Biologia Ciências da Natureza

Qual a relação entre a sociedade do consumo e as mudanças climáticas?

Comprar um carro zero mesmo que o antigo ainda esteja novo não é incomum. No entanto, esse é um comportamento que pode impactar diretamente no clima do planeta

Acessibilidade

Os carros, as fábricas e os aviões que usamos todos os dias produzem gases que aquecem o planeta, os famosos gases do efeito estufa. No entanto, há algo importante que muitas vezes a gente esquece quando se trata das mudanças climáticas - a relação que elas têm com o consumismo ou os exageros no comportamento da sociedade do consumo.

Qual é o significado de consumismo?

O consumismo significa, basicamente, o ato de comprar coisas que não são necessárias. Sem ele, o crescimento econômico se torna mais lento. Isso ocorre porque, se as pessoas só comprassem coisas quando precisassem delas, as empresas nunca lucrariam como atualmente.

Pense nisso: quantas vezes você entrou em uma loja de tênis porque as solas dos seus tênis estavam furadas e os cadarços desfiados? É provável que você tenha entrado na loja porque viu na vitrine um tênis que chamou sua atenção, e não porque precisava de um novo par.

Outros exemplos de consumismo são comprar novos laptop, smartphone, smartwatch ou fones de ouvido antes que o dispositivo tecnológico antigo tenha estragado. Já ouviu falar em obsolescência programada? Ou comprar um carro zero mesmo que o seu antigo ainda esteja relativamente novo.

📌 A obsolescência programada é a estratégia de projetar produtos com uma vida útil limitada, a fim de incentivar a substituição frequente e, assim, estimular o consumo constante. Obsolescência, então, é o processo de tornar algo obsoleto de maneira intencional.

Qual é a relação mudanças climáticas e a sociedade do consumo?

A relação entre mudanças climáticas e a sociedade do consumo pode não ser evidente. Mas, na realidade, mesmo que você não seja um proprietário de empresa responsável por toneladas de emissões de carbono anualmente, os seus hábitos provavelmente ainda contribuem para as mudanças climáticas.

Grande parte do comportamento humano é aprendido, e não intrínseco. Em outras palavras, os humanos aprenderam a consumir em excesso, essa não é uma característica com a qual nascemos.

Na verdade, o instinto da humanidade é a sobrevivência - o que, ironicamente, é o oposto do consumismo.

Pense da seguinte forma: um Homo sapiens do passado ficaria satisfeito com a descoberta de um lago com peixes suficientes para se alimentar. Um humano, hoje, não ficaria satisfeito com esse lago, ou com apenas uma espécie de peixe, pois as pessoas querem variedade e novidade em ritmos sem precedentes.

O consumismo é um comportamento aprendido, que se torna mais difícil de mudar à medida que empresas se aproveitam dos clientes. Um exemplo: 45% dos usuários de iPhone da Geração Z com idade entre 18 e 24 anos substituem seu iPhone antes do prazo de dois anos. A tal da obsolescência programada que falamos ali em cima.

Como resultado disso, as pessoas acabam jogando fora seus celulares "desatualizados" mesmo que ainda estejam em perfeito estado.

🗑️ Em 2022, mais de 5 bilhões de telefones celulares foram jogados fora.

Reflexões sobre consumo

Cada vez que você faz qualquer tipo de compra desnecessária, se o item antigo ainda está funcionando, significa que a compra contribui para o consumismo excessivo e, portanto, para as mudanças climáticas.

Quando você compra o novo item, o antigo é descartado, criando um excesso de resíduos que, de outra forma, não seriam criados, e demandando mais produção das fábricas, que geram poluentes.

Vamos lá: pense na última vez que foi ao supermercado. Você entrou apenas para pegar um pote de manteiga, mas, ao passar pela geladeira, vê que há uma promoção para comprar dois potes de manteiga por 15 reais em vez de pagar 10 reais por um único pote. 

Mesmo sem precisar, você cai na tentação de comprar um segundo pelo valor. Mas, se você não terminar de comer esse segundo pote, está ajudando no desperdício global de comida - que também influencia nas mudanças climáticas.

Bom, aí o seu negócio não foi tão bom assim.

O problema com vendas atrativas como essas é que elas incentivam os clientes a comprar mais do que precisam, e atualmente é quase impossível fazer compras por aí sem receber algum tipo de oferta especial ou desconto.

👉 Leia também:

Mudanças climáticas e temperaturas recordes – afinal, para onde estamos indo?

Como enfrentar a injustiça climática?

A crise climática e o aumento do nível do mar

Maneiras de a situação atual

A forma como os produtos são anunciados precisará mudar se quisermos diminuir o consumismo. No entanto, como isso é pouco provável, cabe ao próprio comprador tomar decisões mais sábias.

Uma das maiores indústrias afetadas pelo consumismo e seu impacto ambiental negativo é a da moda. Pesquisas mostram que até 50% das roupas nunca deixam o guarda-roupa de uma pessoa - o que demonstra ainda mais como o consumismo ditou grande parte de nossos hábitos de gastos.

Quanto às empresas, ainda é possível anunciar e convencer os clientes a comprar seu produto sem encorajar exageros de consumo. Uma ideia bacana é oferecer ainda mais desconto para os clientes que puderem provar que não compraram um novo laptop ou smartphone por um tempo considerável. 

É claro que o consumismo vai continuar contribuindo para o desperdício excessivo e as emissões de gases de efeito estufa. Mas, enquanto esperamos que as empresas se atualizem, precisamos ser conscientes ao fazer novas compras.

Banner

TEMAS:

avatar
Paulo Jubilut

CEO do Aprova Total. É conhecido como "Professor Jubilut” por seu canal no YouTube, que conta com mais de 3 milhões de inscritos, o que faz dele o maior influenciador de Biologia do Brasil.

Ver mais artigos de Paulo Jubilut >

CEO do Aprova Total. É conhecido como "Professor Jubilut” por seu canal no YouTube, que conta com mais de 3 milhões de inscritos, o que faz dele o maior influenciador de Biologia do Brasil.

Ver mais artigos de Paulo Jubilut >

Compartilhe essa publicação:

Veja Também

Assine a newsletter do Aprova Total

Você receberá apenas nossos conteúdos. Não enviaremos spam nem comercializaremos os seus dados.