Fasso ou faço: qual é a forma correta?
De acordo com as regras gramaticais da Língua Portuguesa, a maneira certa de escrever a palavra é com ç. Entenda o porquê dessa grafia
Acessibilidade
E aí, você sabe dizer se o certo é "faço" ou "fasso"? A pronúncia da palavra pode levar muitas pessoas a pensarem que a maneira correta de escrever a palavra é utilizando a grafia "ss", porém, isso não é verdade! O correto é utilizar o "ç".
Para entender melhor essa regra gramatical da Língua Portuguesa, elaboramos essa publicação, com exemplos de aplicação da palavra e dicas para ajudar você a lembrar do jeito certo de escrever. Vem com a gente!
NAVEGUE PELOS CONTEÚDOS
A forma correta: faço
"Faço" é a forma correta e provém do verbo "fazer". Esta palavra é a conjugação da primeira pessoa do singular do presente do indicativo.
A forma "faço" segue a regra gramatical de substituição do "z" por "c" antes de "o". E é sinônimo de realizar, produzir, agir, fabricar, elaborar, criar, dar forma, entre outros significados.
Veja alguns exemplos de frases com o termo:
- Eu faço exercícios todas as manhãs.
- Faço questão de chegar cedo ao trabalho, portanto, sou pontual.
- Sempre que posso, faço trabalho voluntário.
👉 Leia também: 25 dúvidas de ortografia respondidas para não se confundir mais
Por que "fasso" está errado?
A forma "fasso" não existe na Língua Portuguesa. O erro ocorre, principalmente, por uma má interpretação da fonética (som) da palavra, onde a pronúncia pode induzir a uma escrita incorreta.
Segundo as regras de formação de verbos em Português, nunca usamos "ss" após vogais para formar verbos.
Muitas vezes, esse erro acontece nos primeiros anos escolares e persiste na vida adulta. Assim, várias pessoas continuam escrevendo incorretamente.
⚠️ Em relação à "faça" e "fassa", seguimos a mesma regra: o correto é com ç. "Faça" é a conjugação do verbo "fazer" no presente do imperativo ou no conjuntivo.
Dicas para lembrar a forma correta
Ficou em dúvida se o certo é "faço" ou "fasso"? Uma técnica para lembrar a escrita correta é associar que a palavra deriva do verbo "fazer" e que, em substituição à letra "z" e antes da vogal "o", não se usa "ss".
Para ajudar a lembrar da regra, podemos também associar a outros verbos, como:
- Refazer
Eu refaço o trabalho do meu colega todos os dias, então mereço a promoção. - Desfazer
Na fábrica, sou eu quem desfaço a costura das peças, pois sou a funcionária mais antiga. - Satisfazer
Eu satisfaço as condições impostas para o cargo.
Conclusão: faço ou fasso?
Escrever corretamente é crucial não só na comunicação cotidiana, mas também em ambientes corporativos. Erros ortográficos podem comprometer a credibilidade de um profissional, influenciar a clareza de contratos e documentos oficiais.
A correta compreensão e aplicação da palavra "faço", em detrimento de "fasso", reflete não apenas o conhecimento da Língua Portuguesa, mas também o cuidado com a forma como nos expressamos.
Por isso, lembre-se: a escrita correta da palavra é faço, com ç.
Quer se preparar para os vestibulares e o Enem com os melhores professores e videoaulas? Conheça o Aprova Total e conquiste a sua aprovação em uma universidade! 🎓