba água, ok?

Garanta já o nosso e-book!

Se estiver interessado em saber mais sobre bons hábitos de alimentação, você pode conferir outras dicas e detalhes no nosso e-book. Basta clicar na imagem! 👇

Leia também:

Dica simples para melhorar o sono – e os seus estudos!

TEMAS:

avatar
Gabriel Brito de Souza

Colaborador no Aprova Total e jornalista em formação pela Unesp-Bauru, Gabriel traz um olhar mais próximo de quem está vivenciando o sonho da primeira graduação. Com sua linguagem típica da geração Z, aproveita suas vivências como estudante para mostrar a importância da preparação para os vestibulares e o Enem.

Ver mais artigos de Gabriel Brito de Souza >

Colaborador no Aprova Total e jornalista em formação pela Unesp-Bauru, Gabriel traz um olhar mais próximo de quem está vivenciando o sonho da primeira graduação. Com sua linguagem típica da geração Z, aproveita suas vivências como estudante para mostrar a importância da preparação para os vestibulares e o Enem.

Ver mais artigos de Gabriel Brito de Souza >

Compartilhe essa publicação:

Veja Também

Assine a newsletter do Aprova Total

Você receberá apenas nossos conteúdos. Não enviaremos spam nem comercializaremos os seus dados.