Destaque homepage Sisu

Não foi aprovado? Saiba como participar da lista de espera do SiSU

Candidatos que não foram selecionados na chamada regular podem manifestar o interesse por uma vaga na lista de espera do SiSU 2024. Veja como confirmar

Acessibilidade

Às vezes, a aprovação em uma universidade pública não acontece na primeira chamada, mas isso não é motivo para desanimar! Afinal, você ainda pode participar da lista de espera do SiSU.

Centenas de vestibulares divulgam os resultados no início do ano e chegam a confundir os candidatos sobre qual faculdade escolher. Mas a legislação é clara: a matrícula simultânea em dois cursos em instituições públicas é ilegal. E isso significa que ainda há esperança, pois muitos candidatos podem desistir! 🙏

Mas para ter direito às vagas remanescentes, é preciso confirmar seu interesse. Por isso, preparamos um conteúdo especial que explica como funciona a lista de espera no SiSU e o que você deve fazer para não perder essa chance de aprovação. Confira!

Quando abre a lista de espera do SiSU 2024?

O prazo para participar da lista de espera deveria começar no dia 30 de janeiro, junto com a divulgação dos resultados e dos classificados na chamada regular. Mas devido às instabilidades no sistema do SiSU, os candidatos não conseguiram acessar a Área do Participante. Assim, a confirmação foi adiada para o dia 31 de janeiro.

É preciso manifestar interesse por uma vaga até o dia 7 de fevereiro às 23h59min, quando encerram as confirmações.

Como confirmar o interesse na lista de espera?

Para confirmar o interesse em participar da lista de espera, é preciso acessar o sistema do SiSU com a sua conta gov.br. Em seguida, o candidato deve acessar o boletim e realizar a confirmação na opção de curso preferida.

⚠️ Atenção! Cada candidato pode escolher apenas uma das opções de curso selecionadas durante as inscrições.

Como saber se eu estou na lista de espera?

Caso deseje checar se está na lista de espera da opção escolhida, acesse o sistema do SiSU. Se a mensagem "Opção considerada para a lista de espera" não aparecer, repita o processo de confirmação.

Quem pode participar da lista de espera do SiSU?

Todos os candidatos não aprovados em nenhuma das opções (primeira e segunda) da chamada regular podem participar da lista de espera.

É bom lembrar que os aprovados na segunda opção não poderão participar da lista de espera da primeira opção. Nesses casos, devem seguir com a matrícula do segundo curso escolhido, caso desejem.

📌 Entenda como funciona o SiSU e as regras do processo de inscrição.

Quando começa a chamada da lista de espera do SiSU?

A convocação dos candidatos em lista de espera acontece nove dias após o término do prazo para a manifestação de interesse, no dia 16 de fevereiro.

Como funciona a convocação da lista de espera do SiSU?

As convocações dos candidatos em lista de espera são divulgadas diretamente nos sites das instituições de Ensino Superior, por curso, turno, local de oferta e modalidade de concorrência.

Dessa maneira, cada inscrito é responsável por consultar os resultados diretamente junto às universidades e acompanhar os editais próprios com datas de matrícula e de envio de documentação obrigatória.

A classificação também ocorre pelas médias do Enem em ordem decrescente, obedecendo os cálculos de peso para cada prova conforme o curso escolhido.

Quantas chamadas tem a lista de espera?

A quantidade de chamadas depende de cada instituição e curso, a partir do número de vagas disponíveis.

Há cursos com todas as vagas preenchidas na segunda chamada e outros que vão até a décima, como foi o caso da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) na segunda edição do SiSU de 2023. Cursos como Administração, Agronomia e algumas Engenharias convocaram estudantes na décima chamada.

Dessa maneira, até o dia 16 de fevereiro, uma dica é procurar, no site da universidade selecionada, quantas chamadas foram feitas para o curso que você está inscrito. Dessa maneira, consegue ter uma noção se está perto ou longe da aprovação. Tarefa de casa, combinado? 🤓

👉 Leia também:

Saúde mental e vestibular: como lidar com a espera dos resultados?

Inscrições do ProUni 2024 estão abertas; veja como participar

Quantas pessoas são chamadas na lista de espera do SiSU?

Assim como acontece com a quantidade de listas de espera, o número de pessoas chamadas por vez varia conforme as vagas disponíveis.

Funciona assim: imagine que o curso de Geografia de uma instituição tem 20 vagas. Na chamada regular do SiSU, divulga-se os nomes dos 20 candidatos com as maiores notas. Todos são convocados, mas apenas 15 fazem a matrícula no período determinado pela universidade.

Então, a instituição divulga uma segunda chamada com cinco pessoas - por ordem decrescente das notas - para preencher as vagas remanescentes. Se apenas três candidatos efetivarem a matrícula, dois outros nomes serão divulgados na terceira chamada... e assim por diante até completar todas as vagas. Por isso, é muito importante acompanhar as datas e editais!

Como saber se passei na lista de espera do SiSU 2024?

O SiSU publica a lista de selecionados apenas da chamada regular, ou primeira chamada. Assim, para a lista de espera, os candidatos devem consultar os sites das instituições de Ensino Superior que se candidataram para checar se foram aprovados em outras chamadas.

Calendário do SiSU 2024

Veja o resumo das principais datas do processo seletivo a partir de agora.

  • 31 de janeiro: início do prazo para participar da lista de espera
  • 7 de fevereiro: fim do prazo para participar da lista de espera
  • 16 de fevereiro: convocação dos candidatos em lista de espera

Aumente sua nota no Enem e garanta uma aprovação no SiSU com a ajuda do Aprova Total. Conheça a plataforma e invista no sonho de cursar uma universidade pública!

Banner

TEMAS:

avatar
Érica Travain

Jornalista e colaboradora do Aprova Total, com 10 anos de experiência na redação de textos para revistas, sites e blogs.

Ver mais artigos de Érica Travain >

Jornalista e colaboradora do Aprova Total, com 10 anos de experiência na redação de textos para revistas, sites e blogs.

Ver mais artigos de Érica Travain >

Compartilhe essa publicação:

Veja Também

Assine a newsletter do Aprova Total

Você receberá apenas nossos conteúdos. Não enviaremos spam nem comercializaremos os seus dados.