Pausa inteligente no final do ano? Descanso também é importante para quem vai fazer vestibular
Já ouviu falar em vestibulando(a) de alto desempenho? O psicólogo Evandro Schutz dá dicas para equilibrar sua rotina de estudos e as confraternizações com amigos e família em dezembro

Acessibilidade
Imagine que você vai correr uma maratona muito importante - praticamente a realização de um sonho - e vem se preparando para ela há meses. Todos os dias a sua meta é treinar um pouquinho, sempre mantendo uma constância. Então, chega o final do ano! Natal, Ano Novo, encontros mais frequentes com as famílias, convites dos amigos e aquele cansaço batendo e fazendo qualquer um entrar na vibe SOCORRO, DEUS.
Nesse caso, algumas possibilidades tendem a passar pela sua cabeça: desistir da maratona e se jogar na galera, fazer tudo junto e ao mesmo tempo porque só se vive uma vez, trancar-se no quarto por duas semanas ou, de repente, fazer aquela pausa inteligente no final do ano, conciliando treino e descanso ativo?
Caramba, vida de atleta é bem difícil. MAS VIDA DE VESTIBULANDO(A) TAMBÉM É UMA MARATONA NO MEIO DA SELVA! Com dias de sol, chuva, sons desconhecidos, mosquitos insistentes, enfim, entendeu, né?

Aliás, segundo o psicólogo Evandro Schutz, comparar atleta e aluno(a) neste momento faz todo o sentido, quando se considera que ambos são de alto desempenho: "Tanto para um quanto para o outro, posso dizer que descanso também é treino. Eu recorro muito à ideia do descanso ativo, que vale para os dois", diz ele.
No caso do(a) aluno(a), ao decidir ler algo de seu próprio interesse nesses dias, ele(a) está estudando, pois usa a concentração, o foco, o raciocínio, ao mesmo tempo que também descansa. "Isso é o descanso ativo! É como o corredor, que vai na academia andar de bicicleta e ouvir música para descansar, pelo menos ele(a) continua em movimento, não para totalmente", completa.
NAVEGUE PELOS CONTEÚDOS
Pausa inteligente no final do ano

Entre dezembro e janeiro, a maioria dos vestibulares estão acontecendo. Mas, ainda que muitos terminem por volta da terceira semana do último mês do ano, não é uma regra. A 2ª fase da Fuvest, por exemplo, acontece em 8 e 9 de janeiro, depois, em fevereiro, vem a prova da Universidade Estadual de Maringá (UEM), seguida da Universidade Estadual de Londrina (UEL) em março e abril. Ou seja, tem muita água pra rolar.
Evandro acredita que esse período de festas para quem comemora Natal e Ano Novo deve ser mais de revisão e refinamento das estratégias. "É preciso tirar o peso, ter em mente que você já vem estudando há meses", diz o psicólogo, sem perder de vista o caminho para a aprovação - é essa a tal pausa inteligente no final do ano.
Essa pausa inteligente vale para qualquer aluno(a)?
É comum que o(a) aluno(a) se cobre e acredite que falta muito, principalmente para aqueles que já estão há muitos anos em busca de uma vaga, algo comum nos cursos mais concorridos, como Medicina. Nesses casos, Evandro diz que o pensamento deve ser: "Não falta muito, eu já fiz o meu melhor até aqui. Mas, o que ainda posso fazer?".
Ele orienta manter horas de descanso e, junto a isso, alinhar uma estratégia. "Parar totalmente 15 dias antes de fazer a prova faz com que o cérebro entra em repouso, e aí não funciona. Então, não é legal um stop de tanto tempo, mas uma pequena pausa mostra para o inconsciente que é um ciclo sendo fechado, que serve tanto para descansar quanto para dizer 'já estudei tudo o que podia, agora vem a prova'", comenta Evandro.
Evandro afirma ainda que, para o(a) aluno(a), a fase também é de negociação com as pessoas próximas e planejamento. A negociação tem a ver com as cobranças da família, que como qualquer outra, traz aquelas opiniões não solicitadas na mala - por pensar que o(a) vestibulando(a) está estudando de mais ou de menos. Enquanto o planejamento é o que permite ter equilíbrio e organizar quais são as horas de focar e quais são as horas de lazer.
"Converse com a família e delimite os dias em que estará disponível para confraternizar e aqueles em que precisa fazer um simulado ou retomar alguma matéria. Mostrando organização e planejamento, combinando os dias que você precisa estar em um lugar mais silencioso para se concentrar, por exemplo, fica mais fácil de todo mundo entender o quanto é importante essa fase", sugere.
5 dicas para viver esse momento com sabedoria

O psicólogo Evandro Schutz deu a letra sobre o que você deve fazer para curtir com consciência e sem pressão:
1. Faça a sua melhor versão com aquilo que você tem
Agora, não importa mais o que você deixou de fazer, mas o que vai fazer a partir de agora. Pense sempre que são pequenos ajustes, afinal, olha o tanto que você já estudou? "Mesmo que o(a) aluno(a) entenda que ainda não tem o repertório suficiente para ser aprovado agora, é preciso ter consciência de que está chegando o mais perto disso e que vai ficar melhor no próximo ano", diz Evandro.
2. Coloque tudo no papel
Se assim ficar mais fácil visualizar a divisão dos horários de estudo e os de pausa, por que não? Faça sua tabela, escreva ali o tempo que vai se dedicar às revisões, às leituras, ou seja, ao seu descanso ativo.
3. Ocupe o tempo livre com o que realmente faz você feliz
O que você gosta de fazer? Ficar com os amigos, praticar esportes, ouvir músicas, dormir? Coloque nesse tempo livre atividades que realmente deem prazer. "Não imagine que você está parado só porque não está estudando, isso é uma crença limitante e gera mais ansiedade", avisa o psicólogo.
4. Quando for descansar, saia do seu ambiente de estudo
Toda vez que você faz isso, o seu cérebro reconhece que é algo novo. "Seja sentar-se no quintal de casa, dar um passeio na praia, ir à casa dos avós ou voltar-se ao seu lado espiritual cria uma realidade diferente para o cérebro. Ele assimila o momento como novidade e sai do piloto automático", diz.
5. Não abandone totalmente sua rotina
Manter uma boa alimentação e preservar as noites de sono é muito importante. "É preciso que o(a) vestibulando(a) entenda que ele(a) continua treinando para uma competição. O Jubilut sempre fala do mapa dos sonhos, não é?", comenta. O mapa dos sonhos é um resumo das coisas que você deseja, mas não é uma simples lista. É um ferramenta visual e energética que te ajuda a conseguir o que quer. "Lembre-se todos os dias do que você deseja para resguardar sua saúde física, mental e espiritual", finaliza Evandro.
Qual é o seu sonho, vestibulando? Com 100% de certeza, apostamos que seja conseguir uma vaga na universidade! 😎 A plataforma Aprova Total é o caminho mais completo e dinâmico até lá. Conheça nossos cursos.
👩🏻💻 Leia também: