Notícias Vestibulares

Segunda chamada do ProUni 2024 é divulgada; veja o cronograma

Ministério da Educação divulgou novas datas para a segunda chamada do ProUni. Veja onde conferir os selecionados para bolsas integrais e parciais, e saiba como fazer a matrícula

Acessibilidade

O Ministério da Educação (MEC) publicou o resultado do ProUni 2024 para a segunda chamada no dia 1º de março. Nesta edição, foram ofertadas 406.428 bolsas, sendo 308.977 integrais e 97.451 parciais.

Os candidatos podem consultar o resultado de todas as chamadas no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Veja como funcionam as matrículas e os prazos do processo seletivo.

Como é a matrícula do ProUni?

A matrícula do ProUni ocorre diretamente na instituição de ensino. Ou seja, se você conferiu o resultado do ProUni e foi aprovado, acesse o site do instituto ou universidade em que se inscreveu e procure os documentos necessários para a matrícula.

Em geral, as instituições solicitam documento de identificação, comprovante de renda (para checar o critério socioeconômico) e de residência, e certificado de escolaridade.

Dê o primeiro passo em direção ao seu futuro com a ajuda do Aprova Total! Leia nosso guia "como se inscrever no ProUni para conseguir uma bolsa de estudo".

Segunda chamada do ProUni

A segunda chamada do ProUni acontece quando os candidatos da primeira chamada não se matriculam no prazo determinado ou não cumprem com os requisitos do processo seletivo. Logo, é de extrema importância acompanhar a divulgação dos selecionados e entregar os documentos dentro do prazo, ok?

Os resultados dessa etapa foram divulgados no dia 1º de março. E os candidatos têm entre 1º e 12 de março para comprovarem as informações da inscrição.

Como funciona a lista de espera do ProUni?

Agora, se o seu nome não estiver na segunda chamada do ProUni, ainda há uma esperança: a lista de espera!

O prazo para manifestação de interesse na lista de espera é entre os dias 18 e 19 de março. As bolsas não preenchidas nas duas chamadas serão ocupadas por quem estiver na lista de espera e comprovar os dados da ficha de inscrição. Além disso, a classificação obedece a ordem decrescente das notas.

Calendário do ProUni 2024.1 - primeiro semestre

  • 1 de março: resultado da segunda chamada e início do período de envio de documentação dos selecionados em segunda chamada
  • 12 de março: fim do período para envio de documentação dos selecionados em segunda chamada
  • 18 de março: início do período de manifestação de interesse na lista de espera
  • 19 de março: fim do período de manifestação de interesse na lista de espera
  • 22 de março: resultado da lista de espera
  • 23 de março: início do período de envio de documentação dos selecionados da lista de espera
  • 4 de abril: fim do período de envio de documentação dos selecionados da lista de espera

ProUni no segundo semestre

O ProUni abre inscrições duas vezes ao ano. Em 2024, as inscrições para o primeiro semestre começaram em 29 de janeiro, com resultados divulgados entre 6 de fevereiro (primeira chamada) e 2 de março (segunda chamada).

Já o prazo para as universidades aderirem ao ProUni 2024.2 encerra em 2 de julho. No entanto, o MEC ainda não confirmou as datas do período de inscrições para o segundo semestre de 2024.

🥇 Quer preparação máxima para ter alto rendimento no Enem e ingressar no curso dos seus sonhos? 
Então conheça a plataforma do Aprova Total!

Banner

TEMAS:

avatar
Érica Travain

Jornalista e colaboradora do Aprova Total, com 10 anos de experiência na redação de textos para revistas, sites e blogs sobre educação, saúde, comportamento e tecnologia.

Ver mais artigos de Érica Travain >

Jornalista e colaboradora do Aprova Total, com 10 anos de experiência na redação de textos para revistas, sites e blogs sobre educação, saúde, comportamento e tecnologia.

Ver mais artigos de Érica Travain >

Compartilhe essa publicação:

Veja Também

Assine a newsletter do Aprova Total

Você receberá apenas nossos conteúdos. Não enviaremos spam nem comercializaremos os seus dados.