Linguagens Português

Dicas para desvendar o uso do hífen

Ajudo você a compreender as regras e as exceções para não errar mais na hora de resolver as questões do vestibular

Acessibilidade

Fala, galera maravilhosa! Tudo bem? Se o uso do hífen ainda é uma pedra no seu sapato, confira o resuminho especial que eu fiz para que você continue caminhando firme rumo à sua aprovação. Antes de mais nada, lembrem-se de que o hífen é ferramenta importante para uma escrita correta, especialmente quando se trata de palavras compostas.

Quando se deve usar o hífen?

O uso do hífen sempre foi assunto quente nas provas e, depois do Novo Acordo Ortográfico, começou a gerar verdadeiro pânico nas pessoas devido a tantas mudanças (e tantas exceções 👻).

A regra básica para o uso do hífen, que persiste mesmo com o Novo Acordo Ortográfico, é a seguinte: nós o utilizamos quando duas palavras se unem para formar um único significado, ou seja, quando formam uma única ideia. Isso ocorre em palavras compostas, como "guarda-chuva", "beija-flor", "couve-flor", entre outras. Nesses casos, o hífen une as palavras e facilita a compreensão do conjunto.

No geral, a boa notícia é que há algumas regras principais nas quais as provas costumam se basear. Acredito que, se você compreender e memorizar cada uma delas, as questões serão mais fáceis de resolver. E aí você terá mais segurança para escrever em seu… dia a dia ou dia-a-dia? 🤔

Dicas para uso do hífen

Vamos entender as regras (ou dicas):

Dica 1

Vogal igual ➡️  separa geral

Vogal diferente ➡️ junta com a gente

Ou seja, se o primeiro termo termina com uma vogal igual a que inicia o segundo termo, vamos separar esses termos com hífen.

Exemplos: veja a palavra MICRO-ONDAS.
Micro termina com o e ondas começa com o, então vogal igual ➡️  separa geral ✅.
Mas se as vogais forem diferente, vamos juntar os termos sem hífen. A exemplo da palavra AUTOESCOLA, em que auto termina com o e escola começa com e).
Vogal diferente ➡️ junta com a gente ✅.

Dica 2

A letra h tem duas perninhas fracas. Pense que ela precisa do hífen como uma bengalinha para ficar de pé. Sempre que o segundo termo começar com h, ele deve ser separado do termo anterior com hífen.

Exemplos: super-herói, anti-higiênico, pré-história, sub-hepático 

Dica 3

Para manter os sons originais de r e s, vamos observar a letra que os precede. 

Se aparecer uma vogal ➡️ dobraremos o r ou s.

Se aparecer uma consoante ➡️ separaremos com hífen.

Exemplos: veja as palavras ULTRASSONOGRAFRIA e AUTORRETRATO. Depois de uma vogal, dobramos o r ou o s ✅. No caso das palavras SUB-REINO ou INTER-REGIONAL, como temos as consoantes r e s, separamos com hífen ✅.

Dica 4

Nomes das espécies animais e vegetais também continuam com hífen, estejam ou não ligados por preposição ou outro elemento.

Exemplos: louva-a-deus, bem-te-vi, joão-de-barro, cana-de-açúcar, pimenta-do-reino, copo-de-leite, castanha-do-pará, couve-flor.

Quais palavras perderam o uso do hífen?

Palavras compostas que contêm elementos de ligação, como de, em, a ou entre não levam hífen.

Exemplo: pé de moleque (o doce), dia a dia (o cotidiano).

Mas há muitas exceções nessa regra e vale a pena decorar as principais: água-de-colônia, arco-da-velha, cor-de-rosa e pé-de-meia.

A palavra mais-que-perfeito não tem preposição e também é uma exceção famosa!

Quando o prefixo termina em consoante, geralmente não há hífen, como em hipermercado e intercidade. O hífen é omitido, a menos que haja uma duplicação de letras, como em sub-base. Em palavras compostas com numerais e pronomes também não há uso do hífen.

👉 Leia também:

25 dúvidas de ortografia respondidas para não se confundir mais

Dicas para melhorar a interpretação de texto nos vestibulares

Variação linguística: conheça os tipos e exemplos

Em resumo, há muitas mudanças para aprender e muitas palavras para lembrar. Diferentemente de outros casos da Língua Portuguesa, quando se trata do uso do hífen, decorar vai facilitar bastante a sua vida e trazer mais segurança ao seu preparo.

Para isso, pratique por meio da resolução de questões e tente usar no seu dia a dia (sem hífen) o máximo de palavras que viu aqui, beleza? Vamos com tudo! 💪

banner perpétua

TEMAS:

avatar
Carol Mendonça

Graduada em Letras pela UnigranRio e especialista em Língua Portuguesa para vestibulares e concursos, tem mais de 10 anos de experiência profissional. É autora do livro "Português para desesperados" e reúne mais de 400 mil seguidores no Instagram, além de 143 mil inscritos no seu canal do YouTube!

Ver mais artigos de Carol Mendonça >

Graduada em Letras pela UnigranRio e especialista em Língua Portuguesa para vestibulares e concursos, tem mais de 10 anos de experiência profissional. É autora do livro "Português para desesperados" e reúne mais de 400 mil seguidores no Instagram, além de 143 mil inscritos no seu canal do YouTube!

Ver mais artigos de Carol Mendonça >

Compartilhe essa publicação:

Veja Também

Assine a newsletter do Aprova Total

Você receberá apenas nossos conteúdos. Não enviaremos spam nem comercializaremos os seus dados.